Nazaré Paulista: onde fica, o que fazer, cachoeiras e curiosidades
Está difícil decidir o que fazer em Ouro Preto? O que não faltam são ofertas de atrações e diversas possibilidades de roteiro em uma das principais cidades turísticas de Minas Gerais.
Das majestosas igrejas com suas fachadas em arquitetura colonial às feirinhas de artesanato e produtos bem mineiros, este destino esbanja opções para os turistas desfrutarem em um verdadeiro museu a céu aberto.
Veja o que conhecer em Ouro Preto, calce seus sapatos mais confortáveis e prepare-se para subir e descer ladeira nesta cidade encantadora.
Índice
O que fazer em Ouro Preto: turismo, cultura e gastronomia
Antiga Vila Rica, Ouro Preto transpira história por suas ladeiras de pedra, casarões coloniais, igrejas e museus.
Cada cantinho da cidade, que faz parte da rota turística da Estrada Real, parece contar detalhes de um dos períodos mais importantes da história brasileira e da cultura mineira.
Não à toa, o turismo é setor de destaque na economia local. Logo, na sua visita não faltarão opções de o que visitar em Ouro Preto.
Mergulhe no passado nos passeios pelas minas, de onde era extraído o ouro e minério, e conhecendo a riqueza das cerca de 19 igrejas que embelezam a cidade, registro puro da arte barroca e do rococó.
E lembre-se, ir à Minas Gerais e não se deliciar com a gastronomia mineira, que é de dar água na boca, é a mesma coisa que não ter ido, uai!
Onde fica Ouro Preto?
Um dos cartões portais de Minas Gerais, Ouro Preto está localizada na região Central do estado, distante cerca de 98 quilômetros da capital Belo Horizonte.
A cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, é um dos destinos que fazem parte da rota turística da Estrada Real, que marca o caminho percorrido pelo ouro e diamantes até os portos do Rio de Janeiro.
Como chegar?
Turistas dispostos a embarcar em uma viagem para Ouro Preto vão, necessariamente, chegar à cidade via estrada.
Não existem aeroportos em Ouro Preto, mas quem viaja de outros estados para conhecer este lugar fascinante pode desembarcar em Belo Horizonte e fazer o trajeto de carro ou ônibus.
Uma dica, inclusive, é aproveitar e reservar um tempo para a capital mineira. Há muito o que fazer em BH antes de seguir viagem para o interior.
E como ir da capital Belo Horizonte até Ouro Preto? De carro, as opções mais comuns são pela BR-356 (válida também a partir do Rio de Janeiro) ou pela BR-040, que demora um pouco mais.
Outra forma é ir de ônibus. A viação Pássaro Verde faz a linha entre as duas cidades, com ônibus saindo de BH a cada uma hora.
Qual aeroporto mais próximo de Ouro Preto?
Para quem viaja de outros estados, o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, é a principal opção e mais próxima de voo para chegar em Ouro Preto.
Ele recebe voo de todas as regiões e é o maior aeroporto de BH. De lá, os turistas podem optar por alugar um carro e seguir para Ouro Preto ou fazer a conexão pelo coletivo até a rodoviária, antes de continuar a viagem de ônibus.
Mapa de Ouro Preto
Para facilitar a vida dos viajantes de primeira viagem, o mapa turístico de Ouro Preto apresenta os principais pontos que não podem faltar no roteiro.
É no Centro Histórico de Ouro Preto que se concentram as principais atrações da cidade, um ponto muito positivo, já que você pode ir de um lugar a outro sem precisar de carro.
Passagens aéreas para Ouro Preto com descontos exclusivos
Quem conhece não vê a hora de voltar, e quem não conhece não sabe o que está perdendo. Ouro Preto é um destino obrigatório entre as cidades turísticas de Minas Gerais.
Que tal começar a programar a sua viagem? Inicie o planejamento pelas passagens aéreas, que costumam comprometer boa parte do orçamento.
Utilizando o Passagens Promo, você pode encontrar bilhetes com os melhores preços do mercado e, ainda, para obter descontos incríveis para a sua viagem.
Cadastre o seu e-mail e ative o alerta de preços para receber descontos imperdíveis e as melhores ofertas de passagens para o seu destino.
Pontos turísticos de Ouro Preto, Minas Gerais
Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, museu a céu aberto, cidade que abriga obras importantes de artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde.
Tudo isso faz de Ouro Preto uma das mais importantes cidades turísticas de Minas Gerais. Tenha certeza que são muitas as opções de atrativos para conhecer em Ouro Preto.
Saiba onde ir em Ouro Preto com essa lista que traz os principais passeios em Ouro Preto e pontos turísticos que você não deve deixar de conhecer.
Praça Tiradentes
No coração da cidade, a Praça Tiradentes é um cartão-postal icônico de Ouro Preto e ponto de partida de qualquer experiência que você viverá por lá.
