O que fazer em Quito: quando ir, informações e dicas de viagem

Já começou a imaginar o que fazer em Quito, a cidade por onde passa a linha imaginária que divide os dois hemisférios? Por lá, sua viagem irá reservar muita história, cultura e belas paisagens!

Cercado por vulcões dos Andes e com influências de vários povos, prepare-se para encontrar um destino singular na América do Sul!

O que fazer em Quito: como aproveitar a cidade?

Para conhecer toda a cidade, passe muito protetor solar, pois o sol brilha forte por lá durante a temporada de seca. Dependendo dos locais que pretende conhecer, leve roupas para praticar esportes e botas de trekking.

Para se locomover pela capital é possível usar o sistema de transporte público, que oferece metrô, ônibus e trólebus. Se preferir, você pode utilizar táxi também, mas os preços são um pouco mais salgados.

Uma boa opção também para se locomover em Quito é alugar um carro. Você pode acessar este link e fazer a sua reserva.

Na hora de escolher sua hospedagem, uma boa opção é ficar no bairro La Mariscal. Na região há muitos hotéis e hostels, além de ser uma área badalada e cheias de bares e restaurantes.

Aliás, além de curtir tudo que a capital tem para oferecer, não deixe de apreciar a gastronomia do país, que é muito rica e saborosa.

Experimente as empanadas, o caldo de galinha crioula e a fritada – uma carne de porco temperada com diversos condimentos e frita na sua própria gordura. Uma delícia!

Não deixe de contratar seu chip de viagem também! Ele é um item extremamente importante em qualquer viagem internacional. Acesse Viagem Conectado e garanta o seu.

Como é a temperatura em Quito?

Quito, capital do Equador, está situada nos montes andinos, a 2.800 metros de altura. A cidade está bem nos flancos do vulcão Pichincha, que está a 4.784 metros acima do nível do mar.

Por conta da sua localização e altitude, a cidade possui um clima subtropical com constantes temperaturas frias durante todo o ano, dividindo-se em duas estações: seca (entre junho e setembro) e chuvosa (outubro e maio).

A temperatura geralmente fica em torno de 16°C, sendo que as máximas podem chegar a 22°C entre os meses de agosto e setembro, e a mínima em 10°C nos meses de março e abril, que são os períodos mais frios.

Quando ir a Quito?

o que fazer em quito quando ir
Fonte: Pixabay

Para curtir os mais incríveis passeios no Equador, a época mais recomendada é durante o período de seca, que vai de junho a setembro, quando a possibilidade de chuva é bem remota.

A temporada entre novembro e fevereiro também é uma época recomendada porque o sol brilha forte por lá, o que favorece o turismo em toda a capital.

Documentação necessária para a sua viagem

Assim como em outros destinos sul-americanos, os turistas brasileiros não precisam da obtenção do visto, desde que a estada não passe de 90 dias. O passaporte também não é necessário.

Na imigração equatoriana, basta apresentar o documento de identidade em bom estado de conservação e com emissão dentro do período de 10 anos.

Seguro viagem obrigatório para o Equador

Seguro Viagem: América do Sul
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) + TELEMEDICINA AC 35 MUNDO (Exceto EUA) + TELEMEDICINA Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 15/dia*
Intermac 15 Turístico Internacional Intermac 15 Turístico Internacional Assistência médica USD 15.000 Bagagem extraviada USD 350 (SUPLEMENTAR) R$ 17/dia*

No Equador, lugares para visitar não faltam como a cidade de Quito. Para desembarcar na capital do país, o governo exige que os turistas façam a contratação de um seguro viagem.

O objetivo é que os visitantes tenham respaldo em situações adversas, como acidentes ou problemas de saúde.

Não deixe para a última hora, faça agora mesmo as cotações de seguro viagem no nosso site, Seguros Promo. Encontre os planos mais adequados ao seu perfil e com os preços que cabem no seu bolso.

Passagens aéreas para Quito

Passagens Promocionais para Quito
Passagens aéreas saindo de

Além do seguro, certamente as passagens aéreas estão no topo da lista do seu planejamento financeiro, não é mesmo? 

Se você quer encontrar passagens aéreas em promoção e viajar para Quito, Equador, com os preços mais baixos do mercado, seu lugar é no nosso buscador: Passagens Promo!

O nosso site oferece as melhores opções de passagens, com as principais companhias aéreas do Brasil e do mundo.

Pontos turísticos em Quito

Com tradições, cultura e arquitetura influenciadas por povos como os árabes, italianos, flamengos, hispânicos e indígenas, a cidade conta com lugares interessantes e cheio de história.

