O que fazer em Prado, Bahia: informações e dicas de viagem

Descobrir o que fazer em Prado, Bahia, é essencial se você pretende fazer um tour pela costa sul do estado, afinal, essa região é cheia de surpresas e cenários naturais estonteantes, além de muitas atrações em meio à natureza.

Que tal passar dias de descanso e tranquilidade em um dos cenários mais bonitos do litoral da Bahia? A cidade tem uma atmosfera bem sossegada e com uma proposta mais rústica, que encantam seus turistas.

Dá uma olhadinha nas surpresas que Prado reserva para a sua próxima viagem de férias pela terra do Axé!

Já sabe o que fazer em prado, Bahia? Antes de viajar, pesquise nossas passagens aéreas com os melhores preços neste link!

O que fazer em Prado, Bahia: quais as melhores atrações?

Está afim de fazer uma viagem mais tranquila para descansar e curtir as belezas no litoral da Bahia? Então, Prado é um lugar que precisa ser considerado ao elaborar o seu roteiro de viagem pelo litoral sul baiano. 

Além de praias com as mais diferentes propostas, ela ganha destaque, principalmente, pela possibilidade de mergulhar com recifes de corais e também por ser o local onde as baleias jubartes passam uma temporada para procriar. 

E pode acreditar: é muito fácil avistá-las em passeios de barco em certas temporadas do ano. Já pensou? 

Qual é a melhor época para ir a Prado, Bahia?

Qual é a melhor época para ir a Prado, Bahia?
Fonte: Pixabay

O sol é um personagem constante em toda a região da Costa das Baleias e, por isso, a melhor época para ir a Prado, Bahia, é de janeiro a janeiro, já que as temperaturas são sempre agradáveis e a paisagem nunca decepciona nos 365 dias do ano.

No inverno, é possível encontrar um pouco de chuva na região, mas nada que te impeça de pegar um bronze nas praias da Bahia ou fazer passeios de buggy e mergulho na região. 

O verão é a alta temporada em todo o Nordeste e na cidade de Prado, isso não seria diferente. Nessa época, o protetor solar e roupas leves são itens primordiais, pois faz muito calor por lá e o sol também não dá trégua.

Como chegar em Prado, sul da Bahia?

Quer descobrir como chegar em Prado, sul da Bahia? Saiba que os turistas não encontram dificuldades para chegar à região, pois ela fica a cerca de 200 quilômetros do Aeroporto do Porto Seguro.

Ao desembarcar na cidade, você pode alugar um carro, se quiser ter mais autonomia ou fazer uma viagem de táxi ou transfer até o destino. A viagem tem duração de pouco mais de 3 horas.

Há também a possibilidade de desembarcar no aeroporto de Teixeira de Freitas, localizado a menos de 80 quilômetros de distância de Prado. As companhias aéreas que operam no litoral sul da Bahia são a Latam Airlines e Azul.

Como conseguir passagem de avião para Prado, Bahia

Ao planejar uma viagem, a maioria dos viajantes estão sempre em busca de economia na hora de comprar passagens áreas, não é mesmo?

Se esse também é o seu caso, saiba as melhores opções de passagem de avião para Prado, Bahia, você encontra na nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, que reúne as ofertas e os descontos mais vantajosos do mercado.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Para não perder as melhores promoções, faça como os nossos usuários mais assíduos e cadastre o seu e-mail no alerta de preços para ser avisado sempre que surgirem ofertas no trecho de viagem selecionado.

Mapa de Prado, Bahia

Para aproveitar as mais bonitas praias do sul da Bahia, é sempre bom ter um mapa em mãos, que te ajudará a entender melhor onde a cidade está localizada e como viajar até lá sem complicações.

Pensando em auxiliar o seu roteiro, elaboramos um guia para você se localizar melhor e desfrutar das praias e atrações mais incríveis dessa região.

O que fazer em Prado, Bahia?

Uma coisa você pode esperar ao viajar para a costa sul do estado: o que fazer em Prado, Bahia, jamais será um problema para qualquer turista, pois atrações não faltam e praias paradisíacas estão espalhadas por todos os cantos.

Mas diante de tantas atrações, você corre o risco de deixar algum lugar ou atração imperdível passar em branco no seu roteiro. Pensando nisso, fizemos uma lista de lugares legais que você precisa visitar. Confira!

Praia da Paixão

Praia da Paixão
Fonte: Vilamir Azevedo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Claro que a primeira parada nos roteiros turísticos é na Praia da Paixão, uma das mais bonitas da cidade de Prado, Bahia, e também com excelente infraestrutura para receber os turistas. 

Cercada por falésias e com um mar esverdeado, os turistas também podem se refrescar no riacho, que fica paralelo à orla. Não deixe de saborear as porções servidas pelas barracas, que existem no local.

Praia do Tororão

Não é à toa que a Praia de Tororão é umas cobiçadas de toda região. Aqui as falésias avermelhadas emolduram o cenário, na companhia de um mar verde bem clarinho.

