O que fazer em Macapá: principais pontos turísticos, dicas e passeios

O que fazer em Macapá, capital do Amapá?

Com exceção de Boa Vista, capital de Roraima, é a capital mais ao norte do Brasil e se encontra próximo da Guiana Francesa, um departamento francês na América do Sul.

Um dos traços marcantes desta capital é o contato próximo ao Rio Amazonas, que está entre os rios de maior extensão do mundo.

Além disso, há muito foco na preservação da floresta, dentre as atividades da cidade. Algumas das quais se tornam atrações turísticas.

Turismo no Macapá

O Macapá é a única capital do Brasil a ser dividida pela linha do Equador, algo que aparece em algumas de suas atrações.

Também é a única capital que não possui conexão por rodovia com nenhuma outra capital, sendo o acesso direto somente possível por viagem aérea ou marítima!

Boa parte do turismo lá é dedicado à rica história e cultura, desde a formação e desenvolvimento do Macapá aos costumes e tradições de seus nativos.

Outra parte se foca em seus amplos recursos naturais, em seu conhecimento e na luta pela sua manutenção.

Como chegar a Macapá

O que fazer em Macapa lugares turísticos

A rota mais fácil é se locomover até um aeroporto e buscar um Voo direto até o Aeroporto Internacional de Macapá – Alberto Alcolumbre.

Você pode conferir sites como o Passagens Promo para ficar por dentro dos melhores preços de passagens aéreas para Macapá, dentre as mais confiáveis companhias aéreas!

Outra opção são os passeios de barco ou balsa, passando pelo Rio Amazonas.

Quem desejar levar o próprio carro para lá pode transportá-lo através de balsas, também!

Aluguel de carro com muita economia. Utilize o cupom PASSAGENSPROMO e ganhe 5% de desconto! Economia para você conhecer muitos destinos. Confira clicando aqui.

O que fazer em Macapá: principais pontos turísticos

O que fazer em Macapá Amapá
Fonte: Flickr

Há diversos patrimônios culturais marcantes no macapá, como o Museu Sacaca, a Igreja de São José de Macapá e o Centro de Cultura Negra.

Neles, há muito o que conhecer e aprender sobre a história e costumes da região. Também há muita movimentação comercial.

A Casa do Artesão é um dos marcos nesse sentido. Alguns eventos comerciais também acontecem, como a Expofeira, que também conta com shows e apresentações.

Os monumentos também são referidos com frequência, a exemplo da Fortaleza de São José do Macapá e do monumento do Marco Zero.

Monumento do Marco Zero do Equador

O que fazer em Macapa pontos turísticos
Fonte: Wikipédia

Localizado na divisória do Equador se encontram a Avenida Equatorial, o Estádio “Zerão” e, entre eles, o Monumento do Marco Zero do Equador.

Em todos, está presente a ideia de divisão entre os hemisférios norte e sul do planeta.

Na linha central do gramado no estádio e em lados opostos da avenida e da praça que contém o monumento.

Neste local, é possível visualizar o Equinócio, momento em que o monumento projeta sua sombra exatamente alinhada com o Equador!

Fortaleza de São José de Macapá

Ponto turístico Macapá Fortaleza de São José de Macapá

Próximo do Rio Amazonas se encontra a Fortaleza de São José de Macapá, erguida com a intenção de defender o território amazonense contra invasões.

Hoje, é um dos locais preferidos por turistas de Macapá para se fazer uma visita. Escolas também agendam visitações para estudos.

Valioso pela sua riqueza histórica e arquitetônica, até hoje só teve tiros disparados de forma comemorativa.

A fortaleza é um dos pontos de referência na cidade, próximo a outros locais marcantes, como a Casa do Artesão, o Trapiche Eliezer Levy e o Parque do Forte!

Parque do Forte

Turismo em Macapa
Fonte: Wikipédia

Reformado recentemente, o Parque do Forte foi construído anexado à Fortaleza de São José.

Acessível por estar em uma região central, o parque possui uma boa infraestrutura, amigável e bem completa, excelente para crianças!

Há estacionamento, banheiros públicos, brinquedos e equipamentos para exercícios físicos e alongamentos, além de uma bela vista do Rio Amazonas!

Acessível também por transporte público, o parque é um ponto de encontro comum para lazer e relaxamento.

Casa do Artesão

Rico espaço cultural do Macapá! A Casa do Artesão abriga peças artísticas típicas da região e características da cultura indígena.

A estrutura foi revitalizada no ano passado, tornando a experiência da visitação ainda mais encantadora!

