O que fazer em Foz do Iguaçu: pontos turísticos, compras e dicas

Além das famosas cataratas, você sabe o que fazer em Foz do Iguaçu? O destino é muito procurado por causa das suas belezas únicas e principalmente por suas águas imponentes.

Mas além das maravilhas naturais, Foz do Iguaçu tem muitas atrações incríveis para conhecer e nesse texto, vamos te contar tudo sobre esse lugar maravilhoso! Vamos nessa?

O que fazer em Foz do Iguaçu: beleza exuberante

O que fazer em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é uma cidade do estado brasileiro do Paraná e é a principal referência para visitar as, mundialmente famosas, Cataratas do Iguaçu.

Além disso, o município está localizado na divisa entre os nossos dois vizinhos sul-americanos: a Argentina e o Paraguai.

Como é ponto de partida para conhecer as cataratas, Foz do Iguaçu passou a ser rota de muitos turistas do mundo todo. E visando o crescimento da sua economia, ampliou a oferta de atrações na região.

O que não seria difícil, já que o município possui uma biodiversidade invejável com uma fauna e flora exuberantes! Muitos dos seus passeios estão relacionados com a natureza.

Então se você é um dos amantes do mundo verde, tem tudo para se apaixonar por Foz do Iguaçu e os seus arredores!

Quantos dias em Foz do Iguaçu?

Isso vai depender do que você pretende fazer na cidade. Se a sua ideia for conhecer apenas as cataratas, um dia ou dois dias estarão de bom tamanho para fazer esse passeio.

Agora, se você quiser conhecer os parques da região, os seus arredores, passear pelos países próximos, conhecer a usina de Itaipu e aproveitar todas as atrações que Foz tem para oferecer, será necessário que você separa mais dias. No mínimo, uma semana.

Clima em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu fica na região sul do Brasil. O verão costuma ser longo, quente e abafado.

O inverno é curto e relativamente ameno. Ao longo do ano, a temperatura varia entre os 12°C a 32°C. A melhor época para visitar a cidade é entre os meses de novembro e março.

Como são muitos passeios ao ar livre, o ideal é que você vá na época mais quente e seca do ano. Afinal, as atrações mais procuradas costumam molhar bastante os turistas. Por isso é melhor ir numa época que faça mais calor. Não é mesmo?

Passagem aérea para Foz do Iguaçu

O que fazer em Foz do Iguaçu

Na hora de planejar a sua viagem para Foz do Iguaçu você sempre deve levar o seu orçamento em consideração. E sabemos que as passagens aéreas costumam ser uma das partes mais cara desse processo.

Para te ajudar na hora de comprar as suas passagens, conte com o Passagens Promo! Estaremos preparados para te ajudar da melhor forma possível a encontrar o menor preço!

Ative o nosso alerta para saber quando algum trecho sofrer alteração.

O que fazer em Foz do Iguaçu: pontos turísticos

Como já dissemos antes, temos muito o que fazer em Foz do Iguaçu. Então listamos para você algumas das principais atrações da região. Tem alternativas para todos os gostos. Não deixe de conferir!

1. Parque Nacional do Iguaçu – Cataratas Brasil

O que fazer em Foz do Iguaçu

Não dava para começar essa lista sem falar da atração principal da região. Magníficas e imponentes, as Cataratas do Iguaçu são mundialmente conhecidas e muito visitadas por milhares de turistas.

O conjunto de águas se encontra no Parque Nacional do Iguaçu. Uma área protegida brasileira do grupo das Unidades de Conservação, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Patrimônio Natural da Humanidade.

O parque é enorme e, em termos de biodiversidade, possui um dos maiores ecossistemas nacionais, com uma quantidade absurda espécies de plantas e animais.

Para atender aos visitantes, foram criados várias passarelas espalhadas por todo o parque, principalmente próximas às águas. Você poderá observar as quedas de diversos ângulos. Então prepare a câmera, pois a paisagem é de tirar o fôlego!

Você poderá adquirir a entrada para o parque na portaria do local. Pode comprar na hora mesmo. Apenas a entrada de algumas atrações deve ser comprada com antecedência, mas falaremos disso daqui a pouco.

2. Macuco Safari

Uma das coisas mais legais para fazer no parque é reservar a sua entrada para o Macuco Safari.

O passeio é um dos mais procurados pelos turistas, por isso é importante que você providencie as entradas com antecedência, pois o número de vagas é limitado.A ideia da atração é possibilitar que você conheça, profundamente, o parque.