Bem no meio dela, está exposto o monumento em homenagem a uma das figuras mais marcantes da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
A obra, inaugurada em 1894, está colocada no mesmo local onde a cabeça de Tiradentes foi exibida após ele ter sido decapitado.
A praça abriga também restaurantes e museus, é onde se concentram os guias turísticos e foi palco de shows e importantes manifestações políticas.
Igrejas de Ouro Preto, MG
Espalhadas por toda a cidade, as igrejas em Ouro Preto estão além do significado religioso.
Seus traços e arquitetura, as esculturas e obras de importantes artistas do barroco mineiro — o principal deles, Aleijadinho — e os altares luxuosos evidenciam a importância cultural desses edifícios.
Por isso, aproveite e conheça o máximo de igrejas que for possível. Quando a entrada não for gratuita, as taxas pagas serão pequenas. E fique atento aos horários, pois corre o risco de encontrar o local fechado, dependendo da hora e do dia.
Quer saber quais igrejas de Ouro Preto não deve deixar de conhecer?
Comece pela Matriz de Nossa Senhora do Pilar, um exemplar da riqueza da cidade no passado. Foram utilizados mais de 400kg de ouro em sua construção.
Já as igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e Santa Efigênia profetizam a fé dos homens negros e escravos, que financiaram os templos, uma vez que não podia frequentar as mesmas celebrações que os brancos.
Atrás do Museu da Inconfidência, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo é a principal expressão do rococó mineiro, também presente na Igreja de São Francisco de Assis, onde Aleijadinho e Mestre Ataíde juntaram seus elementos com o barroco.
Não deixe de visitar também a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. É nela que estão sepultados os corpos de Aleijadinho e seu pai, o também artista Manuel Francisco Lisboa.
Museus em Ouro Preto
Como a cidade transpira história, visitar algum museu em Ouro Preto, ou vários deles, é outra atividade obrigatória para os turistas.
Logo de cara, na Praça Tiradentes, o Museu da Inconfidência reúne objetos e documentos referentes à Inconfidência Mineira e ao período colonial brasileiro.
Seu prédio também possui grande importância histórica, pois nele funcionaram a Casa da Câmara e a Cadeia de Vila Rica.
Ainda na praça, oposto ao Museu da Inconfidência, está o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, na antiga sede do Palácio dos Governadores. O local traz exposições de diversos temas, como história natural e a mineração na região.
Nas visitas às igrejas, os turistas podem aproveitar também para conhecer museus anexos, como o Museu do Oratório, Museu de Arte Sacra de Ouro Preto e o Museu Aleijadinho.
Centros culturais
Alguns edifícios são voltados para a realização de atividades culturais de Ouro Preto e merecem ser visitados pelas atrações e por suas belezas.
Também funcionando como museus, a Casa dos Contos e a Casa da Ópera trazem artigos de época valiosos, além do último receber espetáculos teatrais.
Com entrada gratuita, a Casa de Tomás Antônio Gonzaga serviu de residência para o poeta de Cartas Chilenas. Nos fundos, o jardim oferece uma linda vista que, certamente, inspirou os trabalhos do inconfidente.
E por falar no movimento, a Casa dos Inconfidentes é outro espaço cultural que funciona como museu dedicado à luta pela independência.
Minas de Ouro Preto
É possível entender a fundo o impacto da atividade mineradora para a cidade e as condições de trabalhos dos escravos passeando pelas minas para visitação em Ouro Preto.
Muitas têm acesso fácil e seus túneis passam bem embaixo do centro histórico de Ouro Preto. Entre elas, a mais popular é a Mina do Chico Rei, que teria sido comprada por um ex-escravo alforriado.
Única mina industrial aberta para visitas, a Mina da Passagem, no caminho para a cidade de Mariana, é outra bastante popular entre os visitantes.
No centro ainda é possível de encontrar, a Mina Jejê, Du Veloso e a de Santa Rita são outras opções. Vale lembrar que estes passeios são pagos.
Mirantes
Está em dúvida sobre o que fazer em Ouro Preto? Que tal enxergar a cidade por ângulos diferentes?
Mirantes se espalham por diferentes lugares, oferecendo a possibilidade de conhecer o destino com um olhar diferente.
Suba até o Mirante do Morro São Sebastião ou aproveite a Mureta da Igreja Nossa Senhora das Mercês para avistar a cidade. Já o Mirante das Lajes, entre Mariana e Ouro Preto, garante uma paisagem espetacular de toda a antiga Vila Rica.
O que fazer em Ouro Preto durante a noite?
Guarde energias para a noite ouropretana, pois a vida noturna da cidade oferece muitas opções de diversão e lazer.
Ouro Preto possui vários bares, restaurantes e pubs onde você pode experimentar pratos deliciosos, degustar uma boa cerveja (a Ouropretana é a artesanal “da casa”) ou um vinho nos dias mais frios.
