Turismo na Espanha: saiba o que fazer na Espanha e a lista das 10 cidades mais bonitas
Já pensou em viajar para capital da Espanha? A cidade é encantadora, repleta de atrativos e uma das mais bonitas do mundo. Mas você sabe o que fazer em Madrid?
São tantas opções de pontos turísticos em Madrid, que com certeza serão necessários pelo menos 3 dias para conhecer os mais importantes locais da cidade.
E se tiver mais tempo pode ter certeza que não vai faltar o que fazer em Madrid. Pois tem opções para todos, desde quem viaja sozinho, com amigos, em casal e até com família e crianças.
Logo, antes mesmo de fazer as malas, é preciso saber o que você quer conhecer de qualquer maneira e quais são os pontos que você pode deixar para uma próxima visita. Assim, fica mais fácil de montar um bom roteiro
Para te ajudar a aproveitar ao máximo desse pedacinho da Espanha, fizemos um roteiro completo de 3 dias, com os lugares mais incríveis da capital, Madri. Quer conhecer? Confira neste post.
Índice
Quando ir a Madrid?
Na hora de planejar a sua viagem é importante saber qual a melhor época para visitar a cidade. A dica é viajar no outono europeu, que acontece entre setembro e dezembro e primavera entre março e junho.
Neste período, as temperaturas ficam mais amenas e a cidade fica mais bonita, seja pelas folhas secas coloridas no outono ou pelos belos jardins floridos na primavera.
Já se for viajar em julho, se prepare para curtir o verão e encontrar temperaturas realmente altas. No entanto, a boa notícia é que dá para aproveitar o sol até tarde (21h30).
Se quiser curtir o inverno na Europa, o indicado é viajar em janeiro. Mas não esqueça o casaco, ok? As temperaturas na Europa costumam ficar realmente baixas.
Voos baratos para Madrid
Existem voos diretos do Brasil para Madrid, que saem de diversas capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Desse modo, sua viagem é muito mais tranquila sem escalas, apesar de ser um voo longo com mais de 10 horas.
Para encontrar passagens baratas você pode contar com a ajuda do nosso buscador Passagens Promo. Com ele você planeja sua viagem de maneira a pagar menos nas passagens aéreas.
Usar o buscador é muito simples, basta colocar a origem e o destino que em questão de segundos são apresentadas as opções de diversas companhias. Depois disso é só você escolher o que melhor lhe atende.
Onde ficar em Madrid?
Antes de descobrir o que fazer em Madrid é importante saber onde ficar hospedado, não é mesmo? Afinal, o hotel é um dos itens mais importantes da viagem.
A dica é escolher a hospedagem em uma região central, deste modo você pode conhecer muitos pontos turísticos a pé e economizar com transporte
Ficar em hostel, hotel ou até mesmo em Airbnb vai depender muito do seu estilo de viagem. Para quem está indo com amigos, ou fazendo um mochilão, por exemplo, hostels podem ser uma ótima e barata opção.
Para os casais que estão em busca de momentos românticos e de conforto, os hotéis são mais indicados, já que nos hostels geralmente se dividem quartos com muitas pessoas.
E as famílias que queiram conforto e ao mesmo tempo uma hospedagem mais em conta do que os hotéis, o Airbnb pode ter várias opções. Já que existe a possibilidade de se alugar apartamentos ou casas inteiras para a sua família.
Independente da sua escolha, fique atento antes de fechar a hospedagem, verifique se fica em uma região segura, procure por avaliações de outros hóspedes e tudo o mais que possa evitar que você tenha surpresas desagradáveis.
O que fazer em Madrid em 3 dias
Agora que você já sabe quando ir e onde ficar em Madrid chegou o momento de conhecer os pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu planejamento.
Neste guia contamos o que fazer em Madri durante 3 dias. Tem opções de restaurantes, museus, parques, pontos mais famosos na cidade e muito mais.
Todas as dicas são apenas sugestões que você pode modificar de acordo com o seu estilo de viagem e também com o gosto pessoal. Se for uma pessoa que preza pelo turismo gastronômico, por exemplo, pode incluir mais restaurantes do que listamos.
Ou se quiser saber mais sobre a história da cidade, existem muitos museus e lugares históricos para serem visitados.
A verdade é que o turismo na Espanha de modo geral é bem vasto e rico. Portanto, se não quer ficar perdido quando estiver na capital, confira nossas dicas.
Vamos lá?
Mapa dos lugares turísticos em Madrid
Dia 1 – O que fazer em Madrid
Para começar nosso roteiro por Madrid separamos 4 pontos turísticos e um restaurante para você saborear o melhor da culinária madrilenha.
Esses são pontos turísticos “básicos” e que todo mundo quer conhecer, seja por sua história, seja por ficarem próximos ao centro da cidade e assim se tem uma boa localização.
E é claro que depois de um dia andando por aí, nada melhor que saborear uma boa comida espanhola.
A sugestão de roteiro para o primeiro dia é bem tranquila de ser feita. Inclusive, se você visitar tudo e ainda assim tiver um tempinho livre, pode aproveitar para conhecer os cafés que ficam no centro histórico da cidade.
Veja só o que preparamos para você fazer em Madri em 1 dia.
Puerta del Sol
Na praça mais famosa da cidade você encontra algumas das principais atrações da cidade.
A Estátua do Urso e do Medronheiro: Essa é a estátua símbolo da cidade. E você com certeza vai querer uma foto perto. Desde sua construção em 1967 se tornou um ponto muito popular em Madrid
O Relógio da Casa de Correios: O relógio é conhecido em todo o país. Todos os anos, do dia 31 de dezembro para 1 de janeiro, ele emite 12 badaladas para simbolizar a chegada do ano novo. Embaixo da torre centenas de pessoas se reúnem para comer doze uvas. A cerimônia é transmitida em diversos canais de televisão local.
Em frente ao prédio onde está o relógio também está o Quilômetro zero. Ele marca onde começam diversas estradas que ligam Madri ao restante da Espanha.
Plaza Mayor em Madrid
Construído no século XV esse ponto turístico chama atenção pela beleza da arquitetura antiga. Lá você vai ver a Estátua de Felipe III (criada em 1616), a Casa da Padaria (construído em 1590) e o Arco de Cuteleiros.
Ah, e para os apaixonados por bares, a praça é o lugar ideal. Ao redor você encontra vários restaurantes, bares e cafés para todos os gostos.
É uma boa pedida para quem está a fim de parar um pouco e fazer um lanche antes de voltar a turistar. Depois de provar um pouco da gastronomia local e de se encantar com as belezas ao redor, será um ótimo momento para fazer algumas fotos na praça, que é um dos principais cartões postais da cidade.
Se você é do tipo que gosta de se fotografar durante as viagens, vai ter oportunidade de voltar para casa com belas recordações.
Plaza de España
Já que estamos falando em praças, quem procura o que fazer em Madrid não pode deixar de conhecer a Plaza de España.
Ela está localizada no centro histórico, onde há vários edifícios e monumentos como estátua dedicada ao famoso romancista, Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote.
Essa é uma praça que possui edifícios com arquitetura mais moderna e não tão históricos, ainda assim, vale a visita para ver essa diferença entre as outras praças de Madrid.
Ah, além disso a praça divide duas importantes ruas comerciais: a Gran Vía e a Calle Princesa. Então se quiser fazer compras, é só cruzar a rua.
Mercado de San Miguel
Outra opção de passeio é o Mercado de San Miguel. O local é ideal para quem quer comprar os ingredientes mais frescos da cidade.
Lá você vai encontrar frutos do mar, tapas, e outras comidas típicas da culinária espanhola. Você encontra também, vinhos, cervejas especiais, queijos e doces locais, produzidos por agricultores que expõem e vendem nas bancas do mercado.
Mas o que também chama a atenção do local é a sua beleza, ele foi o único mercado de ferro que sobrevive até os dias de hoje na Espanha. Em 2009 passou por um processo de revitalização a fim deixá-lo com ares mais modernos e também atrair pessoas que gostam do conceito mais gourmet.
Saint James
Para terminar o primeiro dia de passeio por Madrid nada melhor que jantar em um bom restaurante.
O Saint James é a opção ideal para quem quer saborear a autêntica gastronomia espanhola. Não deixe de experimentar a famosa paella.
O restaurante fica na rua Juan Bravo. Vale a pena conhecer!
Dia 2 – O que fazer em Madrid
No segundo dia na maior cidade da Espanha, que tal conhecer outros pontos turísticos famosos? Não pode ficar fora do seu roteiro um passeio pela principal catedral da capital, não é mesmo?
Reunimos algumas opções de lugares que contam um pouco da história de Madrid e também da Espanha como um todo. Se você é uma pessoa que gosta do turismo histórico e de entender mais sobre a cidade onde está, com certeza vai gostar das opções que reunimos aqui.
E, caso esse não seja o seu forte, pode ficar tranquilo, pois são lugares belíssimos e que você não vai se arrepender de visitá-los.
Claro que uma sugestão de restaurante não poderia faltar no roteiro do 2º dia em Madri, não é mesmo? Seja uma parada para o almoço ou jantar, o Juana La Loca vai te mostrar um dos melhores sabores da Espanha.
Catedral de La Almudena
Consagrada pelo Papa João Paulo II, essa igreja é a mais importante da cidade. Foi a primeira catedral no mundo a ser consagrada fora de Roma.
Sua arquitetura chama atenção por misturar elementos de diversos estilos, entre eles o neogótico, o neoclássico e o barroco.
Dentro da catedral existe também um museu religioso, onde estão figuras dos padroeiros da cidade.
Mesmo quem não é religioso vai se encantar com a arquitetura do local e vale a pena conferir como ela é por dentro. Lembrando que fotos só são permitidas em algumas áreas, por isso, respeite esse limite durante sua visita.
Palácio Real em Madrid
Já pensou em visitar o local que é a casa da Família Real?
Este lugar é o Palácio Real ele é uma das residências do Rei da Espanha, mas é mais utilizado para realização de eventos oficiais da realeza espanhola.
Para visitar o custo é de 10 euros, e a dica é ir na primeira terça-feira de cada mês quando há a troca da Guarda Real. Não é como a troca que acontece em Londres, mas ainda assim é imperdível!
O palácio é o maior em área construída de toda a Europa. Maior até mesmo o famoso Palácio de Versailles, que possui mais jardins, mas perde em questão de área construída.
Desde a arquitetura até os móveis e decoração interna são de deixar os olhos brilhando, afinal é tudo da realeza de verdade.
Por conta do país ser uma Monarquia Constitucional, tudo o que tem no palácio pertence a atual coroa. Sendo assim, essa pode ser uma chance de conhecer como é a casa de um rei.
Plaza de Oriente e Teatro Real
Já que estamos no Palácio Real, que tal caminhar um pouco pela Plaza de Oriente?
Um dos locais mais bonitos de Madrid, oferece descanso em meio ao centro da cidade. Ideal para passar as tardes de primavera e verão.
Depois de passear pela praça é a hora de conhecer o Teatro Real, um dos mais importantes da cidade.
Você pode fazer uma visita guiada e conhecer o interior do teatro, ou assistir à óperas, flamenco, concertos, entre outras apresentações. Para não perder nada, fique de olho na programação.
Jardins de Sabatini
Fonte: Wikimedia
Outra dica do que fazer em Madrid pra quem já está no Palácio Real é conhecer os Jardins de Sabatini que ficam na parte norte.
O local recebeu esse nome porque era destinado às cavalariças que o arquiteto italiano Sabatini construiu para o palácio.
Os jardins têm estátuas de reis, fontes, bancos de pedra e um lago, e são protegidos por uma cerca, por isso há um horário de visitação.
