O que fazer em Munique: dicas para o roteiro perfeito!

É fácil encontrar o que fazer em Munique. A capital da Baviera oferece ao viajante dezenas de atrações turísticas espalhadas por todos os cantos e capazes de encher dias de passeios!

Tanta variedade, porém, vem com um grande desafio: são tantas atrações que é preciso se organizar para conhecer tudo em tempo hábil, especialmente se você pretende ficar apenas alguns dias na cidade.

A boa notícia para o viajante é que a segunda maior cidade da Alemanha dispõe de uma rede de transporte público muito eficiente, o que pode render uma bela economia de tempo e dinheiro.

Para te ajudar a planejar um roteiro perfeito pelas principais atrações da cidade, criamos um guia completo, com todas as informações que você precisa.

Passagens aéreas para a Alemanha com os melhores preços neste link!

O que fazer em Munique: dicas de passeios e atrações na cidade!

Decidir o que fazer em Munique, na Alemanha, é uma tarefa que pode ser bastante prazerosa: ao planejar a sua viagem, você começará a conhecer um pouco mais sobre um destino que atrai milhões de viajantes por ano.

Só durante a Oktoberfest, mais tradicional festa do calendário local, mais de 6 milhões de turistas se espremem entre as ruas históricas dessa cidade fundada no século XII.

A história de Munique é bem preservada em seu centro histórico medieval, nas construções clássicas, neoclássicas e em estilo gótico espalhadas por toda a cidade, em dezenas de igrejas e outras atrações imperdíveis.

O opulento passado local deu lugar a uma metrópole cosmopolita onde vivem cerca de 1,5 milhão de pessoas, lar do time de futebol mais bem-sucedido da Alemanha, o Bayern de Munique, da montadora BMW e das Olimpíadas de 1972.

Como já deu para perceber, existem inúmeras atrações esperando por você na capital da Baviera, e montar um roteiro de viagem bem organizado pode ser essencial para o sucesso da sua estadia.

Neste artigo, você encontra as principais informações turísticas sobre Munique: onde fica, o que fazer, as principais atrações noturnas, quando visitar e muito mais. Veja só!

Onde fica Munique?

Onde fica Munique?
Fonte: Wirestock / Freepik

Antes de descobrir o que fazer em Munique, é importante saber onde fica uma das maiores cidades da Alemanha.

A metrópole é a capital de uma província conhecida como Baviera (ou Bavária), localizada na região sudeste do país, quase na fronteira com as vizinhas Áustria, República Tcheca e Liechtenstein.

Mapa

A maior parte das atrações de Munique está concentrada na região do centro histórico, embora alguns pontos turísticos imperdíveis estejam nos arredores da cidade, como o campo de concentração de Dachau. Confira no mapa!

Passagens aéreas para Munique 

A cidade é atendida pelo Aeroporto Internacional Franz-Josef Strauss Flughafen, distante 28 km do centro de Munique, e por uma das principais estações ferroviárias da Europa.

Você pode encontrar passagens aéreas baratas para a capital da Baviera ou qualquer outro destino do mundo em nosso site de buscas, Passagens Promo, que reúne as melhores ofertas do mercado em uma plataforma moderna e fácil de usar.

Passagens aéreas com ótimos preços para Munich, Alemanha!
Passagens aéreas saindo de

Basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas correspondentes ao período da sua viagem e escolher a promoção mais adequada para o seu bolso.

E se você ativar o  nosso alerta de preços, receberá notificações sempre que o trecho desejado entrar em promoção

Não se esqueça de seguir as nossas outras redes sociais para ficar por dentro das novidades!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    O que fazer em Munique: sugestões de roteiro

    Está pensando em incluir a capital da Baviera em seu roteiro pela Alemanha

    As principais atrações estão no centro histórico e você poderá fazer praticamente tudo a pé: nada mal para economizar um bom dinheiro em deslocamentos, certo?

