Nazaré Paulista: onde fica, o que fazer, cachoeiras e curiosidades
Não sabe o que fazer em Joinville enquanto estiver viajando por Santa Catarina? Por vezes esquecido entre os principais destinos do estado, o lugar é capaz de encantar seus visitantes.
Conhecida por seu potencial industrial, a cidade “esconde” belezas e atrações que proporcionam lazer e entretenimento para crianças e adultos.
Está pensando em incluí-la no roteiro de viagens? Veja o que visitar em Joinville e saiba mais sobre os pontos turísticos mais procurados no município do norte catarinense.
Não deixe de conhecer Joinville pagando barato! Pesquise sua passagem aérea no Passagens Promo e garanta as melhores promoções. Aproveite!
Índice
O que fazer em Joinville: a Cidade dos Príncipes, das Flores e da Dança
Basta uma olhada nas ruas e arquiteturas da cidade de Joinville para perceber a influência das culturas alemã, sueca e norueguesa, colonizadores da região.
A informação é suficiente para imaginar o charme que cerca esse município com ar interiorano, de vocação industrial e com belas atrações turísticas.
Se você vai fazer turismo em Joinville, não deixe de visitar os parques e recantos naturais cercados por belas paisagens ou viajar pela história regional através dos museus.
Para quem faz questão de conhecer a culinária local, existem deliciosos pratos para experimentar, além do café colonial e cervejas artesanais de qualidade.
Você vai se surpreender com os encantos que a Cidade dos Príncipes, das Flores e da Dança tem a oferecer aos visitantes.
Onde fica Joinville?
Maior cidade de Santa Catarina, Joinville está localizada no norte do estado, em uma região entre o litoral e as montanhas.
Às margens da BR-101, possui fácil acesso, sendo o primeiro destino para quem vem dos estados ao norte.
Quem busca uma opção de turismo em Santa Catarina diferente das praias, Joinville entrega uma proposta alternativa, com ar europeu e de interior, além de vários tipos de passeios e entretenimento.
Passagens aéreas mais baratas para Joinville
Viajantes de qualquer lugar do Brasil podem conhecer Joinville com facilidade, chegando pelo aeroporto da cidade.
E quem viaja sabe que as passagens aéreas são um dos principais gastos no orçamento. Por isso, é importante pesquisar bem e comprar com antecedência para economizar.
Com o Passagens Promo, você pode encontrar os bilhetes mais baratos para o seu destino, além de promoções e descontos imperdíveis.
Cadastre o seu e-mail e ative o nosso alerta de preços para receber as melhores ofertas para sua viagem.
Quando ir à Joinville?
Escolher a melhor data para visitar Joinville vai depender das preferências do viajante.
A cidade oferece atrações que podem ser conhecidas o ano todo, e cada época é mais sugestiva para algumas delas.
No verão, é possível aproveitar os dias quentes nos parques e recantos, mas é a época com mais chuva. O friozinho do inverno pode ser ideal para programas a dois, com um bônus: o Festival de Dança de Joinville.
Já na primavera, é quando ocorre a Festa das Flores, que embelezam ainda mais o lugar.
O que fazer em Joinville no verão?
Os dias mais quentes são ideais para conhecer os parques e recantos naturais de Joinville.
Passear pelo Parque Zoobotânico, explorar os rios e cachoeiras da Estrada Bonita ou cruzar a Baía da Babitonga até São Francisco do Sul são algumas das atrações ideais para a época.
O que fazer em Joinville no inverno?
Escolheu o meio do ano para visitar a cidade? Então, é bom saber o que fazer em Joinville no frio.
Fazer os passeios rurais ou admirar a arquitetura local em meio ao ar gelado pode ser muito charmoso. Depois, experimente a culinária e o café colonial típicos da região.
Em julho, os visitantes não podem perder o Festival de Dança — o maior do mundo, atraindo turistas nacionais e internacionais.
O que fazer em Joinville em dia de chuva?
Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são os mais chuvosos em Joinville, coincidindo com o verão.
Se você se preparou para um passeio ao ar livre, mas foi surpreendido, não se preocupe, pois existem opções de o que fazer em Joinville com chuva.
É uma ótima oportunidade para conhecer os museus, que apresentam opções artísticas e históricas da região.
O que conhecer em Joinville?
Das cidades turísticas de Santa Catarina, Joinville se destaca por unir atrações que mesclam descontração, cultura, história e entretenimento.
Veja onde ir, lugares para conhecer e o que visitar em Joinville durante um passeio por essa cidade multifacetada.
1. Pórtico
Logo na entrada, o visitante encontra uma das principais atrações em Joinville: o pórtico da cidade.
Um dos cartões-postais do município, o monumento foi construído em estilo enxaimel. Inaugurado em 1979, abriga hoje escritório da Secretaria de Turismo.
Ao lado do pórtico, fica o moinho — outra bela atração, que conta com um restaurante e uma unidade da prestigiada cervejaria Opa Bier.
2. Mirante do Morro da Boa Vista
Quer uma vista panorâmica de Joinville? Não deixe de visitar o principal mirante da cidade.