De outubro a abril, as visitas podem ser feitas das 9h às 21h, já entre maio e setembro das 9h às 22h.
Juana La Loca
Que tal almoçar em um restaurante com comida boa e preço justo?
O Juana La Loca fica próximo ao Palácio Real e é ideal para um almoço rápido.
Os apaixonados por pão vão amar os Pintxos; tipo de pão que leva uma cobertura especial como presunto de pato, ovo piche trufado ou batata com cebola caramelizada.
Mas não vá achando que vai encontrar algo cheio de luxos não. O restaurante é muito frequentado por turistas exatamente por ser simples e ter um bom preço em relação a outros na mesma região.
Ainda assim, vale muito a pena experimentar as comidas tradicionais que são servidas ali. É tudo preparado com muita dedicação e carinho, o que deixa ainda mais saboroso.
Dia 3 – O que fazer em Madrid
No terceiro dia de roteiro nada melhor do que conhecer alguns museus e parques, não é mesmo? Além disso, que tal terminar a noite em um restaurante super moderno?
Os parques são uma opção para aqueles que querem aproveitar Madrid de um jeito quase que local. Passear por ali, parar para fazer um lanche em um local de sombra, ou até mesmo ler um pouco enquanto descansa para continuar o passeio,são ótimas opções.
Os parques são todos muito arborizados, por isso, sombras é que não vai ser díficil de encontrar.
Os museus também estão na lista, afinal, são tantos que não tem como passar por Madrid sem conhecer pelo menos meia dúzia deles. Selecionamos os mais interessantes para você conhecer.
Gran Vía
No 3º dia em Madrid, que tal começar pela Gran Vía? Essa é uma das avenidas mais importantes da cidade, principalmente em questões comerciais. É ali que você vai encontrar quase tudo o que precisa em Madrid, sejam restaurantes, lojas de roupa, cinemas e muito mais.
Sua construção durou várias décadas e hoje ela é responsável por conectar o centro de Madrid (Calle Alcala) e o noroeste da cidade (Plaza de España).
Por conta disso, pode ser que você passe por ela durante seus outros dias na cidade, enquanto se desloca. Mas o ideal é reservar algumas horinhas para conhecer e aproveitar o comércio local.
Palácio de Cibeles
O Palácio de Cibeles foi construído originalmente para ser um edifício que reunisse os três serviços de comunicação da época: os correios, telégrafos e o telefone.
Sua arquitetura mistura várias correntes artísticas, onde algumas se destacam mais, como o gótico, por exemplo. O local também chama atenção pela beleza e imponência.
A fachada é decorada com bustos de deuses, flores e folhas. Vale a pena conhcer por toda a sua história em volta e também aproveitar para tirar uma foto!
Museo del Prado
Quem está procurando o que fazer em Madrid e gosta de programas culturais, que tal visitar os museus da cidade?
Uma das paradas obrigatórios é no Museo do Prado, um dos mais famosos do mundo. Ele reúne a maior coleção de pinturas espanholas e você vai encontrar obras de artistas famosos como Goya e Picasso.
Além das pinturas também é possível encontrar outras obras de artes, esculturas e é claro, dentro do museu tem um ótimo café para você conhecer.
Você pode visitá-lo de segunda a sábado, de 10h às 20h e domingo de 10h às 19h.
Parque del Retiro em Madrid
Ideal para um passeio no fim de tarde, o parque é considerado o pulmão de Madrid, além de ser um cenário lindo e romântico, ótimo para quem está passando lua de mel ou viajando a dois pela cidade.
Além da fauna e da flora o lugar é um grande conjunto monumental com lagos, fontes e esculturas.
Ah, e tem mais: lá você pode fazer passeios de barco ou caiaques. Incrível, né? Esse é um passeio para quem busca algo mais calmo e ao mesmo tempo divertido. É possível ficar longas horas no parque tranquilamente.
Museo Reina Sofia
Já pensou em ver o famoso quadro Guernica de pertinho? E as obras de Miró e Salvador Dalí?
