O que fazer em Juiz de Fora: informações e pontos turísticos

Quer saber o que fazer em Juiz de Fora? Então você encontrou o lugar pefeito! Criamos um guia completo com as principais atrações da cidade da Zona da Mata de Minas Gerais cheia de histórias para contar!

Fundado no começo do século XVIII, o município abriga excelente infraestrutura de serviços e transporte, além de reunir diversos atrativos turísticos, desde museus com rico acervo a parques ecológicos, cachoeiras e muitas trilhas.

Neste artigo, você vai descobrir tudo que precisa para planejar sua viagem: como chegar, onde ficar, as melhores opções gastronômicas, como economizar em passagens aéreas, destinos próximos e outras dicas incríveis! Veja só!

Compre Passagens para Juiz de Fora e muitos outros lugares com os melhores preços neste link!

O que fazer em Juiz de Fora: como aproveitar a cidade mineira?

Decidir o que fazer em Juiz de Fora é mais fácil do que muita gente imagina. Essa cidade mineira com pouco mais de meio milhão de habitantes é bem planejada e concentra uma grande variedade de atrativos.

O destino oferece intensa programação cultural, bem como boas opções gastronômicas e cenários naturais encantadores, no meio do caminho entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Para aproveitar ao máximo a sua estadia, a melhor dica é planejar bem cada momento da sua viagem: assim, você consegue otimizar seu tempo na cidade, conhecer cada atração sem pressa e antecipar eventuais gastos.

Como ir para Juiz de Fora?

Como ir para Juiz de Fora?
Fonte: Rcandre / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Juiz de Fora é uma das principais cidades de Minas próximas ao Rio de Janeiro, localizada em uma região conhecida como Zona da Mata, a pouco mais de 260 km de Belo Horizonte.

A distância de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro é ainda menor, de apenas 184 km, o que é uma boa notícia para o viajante, que pode optar por desembarcar no Aeroporto de Juiz de Fora, em BH ou no Rio de Janeiro.

Se você preferir desembarcar em Belo Horizonte ou na Cidade Maravilhosa e finalizar o percurso por terra, o trajeto é feito pela BR-040, nos dois sentidos.

Onde se hospedar em Juiz de Fora?

Ao escolher onde se hospedar em Juiz de Fora, você não terá muitas opções: a maior quantidade de hotéis e pousadas da cidade está concentrada na região central.

É também nesta área da cidade que estão os pontos turísticos mais badalados, como o Parque Halfeld e o Museu de Arte Moderna.

Na região central, o Cesar Inn Juiz de Fora Hotel, o Ritz Plaza Hotel e o Nobile Express Juiz de Fora podem ser excelentes alternativas de hospedagem.

Se você prefere ficar perto do aeroporto, pode ser melhor ficar no Ibis Juiz de Fora, famoso pelos preços camaradas.

O Victory Business Hotel é uma boa opção de hospedagem no bairro de São Mateus, com fácil acesso ao centro.

Para encontrar as melhores opções de hospedagem na cidade, visite nosso site parceiro, ElQuarto e faça uma simulação online gratuita: é só digitar o destino desejado e as datas da viagem para acessar as ofertas mais imperdíveis.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para Juiz de Fora

    O viajante pode desembarcar em vários aeroportos para chegar a Juiz de Fora: Galeão ou Cumbica, no Rio de Janeiro, Confins ou Pampulha, em Belo Horizonte, e até mesmo no aeroporto regional da cidade da Zona da Mata.

    Você encontra passagens aéreas baratas para todos esses aeroportos (e qualquer outro destino do mundo) no melhor site de buscas do Brasil, o Passagens Promo!

    Basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas de ida e volta, e pronto. Nossa plataforma apresenta as melhores promoções do mercado.

    Não se esqueça de ativar o nosso alerta de preços! Assim você será notificado via e-mail sempre que qualquer trecho desejado entrar em promoção

    E nos siga nas  nossas outras redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e dicas do mundo das viagens!

    O que fazer em Juiz de Fora e região

    Embora não conste nos principais roteiros turísticos por Minas Gerais, Juiz de Fora é um lugar encantador, com grande potencial para conquistar seus viajantes.

    Carinhosamente chamada de “Princesinha de Minas”, a cidade é uma gigante no turismo de negócios e fica rodeada por belas montanhas, cachoeiras de água cristalina e vegetação nativa abundante.

    Confira o que fazer em Juiz de Fora!

    Museu Mariano Procópio

    Museu Mariano Procópio
    Fonte: Rodrigo.Argenton / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Se você estiver na dúvida sobre onde começar seu passeio pela cidade, vale a pena apostar em uma visita ao Museu Mariano Procópio.

    Ideal para quem procura o que fazer em Juiz de Fora para conhecer mais sobre a história local, o museu foi o primeiro de Minas Gerais e um dos primeiros do Brasil, inaugurado no começo da década de 1920.

    O acervo inclui mais de 50 mil peças, como obras de arte, documentos, fotografias e utensílios, incluindo itens do período colonial.