    Prepare um calçado confortável para caminhar bastante enquanto desvenda os segredos das ruelas e esquinas históricas de um dos destinos mais importantes do país europeu.

    Confira o que fazer em Munique!

    Englischer Garten

    O que fazer em Munique: Englischer Garten
    Fonte: Pxhere / CC0

    Principal parque da cidade e um dos maiores do mundo, o Englischer Garten é um parque urbano frequentado tanto pelos moradores da cidade quanto pelos turistas que visitam Munique.

    Uma das melhores atrações para dias ensolarados, o Jardim Inglês, em tradução literal, abriga o popular biergarten da Torre Chinesa, uma construção em estilo oriental onde é possível desfrutar de refeições saborosas e cervejas geladas.

    Maior que o Central Park, de Nova York, o Englischer Garten abriga ainda o Eisbachwelle, onde surfistas urbanos se reúnem para desbravar as ondas do rio, que cruza a cidade.

    Altstadt

    O bairro de Altstadt é o centro histórico de Munique e endereço das principais atrações turísticas da cidade, como as praças medievais Marienplatz, Karlsplatz e Max-Joseph Platz.

    Essas praças concentram as principais edificações históricas locais, como a gótica Neues Rathaus e a Peterskirche, igreja mais antiga da cidade.

    Aproveite o seu passeio para conhecer o Viktualienmarkt, o mercado de rua mais badalado de Munique, onde você pode se divertir no biergarten e experimentar pratos típicos da gastronomia germânica e bávara.

    A região de Altstadt pode render um dia ou uma semana de viagem. A cada esquina você pode descobrir um novo cenário histórico, monumento importante ou restaurante charmoso.

    Hofbräuhaus

    Hofbräuhaus
    Fonte: Pixabay

    Procurando o que fazer em Munique com chuva? Que tal conhecer uma das cervejarias mais antigas do planeta, a Hofbräuhaus?

    Fundada no século XVI pelo Duque da Baviera William V, a tradicional cervejaria está localizada no coração da cidade, a poucos passos da Marienplatz.

    O ambiente é inspirado nas antigas construções bávaras e os funcionários vestem roupas tradicionais da Baviera, enquanto músicas folclóricas são apresentadas ao vivo por uma banda local.

    Um dos cenários mais icônicos da cidade, a Hofbräuhaus já recebeu visitantes de renome mundial, como Mozart e o líder soviético Lenin.

    A cerveja não é a única atração do estabelecimento histórico: não deixe de experimentar os pratos mais tradicionais do país, como as salsichas weisswurst e os bolinhos knödel.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Olympiapark

    Se você ainda não sabe o que fazer em Munique no verão, pode ser uma boa ideia incluir o Olympiapark em seu roteiro de viagem.

    O parque olímpico foi construído para as Olimpíadas de 1972 e segue muito bem preservado, aberto a visitação pública.

    Os visitantes podem se divertir em quadras poliesportivas, piscinas, pistas de corrida e até no Estádio Olímpico, que tem capacidade para quase 70 mil pessoas e recebe visitas guiadas diariamente.

    Durante o seu passeio, não deixe de visitar a Olympiaturm, torre mais alta da cidade, com mais de 290 metros de altura: a construção abriga um deck de observação panorâmica e um restaurante giratório com vista da cidade.

    Schloss Nymphenburg

    Considerado uma obra-prima do barroco alemão, o Schloss Nymphenburg é um palácio que já serviu de residência oficial para os monarcas bávaros.

    O jardim que cerca a construção foi convertido em parque urbano e atrai milhares de visitantes todos os meses em busca de sombra e ar fresco.

    O complexo de Nymphenburg foi construído no século XVII e chegou a passar por diversas revitalizações ao longo dos séculos. 

    Por isso, alguns ambientes apresentam estilos arquitetônicos distintos, como rococó e neoclássico.

    O passeio é imperdível e pode ser feito diariamente, das 9h às 18h nos meses mais quentes e das 10h às 16h no restante do ano. A entrada custa 6 euros (preço em maio/2021).