Você fará um trajeto num veículo elétrico na primeira parte do passeio e depois poderá passear de barco pela região, passando pelo Rio Iguaçu, onde o banho nas quedas é o ponto alto da atração.

Se você gosta de aventura, saiba que existe a chance de fazer o passeio de rafting. Passando por águas mais agitadas. Mas fique tranquilo que o trajeto é todo acompanhado por profissionais. Prepare para se molhar!

3. Parque das Aves

O que fazer em Foz do Iguaçu

Fonte: Unsplash

Uma opção de passeio muito legal para se fazer com a família é conhecer o Parque das Aves. A instituição é a única que está focada na preservação das aves da Mata Atlântica e é o segundo atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu.

A entrada é paga e você poderá optar por visitar o parque, vivenciar os bastidores do trabalho de recuperação dos animais e celebrar com os povos nativos da Mata Atlântica. Falaremos mais tarde sobre essa última opção.

4. Parque Nacional Iguazú – Cataratas Argentina

O Parque Nacional Iguazú se encontra na Província de Misiones, na Argentina. O local, que também é uma área de preservação da natureza, faz fronteira com o nosso país e possuem as outras quedas d’água que completam o conjunto de cataratas.

A estrutura do parque argentino é diferente da nossa. A proposta do local é que o visitante viva um lado mais aventureiro do passeio. A exploração também é mais extensa. O parque é maior que o seu irmão brasileiro.

O percurso no parque é feito com um trem ecológico que percorre por diferentes pontos do lugar. Sem falar que dois terços das cataratas se encontram no lado argentino, o que torna a visita mais completa.

Então separe um tempo para conhecer tudo com calma e explore os dois lugares. São vários passeios ofertados. Os principais, que você não deve deixar de fazer, são a Garganta del Diablo, Sendero Macuco e Salto Arrechea.

O ingresso pode ser adquirido na bilheteria da entrada do parque e pode ser pago com cartão de crédito ou em pesos argentinos. A beleza do parque é imensa e vale muito a pena conhecer!

É necessário apresentar identidade ou passaporte para entrar no parque. O local de emissão da documentação será o determinante para estabelecer a categoria em que o visitante se enquadra.

5. Gran Aventura

O que fazer em Foz do Iguaçu

Fonte: Unsplash

Um passeio divertido e cheio de emoção é o Gran Aventura que pode ser feito no Parque Iguazú. A atração possibilita que você conheça as quedas d’água por outro ângulo.

Primeiro os visitantes desbravam seis quilômetros (motorizados) de uma trilha maravilhosa e depois saem de bote pelas águas do parque.

Diferentemente da atração brasileira, essa conta com paradas exclusivas como a Isla de San Martín e passará bem perto da famosa Garganta del Diablo.

É obrigatório que você leve um documento de identificação para fazer o passeio. E não se preocupe, todo o trajeto é acompanhado por guias especializados.

6. Marco das 3 Fronteiras

O Marco das Três Fronteiras é considerado um dos pontos turísticos mais importantes de Foz do Iguaçu, não necessariamente pelo seu esplendor ou algo do tipo, mas pela sua simbologia.

A atração é composta por três estruturas, uma em Foz do Iguaçu, uma em Puerto Iguazú, na Argentina e uma em Ciudad del Este, no Paraguai e cada uma é colorida com as cores da bandeira do país ao qual pertencem.

Seu significado remete a união entre essas três grandes nações, onde as suas fronteiras estão tão próximas que parecem não existir. Revitalizado em 2015 a entrada para a atração é paga e possibilita uma experiência diferente para os seus visitantes.

O lugar tem uma ótima infraestrutura para receber os turistas, contando com um restaurante, um parque infantil (ótimo para levar os filhos) e vários lugares para descanso.

Além disso, o Marco também possui várias construções que homenageiam a história local. A paisagem é muito bonita e vale muito a pena você esperar pelo pôr do sol.

7. Itaipu Binacional

Uma das maiores obras da engenharia moderna, maior produtora de energia limpa e renovável e, por muito tempo, considerada a maior em tamanho do mundo, a Usina Hidrelétrica de Itaipu passou a desempenhar um papel turístico fundamental para Foz do Iguaçu.

A estrutura da companhia é muito bem planejada para receber os visitantes e são vários passeios ofertados. Você pode ficar o dia inteiro se quiser para conhecer bem o lugar, que é enorme!

