O que fazer em Holambra: como ir, melhor época e pontos turísticos

Descobrir o que fazer em Holambra é um dos jeitos mais fáceis de se apaixonar por essa cidade e não ter dúvidas na hora de escolher um lugar para ir no interior de São Paulo.

Os principais pontos turísticos desse destino fazem os turistas se sentirem em um pedacinho da Holanda no Brasil e mostram porque ela é considerada a Cidade das Flores.

Venha conferir tudo sobre Holambra que você precisa saber para a sua viagem: quando ir, como chegar, dicas e, claro, as melhores atrações para ver e aproveitar no município paulista.

Cote sua passagem aérea no Passagens Promo com até 35% de desconto. Aproveite!

O que fazer em Holambra: atrações na cidade mais holandesa do Brasil

Fundada por imigrantes holandeses em 1948, Holambra tem esse nome não por acaso. Seu “batismo” se deu juntando as 3 letras iniciais de Holanda, América e Brasil.

Da união nasceu uma cidade que preserva a influência dos primeiros moradores até os dias atuais, fazendo deste o lugar mais holandês nas tropicais terras tupiniquins.

Traços da cultura holandesa podem ser vistos em várias vertentes e atrações: na história contada pelo Museu Histórico e Cultural de Holambra, na arquitetura das casas, nos símbolos, como o Moinho dos Povos Unidos, e na gastronomia local.

Holambra carrega também outra identificação marcante, sendo conhecida como a “Cidade das Flores”, por ser responsável pela produção de 45% das flores no país.

Cultura, história e cores não vão faltar em uma viagem para Holambra. Veja as nossas dicas para um passeio especial com a família, amigos ou com a sua paixão ao lado.

Onde fica Holambra?

O que fazer em Holambra onde fica
Fonte: Wikipedia foto de Fabricio de Souza Menegildo

Perto da divisa do estado de São Paulo com Minas Gerais, Holambra faz parte da microrregião de Campinas, ficando a pouco mais de 40 minutos de viagem deste município.

Em relação à capital, a cidade está distante, aproximadamente, 130 km. 

Para quem vai fazer turismo em SP, Holambra é uma boa dica de passeio de um dia ou para o final de semana. A viagem de carro partindo de São Paulo leva cerca de 2 horas.

Como ir para Holambra, SP?

Turistas de outros estados do Brasil podem usar os aeroportos do estado de São Paulo para conhecer Holambra. 

Os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, na capital, recebem voos de vários lugares do Brasil diariamente. Viracopos, em Campinas, é outra alternativa e está ainda mais próximo da cidade.

E como visitar Holambra a partir de São Paulo? A nossa sugestão para o turista é alugar um carro e pegar estrada para fazer o restante do percurso. O melhor caminho é pela Rodovia dos Bandeirantes, sentido SP-340, que liga a capital a Mogi Mirim.

Mapa de Holambra

Conhecer os principais pontos turísticos de Holambra vai ser muito mais fácil sabendo onde eles estão localizados.

Mesmo que a cidade não seja grande (pouco mais de 13 mil habitantes), preparamos um mapa indicando onde estão as melhores atrações. Em algumas lojas, também é possível encontrar um mapinha turístico gratuito para ajudar os visitantes “menos tecnológicos”. 

Qual é o aeroporto mais próximo de Holambra?

Promoções de passagens aéreas para Sâo Paulo
Passagens aéreas saindo de

Embora a capital paulista receba mais opções de voos, o aeroporto mais próximo para quem deseja passear em Holambra é o de Viracopos, na cidade de Campinas.

Quem desembarcar no terminal estará a cerca de 60 km do destino, uma viagem de pouco mais de uma hora de carro.

E que tal aproveitar para comprar as passagens aéreas com os preços mais baratos? É só acessar o Passagens Promo, o nosso buscador de voos para destinos nacionais e internacionais.

Além de encontrar descontos incríveis, você pode cadastrar o seu e-mail e ser avisado sempre que os preços diminuírem. É mais economia para você conhecer os lugares mais incríveis do Brasil e do mundo.

Qual a melhor época para ir para Holambra?

Está em dúvidas sobre a melhor época para conhecer Holambra? Então temos um aviso: o melhor momento é aquele que você escolher!

A cidade paulista possui clima agradável durante o ano todo (média anual próxima dos 20º graus) e atrações que os turistas podem conhecer de janeiro a dezembro.

Muitos turistas, porém, escolhem ir na época da Expoflora, um dos maiores atrativos da cidade e para aqueles que procuram o que fazer em Holambra em setembro. Por isso, o mês é o que tem maior movimentação de turistas no município.

Se você quiser entrar no clima da Cidade das Flores, aproveite para saber mais sobre passagens aéreas baratas para viajar em setembro.

Durante o inverno, Holambra também é atrativa por conta do clima ameno. Já dezembro tem atraído turistas para passar o dia na Noeland, evento natalino na cidade. E os meses da primavera são os mais floridos e proporcionam lindas fotos para o álbum de viagem.

O que fazer em Holambra, SP?

