O que fazer em Punta del Este: quando ir e como montar seu roteiro

Se o Uruguai será sua próxima viagem internacional, saiba o que fazer em Punta del Este, o principal balneário do país e parada obrigatória no seu roteiro.

Bastante famosa pelas belas praias, Punta, como bom destino litorâneo, promete muita badalação noturna. Luxo e animação não faltarão nesta cidade uruguaia.

Quer saber mais sobre Punta? Então, confira este post, e fique por dentro de tudo o que é importante sobre Punta del Este: o que conhecer, melhor época para viajar, principais atrações e como montar o seu roteiro pela “Mônaco uruguaia”. 

Aproveite as melhores promoções de passagens aéreas para Punta del Este no Passagens Promo!

O que fazer em Punta del Este: mapa, clima, atrações e valores

Fora a capital Montevidéu, Punta del Este é a cidade uruguaia com maior potencial turístico, atraindo, principalmente no verão, vários turistas argentinos e cada vez mais brasileiros.

Somente em 2019, a cidade recebeu mais de 584 mil visitantes durante o ano todo!

Lindas praias e casas de luxo, excelentes hotéis e restaurantes e o astral jovem, onde a agitação começa no fim de tarde e estende a madrugada, são seus grandes atrativos.

E não é apenas o público jovem ou quem tem “bala na agulha” que aproveita os dias quentes e ensolarados do balneário uruguaio.

A viagem para Punta del Este é um passeio totalmente democrático, com atrações para toda a família: entretenimento espalhado pela cidade e pontos turísticos próximos, praias para todos os gostos, museus e muito mais em uma das queridinhas do Uruguai.

Onde fica Punta del Este?

O que fazer em Punta del Este onde fica
Fonte: Unsplash

Punta del Este, Uruguai, é um balneário localizado a cerca de 120 km da capital Montevidéu.

Como o nome sugere, Punta é uma península bem na ponta leste do sul uruguaio, situada no litoral do distrito de Maldonado.

Mapa de Punta del Este

Antes de planejar ir para Punta del Este e o que fazer lá, é bom conhecer o seu mapa. Punta del Este, como dissemos, está próxima de Montevidéu, e se você for de avião para a capital, só precisará alugar um carro e seguir viagem.

Quem mora no sul do Brasil, costuma optar também por chegar à Punta pegando estrada.

Perceba ainda que outras praias bem legais, como Piriápolis e José Ignacio, estão próximas ao balneário, e pode ser interessante incluí-las no seu roteiro.

Passagens aéreas imperdíveis para Punta del Este!

As melhores ofertas para Punta Del Este você encontra aqui
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Sua opção vai ser viajar de avião, a forma mais rápida e segura de chegar à Punta del Este? 

Então, lembre-se que realizar uma boa pesquisa e comprar as passagens aéreas com antecedência são essenciais para economizar.

Você poderá fazer as duas coisas utilizando o Passagens Promo. Em nosso site, você encontrará ofertas sensacionais, além dos melhores descontos e promoções.

Cadastre o seu e-mail em nosso site, ative o alerta e receba notificações com os menores preços e ofertas imperdíveis para o seu destino!

Clima em Punta del Este

Pense no clima dos estados do sul do Brasil. Ele se assemelha bastante ao que você encontrará em Punta del Este.

No verão, as temperaturas médias se aproximam dos 25º graus e as praias ficam lotadas. Já o inverno é bastante frio

Entre as temporadas, o clima em Punta del Este fica mais ameno, porém agradável.

Não há um período de chuvas bem definido e, em se tratando de Uruguai, lembre-se que os ventos frios são comuns em qualquer cidade, especialmente as litorâneas.

Qual a melhor época para ir à Punta del Este?

O que fazer em Punta del Este melhor epoca
Fonte: Pixabay

Durante o verão, entre o Natal e o Carnaval, é que Punta del Este pulsa com o movimento intenso de turistas atrás das suas praias.