    Oktoberfest

    O que fazer em Munique: Oktoberfest
    Fonte: Pxhere / CC0

    O principal evento do calendário de Munique é a famosa Oktoberfest, que acontece desde o século XIX a partir do terceiro sábado do mês de setembro até a primeira semana de outubro.

    Durante o evento, você poderá experimentar os melhores pratos da culinária alemã, se divertir em desfiles folclóricos e apresentações culturais, além de beber muita cerveja!

    Caso você esteja viajando para curtir a Oktoberfest, não se esqueça de fazer suas reservas de hospedagem com antecedência: a cidade fica abarrotada de turistas nessa época do ano e você pode ter dificuldades para encontrar onde ficar.

    Maximilianstrasse

    Sinônimo de luxo, a Maximilianstrasse é recomendada para quem procura o que fazer em Munique em um dia de céu claro ou simplesmente deseja ir às compras em lojas e boutiques chiques.

    A rua é o endereço das lojas das principais grifes e marcas internacionais, bem como concessionárias de carros de luxo e restaurantes requintados.

    Mesmo que você não esteja interessado em gastar seus euros nas lojas da região, vale a pena passear pela Maximilianstrasse para conhecer o lado mais luxuoso de Munique.

    BMW Welt

    Você é um amante do automobilismo? Então você precisa incluir o BMW Welt em seu roteiro pela capital da Bavária!

    Principal showroom da montadora alemã, o estabelecimento tem entrada gratuita e permite que os visitantes vejam os principais carros e motos da marca de pertinho: você poderá até se sentar em alguns veículos!

    Dachau

    O que fazer em Munique: Dachau
    Fonte: Pixabay

    O campo de concentração de Dachau, a 20 km do centro de Munique, guarda as heranças do período mais sombrio da história alemã, o Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial.

    A entrada no campo de concentração é gratuita e você pode chegar até lá por meio do transporte público, com o S-Bahn.

    Para conhecer um pouco mais sobre a mácula do nazismo, vale a pena contratar um passeio guiado por Dachau, oferecido pelas principais agências turísticas da capital da Baviera.

    Feirinhas de Natal

    Vai visitar a cidade no fim de ano e quer saber o que fazer em Munique no inverno? Nada melhor do que passear pelas encantadoras feirinhas de Natal que ocorrem em diversos pontos da cidade.

    Conhecidas como Weihnachtsmarkt, essas feirinhas são uma excelente alternativa de passeio gratuito pela cidade na estação mais gelada do ano.

    Você poderá comprar souvenires, assistir a apresentações culturais e experimentar pratos típicos da Alemanha em barraquinhas caprichosamente decoradas.

    Free walking tour

    Munique é uma cidade com excelente rede de transporte público, mas a maneira mais agradável de conhecê-la dispensa ônibus, trens e carros: não há nada melhor do que desfrutar de um walking tour pelo centro histórico!

    Esses passeios rodam pelas principais atrações da região de Altstadt em diferentes horários do dia: se você gostar, não se esqueça de deixar uma gorjeta para os guias turísticos!

    Residenz

    München Residenz
    Fonte: Andrew And Annemarie / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    O antigo palácio real bávaro, conhecido como Residenz, foi erguido no século XIV e é, até hoje, o maior palácio urbano do país.

    A construção foi convertida em um museu com rico acervo de mobiliário e itens domésticos da realeza germânica, além de abrigar o impressionante Antiquário de 1568, um corredor coberto do teto ao chão com ouro!

    Os ingressos variam entre 3 e 7 euros, a depender da área do palácio que você vai visitar (preços em maio/2021), mas os jardins da construção têm entrada gratuita.

    Starnbergersee

    A capital bávara fica pertinho dos Alpes, a principal cadeia montanhosa europeia, o que representa para os viajantes a oportunidade de conhecer as mais belas paisagens naturais da Bavária, como o lago Starnberg, a 27 km de Munique.

