
Comidas típicas da região Sul: confira pratos que dão água na boca!
Quer descobrir o que fazer em Mariana? Então você chegou ao artigo certo! Reunimos tudo o que você precisa saber sobre a primeira vila e cidade de Minas Gerais!
Uma das paradas quase obrigatórias da Estrada Real por ter sido a cidade mais próspera durante o ciclo de ouro, Mariana se destaca pela arquitetura colonial, em prédios construídos nos século XVII e XVIII.
Adicione a esta mistura o cenário exuberante da região do Parque Estadual do Itacolomi, museus e igrejas católicas construídas com ostentação.
Confira tudo o que a cidade reserva aos seus turistas!
Pesquise sua passagem aérea no Passagens Promo e surpreenda-se com os descontos de até 35%. Aproveite!
Primeira vila de Minas Gerais, Mariana está até hoje entre as principais cidades turísticas mineiras, sobretudo por conta de sua tradição católica (que resultou em inúmeras igrejas espalhadas pela cidade) e seu rico patrimônio histórico.
A cidade é um destino popular de bate-volta a partir de Belo Horizonte, localizada bem perto de outras cidades com grande potencial turístico, como Ouro Preto e Lavras Novas.
Mas, afinal, o que fazer em Mariana?
Que tal explorar igrejas erguidas no século XVIII, como a Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção e a Igreja de São Pedro dos Clérigos, ou passear pela primeira praça mineira, a Praça Minas Gerais?
Prefere conhecer os recursos naturais da região? Faça um passeio de trem entre Ouro Preto e Mariana e se encante com as paisagens do caminho.
Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.
Parte da Estrada Real e da Trilha dos Inconfidentes, Mariana foi uma das cidades mais importantes do ciclo do ouro no Brasil, com grande relevância histórica para os mineiros.
A região em que fica a cidade era ocupada por povos indígenas e estava basicamente fora da zona de colonização portuguesa, até que no final do século XVII foi fundado o arraial que daria origem a Mariana.
O Arraial de Nossa Senhora do Carmo primeira cidade, de Minas Gerais.
O nome Mariana só veio depois, já no século XVIII, em homenagem a dona Maria Ana de Áustria, esposa do rei de Portugal João V.
A conquista do título de capital de Minas Gerais se deu após uma curiosa competição: a cidade que mais arrecadasse ouro seria alçada a capital da capitania, e nenhuma outra vila superou a prosperidade mineradora de Mariana.
A cidade só deixou de ser capital em meados do século XVIII, quando Ouro Preto (então Vila Rica) tomou a dianteira na mineração e se tornou a cidade mais populosa da América Latina, chegando a mais de 80 mil habitantes.
A forma mais prática de chegar a Mariana é pelos céus e, depois, por terra: o viajante precisa desembarcar no Aeroporto de Confins, que atende Belo Horizonte, e, então, pegar estrada para chegar ao destino final.
O trajeto entre Belo Horizonte e Mariana tem 115 km e dura cerca de duas horas, por meio da BR-356 e, depois, pelo traçado da BR-040, passando pelo trevo de Ouro Preto até chegar a Mariana.
Se você estiver em Ouro Preto, o percurso também pode ser feito pelos trilhos: um trem turístico faz o trajeto entre Mariana e a antiga Vila Rica em cerca de 1 hora, serpenteando pelas serras mineiras.
Já está planejando o que fazer em Mariana e nas outras cidades turísticas de Minas Gerais? Então nada melhor do que encontrar passagens aéreas com os melhores preços!
Para garantir a economia na hora de viajar, recomendamos que você faça suas buscas em nosso site, Passagens Promo, especialista em busca de preços baixos!
Nossa plataforma permite a simulação de diferentes datas, rotas e horários de viagem para que você encontre os melhores preços, promoções imperdíveis e grandes descontos.
Não se esqueça de criar um alerta de preços para receber notificações quando o trecho desejado sofrer alguma alteração de preço!
