O que fazer em Maceió: praias e pontos turísticos para visitar

Vai viajar para este paraíso mas está em dúvida sobre o que fazer em Maceió? Curtir somente as praias ou visitar os pontos turísticos? E ainda tem a gastronomia típica de Alagoas…

As opções são muitas e é mesmo difícil de escolher. Há muitas atrações turísticas em Maceió e lugares lindos para conhecer.

Para isso, basta chegar na cidade e ver todas aquelas praias magníficas para esquecer todos os aborrecimentos.

Pronto para fazer as malas e embarcar em mais esta viagem magnífica e inesquecível pelo litoral de Maceió? Nós vamos com você! Boa leitura e marque tudo aí no seu roteiro de viagem.

O que fazer em Maceió: praias e pontos turísticos

O que fazer em Maceió: praias e outros pontos turísticos
Fonte: PxHere

O Estado de Alagoas é um convite para conhecer Maceió e suas praias paradisíacas.

Os passeios culturais, os mais variados pontos turísticos e as noites badaladas da capital alagoana conquistam todos os perfis de turistas.

E então, quer saber o que fazer em Maceió? Continue lendo este artigo e veja quantas opções de praias e pontos turísticos nós listamos para você.

Quando ir a Maceió

Em Maceió faz calor durante todo o ano. Somente entre os meses de abril e julho é que as chuvas são mais constantes. Por isso, na hora de decidir quando ir a Maceió, essa condição climática pode ser levada em conta.

Entre setembro e março chove menos em Maceió. Se você quer fugir das chuvas preste atenção nesse calendário sazonal.

Também é preciso lembrar-se da tábua das marés. Sim! Porque ela vai influenciar diretamente nos passeios que te levam para conhecer as famosas piscinas naturais no litoral de Maceió.

Mas a alta temporada também é uma condição para definir quando ir a Maceió. Geralmente, ela ocorre no verão e é, justamente, nos dias de calor e sol que as águas do mar ficam com tons de azuis incríveis que se assemelham ao Caribe.

No inverno você pode até ir a Maceió, mas correrá o risco de ter de enfrentar muitas chuvas. Mas os dias não são tão frios e, às vezes, até dá praia!

O bom é que, neste período do ano, os preços caem e se tornam mais acessíveis. Assim, é muito mais fácil encontrar passagens baratas para Maceió!

Passagens aéreas para Maceió

Voo para Maceió
Fonte: Unsplash

Não deixe para a última hora a compra das passagens aéreas! O ideal é ir pesquisando os melhores preços.

Isto será mais fácil se você utilizar um site comparador de preços de passagens. O Passagens Promo é a escolha certa! 

Lembre-se de pesquisar em dias e horários diferentes, durante a semana, evitando comprar para fins de semana e feriados, quando as passagens costumam estar mais caras. Confira:

Faça um cadastro de alerta no site para receber notificações caso algum trecho sofra alteração!

O que fazer em Maceió: pontos turísticos

Nem só de praias é feito Maceió. Há muitos pontos turísticos para serem visitados que vão enriquecer sua viagem com muita cultura e fatos históricos.

Ao pensar em coisas para fazer em Maceió, lembre-se de colocar estas opções de lugares incríveis que separamos para te contar. Você vai se render aos encantos destes locais!

Feirinha de Artesanato de Pajuçara

O que fazer em Maceió: conhecer a feira de artesanato
Fonte: Freeimages

Ela fica à beira mar, o que já torna o acesso fácil e rápido. A Feirinha de Artesanato de Pajuçara é uma das mais concorridas de Maceió.

Com uma estrutura grande, ela tem 200 barracas onde vendem vários artigos de decoração e acessórios feitos de palha, cerâmica, madeira, barro, couro e outros materiais. 

E se você curte um forró é só ficar pela feirinha até o início da noite, quando o forró tem início. 

Quer levar presentes e lembrancinhas para os amigos? E ainda garantir bons preços? A feirinha é o lugar ideal para este passeio.

Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore

Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore
Fonte: Wikimedia Commons

Um pouco da história de Alagoas está toda aqui, neste Museu que reúne vários artigos da cultura alagoana abrigados nos três andares do prédio.

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore está localizado próximo ao centro de Maceió e de Jaraguá.

O nome dele é porque o prédio foi construído para guardar toda a coleção do professor e folclorista, Théo Brandão. O passeio é guiado e atrai pessoas de todas as idades.

Palácio Floriano Peixoto Museum

É claro que as praias de Maceió são espetaculares e super atrativas, mas recomendamos que você tire um tempinho para conhecer o Museu Palácio Floriano Peixoto.

Ele é interessantíssimo e o acesso é fácil, porque o Palácio fica no centro da cidade e vai oferecer a você muita cultura e histórias incríveis sobre Maceió.

As visitas são gratuitas e podem ser guiadas, se os turistas preferirem. Sua beleza arquitetônica é de tirar o fôlego. Tanto é que ele já foi sede do Governo de Alagoas, em épocas passadas.