A Casa abre a oportunidade para uma grande quantidade de profissionais, como artistas e empreendedores, de exercer suas atividades.

Além de contribuir para a preservação e expansão da cultura macapaense, servindo também como um ótimo lugar para comprar uma lembrança, pra trazer pra casa depois de visitar!

Trapiche Eliezer Levy

Quanto foi inicialmente construído, o trapiche enfrentou problemas pela intensidade dos ventos e da água, que, com a estrutura de então, dificultava para as embarcações atracarem.

Depois que foi reconstruído, de forma mais durável e resistente, passou a completar a cidade.

Sua construção começou com o Prefeito Eliezer Levy, antes mesmo de o Amapá ser considerado estado!

Hoje, após tantas reformas e revitalizações, o trapiche é um ponto turístico agradável, contendo até uma área e convivência, sorveteria e transporte por bondinho elétrico!

Orla do Araxá

Abrange a orla do Rio Amazonas, próximo da rua Orla do Araxá, incluindo a Praia do Araxá, a Pracinha da Orla do Araxá e uma série de estabelecimentos à beira do rio.

Esse local é um dos preferidos em Macapá para a realização de shows, festas, encontros entre amigos e também é bem visitado por turistas que querem conhecer os atrativos da região.

Frequentemente se encontram programações de lazer por lá e pelos bairros adjacentes!

O espaço é ótimo para práticas esportivas, como caminhadas, skate, ciclismo, kitesurf, corridas pela orla.

Hotel com 5% de desconto com o cupom VAIDEPROMO5! Economia e conforto para você aproveitar muito mais a sua viagem. Confira clicando aqui.

Centro de Cultura Negra

Rodeado de história e informação sobre a cultura negra e suas batalhas, passadas e presentes, está o Centro de Cultura Negra.

Frequentemente acontecem atos e palestras em prol dos direitos dos negros, como as atividades do mês da consciência negra.

O local carrega uma grande importância na promoção de igualdade racial e no ensino da tolerância e boa convivência.

Além de também valorizar a rica cultura e diversa cultura negra e seus antecedentes.

Museu Histórico do Amapá Joaquim Caetano da Silva

O que fazer em Macapa dicas
Fonte: Wikipédia

Antigamente era a Sede Administrativa do Amapá, hoje é o Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva, nome de um importante diplomata e historiador brasileiro.

Com uma estrutura ainda mais amigável após revitalizações e reestruturações, o museu recebe de estudantes a turistas e agita o comércio nas localidades próximas.

O museu contém um amplo acervo, com livros, artesanatos e artefatos históricos, que contam a história dos povos amapaenses.

Registros arqueológicos também são guardados lá, além das representações culturais indígenas e as do período colonial no Amapá.

Museu Sacaca

O que fazer em Macapá Amapá dicas
Fonte: Wikipédia

Enquanto o passado se encontra em grande parte no Museu Histórico, o Museu Sacaca se volta também para o futuro!

O Centro de Pesquisas Museológicas Museu Sacaca incentiva e promove as produções acadêmicas e ajuda a envolver a comunidade nestes conhecimentos.

O projeto Museu Vivo, por exemplo, coloca os visitantes em contato direto com as comunidades locais, que expõem suas tradições e costumes.

O museu recebe visitação de escolas e realiza palestras, debates e exposições, várias delas acontecendo a céu aberto!

Igreja de São José de Macapá

Próximo do museu histórico se encontra o monumento mais antigo do Macapá, uma igreja inaugurada em março de 1761.

Carrega em seu nome o padroeiro da cidade, São José, assim como a Fortaleza de São José.

Sendo o Macapá uma cidade muito religiosa, houve uma mobilização em prol do reconhecimento da igreja como patrimônio cultural, o que chegou a acontecer em âmbito estadual.

Sempre foi um ponto de encontro comum para moradores da cidade e ainda hoje é um dos maiores pontos de referência de lá!

Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

Fique tranquilo, não enviamos spam!

E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

O que fazer em Macapá: passeios e dicas

Sendo a natureza um grande ponto forte do Norte, não poderiam faltar os passeios naturais e ecológicos.

As trilhas e passeios por terra são encantadores e enriquecedores, pela oportunidade de conhecer mais sobre a vida das florestas.

Enquanto os passeios aquáticos não são menos surpreendentes, podendo ser uma experiência única, nos rios que fazem parte da maior bacia hidrográfica do mundo!

Trilha Maracá na Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN

A Reserva Particular Revecom promove o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente no Amapá, envolvendo a comunidade em programações especiais.