Não se engane pelo tamanho da cidade de Holambra. Embora o município seja pequeno, é fácil encontrar o que fazer em um dos mais belos destinos turísticos de São Paulo.

Para que você não perca tempo, fizemos uma lista com as principais atrações, é só chegar lá e começar o seu passeio. Confira os melhores lugares para o seu roteiro!  

Moinho dos Povos Unidos

O que fazer em Holambra moinho dos povos unidos
Fonte: Pixabay

Sugerimos que a primeira parada do seu passeio seja no principal cartão-postal da cidade: o Moinho dos Povos Unidos.

Com 38 metros de altura, a atração é uma réplica fiel dos tradicionais moinhos holandeses, inclusive no seu funcionamento, moendo grãos a partir da força dos ventos.

Dos 10 andares, seis são abertos para o público conhecer. Nos finais de semana, é possível subir até o topo e ter uma vista panorâmica de Holambra.

No entorno, os turistas podem conhecer também o Portal do Moinho, uma das entradas da cidade, e um parque onde são realizadas feiras e eventos.

A visita ao interior do Moinho dos Povos Unidos acontece de quarta-feira a domingo e nos feriados, entre 10h e 17h. O valor do ingresso é de R$ 10 (inteira). 

Parque Van Gogh

Já pensou em admirar quadros de um dos mais geniais artistas do mundo em um cenário cercado pela natureza? Em Holambra isso é possível!

O Parque Van Gogh foi nomeado como forma de homenagem ao pintor holandês Vincent Van Gogh, um dos nomes mais importantes da arte. E ele não está presente apenas no nome.

Réplicas de obras do artista estão expostas pelo parque, dividindo as atenções com árvores, chalés e o Lago Holandês. Caminhe pelos espaços, sente-se nos banquinhos de madeira e aprecie cada detalhe deste lugar encantador.

O parque é um dos melhores pontos turísticos de Holambra e, o melhor, a visita é gratuita!  

Museu Histórico e Cultural de Holambra

O Museu Histórico e Cultural de Holambra é ponto obrigatório para quem deseja conhecer não só a história da cidade, mas também da imigração holandesa para a região.

Através de fotos, vídeos e objetos antigos, o local resgata a cultura dos holandeses que vieram para o Brasil e fundaram o município de Holambra em 1948.

Não deixe de ver também os tratores e maquinários antigos e a réplica de casas com móveis de época.

O funcionamento do museu é apenas nos finais de semana e feriados, das 10h às 17h (em julho, abre entre quarta e sexta-feira). O valor do ingresso é baratinho, R$ 5.

Campos de Flores

O que fazer em Holambra campos de flores
Fonte: Wikipedia foto de Tania Parejo

Uma viagem à Holambra não estará completa se o turista não tiver conhecido algum dos campos de flores da cidade.

Como já dissemos, o município paulista é responsável por 45% da produção de flores do Brasil. Lá você vai encontrar não apenas variedade, mas muita beleza e cor nos espaços onde elas são cultivadas.

Rosas, gérberas, crisântemos, lisianthus e girassóis são algumas das flores que você poderá ver, fotografar e comprar durante o passeio.

Em Holambra, campos de flores devem ser visitados na companhia de um guia oficial. Por isso, ao chegar na cidade, procure pelas agências turísticas para ver a disponibilidade.

Alguns campos voltados para turismo e ensaios, como o Macena Flores, recebem o público sem que estejam com guias, sendo cobrado apenas o ingresso na entrada.

Expoflora

Não tinha como a Cidade das Flores não sediar o maior evento de flores e plantas ornamentais da América Latina, não é mesmo?

A Expoflora acontece todos os anos entre o final de agosto e o mês de setembro e serve para marcar também a chegada da primavera.

Durante o evento, Holambra vive o auge do turismo, recebendo cerca de 300 mil visitantes.

As exposições e mostras de flores e as tradicionais Parada das Flores e Chuva de Pétalas são os principais atrativos para quem procura  o que fazer em Holambra na Expoflora. Sem contar, é claro, a chance de ver a cidade em seu principal evento.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    O que fazer em Holambra à noite?

    Nossa dica para quem vai passear em Holambra é que tente ficar ao menos uma noite na cidade.

    E a programação noturna por lá tem várias opções de bares e restaurantes, seja para curtir um happy hour ou para apreciar uma boa refeição.

    A cervejaria Straat Bier é uma ótima opção para iniciar a noite, com diferentes rótulos de cervejas artesanais. O restaurante Casa Bela e o bar Vila de São Paulo ficam como sugestão para quem não gosta de ir embora cedo.

    Outra atração noturna é visitar o corredor de guarda-chuvas, próximo ao Recinto da Expoflora. Durante a noite, a rua recebe uma iluminação especial e o lugar fica encantador.

    O que fazer em Holambra com chuva?

    Se acontecer de chover durante a sua viagem, calma porque nem tudo estará perdido.

    O momento pode ser bom para conhecer alguns campos de flores onde as atrações principais ficam dentro de estufas.