Catedral Metropolitana de Maceió

Uma obra arquitetônica, o seu roteiro de o que fazer em Maceió, Alagoas precisa constar uma visita a esta Catedral belíssima!

O Santíssimo Sacramento foi feito numa obra que é considerada uma das mais belas de Maceió. Majestosa, a Catedral Metropolitana permite que você tire fotos em seu interior. E as fotos ficarão um espetáculo com este cenário ao fundo!

Desde as belas colunas até as cancelas de madeira e a decoração feita de filetes de ouro, a beleza da Catedral vai te inspirar e encher seus olhos com tamanho encantamento.

Se interessou pelo destino? Saiba mais sobre as passagens aéreas para Maceió!

O que fazer em Maceió: praias

São consideradas as mais belas e paradisíacas do litoral nordestino. Entre tantas opções de praias em Maceió, listamos as melhores entre tantas para você conhecer. Vamos juntos nessa leitura super bacana sobre o litoral alagoano?

Praia de Pajuçara

Praia de Pajuçara em Maceió
Fonte: Pixabay

Dona de uma beleza rara, a Praia de Pajuçara é o sonho de todo turista! Localizada no bairro nobre de Maceió, ela é a mais famosa de todas as praias do Estado de Alagoas.

A Praia de Pajuçara é bem movimentada, mas suas águas são tranquilas (e super transparentes!). As piscinas naturais que se formam nessa praia são os principais e mais belos atrativos.

Para chegar às piscinas naturais o transporte é feito de barcos e muitos sanfoneiros se apresentam para alegrar o trajeto, confirmando que há muito o que fazer em Maceió.

Ciclovias, chuveiros, quadras de esporte, restaurantes, hotéis e até pista de cooper fazem da Praia de Pajuçara a mais completa para atender aos turistas.

Conhecer a Praia da Pajuçara é garantia de conhecer e vislumbrar lugares bonitos em Maceió.

Pratagi

A Praia de Pratagi é a preferida das famílias e o motivo é quase óbvio: ela tem ondas muito fracas, o que a torna excelente para banhos de mar. Ela fica a cerca de 18 quilômetros do centro de Maceió.

Na faixa de areia, muito fina e dourada, os turistas apreciam os coqueirais e aproveitam os serviços oferecidos pelos quiosques. Pratagi é, sem dúvidas, uma das atrações turísticas de Maceió.

Embora seja muito linda e com boa infraestrutura, a Praia de Pratagi ainda é pouco frequentada por turistas. A maior parte dos visitantes do lugar são os moradores da região e os pescadores.

Paripueira

Vista aérea da praia de Paripueira
Fonte: Wikimedia Commons

Se você não sabe o que fazer em Maceió, saiba que conhecer a Praia de Paripueira é uma das obrigações mais espetaculares dos turistas que visitam Alagoas.

Ela tem enormes bancos de areia e, juntos, eles formam cerca de 25 lindas piscinas naturais, que já são muito famosas no estado alagoano. 

Até porque, é justamente da Praia de Paripueira que saem vários barcos rumo às outras praias de Maceió.

Uma curiosidade bem bacana sobre essa praia é que nela existe a 3ª maior formação de corais do mundo! Já imaginou que visão mais linda para se apreciar?

A Praia de Paripueira não fica longe do centro de Maceió, mas, ao mesmo tempo, oferece tranquilidade aos turistas. Charmosa, ela é bem frequentada por pescadores e ver seus barquinhos encostados no areal é muito comum.

Costa Brava

Uma mata nativa protege a extensa faixa de areia na Praia da Costa Brava. O mar é um pouco agitado e as ondas alcançam alturas medianas. Por causa desse cenário, o bodyboard é um dos esportes mais praticados.

Na Praia da Costa Brava é comum ver famílias e casais sozinhos fazendo piquenique na areia e na alta temporada a areia se transforma em espaço para a prática de vôlei.

A Praia de Costa Brava é deserta e tem poucos frequentadores. Se você quer fugir das aglomerações e ter bastante sossego, aqui está o lugar ideal. A água verde do mar faz da praia uma paisagem de cinema.

Ipioca

Vista aérea da praia de Ipioca
Fonte: Wikimedia Commons

Paradisíaca! Esse é o principal adjetivo dado à Praia de Ipioca. Conforto e paisagens extraordinárias também são seus pontos fortes. Maceió vale a pena conhecer justamente por conta dessas maravilhas do litoral!

A Praia de Ipioca recebe pouquíssimos turistas! Há quem confunda e até diga que ela é uma praia deserta, mas não é. Aliás, os surfistas gostam muito dessa praia em alguns meses do ano, quando o mar fica bem mais agitado.

Os praticantes de windsurf também buscam pela Praia de Ipioca por causa das ondas que se formam aumentando as opções de o que não pode deixar de conhecer em Maceió.  

E água do mar, então… Que maravilha! O tom das águas é azul turquesa e a beleza é tanta que chega a tirar o fôlego de quem conhece a Praia de Ipioca.

