O que fazer em Nápoles: dicas de roteiro para a cidade e arredores!

Você não ficará sem ter o que fazer em Nápoles durante uma viagem para o sul da Itália, já que a cidade é um dos destinos mais versáteis do país

O local é uma mistura de belas paisagens, arquitetura riquíssima, monumentos antigos e uma gastronomia de dar água na boca.

Para conhecer tudo que Nápoles tem de melhor, preparamos um guia completo com dicas de roteiros e os principais pontos turísticos nessa região cheia de encantos.

Faça sua pesquisa de passagens aéreas no Passagens Promo e tenha até 35% de desconto. Aproveite!

O que fazer em Nápoles: conheça a cidade do Sol

Fundada no século 9 a.C, Nápoles é uma das cidades mais antigas do mundo. No passado, ela era colônia grega, mas depois de anos de ocupação, foi dominada por vários povos até ser unificada pela Itália.

Com séculos de história, a cidade reúne muitas atrações turísticas, e você terá muito o que se fazer em Nápoles. 

Seu centro histórico, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, é repleto de casarões, igrejas, catedrais, palácios e castelos. A gastronomia local também é deliciosa e merece fazer parte do seu tour pelo sul italiano. 

Ao redor de Nápoles, há muitos lugares históricos, como as antigas cidades de Pompeia e Herculano, além de belas ilhas, que reúnem cenários naturais exuberantes e praias, que são verdadeiras pinturas. 

Como chegar em Nápoles?

O que fazer em Napoles como chegar
Fonte: Pixabay

A maioria dos turistas que viajam para Nápoles incluem o destino em um roteiro por várias cidades da Itália. É possível visitar o destino de trem ou de ônibus, que partem de diversas regiões do país.

Mas antes de definir o que fazer em Nápoles, na Itália, a nossa dica é traçar um roteiro antecipado para escolher as melhores opções de transportes.

Há possibilidade ainda de desembarcar direito em Nápoles, pegando um voo para a Itália, já que a cidade abriga o Aeroporto Internacional Ugo Niutta.

Passagens com desconto para Nápoles

Confira nossas ofertas de Passagens Aéreas para Nápoles
Passagens aéreas saindo de

Os turistas que desejam conhecer o melhor da Itália devem dar prioridade à pesquisa das passagens aéreas, já que elas são um dos investimentos mais altos da viagem.

Para garantir opções vantajosas, uma dica é começar as suas cotações com pelo menos cinco meses de antecedência para acompanhar as variações de preços e, assim, encontrar a promoção ideal.

No nosso site, Passagens Promo, você tem acesso às melhores promoções, descontos e ofertas das principais companhias aéreas

Para montar um roteiro com tudo o que tem para fazer em Nápoles, uma dica é cadastrar o seu e-mail no nosso site para ser avisado sempre que os preços do trecho selecionado estiveram em baixa.

Mapa

Ao desembarcar em Nápoles, você entenderá por que o destino é um dos mais visitados do país.

Por ser uma das cidades mais antigas do mundo, o que não faltam por lá são monumentos e edifícios milenares, com muitas histórias para contar aos seus turistas.

Para conhecer cada cantinho desse incrível destino, nada melhor do que ter em mãos um bom mapa com as principais atrações. 

Para garantir uma viagem deliciosa, elaboramos um guia turístico com tudo o que ver e fazer em Nápoles.

Roteiro para Nápoles, Itália

Você pode encontrar de tudo em Nápoles — de castelos, catedrais e palácios à vulcão e deliciosos restaurantes de comida tradicional italiana, que garantem as melhores experiências gastronômicas do país.

Nas suas andanças pela cidade, é bom usar roupas e calçados bem confortáveis, pois há muitos lugares interessantes que não pode deixar de conhecer, mesmo que sua passagem pela cidade seja curtinha.

Para te ajudar a montar um viagem bem interessante pela Itália, elaboramos aqui roteiros de 3 dias e também para quem fará um bate-volta até o destino. 

O que fazer em 3 dias

O que fazer em Napoles em 3 dias
Fonte: Pixabay

Para os turistas que pretendem passar um pouquinho mais de tempo turistando pela região, a boa notícia é que dá para conhecer muitos lugares incríveis.

Na hora de escolher o que fazer em Nápoles em 3 dias, trace um roteiro pelos castelos, como Nuovo e Castelo de Sant’Elmo, com características arquitetônicas da era medieval.

Para quem gosta de arte e cultura, não deixe de conhecer as galerias, teatros e museus, que existem aos montes por lá.

Os templos religiosos na cidade também são um charme à parte. Inclua no seu roteiro uma visita à Igreja de São Domingos Maior, Catedral de São Januário e San Lorenzo Maggiore.