Sem falar de todas suas belezas naturais, que deixam os turistas encantados. Vamos conhecer as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro? 

Centro Histórico de Quito

o que fazer em quito centro historico
Fonte: Pixabay

O centro histórico de Quito, sem dúvida, é um dos lugares mais interessantes para conhecer durante o seu tour pela capital.

O local é um verdadeiro museu a céu aberto, que preserva memórias da sua história, prédios e monumentos que são verdadeiras joias para o país. 

Inclusive, muitos deles são considerados Patrimônio Cultural da Humanidade, desde de 1978.

Leve uma garrafinha de água, coloque calçados bem confortáveis e protetor solar, pois há muitos pontos turísticos Quito que estão justamente nesta região.

Faça um passeio pelas ruazinhas do centro histórico para observar os prédios em estilo colonial. 

Vá até a Plaza Grande, rodeada por construções importantes como a Catedral Metropolitana, os Palácios Carondelet, Municipal e Arzobispal, sendo que esse último abriga restaurantes e lojas.

Teleférico Pichincha

Você terá uma das vistas mais lindas da cidade ao usar o teleférico Pichincha, que vai da região central até a parte leste do vulcão. Seus elevadores são considerados um dos mais altos do planeta, entre 3.117 a 3.945 metros.

Para chegar ao topo, o percurso tem duração de 10 minutos e garante um cenário deslumbrante dos picos nevados e dos vulcões que cercam a capital. É incrível e vale a pena incluí-lo no seu roteiro Equador.

Ciudad Mitad del Mundo

o que fazer em quito ciudad mitad del mundo
Fonte: Pixabay

Jamais vá embora de Quito sem conhecer a Ciudad Mitad del Mundo, uma das principais atrações da cidade.

Com montanhas ao seu entorno, o parque possui um amplo gramado muito bem aparado e abriga o monumento que demarca a Linha do Equador, separando os dois hemisférios.

Essa enorme estrutura que, claro, merece um registro, foi construída em 1982. Neste local, pesquisadores enviados pela França fizeram a primeira expedição geodésica sobre a linha imaginária, décadas atrás.

A foto clássica com os pés em ambos os lados do mundo é uma regra.

Parque Bicentenário

Para quem gosta de praticar atividade física e apreciar a natureza, o Parque Bicentenário é o lugar certo.

Construído no antigo aeroporto da cidade, o local é bem arborizado. Hoje, as pistas de pouso e decolagem são usadas para fazer corrida, caminhada e para passear com os animais de estimação.

Em dias quentes, não deixe de deitar à sombra das árvores para apreciar a paisagem. Fazer um piquenique também é uma boa pedida.  

Parque Metropolitano

o que fazer em quitos parque metropolitano
Fonte: Unsplash

Esse é um dos passeios no Equador que dá para fazer com toda a família. As crianças ficarão encantadas com o Parque Metropolitano.

O espaço com muito verde e enormes árvores abriga parques infantis, lindos jardins, trilhas para caminhadas ou passeios de bike.

Mas a grande atração do espaço é o museu geodésico, que conta a história de como ocorreu o traçado da linha do Equador, além do planetário. O local possui ainda lojinhas e lanchonetes.

O que fazer em Quito à noite?

Ao escolher o que fazer em Quito, Equador, inclua também a vida noturna da cidade, que é bem agitada e oferece muitas opções de lazer e entretenimento. Anota aí um lugar que não deve ficar de fora da sua lista!

La Mariscal

o que fazer em quito la mariscal
Fonte: Pxhere

A La Mariscal é um dos bairros mais badalados de toda a capital. Se quer ver gente bonita e curtir a noite equatoriana, este é o melhor lugar!

O bairro tem muitos bares para todos os gostos e bolsos, além de ótimos restaurantes, hotéis e hostels.

Ao visitar a região, não deixe de sentar às mesas dos bares que ficam sempre lotados de gente, principalmente entre quinta e domingo.

Arredores de Quito

Com tantas atrações, você terá trabalho para escolher o que fazer em Quito, mas saiba que nos arredores da cidade também têm muitos lugares interessantes que você precisa conhecer. 

Parque Nacional do Cotopaxi

o que fazer em quito cotopaxi
Fonte: Pixabay

O Parque Nacional do Cotopaxi é a porta de entrada para quem quer conhecer o vulcão Cotopaxi, que é o mais alto do continente sul-americano.