O Mirante de Joinville, construído no Morro da Boa Vista, oferece um visual de tirar o fôlego do município, suas áreas verdes e a Baía da Babitonga, a cerca de 250 metros de altura.
Para chegar ao mirante, os turistas percorrem uma estrada de 2,3 quilômetros. A subida é íngreme e pode ser feita caminhando, de bicicleta, táxi ou ônibus (que custa R$ 4).
Carros particulares não têm permissão para fazer a subida.
No topo do morro, o Mirante pode ser acessado por escada ou elevador.
3. Rua das Palmeiras
Contemplar a vista da Rua das Palmeiras é uma das coisas para fazer em Joinville que devem estar no roteiro de todo turista.
No centro da cidade, esse ponto turístico chama a atenção de dia ou de noite, pela beleza no caminho que leva até o Museu Nacional de Imigração e Colonização.
A maioria das mudas de palmeiras imperiais que ornamentam a rua foram trazidas do Jardim Botânico do Rio.
Elas ficam de frente para o prédio que abrigaria a família real — que, de fato, nunca esteve na cidade — e foram escolhidas para homenagear o príncipe de Joinville, François Ferdinand.
4. Escola Bolshoi
Na lista de lugares para conhecer em Joinville de todo turista, a Escola de Teatro Bolshoi não pode ficar de fora! Afinal, se trata da única filial do renomado Teatro Bolshoi que fica fora da Rússia.
Inaugurada em 2000, a escola recebe anualmente jovens em busca de uma vaga no projeto cultural, para aprender sobre balé, música e dança, e com possibilidade de seguir carreira artística.
Há um tour guiado, que é pago, e conta a história da companhia, percorrendo as instalações.
A Escola Bolshoi é também a principal sede do Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do mundo. A atração acontece em julho e recebe artistas e companhias vindos de vários países.
5. Agrícola da Ilha
Visitar a Agrícola da Ilha é um dos passeios em Joinville que podem ser feitos o ano todo, mas que será mais belo na primavera.
O espaço é dedicado à criação e venda de diversas plantas, especialmente a hemerocallis, conhecida como lírio-de-um-dia.
Muitos visitantes aproveitam a estrutura para outras finalidades. Há um parque, espaço recreativo e passarela de bambus, o que torna o lugar propício para diversão ao ar livre.
6. Estação da Memória
A antiga estação ferroviária foi transformada em museu, a Estação da Memória.
O lugar conta a história da cidade e da própria estação e a importância da ferrovia para a região, por meio dos trilhos e objetos antigos.
Construído em 1906, no estilo enxaimel, o prédio virou patrimônio arquitetônico brasileiro ao ser tombado em 2008 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
7. Parques
Não podem faltar parques no seu passeio por Joinville? Então fique tranquilo, pois a cidade conta com vários lugares que permitem contato próximo com a natureza.
As principais áreas verdes estão no Parque Zoobotânico, na base do Morro Boa Vista, e o Expoville, excelentes lugares para curtir o dia em família.
Se a intenção é desbravar mais a fundo os parques em Joinville, o Parque Municipal da Caieira e o Morro do Finder contam com áreas preservadas, com fauna, flora e ecossistemas nativos.
Já os Parques Ecológicos Caminho das Águas e Porta do Mar oferecem estruturas de frente para lagoas e piscinas naturais.
8. Museus
Conhecer a história local é uma das possibilidades de o que fazer em Joinville.
Mais do que edifícios de bela arquitetura, os museus permitem mergulhar na memória da cidade e da região norte catarinense.
O Museu Nacional de Imigração conta sobre a fundação de Joinville e a colonização da região.
Já o Museu Arqueológico do Sambaqui documenta por registros arqueológicos a presença do povo sambaquiano, que habitou a região há mais de 5 mil anos.
Se é arte que você procura, o Museu de Arte de Joinville e o Instituto Juarez Machado conservam obras e documentos, além de receber cursos, debates e outros programas culturais.
9. Recantos
Os recantos naturais em Joinville são verdadeiros circuitos de água, com nascentes, rios, cachoeiras e piscinas.
Alguns dos locais são próprios para banhos, como o Recanto Três Nascentes e o Davet, ótimos para quem visita a cidade no verão e quer se refrescar.
No Recanto das Nascentes Divinas, Vô Nereu e Estrada Bonita, os visitantes contam com estruturas de bar, quiosques, restaurantes e lanchonetes, ideais para passar o dia.
10. Serra Dona Francisca
Entre as cidades de Joinville e Campo Alegre, a Serra Dona Francisca se impõe com paisagens em meio à vegetação de Mata Atlântica.
O percurso pela estrada reserva belos cenários e fica ainda mais encantador com uma parada no Mirante da Serra, que oferece vista imperdível.
Vale a pena conhecer também a Estrada do Rio do Júlio — um trecho de 28 quilômetros até a cidade de Schroeder, no qual é possível observar a vegetação, pássaros e os caminhos de água que abastecem o município.