Se sobrar um tempo, não deixe de conhecer a região do vulcão Vesúvio, que possui muitas ruínas antigas ao seu redor. O lugar é um espetáculo!

O que fazer em 1 dia

Se você pretende fazer uma viagem de bate-volta para Nápoles, saiba que é possível conhecer algumas das melhores atrações da cidade.

Para quem já sabe o que fazer em Pompeia, por exemplo, mas pretende aproveitar a oportunidade para conhecer Nápoles, um tour pelos castelos precisa estar na sua lista.

Nas suas andanças pela cidade, não deixe de fazer um passeio pela Rua Spaccanapoli, que é repleta de artistas de rua, lojas, pizzarias e casarões antigos.

Depois de percorrer essa região, faça uma visita ao Palácio Real de Nápoles, construído em 1600 e, depois, siga até a Basílica San Francesco de Paola, datada do século 19, que é bem semelhante ao Pantheon de Roma.

Se der tempo, vá também até a Basílica de Santa Chiara e ao Complesso Museale di Santa Chiara, famoso por seus azulejos em estilo rococó. Ao decidir o que fazer em Nápoles, os restaurantes e pizzarias são paradas obrigatórias. 

O que fazer em Nápoles à noite?

O que fazer em Napoles a noite
Fonte: Pixabay

A cidade não vive apenas de construções históricas, museus e igrejas. Após o pôr do sol, o local fica ainda mais vibrante com o clima descontraído dos seus bares, restaurantes e casas noturnas.

O Wine Bar é uma boa pedida para quem gosta de um ambiente agitado, bons drinks e deliciosos petiscos. No verão, há mesas do lado de fora para quem quer aproveitar os dias quentes ao ar livre.

Para os turistas que não dispensam requinte e gastronomia sofisticada, o Restaurante Umberto é uma ótima opção. Além de uma excelente carta de vinhos e um cardápio para ninguém botar defeito, a decoração do lugar é bem agradável.

O Ciro a Mergellina fica em uma das melhores regiões da cidade, sendo famoso pelos seus pratos à base de peixes e frutos do mar. Vale a pena conhecê-lo!

Se você está curioso sobre o que fazer em Nápoles à noite com uma pegada mais animada, a Galleria 19 é uma das casas noturnas mais badaladas na cidade. Localizada no centro histórico, o local é perfeito para quem gosta de música eletrônica.

Principais pontos turísticos em Nápoles

Já falamos de muitos pontos turísticos em Nápoles que não podem ficar de fora do seu roteiro, mas há ainda outras atrações, que valem a pena estar na sua lista. Confira aqui os lugares mais populares entre os turistas

Mosteiro Santa Clara

O que fazer em Napoles mosteiro santa clara
Fonte: Pixabay

O Mosteiro Santa Clara é uma das atrações mais visitadas pelos turistas. Datado do ano de 1300, o espaço possui belas maiólicas feitas por artesãos locais, além de arcos góticos, apoiados em pilares de piperno.

No seu roteiro sobre o que fazer em Nápoles, Itália, não deixe de percorrer os corredores e jardins do mosteiro, com decorações que representam o cotidiano da época.

As paredes da construção são enfeitadas com afrescos que datam do século XVII, retratando o Velho Testamento. O local recebe muitas atividades culturais e exposições artísticas durante todo o ano. 

Mercado Pignasecca

Para você quer entender um pouco sobre o jeito de viver dos italianos, não deixe de visitar o Mercado Pignasecca, o mais antigo da cidade.

Reza a lenda que, no passado, a região era tomada por florestas de pinheiros, onde um bispo escondeu uma bula papal com excomunhão. Ao colocar o documento em uma das árvores, ela imediatamente secou, dando origem ao nome do lugar.

Atualmente, o mercado funciona todos os dias e comercializa os mais diferentes produtos, como peixes, queijos, enguias vivas e bacalhau, além de roupas, sapatos e outros itens. 

Castel Nuovo

O que fazer em Napoles Castel Nuovo
Fonte: Pixabay

O Castel Nuovo é o lugar certo para quem se pergunta o que fazer em Nápoles com chuva ou em dias mais frios.

A construção que, claro, dá para conhecer o ano todo, é um dos castelos mais importantes da cidade, sendo conhecido também pelo nome de Maschio Angioino.

Construído em 1279, ele possui um estilo arquitetônico medieval e também tem traços renascentistas. Hoje em dia, o espaço é sede do Museo Cívico, com um acervo muito rico, que retrata toda a história de Nápoles.

Galeria Humberto I

Não tem como não se impressionar com a arquitetura da Galeria Humberto I, construída entre os anos de 1887 e 1891, e que ainda é um importante centro comercial. 

