Uma cidade pequena da Bélgica com uma arquitetura exuberante, fica às margens do Rio Mosa e oferece uma paisagem romântica e acolhedora. É o destino mais escolhido para quem busca dias tranquilos.
Principalmente, é um bom lugar para conhecer mais da Bélgica durante os períodos militares e os seus impactos.
Índice
Onde fica Dinant?
Às margens do Rio Mosa, encontra-se uma pequena cidade da Bélgica na região da Valônia. Apesar de ser um território estreito, a Dinant é uma cidade que parece mais que saiu de um conto de fadas.
Ela fica só a 90 quilômetros de Bruxelas e 30 quilômetros de Charleroi, então se você estiver nesses municípios e quiser só realizar um bate volta em Dinant é possível.
Como chegar em Dinant?
Há duas formas que são muito usadas pelos turistas que vão para Dinant. Já que é uma cidade pequena, o Aeroporto mais próximo é o de Charleroi, depois é só ir de carro para Dinant ou você pode desembarcar no Aeroporto de Bruxelas e depois ir de trem para Dinant, normalmente a viagem dura 1h e 30min.
Para quem está em Paris na França e tem vontade de conhecer Dinant, pode pegar um trem (Thalys) que é de alta velocidade até Bruxelas e depois ir de trem regional até a pequena cidade da Bélgica.
Geralmente, o transporte mais utilizado na Europa é o trem ou o metrô. É comum, você encontrar pessoas se deslocando de uma cidade para outra usando esse tipo de transporte.
História de Dinant
Uma das melhores partes de uma viagem é conhecer mais sobre a história daquele local e seus principais aspectos, para você já ter uma noção de como é interessante essa pequena cidade belga, aqui está um pequeno resumo.
No século XII e XIII a produção de cobre e latão tornou-se os principais meios econômicos. Dessa forma, cada vez mais a prosperidade crescia em Dinant, só que em 1466 tropas francesas invadiram e destruiu a cidade, que depois conseguiu se reerguer.
No entanto, em 1914 durante a Primeira Guerra Mundial ela foi novamente alvo de ataques, dessa vez dos alemães. Mais uma vez se recuperou e tem preservado até hoje seu patrimônio histórico (Cidadela de Dinant e a Ponte Charles de Gaulle).
Atualmente, ela é um dos destinos mais belos e encantadores da Bélgica, por causa das suas paisagens ribeirinhas e arquitetura medieval.
Qual a melhor época para viajar a Dinant?
Uma das dúvidas de todo o turista é saber qual a melhor época para ir a determinado destino. Porém, isso é algo que varia muito, pois muitas coisas devem ser levadas em conta. Para decidir o mês da sua viagem você deve levar alguns aspectos em consideração, são eles:
- atividades que deseja realizar;
- quanto quer gastar;
- qual é a temperatura mais confortável para você.
Após avaliar esses fatores você terá uma noção melhor de qual época escolher. No entanto, a maioria das pessoas que escolhem ir a Dinant para conhecer vão na primavera (abril a junho) ou no outono (setembro a outubro).
Já que nessas estações o clima é mais agradável e permite uma tour mais tranquila pela cidade, além das belíssimas paisagens que são promovidas nessa época do ano. O verão também é muito escolhido pelos turistas, principalmente se querem realizar passeios em lugares abertos.
Tem como conhecer Dinant no inverno?
Essa época é a menos optada pelos turistas, por causa do frio severo e também porque em alguns locais da cidade o horário de funcionamento é reduzido.
Se você vai para essa pequena cidade belga para realizar só um bate volta, o inverno e suas limitações não serão um prejudiciais para sua viagem. Ou seja, se você optar por ir em horários que os estabelecimentos e atrações estejam funcionando, conseguirá aproveitar o seu passeio pela cidade.
Quantos dias preciso para conhecer Dinant?
Como é uma cidade relativamente pequena o máximo de dias que você precisa para conhecê-la são em média 3 dias, até em 2 dias você consegue explorar seus principais pontos turísticos e até os arredores da cidade.
Sobretudo, o tempo de permanecer na cidade varia muito de como você quer realizar os seus passeios, se você quiser curtir mais da atmosfera de Dinant, considere ficar mais um dia.
Nesse tempo você pode realizar passeios ao longo do rio, apreciar mais da região natural, fazer caminhadas, tudo isso com tranquilidade. Mas, se o seu foco é só conhecer e desbravar suas atrações, em 3 dias você conseguirá conhecer tudo.
Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!
A Passagens Promo te reserva preços exclusivos para sua viagem internacional. É muito fácil garantir sua passagem aérea no nosso site, é só usar o nosso buscador de pesquisa e em poucos segundos você encontra a melhor para você.
Além disso, você pode ter 35% de desconto. Nesse sentido, não tem como não se aventurar no mundo e colecionar bons momentos.
Principais atrações de Dinant
Para quem gosta de mergulhar em um passeio cultural e histórico, onde a beleza natural e arquitetônica são facilmente visíveis, Dinant é o lugar perfeito. Suas ruas pitorescas revelam toda a beleza medieval, além de ser a terra natal de Antoine Joseph Sax o responsável pelo surgimento do saxofone.
Além de tantas atrações e aspectos importantes que tornam Dinant única, a sua atmosfera acolhedora é sentida em cada um dos seus estabelecimentos, atraindo muitos turistas que desejam viver uma experiência nova e rica em conhecimento.
Ponte Charles de Gaulle
Um dos símbolos desta cidade é a Ponte Charles de Gaulle, ela é responsável por atravessar o Rio Mosa, o seu grande arco circundante destaca toda a beleza de Dinant.
Ela liga as duas margens do rio e os seus visitantes podem cruzar sua passarela, enquanto contempla toda a paisagem ao redor. Quando chega à noite acontece um verdadeiro espetáculo a ponte fica iluminada, realçando cada vez mais sua elegância.
Igreja Colegiada de Notre Dame
A igreja Colegiada de Notre Dame é uma das atrações mais belíssimas dessa cidade belga. Foi construída no século XIII e impressiona a todos com seu estilo gótico, seu campanário e sua fachada ornamentada, que são fascinantes.
Mas, não para por aí, no seu interior tem vitrais e esculturas que narram a história da região, também são os responsáveis por toda a beleza e imponência do lugar.
No seu entorno revela-se uma paisagem panorâmica do Rio Mosa, além de ter sido palco de grandes acontecimentos históricos. Não há dúvidas que é uma das principais referências culturais de Dinant e que guarda para os seus visitantes uma experiência espiritual e arquitetônica marcante.
Cidadela de Dinant
A maior herança que tem em Dinant é a sua cidadela que é uma fortaleza do século XI, que foi uma estrutura militar que sofreu muitas transformações ao decorrer dos séculos e foi muito importante nos conflitos que a cidade enfrentou. Ela está localizada no topo da cidade e presenteia aos seus visitantes com uma vista panorâmica da cidade e do Rio Mosa.
Hoje em dia, os seus visitantes têm a oportunidade de explorar suas muralhas e aprender mais sobre a história e cultura local. Além de outras atividades, como:
- conhecer os seu museus: eles expõem sobre a história militar e as Guerras Napoleônicas e as Guerras Mundiais;
- participar de alguma exposição: acontecem algumas exposições interativas e é um excelente forma de se envolver com a história local;
- assistir algum evento cultural: em algumas épocas do ano a cidadela recebe eventos culturais e exposições artísticas temporárias.
O passeio para Cidadela também permite que você possa realizar trilhas, fazer piqueniques e aproveitar de toda a beleza natural que há em Dinant, sem dúvidas é uma atração completa que oferece um enriquecedor conhecimento militar sobre a cidade.
Maison Leffe
Para quem gosta de apreciar uma cerveja e não quer deixar de conhecer mais dessa bebida típica belga, tem que conhecer a Maison Leffe, que está próximo da Ponte Charles de Gaulle.
Este local permite que você conheça mais das cervejas artesanais e possa aprender sobre a história da cerveja Leffe. É uma verdadeira viagem ao tempo, até chegar a sua produção atual.
Nessa visita, está disponível um guia e exposições interativas, além de ter o privilégio de degustar dos tipos de cerveja da Leffe, acompanhado de alguns petiscos específicos para harmonizar com os gostos das cervejas.
Casa Adolphe Sax
A cidade de Dinant é onde o Adolphe Sax nasceu no ano de 1814, ele é um das figuras célebres locais, pois foi o responsável pela invenção do saxofone, um instrumento musical.