    O lago é o endereço de uma antiga residência da realeza da Baviera, um sofisticado museu de arte e várias trilhas ecológicas.

    Para chegar até lá, basta embarcar no trem urbano S-Bahn: o trajeto é feito em 40 minutos e passa por paisagens belíssimas!

    O que fazer em Munique à noite?

    Uma das maiores vantagens de visitar uma metrópole cosmopolita é a grande variedade de atrações noturnas à disposição do viajante. Ou seja, é bastante fácil encontrar o que fazer em Munique à noite.

    A capital mundial da Oktoberfest tem uma vibrante cultura boêmia e uma quantidade impressionante de bares e pubs que fervilham ao cair da noite, especialmente na região de Altstadt ou nos arredores de Münchener Freiheit.

    Prefere um passeio noturno mais clássico? Confira a programação do Teatro Nacional, que recebe apresentações de música clássica.

    Quando ir para Munique?

    Munique é um bom destino para conhecer em qualquer época do ano. No entanto, o período que você escolhe para viajar pode influenciar diretamente o tipo de experiência que você vai viver na cidade.

    A alta temporada acontece no verão, de junho a agosto, quando a cidade é invadida por viajantes do mundo inteiro, atraídos pelas temperaturas agradáveis, entre 13ºC e 25ºC.

    A capital da Baviera, porém, vive uma segunda alta temporada no outono, época da mundialmente famosa Oktoberfest.

    Isso quer dizer que, se você pretende viajar para Munique no verão ou no outono, é essencial fazer suas reservas de hospedagem para garantir sua acomodação antes que a cidade fique completamente lotada e os preços, mais caros!

    Para economizar em estadia e passagens aéreas sem sofrer com o frio rigoroso do inverno de Munique, planeje-se para viajar durante a primavera, entre abril e meados de junho.

    Só pode viajar no fim do ano, entre dezembro e janeiro? Fique tranquilo! Não falta o que fazer em Munique no inverno alemão, apesar das temperaturas congelantes, entre -3ºC e 4ºC.

    Com o vestuário adequado você poderá desfrutar da cidade até mesmo na estação mais gelada do ano.

    As construções da capital da Baviera são adaptadas para isolar bem as temperaturas e garantir o aconchego que você precisa em espaços fechados.

    Você também pode aproveitar a viagem durante essa época para conhecer as estações de esqui nos arredores da cidade ou os animados mercados de Natal que pululam por todos os cantos de Munique!

    Passagens aéreas em promoção

    Agora que você já sabe o que fazer em Munique, só falta garantir suas passagens aéreas baratas para conhecer um dos principais destinos alemães com economia!

    Visite nosso site buscador, Passagens Promo, que reúne as promoções mais imperdíveis das principais companhias aéreas do mundo para que você viaje muito sem comprometer o seu bolso.

    Basta digitar as cidades de origem e destino, inserir o período da sua viagem e escolher a oferta que cabe no seu bolso! 

    Não se esqueça de ativar o nosso alerta para ser notificado sempre que o trecho selecionado por você entrar em promoção!

    Conhecer a Europa com muita economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Onde fica Frankfurt: principais atrações e dicas de viagem

    Onde fica Frankfurt: principais atrações e dicas de viagem

    Conheça os principais pontos turísticos de Munique, Alemanha!

    Conheça os principais pontos turísticos de Munique, Alemanha!

    O que fazer na Alemanha: cidades turísticas, mapa e quando viajar

    O que fazer na Alemanha: cidades turísticas, mapa e quando viajar

    O que fazer em Berlim: 15 lugares para conhecer na capital alemã

    O que fazer em Berlim: 15 lugares para conhecer na capital alemã

    Cidades da Alemanha: 10 destinos incríveis para você conhecer

    Cidades da Alemanha: 10 destinos incríveis para você conhecer

    Roteiro Alemanha: 7 dias de história, cultura e diversão

    Roteiro Alemanha: 7 dias de história, cultura e diversão