Os principais passeios são a Vista Panorâmica, que vai até a barragem e explica sobre o funcionamento da Usina e o Circuito Especial, que leva ao interior do local e possibilita que o visitante veja todo o lugar. Menores de 14 anos não podem fazer esse passeio.

Existem outros passeios que são muito interessantes e podem ser feitos dentro da usina. Você pode passar pelo Ecomuseu e aprender sobre a região desde os seus primórdios, ou ir ao Polo Astronômico estudar sobre o universo.

Outra opção é ir ao Refúgio Ecológico que se localiza numa mata protegida da região. Você guiado por um biólogo e poderá ver animais que foram reabilitados e vivem na região por não possuírem mais condições de viver na natureza.

8. Templo Budista Chen Tien

O que fazer em Foz do Iguaçu

Fonte: Unsplash

Paz e tranquilidade são os pontos fortes desse ponto turístico tão conhecido. O Templo Budista Chen Tien é uma atração especial e contemplativa que você pode aproveitar na sua ida em Foz do Iguaçu.

O Buda Sorridente que aparece logo de cara para quem visita o local, parece receber os turistas que adentram o lugar. Além desta, várias outras estátuas são avistadas ao longo do pátio do templo.

Você poderá fazer um pedido e acender uma vela no interior do templo. O material necessário para realizar o procedimento pode ser encontrado na lojinha do lugar. O templo não abre todos os dias, então fique atento as datas e sua entrada é gratuita.

9. Mesquita Muçulmana

A comunidade árabe de religião muçulmana está bastante presente em Foz do Iguaçu e a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab é uma das provas disso. A construção impressiona por sua beleza e imponência.

O passeio é guiado e para complementar a atração, depois você pode fazer uma refeição no Castelo Libanês que fica próximo ao local. A culinária típica é deliciosa!

A entrada é gratuita, mas para visitar a parte interna da mesquita você precisará agendar um horário e se vestir de maneira apropriada. Lembre-se que é um local sagrado para muitas pessoas, então o respeito é fundamental.

10. Cassino Iguazú

Se você gosta de tentar a sorte, mas não tem condição de ir até lugares onde o jogo seja liberado, fique sabendo que o Casino Iguazú é uma ótima e acessível opção para aqueles que não resistem a uma boa aposta.

Localizado na região da Tríplice Fronteira na cidadezinha de Puerto Iguazú, na Argentina, o local chama atenção por ser luxuoso e aconchegante. A estrutura do lugar também conta com ótimos bares e restaurante para atender seus clientes.

Além disso, você terá a oportunidade de assistir a shows nacionais e internacionais. Artistas como Zeca Pagodinho e Lulu Santos já se apresentarão no local!

As apostas podem ser feitas em dólar, pesos e reais, mas a maioria das máquinas aceita dólar. Então a melhor opção é levar alguns dólares com você.

O cassino abre todos os dias e existem serviços de transporte direto dos hotéis da região que levam diretamente ao local. A entrada é gratuita e menores de 18 anos não poderão ingressar no cassino. Fotos, filmagens do lugar também estão proibidas.

Para ir até o cassino, certifique-se de levar a sua Cédula de Identidade Civil (RG), ou seu passaporte, ou sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os documentos serão necessários para ingressar em território argentino.

O que fazer em Foz do Iguaçu: compras

Impossível não aproveitar a proximidade com os outros países e não fazer umas comprinhas, não é mesmo? Vamos te dar algumas dicas de como aproveitar para encher a sacola durante a sua viagem!

Compras no Paraguai

Fazer compras no Paraguai é uma das coisas mais oportunas para quem visita Foz do Iguaçu. E não é para menos, o lugar é considerado o paraíso das compras.

O centro comercial fica na Ciudad del Este e, por conta da fama, o lugar costuma ficar bastante cheio. Por isso, chegue cedo! Além de ser mais tranquilo, você poderá ver os produtos com mais calma.

Outra observação importante é que o Paraguai exige que os brasileiros tenham a vacina de Febre amarela e apresentem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

Como são muitas opções de produtos e os mais variados preços, é importante ficar atento e tomar alguns cuidados.

Compre nas grandes lojas. O preço será um pouco mais caro, mas a garantia será maior. Teste todos os eletrônicos antes de sair da loja.