A faixa de areia é bem extensa e permite que seus visitantes façam longas caminhadas por toda a sua orla, para admirar a paisagem. 

Na praia de Prado há uma cascata que joga água doce de uma falésia, à beira-mar, perfeito para quem quer se lavar da água salgada. O local tem ainda um restaurante que serve deliciosas porções e pratos diversos.

Monte Pascoal

Mas não pense que esse cantinho do litoral baiano só vive de praias, a região tem ainda muitas outras belezas naturais, como o Monte Pascoal, que fica dentro de um parque nacional.

No local, os visitantes podem explorar a natureza, fazer trilhas até o topo da montanha, nadar no rio que passa pelo parque e também observar um pouco da fauna e flora, já que há muitos animais que vivem por lá. Dá até para passear de barco!

Recifes de Guaratiba

Recifes de Guaratiba Prado Bahia
Fonte: Luiz Souza / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Na hora de escolher o que fazer em Prado, Bahia, não deixe de mergulhar com os recifes de Guaratiba, que ficam em alto mar. Durante a maré baixa, os recifes de corais surgem do mar, principalmente, em dias de lua nova e lua cheia. 

Nesses dias, o mergulho é a grande sensação entre os turistas que podem nadar em águas quentinhas para observar os recifes de corais e peixinhos de todas as formas e cores.

Se der sorte, é possível ainda encontrar com arraias e tartarugas marinhas. Sem dúvida, uma experiência única!

Mergulho em Abrolhos

Prado não tem belezas apenas em sua superfície, o fundo do mar revela cenários exuberantes com uma rica vida marinha e espécies aquáticas das mais variadas, proporcionando mergulhos inesquecíveis aos seus visitantes.

Na cidade de Prado, dá para contratar passeios para mergulhar no arquipélago de Abrolhos, considerado o lar de baleias jubartes, que migram da Antártida para o sul do litoral da Bahia.

Ao desembarcar nesta ilha, os visitantes têm a oportunidade de nadar em águas quentinhas, cristalinas e rasas na companhia de diversas espécies marinhas, como peixes, tartarugas, arraias e muito mais.

Considerado um dos 10 melhores pontos de mergulho do mundo e complexo coralíneo mais importante do Atlântico Sul, dá para praticar a modalidade livre e o mergulho autônomo no arquipélago.

Observação de baleias

Se a sua viagem acontecer entre julho e dezembro, fazer um passeio para observar as baleias jubarte é uma regra, já que elas migram para o litoral da Bahia nessa época do ano em busca de águas quentinhas para procriarem.

Em alto mar, é possível se deparar com baleias que chegam a 16 metros de altura e pesam cerca de 40 toneladas, fazendo acrobacias e nadando livremente pela região. 

Cumuruxatiba

Cumuruxatiba O que fazer em prado Bahia
Fonte: Luiz Souza / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Além de curtir as praias de Prado, Bahia, que tal dar uma esticadinha até Cumuruxatiba, uma região famosa por ter praias pacatas e de beleza rara? A região tem praias bem tranquilas e algumas com ótima estrutura.

Na hora de escolher qual visitar, inclua na sua lista lugares como a Praia do Píer, a Praia do Rio do Peixe e a Praia do Moreira.

Ponta do Corumbau

A Ponta do Corumbau, bem pertinho de Prado, a 100 quilômetros, é um lugar apaixonante com um clima bem tranquilo. Por lá, você encontra belas praias de águas cristalinas, como a Ponta do Corumbau, o principal cartão-postal do vilarejo.

Durante a maré baixa, é possível caminhar por banco de areia que te levam até o meio do mar. Mas se a maré não estiver baixa, não deixe de estender a canga na areia para curtir o cenário. 

Barra do Cahy

Ao escolher o que fazer em Prado, Bahia, não se esqueça de dar uma passadinha na Praia Barra do Cahy, onde você poderá curtir um mar esverdeado de águas transparentes e quentinhas. 

No local há também um lago de água doce que deságua no mar e também falésias que cercam alguns trechos da praia. Um lugar belíssimo para relaxar e apreciar a paisagem.

Qual a melhor praia de Prado?

Qual a melhor praia de Prado Bahia?
Fonte: Pxhere / CC0

Com tantos lugares paradisíacos, é difícil escolher qual é a melhor praia de Prado, pois cada uma tem seu charme, atrações e belezas únicas. 

Mas a Praia de Tororão é considerada por muitos viajantes a mais bonita da região e, certamente, não pode ficar de fora do seu roteiro. 

Outras praias da Bahia que também estão entre as mais bonitas da região são as Praias de Corumbau, do Rio do Peixe Pequeno, do Peixe Grande e também a Represa de Água Doce, que são espetaculares.

O que fazer em Prado, Bahia à noite?

Depois que o sol se põe, a cidade também não perde seu encanto e há muito o que fazer em Prado Bahia à noite.

O point da região fica no Beco das Garrafas, que é um calçadão da rua Rui Barbosa, no centro histórico. O local é famoso por ser repleto de bares e restaurantes instalados em casarões e com mesas e cadeiras na calçada, garantindo muito animação.

O Bistrô Donna Flor é um local que vale a pena conhecer. Além de ter uma ótima gastronomia com pratos típicos, o local também tem um ambiente animado e está sempre lotado, principalmente, aos feriados e finais de semana.

O Neo Cicerone é um restaurante que fica aberto de dia e também durante à noite, bem pertinho do Beco das Garrafas. Se você quiser aliar um pouco de animação a um ambiente mais rústico e com ótima gastronomia, esse é um bom lugar em Prado, cidade sul da Bahia.

O Banana da Terra é um verdadeiro clássico na noite da cidade, ocupando um casarão bem grande. Por fica bem na esquina, esse local é bem disputado, pois dá para observar o movimento no Beco das Garrafas.

Onde ficar em Prado, Bahia?

Onde ficar em Prado, Bahia? Hotel Amendoeiras
Fonte: Elquarto / Hotel Amendoeiras, Prado

Agora que você sabe quais são as melhores praias do sul da Bahia e as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro pela cidade, outro ponto que merece sua atenção é sobre onde ficar hospedado em Prado.

A boa notícia é que a região tem uma boa oferta de pousadas e hotéis para todos os gostos e orçamentos. A Pousada do Canto do Rio oferece ótimos serviços de quarto, conforto, piscina e também está bem localizada, ideal para os turistas que querem fazer tudo a pé.

Outra opção que vale a pena ser considerada é a Pousada Guaratiba que, embora, fique mais afastada é uma ótima opção para os turistas que desejam ficar hospedados praticamente com os pés na areia, já que ela fica bem pertinho da Praia do Novo Prado, Bahia, a cerca de 80 metros.

Com uma atmosfera convidativa e áreas comuns bem aconchegantes, a Pousada Casa De Maria Prado também é uma opção bem interessante, principalmente para quem viaja com animais, já que ela é uma opção Pet Friendly.

Para garantir ainda mais economia na hora de reservar as suas hospedagens, faça as suas pesquisas na nossa plataforma, El Quarto, que apresenta aos viajantes sempre as melhores opções de hospedagens ao redor do mundo.

Quantos dias ficar em Prado?

Para aproveitar tudo que a cidade tem para oferecer, é preciso definir quantos dias ficar em Prado, pois há muitas atrações e lugares legais para conhecer na região.

Se você quer descansar e curtir a costa baiana com calma e sem correria, opte por ficar entre 4 e 7 dias, pois, nesse período, dá para fazer de tudo um pouco e com total tranquilidade.

Qual é melhor: Prado ou Alcobaça?

É praticamente impossível escolher Prado ou Alcobaça como o melhor destino de viagem no sul da Bahia, afinal, ambos os lugares têm praias de beleza estonteante, mar agradável e boa estrutura turística.

Mas para definir qual é a melhor: Prado e Alcobaça, você precisa definir o seu estilo de viagem que pretende ter. Isso porque, Prado é um pouco mais movimentada, principalmente no verão, do que Alcobaça, que é bem tranquila e com pouco fluxo de turistas.

Mas se ficar em dúvida sobre qual conhecer, que tal se dividir e ficar hospedado em ambos os locais? A distância entre os destinos é de cerca de 25 quilômetros. Se preferir, dá para fazer uma viagem bate-volta.

Cotação de passagens aéreas para Prado

Depois das nossas dicas, você já sabe o que fazer em Prado, Bahia, na sua próxima viagem de férias? Para curtir o melhor da costa sul da Bahia, não deixe de incluir esses destinos e atrações que apresentamos para você.

Além do roteiro, outra dica é fazer as suas cotações de passagens aéreas na nossa plataforma, Passagens Promo, pois você encontrará os voos mais baratos do mercado, além das melhores promoções.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Lembre-se que, para garantir ainda economia, é importante ativar o alerta de preços para ser notificado sempre que o trecho escolhido entrar em promoção. Que tal viajar para a Bahia com muita diversão e economia? De Promo você pode!

Recomendado para você
Confira as principais praias da Bahia que você precisa conhecer

Confira as principais praias da Bahia que você precisa conhecer

Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

Canavieiras, Bahia: veja onde fica, como é a cidade e quais são as melhores praias!

Canavieiras, Bahia: veja onde fica, como é a cidade e quais são as melhores praias!

Ilha de Itaparica: confira nossas dicas e prepare sua viagem!

Ilha de Itaparica: confira nossas dicas e prepare sua viagem!

Valença, Bahia: conheça as belas praias, hotéis e restaurantes dessa cidade

Valença, Bahia: conheça as belas praias, hotéis e restaurantes dessa cidade

Pelourinho: leia aqui sobre a história, informações e curiosidades deste ponto turístico!

Pelourinho: leia aqui sobre a história, informações e curiosidades deste ponto turístico!