O que fazer em São Paulo com crianças
Quer saber o que fazer em Olinda? Então você chegou ao lugar certo! Criamos um guia turístico completo, com as principais atrações e tudo o que você precisa saber sobre essa charmosa cidade vizinha de Recife!
Destino que mistura o profano Carnaval e o sagrado das igrejas que contam sua história, a cidade é listada como Patrimônio Histórico pela Unesco, além de ter praias paradisíacas, gastronomia riquíssima e muita cultura.
Descubra como chegar, o que fazer, onde comer e tudo mais que você não pode perder na capital dos bonecos gigantes! Confira!
Índice
O que fazer em Olinda: igrejas, museus, mercados e praias
A cidade de Olinda é a mais antiga de Pernambuco e parece ter congelado o tempo em seu bem-conservado centro histórico, com seus muitos museus, igrejas, edifícios históricos e mercados.
Some-se a isto algumas das mais belas praias de Pernambuco e você tem um destino turístico encantador, capaz de agradar mesmo os turistas mais exigentes.
A poucos quilômetros de Recife, a cidade tem boas opções de lazer diurno e noturno, com uma excelente infraestrutura turística, incluindo hotéis de vários estilos, bem como bares e restaurantes badalados.
Onde fica Olinda?
A cidade de Olinda, Pernambuco, fica a pouco mais de 6 quilômetros de distância da capital, Recife: ideal para um bate-volta ou para uma viagem casada entre os dois municípios.
A melhor maneira de chegar até a cidade é de avião, pelo aeroporto Jaboatão dos Guararapes, localizado na região metropolitana de Recife, que recebe voos diários das principais cidades do país.
Passagens aéreas promocionais para Olinda, PE
O aeroporto mais perto de Olinda fica em Recife, a pouco mais de 6 quilômetros de distância, e esta é uma boa notícia para os viajantes.
Como a capital pernambucana recebe muitos voos diários de várias companhias aéreas, o visitante tem boas chances de encontrar promoções de passagens de avião para visitar Olinda.
Para fazer a cotação dos menores preços, recomendamos o uso do melhor comparador do Brasil, o Passagens Promo, que te ajuda a encontrar as melhores ofertas sem complicações, em poucos cliques.
O viajante pode até criar alertas para receber notificações quando a passagem aérea desejada chegar ao preço ideal!
Quando fazer uma viagem para Olinda?
Para aproveitar o máximo possível da sua viagem para Pernambuco, a melhor alternativa é se programar, e isso inclui pesquisar bastante sobre o clima previsto para o período da sua viagem.
Se você quer fugir da chuva, o ideal é viajar entre os meses de setembro e fevereiro, que, em contrapartida, é o período considerado de alta temporada na região.
Não importa a época do ano, porém, você vai enfrentar bastante calor em Olinda! As temperaturas têm média entre 27°C e 30°C, então não se esqueça de aplicar com frequência o protetor solar!
O que fazer em Olinda no carnaval?
Não faltam opções do que fazer em Olinda no carnaval, motivo pelo qual a cidade é considerada um dos melhores destinos do Brasil para curtir a folia.
Ao som do maracatu, do samba e, é claro, do frevo, o destino tem diversas características únicas, como o tradicional desfile dos bonecos gigantes de Olinda, que arrasta milhares de foliões por toda a cidade!
O que fazer em Olinda com chuva?
O litoral pernambucano tem o clima tropical, com chuvas abundantes. Isso não quer dizer, porém, que o viajante fica preso no hotel nos dias mais chuvosos.
Um dos passeios imperdíveis é a visita à Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, que conta a história de uma das principais tradições da cidade.
Os museus e as igrejas da cidade também são boas pedidas de passeios para dias chuvosos, pois têm amplas áreas cobertas e acervos impressionantes datados do século XVI em diante.
Pontos turísticos em Olinda
Para te ajudar a montar o roteiro de viagem ideal, listamos os principais pontos turísticos em Olinda. Separe o papel e a caneta e anote nossas dicas imperdíveis, confira!
1. Centro histórico de Olinda
Se você está na dúvida sobre o que conhecer em Olinda, uma boa dica é começar o seu passeio pelo centro histórico.
A cidade é tombada como Patrimônio Histórico pela Unesco e preserva dezenas de atrações que contam a história da região e do Brasil.
Um dos destaques é a Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, que guarda homenagens às mais importantes figuras públicas do Brasil e do mundo.
Além disso, vale a pena caminhar pelas ruas históricas de Olinda e explorar a arquitetura colonial da cidade, suas vielas estreitas e edifícios históricos, como a Igreja da Misericórdia.
A melhor maneira de explorar o centro histórico de Olinda, Pernambuco, é a pé: táxi pode sair muito caro e não existem muitas vagas de estacionamento. Além disso, as ruas são bastante íngremes e estreita.
2. Alto da Sé
A região do Alto da Sé concentra boa parte dos pontos turísticos imperdíveis de Olinda, como o Mercado de Artesanato do Alto da Sé e a Catedral Metropolitana de São Salvador do Mundo, também conhecida como Catedral da Sé.
