O que fazer em Luxemburgo: confira as melhores paisagens e pontos turísticos!

Existe muito o que fazer em Luxemburgo. Esse pequeno e pacato país, é também surpreendente e neste texto, vamos dar várias dicas incríveis para quem deseja visitar o último grão-ducado do mundo.

Conhecido por suas densas florestas e, principalmente, pelo passado medieval, o país é muito desenvolvido economicamente e guarda verdadeiros tesouros para os turistas apaixonados por história e belas paisagens.

Acompanhe e descubra o que fazer em Luxemburgo e algumas curiosidades sobre esse lugar repleto de atrativos interessantes.

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

O que fazer em Luxemburgo: descubra as belezas do país!

Para conhecer o país inteiro, não vai precisar mais do que poucos dias. São apenas 2.586 km² de área, e grande parte da extensão territorial de Luxemburgo é composta por florestas e zonas rurais.

A capital, cidade de Luxemburgo, é moderna e rica. Os edifícios históricos são muito bem preservados, e a paisagem do local é composta por três elementos principais: arquitetura antiga, moderna e a presença de muitas matas e rios.

O cenário do interior do país parece inspirado em contos de fadas. É repleto de antigas vilas, castelos e fortificações medievais

Trata-se de um lugar único no mundo. Mesmo na Europa, é difícil achar outro local tão encantador.

Para quem já está pensando: “o que conhecer em Luxemburgo,” saiba que o clima local possibilita viagens o ano inteiro. 

O verão costuma ser moderado e o inverno é frio, mas não tão rigoroso. Perfeito para viajantes que curtem turismo desse tipo.

Onde fica Luxemburgo?

Onde fica Luxemburgo?
Fonte: Unsplash

Um detalhe curioso, mesmo sendo um país de paisagens naturais lindas, não possui litoral. 

Luxemburgo fica na Europa, entre a Alemanha, França e Bélgica. Também está próximo dos Países Baixos, ao sul da Holanda. 

Se não encontrar o que fazer em Luxemburgo, o que seria realmente surpreendente, ainda pode atravessar a fronteira para qualquer um desses países. Mas, um lugar tão encantador, tem potencial para fazer todo tipo de turista querer voltar.

Luxemburgo: mapa

Para encontrar, por exemplo, o que fazer em Luxemburgo à noite, principais pontos turísticos e lugares legais para se divertir, tenha sempre à mão um mapa com essas indicações.

Mesmo em um país pequeno, se locomover pode ser um problema quando não se fala a língua local. Nesse caso, o mapa em português ajuda bastante, concorda?

Como ir para Luxemburgo?

Como era de se esperar, Luxemburgo tem um aeroporto moderno e bem equipado, que fica na cidade de Findel, a menos de 10 km da capital. No entanto, a maioria dos visitantes preferem os transportes terrestres.

Saindo de Frankfurt, por exemplo, são apenas 5 horas de trem e ônibus, e de carro, menos de 4 horas, os turistas adoram curtir o visual das estradas.

E ainda, você pode pegar um TGV (Train à Grande Vitesse) em Paris, que é um tipo de trem de alta velocidade, e desembarcar em Luxemburgo em 2 horas apenas.

Luxemburgo: clima

Luxemburgo: clima
Fonte: Unsplash

Como já relatamos, dá para encontrar o que fazer em Luxemburgo em qualquer época do ano, mas os friorentos devem evitar o inverno, que tem noites gélidas.

Os dias de calor intenso são raros, mesmo no verão, que vai do início de junho a setembro. 

Por isso, a época mais agradável e recomendável para ver as paisagens de Luxemburgo, é entre julho e agosto.

É claro, muita gente adora aproveitar as baixas temperaturas para viajar. Portanto, é a preferência do turista que vai dizer se vale a pena visitar Luxemburgo no inverno, ou em qualquer outra época do ano.

O que fazer em Luxemburgo no inverno?

Para mostrar que mesmo durante o inverno tem muito o que fazer em Luxemburgo, vamos dar algumas recomendações de passeios aconchegantes, divertidos, e o melhor de tudo, no incrível cenário do Grão-ducado de Luxemburgo.

Alguns monumentos fecham durante o inverno, mas mesmo assim dá para curtir o centro histórico, as galerias de arte e as próprias ruas da cidade de Luxemburgo, que mais parecem com um museu a céu aberto.

O elevador panorâmico (Pfaffenthal Lift) que liga a parte alta à parte baixa da cidade, pode ser visitado no inverno, e tem uma das vistas mais impressionantes da região, vale uma visita.

Luxemburgo: curiosidades

Luxemburgo: curiosidades
Fonte: Pixabay

Existem muitas curiosidades sobre como esse país pequeno e sem acesso à zonas portuárias conseguiu se tornar um importante representante da diplomacia mundial, além de ter se consolidado como um modelo exemplar de monarquia parlamentar representativa.

Para se ter uma ideia de sua importância diplomática, o Tratado de Schengen foi firmado na vila de mesmo nome, em Luxemburgo.

Esse tratado prevê a livre circulação de pessoas em determinados territórios e hoje conta com dezenas de membros, mas no início poucos países se interessaram.

Luxemburgo ajudou a fundar a União Européia, e sempre foi conhecido por ser um país neutro politicamente. Só entrou na Segunda Guerra Mundial por causa dos excessivos ataques dos vizinhos alemães.

Muitos portugueses emigraram para Luxemburgo, e grande parte dos trabalhadores do país são de origem alemã, francesa e belga. Inclusive, continuam residindo em seus países e trabalhando em Luxemburgo.

Luxemburgo tem cerca de 600 mil habitantes, que falam, principalmente, três línguas distintas, mas, curiosamente, o português é um dos 5 idiomas mais falados no país.

Luxemburgo: idioma

A influência das nações vizinhas maiores, foi inevitável. Por isso, além do alemão e do francês, o luxemburguês também é muito utilizado, principalmente nos lares e interior do país.

Brasileiros ficam bem à vontade nas cidades de Luxemburgo, pois há grande presença de portugueses para conversar e se informar. Muitos cidadãos também falam inglês.

Qual é a moeda de Luxemburgo?

Como um dos fundadores da União Europeia, a moeda oficial do país é o Euro

O que facilita bastante a vida dos turistas e trabalhadores transfronteiriços, que já estão circulando pelos países vizinhos, e nem precisam fazer câmbio monetário.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Promoção de passagens aéreas para Luxemburgo

    Para visitar as cidades de Luxemburgo e conhecer suas deslumbrantes paisagens, nada melhor que conseguir passagens aéreas promocionais, concorda?

    As passagens podem representar um dos maiores gastos dos turistas, por isso, saber onde procurar é fundamental para conseguir bons descontos e condições de parcelamento que cabem no seu orçamento.

    Acessando a plataforma de pesquisa do Passagens Promo, a busca é feita em milhares de sites de empresas de aviação, mostrando apenas os resultados que interessam.

    Não precisa perder seu tempo abrindo os sites um por um. Deixe que a plataforma resolva isso para você. Basta acessar e conferir!

    O que ver em Luxemburgo em um dia?

    Esse tipo de turismo é muito comum para quem procura coisas para fazer em Luxemburgo. 

    Por se tratar de um lugar bem pequeno, um dia é suficiente para ver boa parte das belezas e história do país.

    A primeira coisa a fazer é decidir quais cidades de Luxemburgo quer conhecer. 

    Recomendamos a capital, pela praticidade e concentração de monumentos e construções históricas, além das estações de trem e ônibus, e proximidade com o aeroporto.

    Aproveite o seu dia em Luxemburgo para conhecer a Place D’Armes, o du Théâtre, a Place Clairefontaine (praças), o Palácio Ducal, e a Ponte Adolphe

    Em todos esses pontos, não gastará mais que 10 minutos de trajeto entre eles.

    O Pétrusse Express, um pequeno trem de passeio que faz city tours, de aproximadamente uma hora, nos principais pontos turísticos, e pode ser uma boa ideia para quem procura coisas para fazer em Luxemburgo em 1 dia.

    Cidade de Luxemburgo

    Os aficionados pela era medieval vão adorar esse lugar. A cidade de Luxemburgo, como o nome já diz, preserva a antiga aura dos burgos europeus, equipados com grandes castelos, fortificações, igrejas e abrigos militares.

    As Casamatas de Bock são a principal atração turística, e geralmente é o primeiro ponto que os viajantes querem visitar. 

    Tratam-se de túneis escavados na rocha, no século XVII, que serviam como abrigo para homens, cavalos e armamentos. É considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 

    A impressionante Ponte Adolphe, construída no início do século XX, é uma das maiores pontes de pedra do mundo e merece uma visita, além da Catedral Notre Dame

    Não tão imponente quanto a francesa, mas também muito charmosa e antiga.

    O que fazer na Cidade de Luxemburgo?

    O Palácio do Grão-duque, onde mora a família real, pode ser visitado de julho até o fim de agosto. 

    Uma construção magnífica, do século XVI, que foi edificada para ser a Câmara Municipal, mas passou a abrigar os membros da realeza luxemburguesa a partir de 1890.

    Portanto, vale uma visita, assim como no Museu Nacional da História da Arte e a Viela Chemin de la Corniche, uma rua estreita muito agradável para caminhadas.

    Todo canto de Luxemburgo tem seu charme, até os locais mais simples.

    O que ver em Luxemburgo em 3 dias?

    O que ver em Luxemburgo em 3 dias?
    Fonte: Pixabay

    Com 3 dias livres para “turistar”, dá tempo de visitar outras cidades de Luxemburgo, além da capital. 