Tente levar dólares. A cotação em reais não é muito boa e evite usar cartões de crédito, pois a cotação do procedimento será debitada em guaranis. A isenção de impostos tem um limite de 300 dólares.

A fiscalização das compras podem ser fiscalizadas na fronteira, ou no Aeroporto de Foz do Iguaçu, ou na estrada.

Para chegar até a Ciudad del Este você poderá ir de ônibus, de táxi ou Uber, a pé ou de mototáxi o com uma tour de compras. Sendo a última opção a mais viável e confortável para realizar este passeio.

Compras na Argentina

A opção mais cobiçada no território argentino é o free-shop de Puerto Iguazú. O local abre todos os dias e fica bastante cheio, por isso tente chegar cedo. Além do mais, o lugar aceita dólares, reais e pesos.

Diferente do passeio no Paraguai, no free-shop você pagará por preços internacionais, mas os produtos serão, em sua maioria, legítimos. Então pode comprar com tranquilidade.

O lugar não difere do free-shop convencional dos aeroportos e o limite de comprar com isenção de impostos é o mesmo do nosso outro vizinho: 300 dólares.

Para chegar ao free-shop os passageiros podem ir de ônibus e parar apenas para passar pela imigração argentina.

Dicas do que fazer em Foz do Iguaçu à noite

Lembra quando falamos do Parque das Aves e citamos uma opção de atração que irá te possibilitar interagir com povos nativos da Mata Atlântica? Então! Colocamos esse passeio aqui justamente porque ele acontece na parte da noite.

A Forest Experience é uma atração em que você terá a oportunidade de visitar uma típica aldeia indígena do povo Guarani. Será realizado um jantar, ao redor de uma fogueira.

A experiência permitirá uma pequena, porém significativa, imersão na cultura dessa tribo tão genuína.

Entrada permitida para maiores de 18 anos, mas jovens de 16 e 17 anos podem participar acompanhados pelos pais ou responsável. O valor de entrada é de 250 reais por pessoa.

Outra coisa legal é beber um drink no Icebar. Já pensou em morar numa casa de gelo? Saiba que essa é exatamente a proposta desse lugar tão peculiar.

A atração fica em Puerto Iguazú. O tempo de permanência é de, no máximo, 25 minutos e a temperatura dentro do local é dez graus negativos! E aí, você topa esse desafio?

O valor de entrada para adultos é de 360 pesos argentinos e 180 pesos para crianças de 7 a 12 anos.

Um programa legal para se fazer à noite em Nova Iguaçu é jantar na Rafain Churrascaria. O restaurante é tradicional na cidade e conta com uma performance de 3h30 de duração para os seus clientes.

O show é uma alegoria ao folclore e a cultura de oito países da América Latina. O jantar com show custa a partir de 129 reais por pessoa. A reserva deve ser feita com antecedência pelo site.

Passagens aéreas para Foz do Iguaçu

O que fazer em Foz do Iguaçu

Agora que você já sabe tudo o que fazer em Foz do Iguaçu é só arrumar as malas e partir! Depois de tantas dicas incríveis você está preparadíssimo para viajar!

E na hora de comprar as suas passagens, conte com o Passagens Promo! O maior comparador de passagens aéreas do Brasil! Temos as melhores ofertas para te ajudar a economizar sempre!

Ative o nosso alerta de preços e fique por dentro de todas as promoções das companhias aéreas.

E não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais! Lá você também vai encontrar várias dicas de outros destinos maravilhosos para planejar a sua próxima viagem!

Quer viajar com tranquilidade? De Promo você pode!

Recomendado para você
Turismo em Buenos Aires: quando ir, o que fazer e dicas de turismo

Turismo em Buenos Aires: quando ir, o que fazer e dicas de turismo

Ushuaia na Argentina: melhor época, dicas e passeios incríveis

Ushuaia na Argentina: melhor época, dicas e passeios incríveis

O que fazer em Mendoza na Argentina: quando ir e dicas de turismo

O que fazer em Mendoza na Argentina: quando ir e dicas de turismo

Moeda argentina: quanto levar, onde trocar e dicas de viagem

Moeda argentina: quanto levar, onde trocar e dicas de viagem

Patagônia Argentina: quando ir, informação, turismo, dicas e roteiro

Patagônia Argentina: quando ir, informação, turismo, dicas e roteiro

Comidas Típicas da Argentina: principais pratos e bebidas do país

Comidas Típicas da Argentina: principais pratos e bebidas do país