As famílias também frequentam muito este lugar em busca do conforto e da segurança que a praia oferece. Coqueiros com redes e playgrounds são um dos atrativos em Ipioca.

Praia do Gunga

Bem mais movimentada, a Praia do Gunga é o destino preferido de todos. Até dos moradores de Alagoas. Se você gosta de tranquilidade é melhor ir nessa praia de manhã ou no fim da tarde.

Em outros horários o som alto predomina nas barracas de alimentação e na vila do artesanato. O acesso à Praia do Gunga é feito pelo mar – por barcos ou lanchas – ou por terra.

Nesta praia há um cenário espetacular formado pela Lagoa do Roteiro, numa ponta, e falésias na outra ponta. A praia é toda cercada por imenso coqueiral.

O que fazer em Maceió: arredores

O que fazer nos arredores de Maceió
Fonte: Pixabay

Praias em Maceió é o que não faltam! E cada uma delas tem seus atrativos e conquistam os turistas dos mais variados gostos.

Separamos mais alguns destinos praianos para você ter muitas coisas para fazer em Maceió e garantir momentos incríveis durante sua viagem.

Praia do Francês

Está aqui uma das maravilhas da capital alagoana! Ao chegar à praia do Francês fica fácil saber porque o litoral de Maceió é tão rico e famoso por suas belezas naturais.

Nesta praia, você pode escolher em qual lado da praia vai querer ficar. No lado esquerdo há mais badalação, as piscinas naturais são bem visíveis e os arrecifes protegem toda essa região.

Já do lado direito da Praia do Francês o mar tem ondas bem fortes e os surfistas são os principais frequentadores. Inclusive, muitos campeonatos de surf acontecem nesse local.

Aos fins de semana, a Praia do Francês fica lotada e, se a maré subir, boa parte da faixa de areia é tomada pelo mar. Portanto, se você não gosta de aglomerações vá à Praia do Francês nos dias de semana ou na maré baixa.

Maragogi

Maragogi, Maceió
Fonte: Pixabay

Eis aqui o “Caribe Brasileiro”! A Praia de Maragogi tem águas em tons de verde esmeralda, muito cristalinas e transparentes. A visibilidade do fundo do mar e de peixes é praticamente perfeita!

Passeios de buggy são excelentes opções de diversão, mas nada supera o mergulho na Praia de Maragogi. Ir para Alagoas e não mergulhar em Maragogi é quase um pecado! Um dos lugares mais bonitos em Maceió!

Ela ainda oferece excelentes opções de hospedagem, ótima culinária e muitos serviços aos turistas.

E as piscinas naturais de Galés? O que dizer dessa maravilha na Praia de Maragogi? Nelas estão uma das mais importantes e belíssimas formações de corais do mundo!

O que fazer em Maceió com chuva

De repente, o tempo fecha, o céu escurece e a chuva obriga você a mudar os planos trocando o roteiro das praias. Em Maceió, as chuvas são mais frequentes entre os meses de abril e junho.

Mas se você nem imagina o que fazer em Maceió com chuva, nós trazemos algumas dicas.

E se as praias vão ter de esperar pela sua presença, Maceió oferece excelentes restaurantes com culinária típica alagoana, museus charmosos e muito receptivos e bares movimentados e animados.

A Catedral Metropolitana de Maceió é uma escolha certeira para conhecer. Com uma decoração rica em sua arquitetura, é possível ver de perto os filetes de ouro decorando os púlpitos, a pia de mármore português e várias imagens de vidro.

E enquanto você espera a chuva passar, experimente a deliciosa carne de sol assada na brasa e também o tradicional chiclete de camarão, que traz camarões ao molho cinco queijos.

O que fazer em Maceió à noite

A alegria contagiante do nordeste brasileiro pode ser sentida nas noites de Maceió.

Bares dançantes, experimentar quitutes divinos nos restaurantes, visitar as feiras de artesanato e até bater papo, paquerar e se divertir nos quiosques das praias.

Caminhe pelos calçadões da Praia de Pajuçara, por exemplo. Afinal, as orlas das praias estão sempre muito movimentadas durante as noites, em Maceió.

O bairro de Jatiúca é um dos mais badalados e, certamente, enquanto passeia por ele encontrará muitas opções que vão te ajudar a ter o que fazer em Maceió, durante a noite.

Cotação de passagens aéreas para Maceió

É importantíssimo não pagar caro nas passagens aéreas. Você deve ficar de olho nas nossas redes sociais e também no nosso site Passagens Promo para ver as promoções imperdíveis de passagens aéreas.

Existe, inclusive, a possibilidade de você se cadastrar no alerta de preços. Daí, toda vez que tiver alteração no valor num determinado trecho a gente vai te avisar, combinado?Gostou da capital alagoana?

Viu que tem muito o que fazer em Maceió? Então vá lá conhecer! De Promo você pode!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Não perca as dicas incríveis do nosso blog!