A igreja serve, ainda, de acesso para um mirante que oferece vista panorâmica para o mar.
Ainda no Alto da Sé, não deixe de visitar o Mirante da Caixa D’água, um elevador que chega a mais de 20 metros de altura e oferece uma vista privilegiada, em 360 graus, de toda a cidade.
Vale lembrar que a Praça do Alto da Sé é um dos principais points da vida noturna em Olinda, com vários restaurantes e barzinhos.
3. Galeria São Salvador
Se você gosta de explorar a arte local dos destinos turísticos que visita, o seu lugar é a Galeria São Salvador, que reúne ateliês e lojinhas ideais para comprar souvenirs e lembrancinhas para levar para os amigos.
A galeria fica pertinho da Praça do Alto da Sé, a pouco mais de 100 metros de distância da Catedral da Sé.
4. Prefeitura de Olinda
A Prefeitura de Olinda é um edifício erguido no século XIX, com o típico colorido da arquitetura do centro histórico da cidade.
O prédio já serviu como Palácio dos Governadores e serviu de sede para o governo brasileiro em pelo menos três ocasiões.
É possível visitar gratuitamente o primeiro andar do edifício, que também é ponto de partida para o desfile dos bonecos de Olinda durante o Carnaval.
5. Sobrado Mourisco e Casarão Vermelho
Pertinho da Prefeitura de Olinda ficam dois prédios que representam bem a importância da cidade na história do país: o Sobrado Mourisco e o Casarão Vermelho, que ficam de frente um para o outro.
O Sobrado Mourisco é um dos últimos exemplares da arquitetura mourisca em território brasileiro e chegou a servir de hospedagem para o casal real brasileiro Dom Pedro II e Tereza Cristina durante uma viagem pelo Nordeste.
O Casarão Vermelho, por sua vez, é um bom exemplo arquitetônico do período colonial e teria servido de residência para Maurício de Nassau.
6. Casa de Alceu Valença
A Casa de Alceu Valença, um dos mais importantes artistas pernambucanos, fica em plena Rua do Amparo, a mais famosa do Carnaval de Olinda, considerada o polo cultural do centro histórico da cidade.
O músico ainda vive no local e durante o Carnaval costuma acenar para os foliões da varanda do edifício.
7. Igrejas de Olinda
A cidade de Olinda é um marcada pela forte religiosidade desde os tempos do Brasil colônia. Hoje, as igrejas locais são alguns dos principais pontos turísticos de toda a região.
A Igreja do Carmo, por exemplo, fica na praça com o mesmo nome, pertinho do letreiro Olinda, ponto popular entre turistas para a tradicional foto na cidade.
Com seus tradicionais azulejos portugueses e entalhes em madeira, a Igreja de São Francisco foi erguida no século XVI e pode ser visitada por R$ 2.
Construída no século XVII, a Igreja de São Sebastião tem estilo rococó e foi erguida para celebrar o fim de uma epidemia de cólera que atingiu a região.
Na ladeira mais íngreme da cidade está a Igreja da Misericórdia, alvo de um ataque dos holandeses, de onde é possível ter uma vista privilegiada do mar.
A Igreja e Mosteiro de São Bento, por sua vez, é um dos principais pontos turísticos de Pernambuco. Este importante complexo arquitetônico foi erguido no século XVI.
A cidade tem, ainda, dezenas de outras igrejas, nos mais variados estilos, como Igreja de Santa Cruz dos Milagres, Igreja do Amparo, Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição.
8. Museus
Uma das cidades mais antigas do Brasil, listada como Patrimônio Histórico pela Unesco, Olinda dá grande importância a seus museus.
O Museu de Arte Contemporânea, no centro histórico, funciona na antiga sede do Aljube da Diocese de Olinda. O Museu de Arte Sacra de Pernambuco, por sua vez, está instalado em um edifício histórico, um dos primeiros construídos na cidade.
O Museu do Mamulengo guarda em seu acervo mais de 1.200 bonecos separados em galerias temáticas. No prédio do Museu Regional de Olinda o turista encontra uma casa do século XVIII em estilo colonial que foi transformada em museu.
Se você vai viajar com crianças, não deixe de visitar o Espaço Ciência Pernambuco, que fica em uma área entre Olinda e Recife com mais de 120 mil m² de área verde!
9. Mercados
Se você ainda está na dúvida sobre o que fazer em Olinda, uma boa dica é caminhar pelos tradicionais mercados da cidade. Assim, você poderá mergulhar na cultura local e, de quebra, fazer umas comprinhas!
Um dos mais populares de toda a cidade é o Mercado da Ribeira, no centro histórico: o prédio foi construído no século XVII e mostra bem como funcionavam os mercados na época do Brasil colônia.
O Mercado de Artesanato Silvia Pontual, também conhecido como Mercado da Sé, foi erguido durante a revitalização do Alto da Sé e, além de barraquinhas de artesanato, oferece uma vista panorâmica da cidade.