Uma das mais importantes cidades turísticas de Minas Gerais, não faltam opções do que fazer em Mariana, uma cidade que convida o visitante a caminhar por suas ruas de pedra para explorar a arquitetura colonial local.
Quais são as melhores atrações para visitar em Mariana? Confira nossas sugestões e temos certeza que você vai adorar!
A Praça Minas Gerais pode ser considerada o coração de Mariana, principal ponto turístico, bem no centro da cidade.
Na praça ficam a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, construídas de frente uma para a outra e carinhosamente apelidadas de “igrejas irmãs, pela arquitetura colonial barroca das construções.
A Igreja de São Francisco de Assis teve parte do interior projetado por Mestre Ataíde, como a sacristia e a nave, enquanto os púlpitos foram feitos por Aleijadinho.
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, por sua vez, teve o interior pintado Francisco Xavier Carneiro, mas acabou parcialmente destruída por um grande incêndio em 1999. Apenas o altar-mor foi preservado.
Ficam na Praça Minas Gerais, ainda, a Casa de Câmara e Cadeia, com arquitetura e mobiliário preservados, aberta a visitação.
A partir da rua que circula a Praça Gomes Freire é possível chegar até a Praça da Sé, um dos grandes destaques turísticos de Mariana.
A praça é o endereço da Catedral Basílica Nossa Senhora de Assunção, carinhosamente chamada de Catedral da Sé, onde fica o impressionante Órgão da Sé, construído na Alemanha em 1701.
O instrumento é o único exemplar no Brasil, presente da Coroa Portuguesa, e funciona até hoje, com dois concertos semanais (sextas, às 11h30, e domingos, às 12h15).
Logo ao lado da catedral fica o Museu de Arte Sacra, cujo acervo inclui obras de Aleijadinho. O museu só fecha às segundas-feira e é preciso comprar ingresso antecipadamente.
Uma das regiões mais charmosas de Mariana, a Praça Gomes Freire é bem arborizada, com direito a um pequeno lago, fonte e um coreto, além de um amplo jardim.
A praça é cercada por excelentes bares e restaurantes especializados em comida mineira feita na pedra ou no fogão à lenha.
No topo de um morro, na estrada que liga a cidade a Ouro Preto, a Igreja São Pedro dos Clérigos pode ser avistada de várias regiões de Mariana.
Bem diferente das igrejas barrocas da cidade, a igreja São Pedro tem coloração alaranjada por conta do arenito em sua fachada.
O edifício começou a ser construído no século XVIII, mas a obra externa só foi finalizada no século XX. O interior segue, até hoje, inacabado.
Para curtir uma vista privilegiada de Mariana, aproveite a visita para subir ao campanário, entre terça-feira e domingo.
O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra foi instalado em um edifício colonial, bem atrás da Catedral da Sé, no centro histórico de Mariana.
Trata-se de um dos mais antigos museus de arte sacra do Brasil, com mais de 2.000 peças em acervo, incluindo obras de Mestre Ataíde e Aleijadinho.
O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra fecha na segunda-feira, então se programe. O ingresso dá direito, ainda, a visitas ao Museu da Música e à Igreja da Sé (atualmente fechada para restauração).
A Mina da Passagem é a maior mina do mundo aberta a visitação, garantindo uma verdadeira viagem no tempo no meio do caminho entre Mariana e Ouro Preto.
Entre os séculos XVIII e XX, a mina que desce a mais de 120 metros abaixo do nível do solo foi uma próspera fonte de pedras e metais preciosos: estima-se que mais de 35 toneladas de ouro tenham sido retiradas dali.
O ingresso inclui passeio em um carrinho utilizado pelos antigos mineradores e visita guiada com duração de 1 hora para conhecer tudo sobre o ciclo do ouro e a história da mina.
Uma boa dica é fazer o trajeto de Ouro Preto a Mariana de trem e optar por fazer o caminho de volta de ônibus: dessa forma, você pode descer na Mina da Passagem e curtir dois passeios em um dia só!