    O museu fica instalado em um terreno amplo, onde é possível se divertir em um lago com pedalinhos, caminhar sem pressa entre canteiros de flores ou desfrutar de agradáveis piqueniques em uma área gramada e arborizada.

    Ao seu lado fica um casarão do começo do século XX que abriga obras de arte da virada do século produzidas por artistas brasileiros e europeus.

    Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM)

    Sob responsabilidade da Universidade Federal de Juiz de Fora, o Museu de Arte Murilo Mendes abriga um amplo acervo relacionado a um dos principais escritores do período modernista brasileiro, Murilo Mendes.

    No local, os visitantes podem conferir cartas, documentos, obras de arte e objetos utilizados pelo artista, bem como obras e livros de outros autores nascidos na cidade.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Museu do Crédito Real

    Museu do Crédito Real
    Fonte: Anderson Batista / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O Museu do Crédito Real funciona em um edifício histórico, construído em 1929, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

    O museu conta tudo sobre a história do banco mais antigo de Minas, fundado por Dom Pedro II pouco antes da Proclamação da República.

    O acervo é formado por documentos bancários que ajudam a montar um panorama do cenário financeiro no estado ao longo dos anos, incluindo peças com mais de 130 anos de história!

    Espaço Mascarenhas

    Conhecido popularmente como Espaço Mascarenhas, o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas funciona em um prédio do século XIX que se destaca na principal avenida da cidade, a Getúlio Vargas, com mais de 70 janelas em sua fachada.

    O local, que foi construído para abrigar uma antiga fábrica de tecidos, recebe exposições culturais permanentes e temporárias, como mostras de filmes, fotos e obras de artes plásticas.

    Ao lado do Espaço Mascarenhas existem atrações imperdíveis em um roteiro pelo centro da cidade, como a Biblioteca e o Mercado Municipal.

    Parque da Lajinha

    O Parque da Lajinha é uma ampla área verde no coração de Juiz de Fora, Minas Gerais, com mais de 140 mil m² de mata nativa, trechos de mata atlântica e rica fauna.

    Na região, você pode encontrar dezenas de espécies de aves, peixes, répteis e mamíferos de pequeno porte, bem como canteiros de flores, jardins e fontes.   

    No interior do parque existem duas cachoeiras adequadas para banho, além de excelente infraestrutura, com banheiros limpos e áreas dedicadas à educação ambiental.

    Parque Halfeld

    Parque Halfeld
    Fonte: Pexels

    Quer percorrer belas trilhas em Juiz de Fora? Então o Parque Halfeld não pode ficar de fora da sua lista!

    Construído na primeira metade do século XIX, o lugar foi batizado em homenagem ao Coronel Francisco Mariano Halfeld, principal financiador de uma reforma que revitalizou o espaço em 1879.

    O parque é muito bonito, bastante arborizado e agradável, com espaço para caminhadas, jardins, bancos de pedra e outros atrativos que rendem uma tarde inteira de passeios.

    Mirante do Morro do Cristo

    Sua visita a Juiz de Fora só vai ficar completa após uma visita ao Mirante do Imperador, também conhecido como Morro do Cristo, onde foi instalada uma réplica do Cristo Redentor com vista privilegiada da cidade.

    O mirante fica no bairro São Pedro, a mais de 930 metros de altitude, e garante vista panorâmica de Juiz de Fora, além de dispor de boa infraestrutura, com lanchonete, lojas de artesanato, estacionamento e banheiros.

    Cachoeiras em Juiz de Fora

    Cachoeiras em Juiz de Fora
    Fonte: Pexels

    Ao planejar o que fazer em Juiz de Fora, os amantes da natureza e de atividades ao ar livre poderão escolher entre diversas cachoeiras espalhadas nos arredores da cidade e em outros destinos próximos.

    O pacato distrito de Lima Duarte, por exemplo, é o endereço do Parque Estadual do Ibitipoca, que abriga dezenas de cachoeiras e boa infraestrutura turística em meio à mata atlântica.

    Lima Duarte também oferece outras quedas d’água fora da reserva ecológica do Ibitipoca, como a Cachoeira do Sossego, do Arco-Íris e da Garganta.

    Na região de Rio Preto, por sua vez, você pode gostar das cachoeiras da Água Vermelha, da Água Amarela, Amorosa ou do Coelho.

    Quem preferir não precisa nem sair de Juiz de Fora para se refrescar: o Parque da Lajinha, por exemplo, abriga duas cachoeiras adequadas para banho.

    Cidades próximas a Juiz de Fora

    Você não precisa limitar seus passeios à área urbana: o viajante encontra muita opção do que fazer em Juiz de Fora e região, desde cachoeiras a cidades históricas.

    Uma visita ao Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte, é praticamente obrigatória para quem gosta de atividades ao ar livre.

    Se você prefere um roteiro menos badalado, que tal visitar as pacatas Mar de Espanha e Rio Preto

    Essas cidades reúnem dezenas de cachoeiras, pousadas aconchegantes e bons restaurantes de comida mineira.