Com lagoas vítreas, extensas planícies e muitas trilhas entre montanhas rochosas, esse será um dos passeios mais incríveis que fará na sua trip pelo país. É perfeito para quem adora aventura ao ar livre!

O parque está localizado no Anel de Fogo do Pacífico. Para conseguir ver os vulcões Cotopaxi, Sincholagua e Ruminawi, visite o local em um dia de sol e sem nebulosidade.

Há quem se arrisque a fazer escaladas que são bem íngremes para chegar perto dos vulcões, mas se você só quer apreciar a paisagem, uma dica é contratar uma agência que oferece o tour até o parque.

Laguna del Quilotoa

Uma das imagens de Quito, Equador mais impressionantes é da lagoa Quilotoa que, claro, precisa estar nos seu roteiro.

Uma das mais impressionantes imagens de Quito, Equador, que precisam estar em seu roteiro, é da lagoa Quilotoa.

Localizada dentro da cratera de um vulcão extinto, sua beleza deixa os turistas literalmente de boca aberta. A cor das suas águas varia entre verde e azul, conforme o posicionamento do sol.

Há muitas agências e guias turísticos que oferecem o passeio para conhecer o lago, mas se preferir, é possível pegar um ônibus que sai da rodoviária de Latacunga a cada hora. O bilhete custa 2,50 dólares.

Papallacta

O que fazer em quito papallacta
Fonte: Unsplash

Visitar a Termas de Papallacta, que ficam às margens do rio de mesmo nome, é quase uma regra. 

Bem na entrada da região Amazônia equatoriana, o local é perfeito para quem quer curtir momentos de relaxamento em piscinas de águas termais.

O complexo, conhecido pelas propriedades medicinais das suas águas vindas do vulcão Antisana, tem saunas a vapor, tratamentos termais, aromaterapia, massagens e muito mais. Vale a pena passar um dia lá!

Otavalo

No seu roteiro sobre o que fazer em Quito e arredores, conheça Otavalo com construções coloniais, montanhas belíssimas e um povo muito simpático.

A tradição e a cultura equatoriana permanecem vivas em cada canto da cidade e nas vestimentas do seu povo. A atividade têxtil foi herdada de seus antepassados.

Se você quer levar roupas, artesanatos e jóias para casa, esse é o lugar certo. A grande atração de Otavalo fica por conta da sua feira, que agita a Plaza de los Ponchos todos os dias.

Porém, uma dica é visitá-la aos sábados, pois a quantidade de barracas no local é ainda maior. Inclusive, ela é considerada a maior feira indígena do continente.

Baños

o que fazer em quito banos
Fonte: Pixabay

Para finalizar o seu roteiro nos arredores de Quito, conheça a Baños, chamada também de Água Santa. Para quem gosta de esportes de aventura e contato com a natureza, o destino é o seu lugar.

A cidade é rodeada por enormes áreas verdes, mas as suas principais atrações ficam fora da sua região central. 

Com grandes reservas e áreas de mata, é possível praticar esportes radicais como tirolesa, rafting e escalada em meio à natureza.

Ao visitar a cidade, não deixe de se aventurar em um balanço que fica à beira do penhasco, que é uma das suas principais atrações do destino.

O que fazer em Quito em 1 dia?

Se você está com um roteiro bem apertado e quer saber o que fazer em Quito em 1 dia, saiba que é possível sim conhecer as principais atrações.

Ao desembarcar na cidade, comece o seu tour pelo centro histórico com muitos prédios antigos e monumentos. Não deixe de visitar a Catedral Metropolitana e os Palácios Carondelet, Municipal e Arzobispal.

Faça uma rápida parada para almoçar nos restaurantes que existem por lá. Na parte da tarde, faça um passeio pelo Teleférico Pichincha para apreciar a cidade do alto.

Por último, não deixe de visitar a Ciudad Mitad del Mundo, que abriga o monumento que demarca a Linha do Equador e separa o mundo nos hemisférios Norte e Sul.

Cotação passagens aéreas para Quito

Melhores preços de passagens aéreas para Quito
Passagens aéreas saindo de

Independentemente se você já sabe o que fazer em Quito ou não, já comece a fazer as suas pesquisas pelas passagens aéreas mais baratas do mercado.

Lembre-se: quanto mais cedo iniciar as suas buscas, mais chances você tem de encontrar os melhores preços. 

Conte com o nosso site comparador de preços, Passagens Promo, e viaje barato e seguro. De Promo você pode!

Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

Fique tranquilo, não enviamos spam!

E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

Recomendado para você
O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir

O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir