O que fazer em Jericoacoara: melhores dicas de passeios, praias e lagoas

Você sabe o que fazer em Jericoacoara? Não? Muita gente sonha em conhecer esse pedacinho de paraíso, mas ainda não sabe quais os melhores lugares para visitar.

Para te ajudar, nós fizemos um post repleto de dicas incríveis para que você aproveite ao máximo sua viagem para uma das cidades mais bonitas do Ceará. Pronto para começar?

O que fazer em Jericoacoara: destino turístico mais desejado do litoral brasileiro

Jericoacoara

Quem deseja conhecer o litoral brasileiro certamente já pensou em visitar Jericoacoara, e não é para menos, a cidade é um dos destinos mais procurados pelos turistas.

Com praias de beleza exuberantes, mar azul, restaurantes incríveis e várias opções de passeios, fica difícil não se apaixonar por este lugar, não é mesmo?

E para aproveitar a cidade, a dica é acordar bem cedinho, pois quase todos os passeios são feitos pela manhã.

Quando ir para Jericoacoara?

Para curtir as praias da cidade, o ideal é viajar na época de tempo firme, por isso evite o primeiro semestre do ano. Nesta época a frequência das chuvas é mais intensa e enchem as lagoas da cidade.

A partir de agosto, o tempo começa a ficar mais seco e os dias mais longos. Neste mês, no entanto, a cidade fica um pouco mais cheia, pois é época de férias na Europa e os estrangeiros vêm conhecer a região.

Para os amantes de esportes como kitesurf e windsurf a dica é programar a viagem para julho, quando os ventos aumentam consideravelmente.

-> Passagens aéreas nacionais com desconto

Como chegar a Jericoacoara?

O que fazer em Jericoacoara

Chegar em Jericoacoara nem sempre é tarefa fácil, isso porque a cidade está no extremo oeste da costa cearense e é cercada por várias dunas. Felizmente com a inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacoara (JJD) em 2017 ficou mais simples chegar no local.

No entanto, o aeroporto ainda opera com poucos voos, sendo os principais realizados pela Azul e Gol.

Por ter oferta limitada de voos, eles costumam ser um pouco mais caros, por isso outra opção é voar até o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.

Se esta for sua opção, depois de chegar à Fortaleza você pode completar o caminho em veículos 4X4, ônibus ou carro.

Quantos quilômetros de Fortaleza para Jericoacoara?

Jericoacoara ou Jeri como é carinhosamente chamada pelos turistas e nativos fica a 300 quilômetros da capital.

Embora a distância não seja pouca, vale a pena a viagem para conhecer as belezas deste paraíso.

Passagem aérea para Jericoacoara

O que fazer em Jericoacoara

Para encontrar sua passagem para Jericoacoara ou Fortaleza com o menor preço e economizar a dica é pesquisar bastante.

Por isso, busque em dias e horário alternados e, se possível, prefira viajar em dias de semana. Isso porque aos finais de semana e feriados as passagens costumam ficar mais caras.

Outra dica é usar sites comparadores, onde você encontra passagens de várias companhias e ainda pode comparar os preços. Viu como é simples?

O que fazer em Jericoacoara: praias e lagoas de Jeri e redondeza

Jericoacoara

Agora chegou a hora de descobrir quais as melhores praias e pontos turísticos de Jericoacoara. Pegue o protetor solar, a toalha de banho, a água de coco e vamos lá!

Praia Principal de Jericoacoara

Esta praia está localizada no centro da vila de Jericoacoara e é uma ótima opção para quem quer curtir um final de tarde.

A orla conta com cadeiras, guarda-sol e sombras no lado esquerdo. O mar é agitado e a areia é firme, ideal para uma caminhada na beira do mar. Mas fique atento à oscilação da maré, ok? Pois ela pode subir engolindo a faixa de areia.

E se você gosta de se hospedar de frente para o mar, a dica é escolher um dos vários hotéis que ficam pertinho da praia. Já imaginou acordar e dar de cara com esse marzão?