Mas, como em outros destinos de turismo no Uruguai, o balneário oferece alternativas de atrações durante o ano todo. Veja dicas de atividades que podem ser feitas na alta e na baixa temporada. 

Antes, lembre-se que as estações no Uruguai acompanham o calendário das nossas — verão de dezembro a março, inverno entre julho e setembro.

O que fazer em Punta del Este no verão?

Praia, praia e mais praia! Não é exagero: se você está em dúvidas sobre o que fazer no balneário no verão, os questionamentos acabarão quando perceber o agito das praias.

A dinâmica funciona mais ou menos assim: na parte da manhã, as famílias é que aproveitam a areia e o mar. O público jovem frequenta durante a tarde e início da noite, antes de se arrumarem para as baladas.

Estas são as outras grandes atrações da alta temporada: muitas festas e bares lotados que varrem a madrugada.

Muitos escolhem também passar a virada do ano por lá. E o que fazer em Punta del Este no réveillon? 

As festas mais badaladas são fechadas, e você terá que fazer um bom investimento por elas. Mas os bares na região do Porto realizam eventos bem disputados e que tomam as ruas.

O que fazer em Punta del Este no inverno?

Durante o inverno, Punta del Este fica realmente mais vazia, o que altera até o ritmo de funcionamento de bares e restaurantes.

Então, o que fazer em Punta del Este no frio? No inverno, a cidade continua oferecendo atrações muito interessantes.

Aproveite para conhecer com menos concorrência os principais pontos turísticos. Curta um passeio pela orla, e saboreie a gastronomia e os reconhecidos vinhos uruguaios.

O que fazer em Punta del Este com chuva?

Prever quando vai chover no principal balneário é difícil, não há uma estação chuvosa bem definida.

Quer saber o que fazer em Punta del Este na chuva? Acompanhe as sugestões para o período frio. Uma outra dica é aproveitar o tempo e tentar a sorte nos cassinos da cidade.

Pontos turísticos em Punta del Este

Punta del Este tem alguns dos principais pontos turísticos do Uruguai, como o monumento La Mano, a Casapueblo e suas belíssimas praias.

Uma coisa é certa: serão tantas atrações e passeios que decidir quais priorizar será difícil. Então, se liga nessa lista que fizemos para te ajudar a escolher o que fazer em Punta del Este, Uruguai

La Mano

O que fazer em Punta del Este la mano
Fonte: Unsplash

Não faltarão referências para você conhecer o principal cartão-postal da cidade. 

La Mano, Los Dedos, Monumento aos Afogados, Homem emergindo à vida — todos estes nomes direcionam à escultura de cinco dedos que saem das areias da Praia Brava.

Verdade é que a escultura de La Mano de Punta del Este, idealizada pelo artista plástico chileno Mario Irrazábal, vive rodeada por turistas em busca de uma foto no monumento.

Será impossível não vê-la, principalmente se você chegar ao balneário de ônibus, já que ela fica em frente à rodoviária. Apesar da concorrência, vale lutar por um registro tendo ao fundo a comprovação que você esteve em Punta.

Plaza de los Ingleses

A Plaza de los Ingleses (também conhecida como Plazoleta Grã-Bretanha) marca o ponto de encontro entre o Rio da Prata e o Oceano Atlântico.

Muito conhecida, a praça é uma das principais atrações turísticas em Punta del Este e leva o nome em lembrança à histórica Batalha do Rio da Praia, em 1939.

Sobre as pedras, ficam as já famosas esculturas de sereias que “encantam” o lugar. É uma ótima parada após um dia de passeios para curtir o fim de tarde e apreciar o pôr do sol de frente para o mar.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Porto de Punta del Este

    Sabia que o Porto de Punta del Este é um dos pontos mais animados da cidade? É isso mesmo, você não leu errado!

    Na região, há muitos restaurantes cuja especialidade, claro, serão os frutos do mar, e bares bastante movimentados que dão vida ao lugar até altas horas.