    Em um território tão pequeno, com três dias você percorre todos os lugares interessantes e ainda sobra tempo.

    Vianden

    O turista consegue chegar em Vianden a partir da cidade de Luxemburgo com pouco mais de uma hora de viagem de transporte público.

    O principal ponto turístico da cidade é o Castelo de Vianden, que começou a ser construído no século XI, passou por muitos desgastes, até ser quase completamente restaurado já na década de 70.

    A história local está vinculada à do castelo, que no início foi lar dos Condes de Vianden, e abrigou até mesmo o escritor francês Victor Hugo por três meses.

    Echternach   

    Essa cidade de Luxemburgo é próxima a capital. De carro o trajeto é de apenas meia hora. 

    A cidade se desenvolveu a partir do ano 698, com a construção da Abadia de Echternach e suas muralhas, mas há vestígios de habitações do império romano na região.

    Os turistas também peregrinam até o local para visitar suas duas igrejas: a Basílica de São Vilibrardo da Abadia, e a Paróquia de São Pedro e São Paulo.

    Echternach é encantadora e tem todo o charme do lugar antigo, mas muito bem preservado.

    O que fazer em Luxemburgo em 4 dias?

    O que fazer em Luxemburgo em 4 dias?
    Fonte: Pixabay

    Que tal incluir outras duas cidades em seu roteiro para ver as paisagens de Luxemburgo? 

    Larochette e Diekirch, por exemplo, são locais vizinhos, a não mais que 40 minutos de carro a partir da capital.

    Larochette

    Fica a cerca de 25 km ao norte da cidade de Luxemburgo e atrai milhares de visitantes que querem ver o Castelo Larochette

    A construção, que já passou até por incêndios, teve sua estrutura principal reformada e é aberta ao público.

    A cidade conta com uma rede hoteleira excelente e bons restaurantes, cafés e bistrôs.

    Diekirch

    Diekirch se encontra um pouco mais longe da capital, se comparada a Larochette, mas a viagem é curta: cerca de meia hora a 35 minutos para percorrer os quase 40 km de carro.

    A cidade é muito bem preservada: as casas medievais ainda exibem fachadas antigas, e existem importantes prédios, que podem ser visitados normalmente, como a Igreja de São Lourenço, do século XV. 

    Diekirch também é uma ótima opção para quem procura o que fazer em Luxemburgo, já que possui bons hotéis, tabernas, o Museu Nacional da História Militar e uma bela paisagem natural, com a presença do Rio Sûre.

    O que fazer em Luxemburgo à noite?

    Certamente, a Place D’armes é o ponto mais agitado e divertido da cidade de Luxemburgo. 

    Trata-se de um quarteirão arborizado e com muitas opções de bares e restaurantes. Nas proximidades, o turista consegue avistar o Palácio Municipal, do século XIII.

    Aos apreciadores de vinho, uma boa notícia: o país tem várias vinícolas e adegas: uma excelente opção para o lazer noturno. Talvez, a mais interessante seja Caves St. Martin.

    As paredes de pedra da adega ajudam a manter o vinho em uma temperatura sempre fria, e é possível fazer uma visita guiada.

    Onde ficar em Luxemburgo?

    Onde ficar em Luxemburgo?
    Fonte: Elquarto / Hotel Sofitel Luxembourg

    O que não falta é opção de lugar onde ficar em Luxemburgo. O centro, na parte alta da cidade, é recomendado pela praticidade de se estar perto de tudo. 

    Na vizinhança da Place D’armes há hotéis de luxo, e na região de Gare, existem boas opções de hospedagem e acesso ao transporte coletivo.

    E, para encontrar o melhor preço em acomodações, conte com o ElQuarto.

    O ElQuarto é um site buscador de hospedagem, que ajuda o turista a encontrar quartos de hotéis em qualquer lugar do mundo, inclusive na cidade de Luxemburgo.

    Basta inserir data de check-in e check-out, onde vai embarcar, qual seu destino e pronto! 

    Já fica sabendo de todo tipo de acomodação, e pode ordenar a busca da forma como preferir, por exemplo, a partir dos menores preços.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Faça já a sua cotação de passagens para Luxemburgo!   

    Sem perda de tempo, acesse o site do Passagens Promo para fazer agora mesmo a sua cotação de passagens aéreas para qualquer lugar do mundo.

    Depois de aprender tudo sobre o que fazer em Luxemburgo, você precisa conhecer também nosso buscador online. Ele encontra passagens aéreas promocionais para os trechos que o turista deseja.

    E não se esqueça de acionar o nosso alerta de preços para ser notificado sempre que o trecho de viagem selecionado entrar em oferta.

    Quer conhecer Luxemburgo com a economia que você merece? De promo você pode!


    Continue sua leitura!