Confira os 12 melhores passeios para fazer em Poços de Caldas

Não é difícil escolher o que fazer em Poços de Caldas, embora esse apaixonante destino mineiro não economize na hora de oferecer opções turísticas a seus visitantes.

Há séculos a cidade se firmou como um dos principais destinos de Minas Gerais e já atraiu até mesmo a atenção de grandes nomes do cenário nacional, como Dom Pedro II e Tereza Cristina! 

As águas termais que brotam do chão a mais de 42ºC e têm propriedades terapêuticas explicam parte desse sucesso, mas não se engane: Poços de Caldas tem muito mais a oferecer a seus visitantes!

Neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa saber para planejar seu roteiro pela maior estância hidrotermal do Sudeste brasileiro: onde fica, como chegar, quando visitar, o que fazer, onde comer e muito mais! Vamos lá!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Os encantados de Poços de Caldas

Presidentes, celebridades e até imperadores já se renderam aos encantos da capital hidrotermal do Sudeste, o que não é difícil de entender.

Afinal, você não terá dificuldades para encontrar o que fazer em Poços de Caldas, MG, uma cidade com pouco menos de 170 mil habitantes que, ao longo dos anos, se especializou em receber bem seus visitantes.

Badalado destino de casais em lua de mel e excursões de diversos cantos do Brasil, a cidade consegue a rara proeza de oferecer diversão para todas as idades, sem distinção.

Os mais animados, por exemplo, podem passar dias a fio se divertindo no Parque Walter World, um dos maiores parques temáticos do Brasil, ou passar o dia curtindo as atrações do Parque José Affonso Junqueira.

Prefere programas mais tranquilos? Que tal subir o bondinho do Cristo Redentor para contemplar a beleza da Serra da Mantiqueira de um ponto privilegiado?

Você ainda poderá explorar as belezas do Recanto Japonês, uma versão compacta do famoso bairro da Liberdade, em São Paulo, ou tirar fotos incríveis com o Relógio Floral, bem no centro da cidade.

As opções turísticas não param por aí: é possível fazer um circuito pelas principais lojas de cristais da cidade, visitar a curiosa Pedra Balão, conhecer a Fonte dos Amores e, é claro, relaxar nas históricas Thermas Antônio Carlos.

Como você deve ter percebido, as atrações são tão variadas quanto abundantes, o que reforça a importância de um bom planejamento de viagem, então confira nossas dicas para montar seu roteiro!

Onde fica Poços de Caldas?

Onde fica Poços de Caldas?
Fonte: Unsplash

Embora esteja localizada em solo mineiro, Poços de Caldas está mais próxima de São Paulo, a 280 km de distância, do que de Belo Horizonte, que está a 450 km.

Na prática, isso significa que a cidade fica cheia em períodos de férias e feriados prolongados por moradores dessas duas importantes capitais, reforçando a importância das reservas de hospedagem antecipada para evitar dor de cabeça.

Além disso, boa parte das atrações em Poços de Caldas é justificada pela localização desta encantadora cidade de Minas Gerais.

O destino fica encravado na Serra da Mantiqueira, a mais de 1.186 metros de altitude, mais especificamente na cratera de um imenso vulcão inativo há milhões de anos.

Foi essa localização curiosa que possibilitou o surgimento das fontes de águas termais pelas quais a cidade é nacionalmente conhecida!

De qualquer forma, não precisa se preocupar, pois não existe a menor chance de que sua viagem seja interrompida por atividades vulcânicas, já que o vulcão está inativo há pelo menos 60 milhões de anos!

Mapa de Poços de Caldas

A cidade fica praticamente na divisa de Minas com São Paulo, no meio do caminho entre Pouso Alegre (MG) e Ribeirão Preto (SP). 

Para te ajudar a planejar seus passeios em Poços de Caldas, destacamos o mapa com as principais atrações! Confira!

Como ir para Poços de Caldas?

Quem deseja fazer turismo em Poços de Caldas pode contar com algumas opções de trajeto e transporte para chegar à cidade.

O primeiro passo é definir o ponto de partida da sua viagem: você pode optar por desembarcar nos aeroportos de São Paulo, Campinas ou Belo Horizonte e, então, finalizar seu trajeto por terra.