    É no Porto de Nuestra Señora de la Candelaria, nome original, que ficam atracadas luxuosas embarcações, e de lá saem alguns passeios de barco pela região.

    Outra atração à parte no Porto de Punta é o aparecimento dos lobos-marinhos. Os animais marcam presença em busca de alimentos que sobram das peixarias do local.

    Praias em Punta del Este

    O que fazer em Punta del Este praias
    Fonte: Pixabay

    Belíssimas e muito movimentadas no verão, as praias de Punta del Este são o motivo da visita de muitos turistas ao principal balneário uruguaio.

    Existem opções para todas as tribos e gostos, e você certamente encontrará a sua.

    Vizinhas, as mais famosas praias de Punta são a Playa Mansa e a Playa Brava. A primeira é banhada pelas águas calmas do Rio da Prata e recebe muitas famílias, enquanto a segunda, com ondas e mais agitada, está às margens do Oceano Atlântico.

    Quem deseja o clima de agitação desde cedo, costuma optar por frequentar La Barra.

    Na região, a 10 km do centro de Punta del Este, turistas encontram mais animação — com festas, DJ’s e esportes de veraneio — em suas praias mais famosas, Bikini e Montoya

    Está curioso para saber qual é a melhor praia de Punta del Este? A nossa dica é: aproveite o tempo para conhecer quantas puder e chegue à sua conclusão

    Museus

    Mesmo com toda a energia da cidade, existem passeios em Punta del Este com viés mais cultural. Conhecer os museus locais faz parte deste leque de opções.

    No bairro de Beverly Hills, conhecido por suas mansões, o Museo Ralli exibe um acervo de diversos artistas latino-americanos e obras do ícone surrealista Salvador Dalí. Um incentivo a mais para conhecer a atração é que a entrada é gratuita.

    Conheça ainda o Paseo de Neruda, casa onde o escritor chileno Pablo Neruda morou, onde há a exposição de objetos pessoais dele, e o Museo del Mar, com acervo de esqueletos de animais marinhos, conchas e insetário — enfim, um paraíso para as crianças!

    Compras em Punta del Este

    Que tal aproveitar a viagem para fazer algumas compras no Uruguai?

    Muitos brasileiros aproveitam os preços mais econômicos no país vizinho para trazer sacolas cheias. Mas, atenção, em Punta del Este os valores são parecidos com os nossos.

    A principal avenida comercial da cidade é a Avenida Gorlero, onde você encontrará de roupas a doces. A Calle 20, paralela a Gorlero, é onde ficam as lojas de grandes marcas.

    Se você prefere ir ao shopping, o Punta Shopping é o principal da região e possui variedades de lojas e restaurantes, além de cinema e boliche. 

    Casapueblo

    O que fazer em Punta del Este Casapueblo
    Fonte: Pixabay

    Apontada como uma das grandes atrações da cidade, a Casapueblo é, na verdade, um dos destaques na lista de o que fazer em Punta del Este e arredores.

    Para visitar o local, os turistas deverão ir até Punta Ballena, a cerca de 20 minutos de carro.

    Idealizada pelo artista plástico Carlos Páez Vilaró, o espaço reúne em um só lugar galeria de arte, museu, restaurante e hotel, um verdadeiro complexo para entreter os visitantes.

    Explore as salas de exposição e adquira lembrancinhas, mas não deixe de admirar a vista da Casapueblo. Muitos a visitam durante a tarde para admirar o pôr do sol enquanto escutam poemas de Vilaró.

    O ingresso para a atração custa R$ 35.

    Roteiro de viagem Punta del Este

    Como pôde notar, há lugares incríveis para conhecer e muito o que fazer em Punta! Animado para planejar a viagem?

    Confira algumas dicas de Punta del Este, Uruguai, importantes para montar o seu roteiro.

    O que fazer em Punta del Este à noite?

    O que fazer em Punta del Este a noite
    Fonte: Unsplash

    O cair da noite não significa que o dia chegou ao fim em Punta del Este, uma cidade que, definitivamente, não dorme cedo. 