    Cenário do filme O Menino Maluquinho 2, o distrito de São José das Três Ilhas parece ter congelado no tempo, com apenas 250 moradores e uma atmosfera absolutamente tranquila.

    Santa Rita do Jacutinga, por sua vez, é uma das principais cidades históricas perto de Juiz de Fora, com várias fazendas cafeeiras coloniais abertas à visitação e mais de 70 cachoeiras!

    Em Santos Dumont, o viajante pode conhecer mais sobre a história do pai da aviação brasileira e da história de Minas Gerais: o local de nascimento do aviador, a Fazenda Cabangu, foi convertido em um museu-casa interessantíssimo.

    Existem diversas cidades charmosas nos arredores de Juiz de Fora que podem ser visitadas em roteiros bate-volta: vale a pena se debruçar no mapa e listar os destinos que podem enriquecer ainda mais a sua estadia!

    Onde comer em Juiz de Fora?

    Onde comer em Juiz de Fora?
    Fonte: Pixabay

    Juiz de Fora é uma cidade grande, que abriga universidades, indústrias, escritórios e uma ampla estrutura de serviços e transporte. 

    Na prática, isso significa que o viajante encontra opções gastronômicas capazes de atender a diferentes públicos, nas mais variadas faixas de preço.

    Os principais bares, restaurantes, pizzarias, pubs e sorveterias estão na região central e seus arredores, como os bairros de São Mateus, Passos e Alto dos Passos.

    Está viajando com crianças? O Churrasqueira, que funciona em duas unidades, tem parquinho com equipe de recreadores para que você possa desfrutar de sua refeição sem se preocupar com os pequenos!

    Onde ir à noite em Juiz de Fora?

    Quem procura o que fazer em Juiz de Fora à noite deve concentrar sua atenção na região central, onde estão os melhores bares, pubs e casas noturnas da cidade.

    O Mr. Tugas também é recomendado para os cervejeiros, especialmente aqueles que viajam em família: o estabelecimento dispõe de espaço kids com monitores qualificados.

    O São Bartolomeu é um gastrobar que serve o melhor da culinária mineira e cervejas artesanais reconhecidas internacionalmente.

    Prefere um lugar diferentão para o seu roteiro noturno? Talvez você goste do Experimental Container Bar, instalado em trailers e containers adaptados.

    O que fazer em Juiz de Fora em 1 dia?

    Vai passar apenas 24 horas na cidade? Então é melhor fazer um planejamento caprichado para otimizar o seu tempo, pois existe muito o que fazer em Juiz de Fora em 1 dia.

    O centro é o melhor lugar para começar o seu passeio: como as atrações ficam relativamente próximas umas das outras, você vai poupar um precioso tempo em deslocamento.

    Visite o Museu Mariano Procópio e, de lá, siga para o interessante Museu de Arte Moderna Murilo Mendes

    Bateu a fome? Chegou a hora de almoçar em uma das boas opções gastronômicas centrais, como o gourmet Savoir-Faire.

    À tarde, aproveite para visitar um dos principais cartões-postais da cidade, o charmoso Parque da Lajinha, que tem mais de 140 mil m² de área e pode consumir algumas horas de passeio.

    Por fim, não deixe a cidade sem experimentar um dos bons gastrobares espalhados pela região central, onde é possível provar petiscos saborosos e cervejas artesanais premiadas.

    Cotação de passagens aéreas para Juiz de Fora

    Já sabe o que fazer em Juiz de Fora? Chegou a hora de encontrar passagens aéreas mais baratas para viajar sem abrir mão da economia.

    Faça a cotação no nosso site de buscas, Passagens Promo, que contém as ofertas das melhores companhias aéreas para te ajudar a viajar sem comprometer o orçamento.

    Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar a data do passeio e comparar os preços mais imperdíveis para o trecho desejado.

    Não deixe de ativar o nosso alerta de preços para receber notificações quando o trecho desejado entrar em promoção! 

    E não deixe de seguir as redes sociais do Passagens Promo para ficar atualizado com as novidades do mundo das viagens!

    Conhecer as riquezas de Minas Gerais enquanto poupa dinheiro em passagens? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Gonçalves, MG: cachoeiras, trilhas, informações e dicas de viagem

    Gonçalves, MG: cachoeiras, trilhas, informações e dicas de viagem

    Aiuruoca, MG: como chegar, mapa, atrações e dicas de viagem

    Aiuruoca, MG: como chegar, mapa, atrações e dicas de viagem

    Bichinho, MG: principais atrações e dicas de compras no povoado

    Bichinho, MG: principais atrações e dicas de compras no povoado

    Itamonte, Minas Gerais: como chegar, o que fazer, mapa e cachoeiras

    Itamonte, Minas Gerais: como chegar, o que fazer, mapa e cachoeiras

    Parque aquático, MG: informações gerais e os principais parques

    Parque aquático, MG: informações gerais e os principais parques

    Serro, MG: informações, mapa, principais atrações e cachoeiras

    Serro, MG: informações, mapa, principais atrações e cachoeiras