10. Praias em Olinda
Nem só de patrimônio e memória vive Olinda! A cidade fica em pleno litoral pernambucano, com excelentes opções de praias!
Uma das mais populares é a praia do Farol, com águas quentinhas e calmas, ideais para quem viaja com criança.
A Praia dos Milagres, por sua vez, está entre as mais belas da cidade, com muitas rochas e areias, com vista para Recife.
Preferida entre os moradores da cidade, a Praia do Carmo é adequada para a prática de esportes náuticos, como surfe.
Se você prefere praias mais calmas, não deixe de visitar a Praia Rio Doce, que tem uma ampla faixa de areia.
A praia mais movimentada de Olinda é a Praia da Casa Caiada, preferida entre os turistas por sua excelente infraestrutura de bares, restaurantes e comércio.
O que fazer em Olinda à noite?
A vida noturna em Olinda pode ser tão agitada quanto a vida diurna, com boas opções de bares, restaurantes e pubs com música ao vivo.
Quem gosta de forró e reggae não pode deixar de visitar o Xinxim da Baiana, com gastronomia tradicional pernambucana e apresentações de música e dança ao vivo, na Praça do Carmo.
Se você prefere uma noite mais cultural, em meio aos melhores artistas da cidade, fique de olho na programação da galeria A Casa do Cachorro Preto, que sedia festas e eventos especiais.
Onde comer em Olinda?
Olinda é o destino ideal para experimentar a riquíssima gastronomia pernambucana, com direito a muitos frutos do mar frescos, quitutes e petiscos deliciosos e bebidas geladíssimas para acompanhar.
Além de ser um destino popular na noite de Olinda, a Bodega do Véio é um dos melhores estabelecimentos para comer na cidade.
Espaço tradicional da boemia local, a bodega tem mais de 20 opções de cervejas artesanais e muitos pratos típicos da culinária local.
Para experimentar as famosas tapiocas pernambucanas, visita o Dona Maria da Tapioca, eleito o quiosque que faz a melhor tapioca de Olinda, em plena Ladeira da Sé.
Quantos dias ficar em Olinda?
Olinda é um destino encantador e bem próximo de Recife, com atrações turísticas concentradas em uma área não muito extensa.
Isso é uma boa notícia para o turista que tem pouco tempo de férias, pois quer dizer que você conseguirá explorar a cidade em viagens curtas, de dois ou três dias, ou até mesmo em um típico bate e volta.
O que fazer em Olinda em 1 dia?
É possível explorar boa parte de Olinda a pé e sem o auxílio de guias turísticos. Em um dia, você conseguirá visitar os principais pontos turísticos da cidade.
Mas, afinal, o que fazer em Olinda em um dia?
Comece o passeio pelo Alto da Sé e não deixe de visitar a Catedral da Sé. Em seguida, visite o elevador do Mirante da Caixa D’água para avistar a cidade em 360 graus.
Siga pela rua Bispo Coutinho e visite o Museu de Arte Sacra e o Museu dos Bonecos de Olinda.
Faça uma pausa para o almoço em um dos restaurantes da região da Sé e, em seguida, visite o tradicional Mercado da Ribeira.
Não se esqueça de visitar a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, que também tem um belo mirante.
Finalize o passeio com uma visita pelo Mosteiro de São Bento, seguido de um refrescante banho de mar na Praia dos Milagres.
O que fazer em Recife e Olinda?
Como ficam a menos de 10 quilômetros de distância, é possível visitar Recife e Olinda em um dia.
Uma boa dica é curtir o dia em Olinda e explorar a noite recifense, com mais opções de baladas e boates, ou, ainda, passar a manhã na capital e a tarde em Olinda.
O mais importante é que você terá diversas opções do que fazer em Recife e arredores!
Encontre os melhores voos para Olinda!
Agora que você já sabe tudo o que fazer em Olinda, está na hora de fazer a cotação de passagens aéreas baratas para Pernambuco!
Para encontrar os melhores preços, utilize o melhor comparador do Brasil, o Passagens Promo, que permite a comparação das ofertas de diversas companhias aéreas de uma só vez.
Uma boa dica é simular diferentes datas, horários e rotas de viagem, além de criar alertas de preço para receber notificações quando o trecho desejado entrar em promoção!
Conhecer Olinda e Recife com economia? De Promo você pode!
Leia também:
- Dolomitas: montanhas alpinas e belezas naturais
- Viva um Natal Mágico em Zermatt: a encantadora Vila dos Alpes Suíços
- Hotéis em Olímpia: valores, locais e mais
- A escondida Moldávia e seus vinhedos dourados
- San Gimignano: símbolo da era medieval em meio a Toscana
Nazaré Paulista: onde fica, o que fazer, cachoeiras e curiosidades
O que fazer em Tiradentes: roteiro para 3 dias com o melhor da cidade
Península de Maraú: turismo, informações e dicas para o seu roteiro
Serra do Mar: cachoeiras, mirantes, trilhas e ecoturismo
Aeroportos em Santa Catarina: principais rotas e informações