Dessa forma, ele foi de suma importância para a música e sua casa é aberta ao público para conhecer mais da sua história e contribuição ao meio musical. Além disso, acontece em Dinant o Festival Internacional de Saxofone que ocorre anualmente para celebrar a invenção de Adolphe Sax.
Quem gosta de música e de aprender mais sobre seus principais aspectos e da sua história, conhecer a casa desse inventor é uma oportunidade ímpar.
Castelo de Freyr
Um dos principais patrimônios da Valônia, está localizado nos arredores de Dinant a poucos quilômetros ao sul. O Castelo de Freyr foi construído no século XVII e os seus maiores marcos são os seus jardins barrocos com uma diversidade de plantas, esculturas e uma coleção de laranjeiras em vasos belíssimas.
Sua arquitetura renascentista traz um grande destaque na região, enfeitando a paisagem magnífica, permitindo que seus turistas possam contemplar toda a arquitetura histórica do local, como também os seus amplos jardins. Além de se aprofundar mais na herança cultural da aristocracia da época.
Rio Mosa
Uma boa forma de relaxar da viagem é realizar um passeio de barco ao longo do principal rio da cidade. Durante o seu passeio, você terá o privilégio de aproveitar de suas paisagens ribeirinhas e contemplar alguns pontos turísticos de longe.
São várias empresas que oferecem esse passeio, muitas delas têm um guia para explicar mais sobre os pontos históricos e culturais de Dinant. Dessa forma, você pode aprender mais sobre a cidade, enquanto desfruta de um passeio sossegado pelo Rio Mosa.
Parque Furfooz
Perto da cidade de Dinant, encontra-se o Parque Furfooz que permite boas trilhas aos seus visitantes e a oportunidade de conhecer sítios arqueológicos. Nele, há a presença de grutas, ruínas romanas e uma ponte medieval, além de uma paisagem belíssima.
Apesar do seu terreno ser acidentado, ele é muito bem sinalizado, então você pode realizar a sua trilha com toda a segurança possível, não tem como se perder, escolha realizar em grupo ou com um guia.
Grotte La Merveilleuse
São cavernas que ficam em Dinant e pode ser visitada com um guia que durante o trajeto vai apresentando informações sobre a formação das cavernas e a geologia da região, como também eles compartilham de informações curiosas da história da região.
Essas cavernas são de formações de estalactites e estalagmites e promovem um espetáculo subterrâneo. É recomendável que antes de chegar em Dinant, já reserve a sua tour por essas cavernas, é um passeio fascinante.
Como se locomover em Dinant?
Por ser uma cidade pequena os seus passeios podem ser realizados a pé ou alugar uma bicicleta para aproveitar mais da sua tranquilidade nas ciclovias que ficam ao longo do Rio Mosa. Se for para lugares mais afastados, pode usar um transporte público local ou um táxi.
Encontre suas passagens aéreas por um preço acessível!
Uma das principais preocupações de quem vai viajar é encontrar passagens baratas em um lugar confiável, os clientes da Passagens Promo não tem essa dificuldade.
Pois, disponibilizamos de um buscador de pesquisa que te ajuda nessa tarefa e apresenta os melhores preços das companhias aéreas, assim você consegue adquirir suas passagens em poucos instantes.
Além disso, é você que escolhe qual será a forma de pagamento, são elas:
- pix;
- cartão de crédito;
- transferência bancária;
- pagamento em lotérica.
Praticidade e facilidade é o que oferecemos aos nossos clientes, além de um preço acessível e justo para que possam viajar sem gastar muito.
Quais cidades que estão próximas a Dinant?
Em sua viagem para Dinant, você pode aproveitar para conhecer algumas cidades que estão próximas, são elas:
- Namur: é a capital da Valônia e tem uma arquitetura histórica fascinante e fica a margens do Rio Mosa;
- Huy: outra cidade que está a margens do Rio Mosa e tem uma belíssima fortaleza medieval;
- Ciney: repleta de cervejarias, garante aos seus turistas um verdadeiro tour na cultura das cervejas belgas;
- Marche-en-Famenne: sua praça central é um dos pontos fortes, além das suas paisagens naturais que ficam ao seu redor.
Vale muito a pena dedicar um tempo da sua viagem para realizar um bate volta nessas cidades que estão próximas de Dinant, uma boa maneira de mergulhar mais na história da Bélgica.