11. Cidadela Cultural Antarctica
Um dos pontos turísticos em Joinville voltados para a cena cultural é a Cidadela Cultural Antarctica, nas antigas instalações da cervejaria.
O local recebe apresentações teatrais e exposições, sendo sede do Verão Teatral — um festival com exibição de peças das companhias da região, além de apresentações musicais.
12. Castelo dos Bugres
No alto da Serra do Mar, a formação rochosa conhecida como Castelo dos Bugres é uma das atrações para os aventureiros de passagem pela cidade.
O acesso pela Estrada Princesa Dona Francisca é ideal para uma trekking, mas visitantes de primeira viagem devem fazer o percurso acompanhados por um guia.
13. Feira do Príncipe
Se você estiver em Joinville e ouvir falar da Feira do Príncipe, não perca a oportunidade de conhecê-la.
O evento acontece esporadicamente, em datas definidas pela prefeitura. O principal atrativo é a exposição e venda de artesanatos, mas também acontecem atrações culturais e gastronômicas para entreter os visitantes.
14. Baía da Babitonga
Uma das principais atrações para quem busca o que fazer em Joinville e região é o passeio pela Baía da Babitonga, a bordo do Barco Príncipe III.
O trajeto passa por 14 ilhas da região e conta com uma parada de 1h30 na cidade de São Francisco do Sul, a terceira mais antiga do Brasil!
A bordo do Príncipe III, os turistas acompanham shows para entreter os viajantes durante o passeio e serviço de bar, além de almoço incluso na compra do ingresso.
O que fazer em Joinville à noite?
Está à procura de lugares para sair em Joinville à noite, para relaxar após um dia de visitas aos pontos turísticos?
Fique tranquilo, pois a cidade oferece opções noturnas diversificadas para a diversão de jovens e adultos.
Antes de mais nada, lembre-se de ficar atento à programação cultural: em épocas de festivais, a cidade pode oferecer opções diferenciadas, ligadas ao evento.
Quem gosta de conhecer os bares, restaurantes e pubs da cidade, não vai se decepcionar.
Faça um tour pela Via Gastronômica, na rua Visconde de Taunay, onde estão bares e restaurantes bem frequentados.
Se não pode faltar uma cerveja na sua noite, Joinville se destaca na produção de cervejas artesanais. Visite alguma das unidades da Opa Bier, o Didge Steakhouse Pub, ou dê uma passada no Botequim Barão.
Onde comer em Joinville?
Quer conhecer as típicas comidas de Joinville? Então, quando estiver na cidade, não deixe de experimentar o marreco recheado ou as cucas, um bolo tradicional da cozinha alemã.
Os dois pratos são famosos da cidade, que, claro, traz muita inspiração na culinária germânica. Bons restaurantes, com comidas de todos os tipos, não vão faltar.
Aqui vão algumas dicas: no Biergarten, você comerá pratos típicos alemães, além do bom chopp local; já o Restaurante Alles oferece um cardápio variado, com massas e frutos do mar; e também o Gute Kuche, mais um com inspiração na culinária alemã.
O que fazer em Joinville em 2 dias?
Conhecer as melhores atrações de Joinville em apenas 2 dias é possível, mas você ficará com um gostinho de “quero mais”, planejando o retorno.
Se é esse o tempo que você tirou para conhecer o local, saiba o que não pode perder.
Faça o passeio pela Baía de Babitonga. Claro que as cerca de 6 horas no barco poderiam ser utilizadas de outra forma, mas valerá a pena.
Com disposição, ainda é possível visitar o Mirante do Morro da Boa Vista e terminar o dia tomando um chopp gelado e comendo algumas das iguarias locais.
No dia seguinte, não faltarão opções de parques e recantos naturais próximos para visitar. Reserve um tempinho também para contemplar a Rua das Palmeiras.
Os museus podem ser uma ótima opção para dias chuvosos, ou para quem não quer passar tanto tempo na natureza.
Encontre os melhores preços de voos para Joinville!
Pronto, com essa lista de opções de o que fazer em Joinville, será difícil não despertar o desejo de conhecer a cidade catarinense.
Pode preparar as malas e começar a pesquisar as passagens aéreas. E você já sabe, para voar pagando menos, compare e compre com o Passagens Promo.
Nossa plataforma traz as melhores promoções e descontos para a viagem que você procura.
Quer viajar para Joinville e conhecer suas belezas pagando menos? De Promo você pode!
Leia também:
- Bratislava: capital da Eslováquia com maravilhas e tesouros
- Hoteis em Copacabana: valores, locais e mais!
- Provence: cidades encantadoras e paisagens deslumbrantes!
- Descubra a Lituânia: conheça as principais cidades e mais!
- Stuttgart: uma viagem pelo coração da Alemanha!
O que fazer em Tiradentes: roteiro para 3 dias com o melhor da cidade
Península de Maraú: turismo, informações e dicas para o seu roteiro
Serra do Mar: cachoeiras, mirantes, trilhas e ecoturismo
Aeroportos em Santa Catarina: principais rotas e informações
O que fazer em Nova Petrópolis: turismo, gastronomia e compras