Praia da Malhada

Pertinho da Praia Principal está a Praia da Malhada. Basta caminhar por 10 minutos no sentido leste para encontrar um lugar mais calmo e menos movimentado.

Além do mar tranquilo, lá você também vai encontrar belas piscinas naturais formadas entre as rochas da região.

A praia, no entanto, não tem uma boa infraestrutura, por isso não esqueça de levar o que for comer e beber e, claro, uma sacolinha para guardar o seu lixo.

Praia do Preá

Seguindo pelo lado leste, a 12 quilômetros de Jeri, está a Praia do Preá, no município de Cruz. O local é bem rústico e ideal para quem quer relaxar e curtir a natureza.

Como venta muito na praia, ela é frequentada especialmente por quem pratica kitesurf ou gosta de velejar.

Praia das Conchas e da Pedra Furada

Praia das Conchas e da Pedra Furada

Fonte: Unsplash

A Praia das Conchas é uma das mais famosas de Jericoacoara devido a uma enorme formação rochosa com um buraco no meio: a Pedra Furada. Ela é um dos pontos turísticos da cidade e recebe vários turistas para tirar fotos (tem até fila).

Se você quer conhecer a pedra, aí vai uma dica: evite o período do entardecer, quando a praia fica ainda mais cheia. Já se vai curtir a praia, se prepare para encontrar um mar agitado e pouca estrutura a beira-mar.

Ainda assim, vale a pena! O local é um dos mais bonitos da região, e para chegar até lá partindo do centro são apenas 30 minutos de caminhada.

Lagoa do Paraíso

A Lagoa do Paraíso é certamente um dos lugares mais bonitos da região e um dos pontos mais visitados por quem procura o que fazer em Jericoacoara.

Suas águas calmas em tom azul-claro e azul-escuro se misturam e formam uma paisagem única. Um dos principais atrativos são as redes para descanso que ficam dentro da lagoa. Nelas os turistas podem aproveitar o sol e a água morna.

Devido às poucas ondas, o local é ótimo para um passeio com crianças e também conta com ótima infraestrutura com diversos bares e restaurantes.

Lagoa Azul

Busca o que fazer em Jericoacoara e quer tranquilidade? Então você vai se encantar com a Lagoa Azul. Por ser menos movimentada que a Lagoa do Paraíso, é o destino ideal para quer descansar.

A Lagoa é muito frequentada por famílias com crianças e casais apaixonados.

Lagoa da Torta ou Lagoa da Tatajuba

Outras lagoas muito visitadas em Jeri são a Lagoa da Torta e a Lagoa de Tatajuba. Nelas você também pode descansar nas redes, bares e restaurantes que ficam na beirada. Você pode chegar até elas em um passeio de 4×4 pelas dunas da região.

Quais as melhores praias de Jericoacoara?

Quais as melhores praias de Jericoacoara

Fonte: Unsplash

Depois de tantas opções, fica até difícil decidir qual a melhor praia da cidade, não é mesmo? Bom, a resposta vai depender do que você quer fazer em Jericoacoara. Jeri tem opções para todos os gostos e bolsos.

Tem praias para os esportistas aventureiros, para os casais apaixonados, para curtir com a família, para levar as crianças e muito mais. Basta escolher seu destino e aproveitar.

Qual a melhor praia de Jericoacoara para se hospedar?

Se você vai conhecer Jericoacoara é bom planejar sua viagem com antecedência, por isso é importante saber onde ficar hospedado.

A cidade oferece várias opções de pousadas, hotéis e hostels. Tem hospedagem para todos os gostos e bolsos.

Na Praia Principal estão os hotéis com melhor infraestrutura, já no centro da cidade você encontra hotéis com a melhor localização.

Na Praia Malhada ficam os hotéis de luxo com a melhor vista da cidade e na área residencial as pousadas mais baratas.

O que fazer em Jericoacoara: principais passeios

 Jericoacoara

Depois de conhecer as praias e lagoas da cidade, chegou a hora de descobrir quais os melhores passeios para fazer em Jeri.