Coberta por uma estrutura de vidro e ferro, o local é decorado com grandes estátuas e murais, que representam vários continentes, divindades e estações do ano.

No primeiro andar, você encontrará muitas cafeterias, restaurantes e lojas. Já na área superior, há escritórios e setores administrativos.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    O que fazer nos arredores de Nápoles?

    Uma coisa é certa: não vai faltar o que fazer nos arredores de Nápoles na sua viagem pela Europa. A região sul da Itália é repleta de cidades incríveis, locais históricos e belezas naturais de tirar o fôlego. 

    Listamos aqui lugares espetaculares pertinho de Nápoles, que podem ser conhecidos em viagens rápidas. Confira!

    Pompeia

    O que fazer em Napoles Pompeia
    Fonte: Pixabay

    Pompeia é um verdadeiro centro histórico a céu aberto no sul da Itália. 

    A 20 quilômetros de Nápoles, a antiga cidade do Império Romano foi destruída pela erupção do vulcão Vesúvio no ano 79, que causou uma chuva de cinzas, enterrando completamente a região. 

    Escondida por muitos anos sob lama e cinza, ela somente foi redescoberta em 1748. Casas, colunas, edifícios e esculturas fazem parte de um imenso sítio arqueológico que, inclusive, é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

    Herculano

    Ao escolher o que fazer em Nápoles e arredores, não deixe de conhecer a cidade perdida de Herculano que, assim como Pompeia, ficou enterrada pela lava do vulcão Vesúvio por séculos.

    A cerca de 10 quilômetros de Nápoles, as construções redescobertas na antiga cidade estão bem preservadas, tornando a experiência dos turistas ainda mais interessante.

    No seu tour pela cidade, não deixe de explorar os vilarejos com construções em ruínas, móveis, objetos, pinturas e monumentos em ótimo estado de conservação. Durante as escavações, milhares de corpos foram encontrados em Herculano.

    Capri

    O que fazer em Napoles Capri
    Fonte: Pixabay

    Além de cidades antigas e cheias de história, o sul da Itália também reserva belezas naturais de tirar o fôlego. Exemplo disso é a bela ilha de Capri, que deve fazer parte da sua lista sobre o que fazer perto de Nápoles.

    A cerca de 40 quilômetros, é possível chegar até o arquipélago de barco ou balsa. No local, você encontrará belas praias de águas transparentes e vilarejos charmosos nas encostas das montanhas, que ficam à beira-mar.

    Entre as atrações mais famosas está a Gruta Azul, uma caverna onde o mar muda de tonalidade com a entrada dos raios solares.

    Durante o verão, toda a ilha fica repleta de turistas perambulando pelos seus centros de compras, que vendem de tudo um pouco.  

    Ilha de Ischia

    Assim como Capri, a Ilha de Ischia é pura beleza e encanto durante todo o ano, mas no verão ela ganha ainda mais admiradores. A cerca de 30 quilômetros de Nápoles, você pode conhecê-la de balsa ou barco.

    Além das suas belas paisagens, Ischia é muito conhecida pelos seus spas com fontes termais naturais e parques terminais, como o Poseidon, com 20 piscinas de água aquecida.

    A vila de Sant’Angelo também é um charme à parte com suas casas caiadas de branco e madeiras pintadas de várias cores, tornando as paisagens ainda mais encantadoras. 

    Em dias quentes e ensolarados, não deixe de curtir as praias e mergulhar em um delicioso mar azul cristalino.

    Compre passagens para Nápoles em promoção

    Separamos as melhores ofertas para Nápoles aqui
    Passagens aéreas saindo de

    Depois de saber tudo o que fazer em Nápoles, não espere para começar as buscas pelas melhores opções de passagens aéreas para vários destinos da Europa.

    Para garantir promoções, descontos e as ofertas mais vantajosas, conte com o nosso site, Passagens Promo, que reúne as opções com os melhores custos-benefícios. Quer encontrar voos em promoção para a Itália? De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    Verão na Europa: Melhores destinos para aproveitar o calor!

    Verão na Europa: Melhores destinos para aproveitar o calor!

    Rennes, França: 14 pontos turísticos na capital da Bretanha

    Rennes, França: 14 pontos turísticos na capital da Bretanha

    Bordeaux, França: 10 motivos para conhecer a capital do vinho!

    Bordeaux, França: 10 motivos para conhecer a capital do vinho!

    Comidas típicas da França: conheça os melhores pratos!

    Comidas típicas da França: conheça os melhores pratos!

    O que fazer em Campo Grande: dicas de lugares imperdíveis!

    O que fazer em Campo Grande: dicas de lugares imperdíveis!

    O que fazer em Marselha: principais atrações da cidade francesa

    O que fazer em Marselha: principais atrações da cidade francesa