    Caso o programa não pareça interessante, faça um passeio pelas lojinhas e aproveite para comprar as lembrancinhas de Holambra. Ou senão, embarque em um tour gastronômico e conheça os pratos típicos da gastronomia holandesa passando por mais de um restaurante. 

    Dicas de turismo em Holambra

    O que fazer em Holambra dicas
    Fonte: Wikipedia foto de José Reynaldo da Fonseca

    Holambra, São Paulo, é um ótimo destino para fazer uma viagem em família no final de semana.

    E se você gosta de planejar tudo antes do passeio, nós separamos algumas dicas úteis para quem deseja chegar lá com roteiro programado e apenas desfrutar da cidade.

    Onde comer em Holambra?

    Do café da manhã ao jantar, passando pelas sobremesas, não faltam opções que vão agradar o seu paladar em Holambra.

    Antes, vale reforçar que a viagem é uma ótima oportunidade para experimentar pratos típicos da gastronomia holandesa, como o salsichão holandês e o joelho de porco.

    O The Old Dutch é um dos restaurantes mais tradicionais da cidade e fica próximo ao Moinho dos Povos Unidos. No Tratterie Holandesa e no Casa Bela você encontra pratos nacionais e para todos os gostos, de crianças a adultos.

    Já o Martin Holandesa tem a perfeita combinação de boa comida e sobremesas saborosas. Mas não deixe de conhecer a Zoet en Zout, considerada a melhor confeitaria de Holambra. 

    O que fazer em Holambra em um dia?

    O que fazer em Holambra em um dia
    Fonte: Wikipedia foto de João Luiz van Ham Mello

    Se a sua intenção é fazer turismo em Holambra em apenas um dia, dá para ver o melhor da cidade sem desespero.

    Da nossa lista de pontos turísticos, não deixe de fora o Moinho, o Parque Van Gogh e o Museu Histórico. Dá para conhecer ainda algum dos campos de flores em boa parte da manhã ou da tarde.

    Sobrou tempo? Aprecie a vista do Lago Vitória Régia, conheça o Deck do Amor e passe pela praça Bento Euzébio Tobias, onde fica a florida prefeitura de Holambra.

    O que comprar em Holambra, SP?

    Flores, artesanatos, artigos para casa e souvenirs como os moinhos holandeses são algumas das opções de lembrancinhas que os turistas podem levar de Holambra.

    Por toda a cidade, não vão faltar lojinhas onde você vai querer entrar e vai ficar com vontade de comprar e fotografar os produtos vendidos.

    Muitas delas vão estar no Boulevard Holandês, que concentra variedade de lojas e restaurantes. Além disso, a região atrai muitos turistas pois os estabelecimentos funcionam em casinhas coloridas que lembram a arquitetura das construções holandesas.

    Quanto custa para ir para Holambra?

    O custo de uma viagem para Holambra é muito pessoal e varia de acordo com o seu estilo de viagem.

    Para quem vai em família, possivelmente ela será mais cara do que uma viagem de casal. A escolha da hospedagem e dos lugares onde comer também vai influenciar no preço.

    O ideal é você fazer uma pesquisa e encaixar os serviços dentro do seu orçamento. Vale lembrar que no período da Expoflora, a tendência é que os preços fiquem um pouquinho mais caros — mas o espetáculo do evento faz valer a pena o investimento a mais.

    Encontre as melhores promoções de voos para São Paulo!

    Encontre aqui as melhores ofertas de voos para São Paulo
    Passagens aéreas saindo de
    Azul CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 26 Abr 28 Abr R$ 170 Azul CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 30 Abr 03 Mai R$ 170 Azul CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 25 Abr 29 Abr R$ 170 Azul CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 30 Abr 02 Mai R$ 170 Azul SDU Rio de Janeiro CGH São Paulo 21 Abr 21 Abr R$ 173 Ver mais ofertas

    Agora que você já sabe o que fazer em Holambra, não tem mais desculpas para deixar a cidade do interior paulista de fora do seu roteiro.

    E se você mora longe, não tem problema! Acesse o Passagens Promo, faça a sua busca e encontre as melhores promoções de voos para o estado de São Paulo.

    Conheça a “Cidade das Flores” e mergulhe na cultura holandesa com mais economia na sua viagem. De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    Comidas típicas da região Sul: confira pratos que dão água na boca!

    Comidas típicas da região Sul: confira pratos que dão água na boca!

    São Bernardo do Campo, SP: mapa, clima e atrações turísticas

    São Bernardo do Campo, SP: mapa, clima e atrações turísticas

    O que fazer em Cunha: quando ir, o que conhecer e roteiro para 3 dias

    O que fazer em Cunha: quando ir, o que conhecer e roteiro para 3 dias

    Circuito das Águas: roteiros em Minas Gerais e São Paulo

    Circuito das Águas: roteiros em Minas Gerais e São Paulo

    Pontos turísticos de Alagoas: atrações, passeios e roteiros alternativos

    Pontos turísticos de Alagoas: atrações, passeios e roteiros alternativos

    Cidades do Rio Grande do Sul: principais destinos do estado

    Cidades do Rio Grande do Sul: principais destinos do estado