    Vale destacar que o agito começa tarde: os turistas jantam próximo às 22 horas, emendando para as baladas.

    Na região de La Barra, o público se aglomera nos bares antes de partir para festas com DJ’s. O Porto de Punta del Este também reúne bares muito frequentados.

    Um dos melhores bares de Punta del Este está na região da Playa Mansa: o pub Mob Dick, com atrações ao vivo e DJ comandando a festa após 2 horas.

    Quem busca um programa diferente pode testar a sorte no Hotel e Cassino Enjoy Punta del Este (antigo Conrad), que além dos jogos de azar, tem restaurante, aulas de tango e shows.

    Onde ficar em Punta del Este?

    Pense que Punta del Este é um balneário grande e movimentado: logo, escolher onde ficar é importante.

    Na hora de decidir onde se hospedar em Punta del Este, dê preferência a hotéis que estejam na região central, próximo das principais atrações. 

    É possível encontrar opções luxuosas e que exigem um bom investimento, como o Enjoy Punta del Este, e também as mais em conta, porém bastante confortáveis, como o Hostel del Puerto ou o THC Hostel.

    O que fazer em Punta del Este em 2, 3, 4 e 5 dias?

    O que fazer em Punta del Este dias
    Fonte: Pixabay

    Punta del Este tem atrações de sobra para você curtir a cidade durante as férias. 

    Muitos turistas optam por fazer um bate-volta de Montevidéu até o balneário, mas o ideal é pernoitar ao menos uma noite para ter dois dias para explorar o lugar.

    E o que fazer em Punta del Este em 2 dias? Escolha uma de suas praias para descansar, passeie no fim de tarde por pontos turísticos como La Mano e o Porto, e no segundo dia, conheça outros lugares — a Casapueblo é uma ótima pedida.

    Com mais dias, você pode ampliar a sua programação. A sugestão é adicionar ao máximo as praias no tempo disponível.

    Em três, quatro ou cinco dias, você poderá conhecê-las e desfrutar das festas na cidade. Explorar os museus, andar de bicicleta pela orla e até ir à cidades vizinhas pode estar na lista de o que fazer em Punta del Este em 5 dias, por exemplo.

    Quanto custa ir para Punta del Este?

    O balneário de Punta del Este tem a fama de ser um destino caro no Uruguai. Luxo e ostentação passam por lá, mas é possível viajar gastando menos.

    Lembre-se que o verão, quando a cidade bomba, é época de alta temporada. Logo, naturalmente os preços serão maiores. Mas pesquisando bem e se programando, dá para visitar este lugar fascinante sem estourar as economias.

    Voos em promoção para Punta del Este, Uruguai!

    Compre aqui sua prmo para Punta del Este!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    E por falar em economizar, agora que você já sabe o que fazer em Punta del Este, já pode começar a se organizar para conhecê-la sem gastar tanto.

    Vai comprar as passagens aéreas? Lembre-se que no Passagens Promo você encontra os menores preços, e ainda consegue promoções incríveis para o seu destino.

    Quer viver a alegria de Punta del Este pagando pouco? De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    Ciudad del Este: o que fazer além das compras?

    Ciudad del Este: o que fazer além das compras?

    Viagem para o Chile: roteiro por região, passeios e gastronomia

    Viagem para o Chile: roteiro por região, passeios e gastronomia

    O que fazer em Puerto Natales: explore além de Torres del Paine

    O que fazer em Puerto Natales: explore além de Torres del Paine

    Assunção, Paraguai: dicas de hotéis, restaurantes e melhores passeios

    Assunção, Paraguai: dicas de hotéis, restaurantes e melhores passeios

    Punta Arenas, Chile: 7 lugares que você não pode deixar de explorar

    Punta Arenas, Chile: 7 lugares que você não pode deixar de explorar

    Cidades do Paraguai: os 10 maiores destinos no país

    Cidades do Paraguai: os 10 maiores destinos no país