É possível fazer o trajeto entre Mariana e Ouro Preto de trem, em uma viagem curta, mas cheia de charme, a bordo de vagões antigos no Trem da Vale.
A locomotiva conta com seis vagões, incluindo um setor com vista panorâmica e paredes de vidro.
O ponto de partida é a Estação Central de Ouro Preto, com um horário na parte da manhã e outro no período da tarde. No entanto, a escala de horários não é fixa, então não deixe de conferir a programação no site oficial para não perder viagem.
Os bilhetes podem ser comprados na estação e dão direito a ida e volta.
Mariana é uma cidade universitária, vizinha de outra cidade universitária. Isso quer dizer que opções para a vida noturna não faltam! Mas o que fazer em Mariana à noite?
Vários restaurantes da cidade oferecem programação cultural, com música ao vivo e vista panorâmica, para que você curta o cenário colonial até mesmo no cair da noite.
Os amantes de cerveja não podem deixar de conhecer a tradicional Cervejaria Mariana. Prefere balada? Então curta a noite em uma das boates e pubs da cidade.
Se você gosta de conhecer a fundo a cultura local, uma boa pedida é se informar sobre a programação em repúblicas e hostels, que muitas vezes realizam festas e eventos especiais, dependendo da época do ano.
No coração de Minas Gerais, Mariana fica localizada pertinho de destinos imperdíveis, como Ouro Preto e Lavras Novas, que ficam a menos de 20 km de distância.
Isso quer dizer que você pode combinar a sua viagem à primeira cidade mineira com passeios bate-volta por destinos que contam a história do ciclo do ouro e das origens do Brasil. Confira!
Ouro Preto é um dos principais e mais procurados destinos do Brasil, tombada como Patrimônio Cultural pela Unesco.
A cidade fica a pouco mais de 15 km de Mariana e oferece diversas atrações turísticas, como o Parque dos Contos, que recorta a cidade até chegar ao centro histórico, e a Praça Tiradentes, com edifícios que remontam ao período colonial.
Os maiores destaques da cidade são suas muitas igrejas, construídas entre os séculos XVII e XIX, como a de São Francisco de Assis e a Nossa Senhora do Pilar, considerada uma das mais belas do Brasil.
Durante o passeio, não deixe de conhecer o Museu da Inconfidência, um dos mais importantes do Brasil, e o Museu Casa dos Contos, instalado em um edifício que já foi Casa da Moeda, presídio e sede do governo.
Se você gosta de belas paisagens e vilarejos charmosos, você deve incluir Lavras Novas em seu roteiro pela região Central de Minas Gerais.
A cidade fica entre as serras da Chapada e do Trovão, destino imperdível para quem quer explorar a natureza, conhecer cachoeiras praticamente intocadas e fazer trilhas em meio ao cerrado.
Não deixe de passear pelas trilhas do Parque Estadual do Itacolomi e visite as cachoeiras da região, como Castelinho, Falcão e Rapel.
Agora que você está por dentro das atrações turísticas da região e já sabe o que fazer em Mariana, está na hora de encontrar passagens aéreas com ótimos preços para conhecer um dos mais importantes destinos turísticos de Minas Gerais.
Utilize o nosso site de buscas, Passagens Promo, para encontrar os menores preços do mercado, descontos imperdíveis e grandes promoções para conhecer os melhores destinos do Brasil e do mundo.
Lembre-se de criar alertas para receber notificações quando o trecho desejado sofrer alguma alteração no preço!
Quer conhecer uma das cidades mais antigas do país com economia? De Promo você pode!
Leia também:
Comidas típicas da região Sul: confira pratos que dão água na boca!
São Bernardo do Campo, SP: mapa, clima e atrações turísticas
O que fazer em Cunha: quando ir, o que conhecer e roteiro para 3 dias
Circuito das Águas: roteiros em Minas Gerais e São Paulo
O que fazer em Holambra: como ir, melhor época e pontos turísticos
Pontos turísticos de Alagoas: atrações, passeios e roteiros alternativos