Se você estiver saindo de Belo Horizonte, deve pegar a BR-381 e depois a rodovia BR-146 (via Andradas), ou a BR-459, caso você prefira chegar por Bandeira do Sul.

Quem sai de São Paulo, por sua vez, também pode pegar a BR-381 e, então, concluir a viagem pela rodovia SP-342, via Águas da Prata.

De ônibus, as viações Cometa e Santa Cruz oferecem viagens a partir de São Paulo, com passagens a partir de R$ 83. Via Belo Horizonte, a viagem é feita pela Viação Gardênia, a partir de R$ 70 (preços em novembro/2021).

Qual a melhor época para ir para Poços de Caldas?

Quando ir para Poços de Caldas?
Fonte: Unsplash

Você vai encontrar o que fazer em Poços de Caldas em qualquer época do ano, mas o mês escolhido para a sua viagem pode influenciar as experiências que você viverá durante a sua estadia.

O inverno, de junho a agosto, é marcado pelas baixas temperaturas e pelos dias sempre claros, com termômetros abaixo da casa dos 7ºC.

Ou seja, cenário perfeito para curtir passeios românticos, se banhar nas fontes de água termal e passar longas horas em frente à lareira nos bons hotéis poços-caldenses.

No verão, as temperaturas continuam amenas, entre 17ºC e 25ºC, então não espere enfrentar calor intenso durante a sua visita.

Encontre as melhores ofertas de passagens para Poços de Caldas!

Antes de descobrir o que fazer em Poços de Caldas, visite nosso buscador Passagens Promo para garantir a economia que você merece para a sua viagem.

Nossa plataforma te ajuda a encontrar passagens aéreas baratas para qualquer destino do Brasil ou do mundo, para que você consiga viajar bastante sem comprometer suas finanças!

O viajante tem acesso a ferramentas exclusivas e gratuitas para potencializar sua pesquisa pelo menor preço do mercado, como a aba de economia em dias próximos ou o alerta de preços!

Assim vai ficar fácil encontrar as melhores promoções de passagens aéreas para o destino dos seus sonhos!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

O que não deixar de fazer em Poços de Caldas: 12 dicas de passeios

Estamos falando de uma verdadeira gigante do turismo em Minas Gerais, por onde passam milhões de viajantes todos os anos. 

Para que você se junte a quem já se apaixonou por essa charmosa cidade serrana, montamos um guia com o que fazer em Poços de Caldas, veja só!

1. Thermas Antônio Carlos 

Nenhum roteiro por Poços de Caldas está completo sem uma visita às Thermas Antônio Carlos, instaladas em um edifício neoclássico da década de 1930 que já foi até cenário de novela!

Ali, você poderá desfrutar de um agradável banho sulfuroso em águas termais a 42ºC, com várias propriedades terapêuticas, além de serviços de spa, como escalda-pés, massagens, limpeza de pele e muito mais.

A entrada nas Thermas Antônio Carlos é gratuita, mas você precisará pagar à parte pelos serviços que utilizar durante seu passeio.

2. Cristo Redentor 

Cristo Redentor
Fonte: Joao Batista Shimoto / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O Cristo Redentor não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Poços de Caldas. O monumento fica instalado no ponto mais alto da cidade, a 1.686 metros de altitude, no alto da Serra de São Domingos.

Do alto, você poderá avistar o sobe e desce das curvas da Serra da Mantiqueira, os contornos da cidade e até alguns vilarejos nos arredores de Poços de Caldas. 

Para isso, no entanto, vale a pena visitar o mirante em dias claros, pois em dias nublados a visibilidade é quase nula.

Durante seu passeio, você poderá matar a fome em uma das lanchonetes instaladas próximo ao Cristo ou garantir lembranças de viagem para a família em uma das lojinhas de artesanato.

Pertinho do monumento, a menos de 1 km de distância, fica a principal rampa de voo livre da cidade, de onde é possível realizar voos de parapente a depender das condições meteorológicas.

Para chegar até o Cristo Redentor, você poderá subir os 1.500 metros de teleférico, fazer uma trilha pela mata a partir da Fonte dos Amores ou, ainda, encarar de carro 3 km de estrada íngreme e sinuosa.

3. Praças de Poços de Caldas 

Poços de Caldas é uma cidade cheia de belas praças que rendem passeios bastante agradáveis, especialmente na região central.