Uma delas é a Trilha Maracá, uma visita guiada que frequentemente leva alunos para conhecer diversidade e a importância da fauna e flora local.

Qualquer um pode fazer sua visita, com um agendamento feito pelo menos quatro dias de antecedência.

O passeio, próximo do Rio Amazonas e da Ilha de Santana, é super tranquilo e uma verdadeira e completa aula prática de ciências da natureza!

Observação do boto cor-de-rosa

O que fazer em Macapa pontos turísticos
Fonte: Wikipédia

Enquanto passeios como a Trilha Maracá acontecem próximos do Rio Amazonas, outros acontecem em meio a ele.

Por exemplo, um dos passeios mais procurados no Amapá, a observação de botos! Em especial os botos vermelhos, ou botos-cor-de-rosa, muito conhecidos no folclore brasileiro.

Esses parentes próximos dos golfinhos nadam exclusivamente em água doce, ao contrário de seus primos de água salgada, e são objeto frequente de estudos.

Esses simpáticos mamíferos aquáticos são interessantes e muito divertidos de ver bem de perto!

Passeio de barco no rio Amazonas

Correndo o risco de ser confundido com o mar, o rio Amazonas é bastante impressionante.

Passando pela capital ou dando voltas pelas ilhas próximas, os tours pelo rio são muito populares.

Seja para apreciar o mar e a orla recheada de árvores, para conhecer a flora e fauna, terrestre e marinha, ou para curtir o passeio ou nadar com os botos.

Consulte as diversas rotas de barco para encontrar a mais apropriada para você!

Ecoturismo na Amazônia no Parque do Tumucumaque

A preservação da natureza é, e com ótimos motivos, um tema comum dentre os passeios do Macapá.

Uma das opções para ecoturismo mais reservadas e com uma natureza mais exuberante é o Parque do Tumucumaque.

O parque apresenta uma diversidade de programações, de rapel e canoagem até trilhas guiadas, sempre com o foco de manter e promover a proteção natural.

As visitações começaram não muito tempo atrás. Há muita cautela envolvida neste processo, para nunca deixar de lado a preservação desta importantíssima região!

Visitar a Praia da Fazendinha

Para confundir ainda mais quem ouve que não há mar em Macapá, há até uma praia!

A Praia da Fazendinha é uma praia fluvial, banhada pelo Rio Amazonas, não muito distante da capital.

A areia é fofa e a praia é cheia de atividades, apesar de não ser tão grande. É comum ver, na água, banhistas e pessoas com caiaques e jet skis.

Enquanto isso, em terra, especialmente quando a maré está recuada, as pessoas relaxam e desfrutam de uma maravilhosa culinária!

Seguro viagem para Macapá

Esteja sempre pronto para imprevistos com um seguro viagem! Se for viajar de avião, um seguro pode te precaver contra extravios de bagagem, por exemplo.

Nunca se sabe o que pode acontecer, então é melhor prevenir do que remediar, especialmente para quem vem de longe.

Entre em contato no Seguros Promo e busque o seguro que mais se encaixa com as suas necessidades!

Seguro Viagem: América do Sul
Affinity 15 Affinity 15 Assistência médica USD 15.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (SUPLEMENTAR) R$ 14/dia*
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) + TELEMEDICINA AC 35 MUNDO (Exceto EUA) + TELEMEDICINA Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 15/dia*
Intermac 15 Turístico Internacional Intermac 15 Turístico Internacional Assistência médica USD 15.000 Bagagem extraviada USD 350 (SUPLEMENTAR) R$ 17/dia*

Passagens Aéreas em Promoção para Macapá

Com a ausência de rodovias que deem acesso à capital Amapaense, uma das opções mais comuns é a viagem de avião.

Tome essa oportunidade de ampliar seus horizontes e conhecer a fundo a região norte do Brasil!

O Passagens Promo oferece ótimas condições para viagens aéreas a ótimos preços nacionais.

Acompanhe nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter!) para não perder as últimas promoções!

Passagens Aéreas na Promoção para Macapá, no Amapá
Passagens aéreas saindo de
Gol BEL Belém MCP Macapa 23 Jul 20 Ago R$ 259 Azul BEL Belém MCP Macapa 17 Ago 18 Ago R$ 292 Azul BEL Belém MCP Macapa 19 Ago 31 Ago R$ 292 Azul BEL Belém MCP Macapa 08 Ago 10 Ago R$ 294 Azul BEL Belém MCP Macapa 07 Ago 10 Ago R$ 294 Azul BEL Belém MCP Macapa 07 Ago 18 Ago R$ 323 Ver mais ofertas