Festas em repúblicas
Nem só de turismo vive Ouro Preto. Uma das marcas da cidade é o ambiente universitário proporcionado pelos estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto.
As festas das repúblicas estudantis são ótima opção para quem busca agitação na cidade. Esteja atento à divulgação dos eventos e aproveite o “rock” dos estudantes.
Onde comer?
Que a comida mineira é “boa demais da conta”, todo mundo já sabe. Então, vá preparado para comer bem em Ouro Preto.
A cidade conta com diversos restaurantes, de todos os tipos, e a especialidade é a culinária mineira: feijão tropeiro, tutu, costelinha, doce de leite de sobremesa…
Dá água na boca só de listar! Entre as opções mais conhecidas de Ouro Preto estão o Bené da Flauta, no Largo do Coimbra, o Conto de Réis, perto da Praça Tiradentes, e o Mr. Chef, na Rua Direita.
O que comprar em Ouro Preto?
Se você entrar nas inúmeras lojinhas espalhadas pelas ruas de Ouro Preto, certamente vai ficar tentado a levar lembranças da cidade para casa.
É assim com qualquer pessoa que faz turismo em Ouro Preto. Dos produtos típicos, como doces e cachaças, a artesanatos, são muitas as opções para fazer o cliente abrir a carteira.
As lojas da Rua da Direita e da Rua Cláudio Manoel são as que mais atraem a atenção dos turistas.
Feira de Pedra-Sabão
No Largo do Coimbra, outro lugar cheio de lembranças e presentes, e que vale uma visita mesmo se não for para comprar, é a Feira de Pedra-Sabão.
São vendidos objetos e esculturas, até mesmo jogos de tabuleiro, produzidos principalmente neste tipo de material típico da região.
O que fazer em Ouro Preto e região?
Embora a cidade histórica de Ouro Preto seja o grande destaque de sua região, existem muitas atrações nas cidades próximas que valem a visita.
Se a intenção é fazer turismo em Minas Gerais, você não pode deixar de conhecer alguns pontos interessantes na região, como o Parque do Itacolomi e a cidade de Mariana, a primeira cidade de Minas Gerais.
Saiba mais sobre o que fazer em Ouro Preto e arredores para tornar o passeio ainda mais completo.
Parque Estadual do Itacolomi
Quem gosta de explorar as paisagens naturais de um destino deve reservar um tempo para conhecer o Parque Estadual do Itacolomi.
Entre Ouro Preto e Mariana, os turistas podem percorrer trilhas e visitar a Casa Bandeirista.
Mas a principal atração é o Pico do Itacolomi, a 1.772 metros de altitude, de onde se pode avistar as cidades históricas lá do alto.
Mina da Passagem
Você já viu que a Mina da Passagem é a única mina industrial aberta para visitar na região. O passeio é mais caro do que as outras minas, mas faz valer a pena.
São cerca de 120 metros de túneis abertos para visitação. O caminho é percorrido em um carrinho semelhante ao que era utilizado pelos mineradores.
No passeio, os visitantes vão entender mais sobre o Ciclo do Ouro na região, de que forma a mina funcionava e podem sentir como eram as condições de trabalho para os escravos.
Trem para Mariana
Uma alternativa para quem deseja conhecer a cidade de Mariana é chegar até lá de trem.
O trajeto tem 18 km e percorre belas paisagens da região. Assim como Ouro Preto, Mariana tem importância histórica no ciclo da mineração e há lugares bem legais para visitar.
Levando em consideração o custo do passeio, o recomendado é fazer a ida de trem e retornar para Ouro Preto de ônibus, já que a passagem sai mais em conta.
Voe para Ouro Preto pelo menor preço do Brasil!
Pronto, agora você já sabe o que fazer em Ouro Preto e viu que o destino tem grande importância histórica para Minas Gerais e para o Brasil.
Além de ser uma viagem rica culturalmente, será uma delícia percorrer suas ladeiras e admirar cada pedacinho deste lugar.
Que tal começar a planejar a viagem? Não se esqueça que com o Passagens Promo, você encontra as melhores ofertas e promoções incríveis na compra das passagens aéreas.
Quer conhecer Ouro Preto e explorar os detalhes desta cidade encantadora? De Promo você pode!
Leia também:
- Hotéis em Florianópolis: valores, locais e mais!
- Melhores hotéis de luxo no Brasil
- Hotéis em Aracaju: valores, locais e mais!
- Destinos europeus que foram cenários de filme
- Belgrado: história, vida moderna e agito noturno
O que fazer em Tiradentes: roteiro para 3 dias com o melhor da cidade
Península de Maraú: turismo, informações e dicas para o seu roteiro
Serra do Mar: cachoeiras, mirantes, trilhas e ecoturismo
Aeroportos em Santa Catarina: principais rotas e informações
O que fazer em Nova Petrópolis: turismo, gastronomia e compras