O destaque fica por conta da Praça Pedro Sanches, bem no centro da cidade, ao redor da qual estão as principais atrações turísticas da cidade, como o Parque José Affonso Junqueira.

A Praça da Fepasa também é bastante popular entre os viajantes, especialmente por abrigar um gigantesco tabuleiro de xadrez em tamanho real, para a alegria das crianças.

Sem falar no famoso Relógio Floral da Praça Getúlio Vargas, um dos mais antigos e bonitos do Brasil, e do Calendário Floral da Praça Elisiário Junqueira!

4. Parque José Affonso Junqueira 

Pertinho do centro da cidade fica o Parque José Affonso Junqueira, principal área verde de Poços de Caldas, de onde parte o bondinho que leva até o Cristo Redentor.

O parque abriga vários espaços para a prática de esportes, áreas para piquenique, fontes e chafarizes, além de brinquedos em madeira para crianças: tudo isso disponível gratuitamente!

Aproveite seu passeio para tirar várias fotos incríveis e para respirar um pouco de ar puro em um dos principais atrativos turísticos da cidade!

5. Recanto Japonês 

Recanto Japonês
Fonte: Dênis Lopes / Flickr / CC BY 2.0

Se você ainda está na dúvida sobre o que fazer em Poços de Caldas, vale a pena considerar uma visita ao Recanto Japonês, um dos parques mais bonitos da cidade.

No local, você poderá conhecer estruturas em estilo tradicional japonês, visitar uma casa de chá, fazer seu pedido na fonte dos desejos ou simplesmente relaxar diante de um lago com carpas.

O Recanto Japonês também abriga um mini Jardim Botânico com espécies de plantas e flores típicas do Brasil, além de uma lojinha que vende artesanato, incensos e amuletos típicos do Japão.

6. Fonte dos Amores 

Você sabia que Poços de Caldas é um badalado destino para casais em lua de mel? As paisagens românticas da cidade ajudam a criar o clima perfeito para celebrar o amor!

Prova disso é a incrível Fonte dos Amores, que fica rodeada por mata atlântica nativa e abriga uma escultura em mármore italiano de um casal apaixonado, conhecido como “Romeu e Julieta de Poços de Caldas”.

E não pense que são só os casais que curtem a paisagem: reza a lenda que os solteiros que bebem a água da fonte encontram o amor verdadeiro bem rapidinho!

7. Fábricas de cristais 

Um dos passeios mais legais que você pode fazer por Poços de Caldas é o circuito de fábricas de cristais.

Além de ter a oportunidade de comprar belas peças de cristal a preços bem acessíveis, você poderá conhecer o processo de produção e até assistir os artistas enquanto trabalham!

9. Parque Walter World

Parque Walter World
Fonte: Unsplash

Se você está viajando com crianças, o Parque Walter World deve estar no alto da sua lista do que fazer em Poços de Caldas.

O parque é um dos maiores do Brasil, com 150 mil m² de área, onde é possível encontrar atrações para toda a família: brinquedos infantis, radicais e aquáticos, museu de veículos da Segunda Guerra Mundial e muito mais.

Para matar a fome, nada melhor que explorar os vários restaurantes da praça de alimentação temática: tem restaurante japonês, chinês, árabe, italiano e muito mais!

10. Cachoeira Véu das Noivas 

Fica a pouco mais de 5 km do centro da cidade uma das principais atrações de Poços de Caldas: a Cachoeira Véu das Noivas, um complexo com três quedas d’água que chegam a 10 metros de altura.

Embora não seja possível tomar banho na cachoeira, por conta do impressionante volume de água, os visitantes podem contemplar toda a beleza da região a partir de vários mirantes!

O passeio também pode incluir um roteiro de trenzinho em meio à mata atlântica e uma feirinha de artesanato permanente!

Se você gosta de cachoeiras, que tal estender seu passeio até a Cascata das Antas, pertinho da Véu das Noivas?

12. Pedra Balão 

Você pode conhecer um pouco mais sobre as origens de Poços de Caldas na Pedra Balão, uma curiosa rocha vulcânica que parece flutuar no ar, a depender do ponto de vista do viajante.

Os visitantes podem subir no alto da pedra e tirar fotos incríveis enquanto contemplam a paisagem idílica da Serra da Mantiqueira.