Se você gostou da ideia, então o Museo Nacional Centro de Reina Sofia, é o lugar ideal.
Além das obras dos pintores famosos, o museu também recebe várias exposições incríveis. Para não perder nenhuma é só ficar de olho na programação pelo site.
Quem é amante das artes deve inserir esse museu em seu roteiro de qualquer forma, ou vai se arrepender de ir para Madri e não conferir o que ele tem a oferecer.
Ten con Ten
Fonte: Site ecophon (fotógrafo Álvaro San Román Gómez)
Para terminar o último dia de nosso roteiro sobre o que fazer em Madrid, nada melhor que um restaurante super moderno e descolado!
O Ten con Ten é uma ótima opção para quem quer experimentar pratos diferentes, drinks saborosos e ainda gastar pouco.
Para quem busca o que fazer em Madri à noite ele é uma opção, em alguns dias é possível aproveitar suas mesas na calçada enquanto degusta de uma boa bebida.
Gostou? O local fica na Rua de Ayala, 6. Não deixe de ir!
O que fazer em Madrid: outros passeios turísticos
Gostou do nosso roteiro de 3 dias em Madrid? Que tal aproveitar um pouco da cidade durante sua tour?
Como Madrid é um destino incrível separamos outras opções de passeios para você aproveitar a capital. Veja só:
- Show de Flamenco no Café Ziryab:
Um dos espetáculos mais tradicionais da Espanha, não podia ficar de fora. O valor do ingresso já inclui o show de Flamenco e te dá direito a uma bebida. Se quiser, enquanto assiste ao show pode jantar ou tomar outros drinks, que não estão inclusos no ingresso.
- Estádio Santiago Bernabéu (Real Madrid):
Já imaginou conhecer a casa do Real Madrid? Esse estádio, além de ser casa de um dos times mais consagrados, é o mais importante da cidade. Vale uma visita!
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Madrid
Além de saber quais os melhores pontos turísticos de Madrid, Espanha, que precisam de estar no seu roteiro, é importante conhecer algumas dicas para aproveitar mais a viagem. Quer saber quais?
Utilize o transporte público: para se locomover pela cidade com conforto e segurança e ainda gastar pouco, utilize o metrô. As estações são próximas e fica mais fácil andar por Madrid.
Faça um planejamento de gastos: antes de viajar é bom levar em consideração quatro pontos (alimentação, transporte pela cidade, pontos turísticos e compras). Planejando com antecedência fica mais fácil economizar.
Veja mais dicas de viagem para a Europa:
Seguro Viagem obrigatório para Madrid
[seguros_promo_shortcode tags=”o-que-fazer-em-madrid,plu,fundo” theme=”card-large” coupon=”SPB15″ ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” /]Gostou das dicas sobre o que fazer em Madrid?
Antes de embarcar rumo maior cidade da Espanha é importante que você tenha um seguro viagem para a Europa.
Isso porque além dele ser obrigatório devido ao Tratado de Schengen, te ajuda com atraso e extravio de bagagem, despesas médico hospitalares, cancelamento e atraso de voos e muito mais.
E para escolher o melhor seguro gastando pouco, conte sempre com a Seguros Promo, o melhor comparador de seguros viagens do Brasil.
Passagens aéreas para Madrid
Agora que já sabe o melhor roteiro para aproveitar ao máximo Madrid, é só fazer as malas e viajar.
Mas não se esqueça, para comprar suas passagens com o melhor preço a dica é contar com o Passagens Promo, o melhor comparador de passagens aéreas.
Aproveite e nos siga nas redes sociais, lá tem sempre promoções para destinos incríveis.
Quer viajar com economia? De Promo você pode!
Leia também:
- Hotéis em Porto de Galinhas: valores, locais e mais
- Hotéis em Florianópolis: valores, locais e mais!
- Melhores hotéis de luxo no Brasil
- Hotéis em Aracaju: valores, locais e mais!
- Destinos europeus que foram cenários de filme
Pontos turísticos em Madrid: 15 atrações turísticas imperdíveis