Passeio Leste

Se você está buscando o que fazer em Jericoacoara e gosta de um bom passeio, então vai adorar o Passeio Leste. Nele, você vai conhecer os principais pontos turísticos da parte leste da cidade, cenários de muitas fotos famosas da região.

Uma dica para economizar é fazer o passeio de jardineira (tipo de veículo), dividindo com outras pessoas. As paradas em cada ponto duram entre 20 minutos e 2 horas, dependendo da atração.

Passeio Oeste

Se comparado ao Passeio Leste, esta opção tem menos cartões postais a serem visitados, no entanto, a adrenalina é maior.

Isso porque o passeio passa por dunas íngremes e há grandes tobogãs ou esquibundas como são mais conhecidos. Não vai ficar de fora dessa, né?

O que fazer na Vila de Jericoacoara

Agora que você já conhece a melhores praias e passeios da cidade, chegou a hora de conhecer um pouquinho mais da vila. Vamos lá?

Praça principal

A praça principal é o lugar ideal para quem procura o que fazer em Jericoacoara e gosta de agito. Seja sentando um bar ou nos bancos da própria praça você vai se divertir com os shows de música ao vivo e apresentações artísticas.

Se quiser curtir a tarde no local, a dica é fazer piqueniques, tomar sorvetes ou pedir um drink refrescante. Reúna os amigos e a família e aproveite.

Igreja Matriz

Construída em 1961 pelos próprios moradores da vila, a Igreja Matriz chama atenção pelo charme da arquitetura e simplicidade (tanto por dentro quanto por fora).

O local foi construída com pedras do Serrote (serra a caminho para a Pedra Furada) e funciona normalmente para atividades paroquiais.

Duna do Pôr do Sol

Já imaginou assistir um pôr do sol deslumbrante em Jericoacoara? Então a dica é ir para a Duna do Pôr do Sol. O local começa a ficar cheio a partir das 17h, por isso chegue cedo para garantir o seu lugarzinho especial.

Ah, dependendo da época da sua viagem, é possível ver o sol se pondo de um lado e a lua nascendo no outro extremo. Incrível, né?

Ruas populares e becos

Uma dica do que fazer em Jericoacoara é se perder nas ruas e becos da cidade. Isso mesmo, a cidade tem vários cantinhos incríveis a serem explorados. Entre os principais estão: o Beco do Forró, Beco Doce e Rua Principal

O que fazer em Jericoacoara à noite

Curtir o dia em Jeri é muito bom, mas aproveitar a noite na cidade também é incrível.Na época de alta temporada (entre julho e dezembro) a cidade recebe muitas festas públicas e privadas.

Entre as mais famosas estão a do Hotel Hurricane, do restaurante Samba Rock e o Forró da Dona Amélia. Uma dica é perguntar na sua hospedagem quais as melhores festas e baladas da época.

Ah, e para quem está voltando da balada com fome aí vai uma dica: a Padaria Santo Antonio abre às 2 horas da manhã com pães quentinhos, recheados, bolos e muitas outras comidas deliciosas.

Dicas para aproveitar sua viagem à Jericoacoara, Ceará

 Jericoacoara

Já deu para perceber que Jericoacoara é uma cidade incrível e repleta de possibilidades, não é mesmo? E para aproveitar ainda mais o seu passeio, aí vão algumas dicas:

Passagens aéreas para Jericoacoara

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Jericoacoara chegou a hora de arrumar as malas e viajar para esse paraíso.

Para encontrar as passagens aéreas com o menor preço, conte sempre com o Passagens Promo, o melhor site comparador do Brasil.

Ah, não esqueça de compartilhar esse texto com os amigos e família e de nos seguir nas redes sociais, ok?

Quer voar pagando menos? De Promo você pode!

Recomendado para você
Férias no Nordeste: passagens aéreas em promoção

Férias no Nordeste: passagens aéreas em promoção

Passagens aéreas baratas para viajar em agosto

Passagens aéreas baratas para viajar em agosto