Quem viaja com crianças não pode deixar de conhecer a fazendinha da Pedra Balão, onde você poderá conhecer os arredores da pedra!

Se possível, programe a sua visita para o fim de tarde: assim, você poderá se encantar pelo pôr do sol sobre as montanhas!

Onde comer em Poços de Caldas?

Onde comer em Poços de Caldas?
Fonte: Jerry Michalski / Flickr / CC BY-SA 2.0

Estamos falando de uma cidade que vive do turismo, o que significa que não vai ser difícil encontrar onde comer em Poços de Caldas por diversas faixas de preço.

A maior concentração de bares e restaurantes está no centro da cidade, especialmente nos arredores da Praça Pedro Sanches.

O Mercado Municipal, por exemplo, é o lugar perfeito para quem deseja experimentar as delícias da gastronomia mineira sem gastar muito.

Prefere um ambiente mais sofisticado? Você pode gostar do Ollivia Gastronomia e da Casa Minerva, enquanto o Bar do Dé surge como uma boa alternativa para uma cerveja gelada no fim do dia!

O que fazer em Poços de Caldas à noite?

Não pense que seus passeios serão limitados ao dia: existe muito o que fazer em Poços de Caldas à noite, já que a cidade é um famoso polo universitário e dispõe de várias atrações para o público jovem.

A farra é garantida em ambientes temáticos, como o New York Pub, o San Francisco Lounge Bar e o Gorillaz Cervejaria, sem falar no Pietro Casa do Chope, considerado o melhor bar da cidade. 

Quem gosta de espaços mais simples, por sua vez, não vai se decepcionar com o Bar do Jayme, o Bar do Mirtu e o Curral.

Quantos dias devo ficar em Poços de Caldas?

Dois dias pode ser o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos em Poços de Caldas, desde que você se organize para isso.

No primeiro dia, por exemplo, foque as atrações do centro da cidade, como o Parque José Affonso Junqueira, as praças e o Thermas Antônio Carlos.

No dia seguinte, faça o passeio pelas fábricas de cristais, visite o Cristo Redentor e a Pedra Balão. Depois, aproveite para conhecer a Cachoeira Véu das Noivas e a Fonte dos Amores.

Como aproveitar Poços de Caldas em 3 dias?

Se você vai ficar um dia a mais na cidade, que tal conhecer o incrível Parque Walter World? Você vai precisar de pelo menos um dia inteiro para se divertir nas atrações!

Caso você não tenha interesse em parques de diversões, é só estender seu roteiro às cidades perto de Poços de Caldas, onde poderá desfrutar de contato próximo com a natureza.

Você pode conhecer a monumental Pedra Branca de Caldas, tomar banho em uma das cachoeiras de Pocinho Verde ou se divertir nos circuitos de aventura de Águas da Prata.

Passagens aéreas para Poços de Caldas em promoção!

Agora que você já sabe o que fazer em Poços de Caldas, o que está esperando para garantir suas passagens aéreas promocionais?

Faça agora mesmo uma cotação em nosso site de buscas, Passagens Promo: você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da sua viagem e escolher a melhor oferta!

Não deixe de incluir seu endereço de e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura! 

Conhecer as belezas de Minas Gerais com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Veja também: 

Recomendado para você
Serra da Canastra: veja onde ficam as principais cidades!

Serra da Canastra: veja onde ficam as principais cidades!

Santa Rita de Jacutinga: confira as cachoeiras mais indicadas para visitar!

Santa Rita de Jacutinga: confira as cachoeiras mais indicadas para visitar!

Vai de Promo: veja dicas imperdíveis para quando for visitar Belo Horizonte!

Vai de Promo: veja dicas imperdíveis para quando for visitar Belo Horizonte!

Ibitipoca, MG: saiba como montar seu roteiro pelas cachoeiras da região!

Ibitipoca, MG: saiba como montar seu roteiro pelas cachoeiras da região!

Cidades Sul de Minas: conheça as melhores indicações de visitas!

Cidades Sul de Minas: conheça as melhores indicações de visitas!

Ipoema: veja onde ficar, quais pontos turísticos visitar e quais cachoeiras conhecer

Ipoema: veja onde ficar, quais pontos turísticos visitar e quais cachoeiras conhecer