O que fazer em Ribeirão Preto: 15 pontos turísticos incríveis para conhecer

Vai viajar para o interior de São Paulo e quer saber o que fazer em Ribeirão Preto? Então, vem com a gente e conheça este destino cheio de lugares históricos, belezas naturais e muita diversão.

Separe o papel, a caneta e anote todas as dicas dos pontos turísticos mais interessantes da cidade.

O que fazer em Ribeirão Preto: pontos turísticos e gastronomia

Existem diversos pontos turísticos em Ribeirão Preto. O município é um dos destinos mais visitados do interior do turismo em São Paulo

Você vai se surpreender com as opções de lazer. No seu roteiro, não deixe de fazer uma visita aos parques Doutor Luiz Carlos Raya e Curupira e Raya, lugares perfeitos para um passeio externo.

Não deixe de incluir o Jardim Japonês durante sua estadia pela cidade. O local possui muitos lagos, pontes, quiosques e plantas ornamentais que remetem à cultura oriental.

Lugares dedicados à arte e religião também não faltam. Por isso, conheça o belíssimo Theatro Pedro II, com uma decoração extremamente sofisticada. 

O Museu do Café Francisco Schmidt, a Catedral Metropolitana e o Santuário das Sete Capelas também merecem uma visita.

Não deixe de fazer uma parada no Museu Casa de Portinari, onde o artista morou com sua família por muitos anos. Você poderá aprender mais sobre a vida do artista plástico.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Qual a melhor época para viajar para Ribeirão Preto?

    O que fazer em Ribeirão Preto: melhor época para ir
    Fonte: Pexels

    Ribeirão Preto é um dos lugares turísticos em SP que pode ser explorado o ano inteiro. Por isso, determinar a época certa para visitar a cidade é muito relativo e dependerá do tipo de viagem que você pretende fazer por lá.

    O período ideal para conhecer a cidade é entre o final de abril e o início de setembro. Durante esse intervalo, o tempo é mais ameno e o índice de chuvas é menor. Para aproveitar ao máximo sua estadia, alugue um hotel próximo aos pontos turísticos. Procure no Hoteis.com e tenha descontos exclusivos.

    O clima favorável possibilita que você conheça os pontos turísticos da cidade e aproveite a gastronomia local.

    Qual a distância de São Paulo para Ribeirão Preto?

    Quer conhecer os pontos turísticos em Ribeirão Preto? Saiba que a cidade fica a pouco mais de 300 quilômetros da capital paulista em um percurso de cerca de quatro horas.

    Inclusive, o trajeto da cidade de São Paulo é bem simples e tranquilo. As estradas possuem ótima infraestrutura.

    Por isso, se quiser, é bem fácil montar um Roteiro por São Paulo! Além disso, é possível aproveitar as maravilhas da região alugando um carro, com 5% de desconto. Garanta muito conforto, segurança e economia.

    Como ir para Ribeirão Preto?

    O que fazer em Ribeirão Preto: como ir?
    Fonte: Unsplash

    Já deu para perceber que chegar ao destino não será um problema. A melhor opção para quem quer conhecer a cidade é pegar um voo e desembarcar no próprio aeroporto de Ribeirão Preto.

    Outra alternativa é descer na capital paulista e, de lá, seguir até a cidade com um carro alugado ou de ônibus.

    Há diversas empresas que contam com muitas linhas que fazem o trecho de forma muito segura.

    Passagens aéreas para Ribeirão Preto

    Depois de saber como ir para Ribeirão Preto, chegou a hora de encontrar as melhores opções de passagens aéreas para Ribeirão Preto.

    Se quer ter acesso aos preços mais baixos, não deixe de concentrar as suas buscas aqui no Passagens Promo! Garantimos sempre as passagens aéreas mais baratas do mercado.

    Passagens aéreas mais baratas para Ribeirão Preto!
    Passagens aéreas saindo de

    Faça também um cadastro no nosso alerta de preços para ser avisado sempre que os valores das passagens baixarem.

    Pontos turísticos em Ribeirão Preto: melhores atrações

    Existem muitas atrações em Ribeirão Preto. São muitas possibilidades, então fica difícil decidir o que fazer. Por isso, montamos um roteiro bem bacana para você.

    Theatro Pedro II

    Theatro Pedro II
    Fonte: Leandro Maranghetti, via Wikimedia Commons

    Entre os pontos turísticos em Ribeirão Preto, visite o Theatro Pedro II, um dos edifícios históricos mais importantes da cidade. Inclusive, ele está entre os melhores teatros do país quando o assunto é a acústica. 

    Com uma arquitetura imponente e uma decoração belíssima, o teatro é palco de espetáculos sinfônicos e de óperas. 

    Ao todo, o local tem capacidade para receber mais de 1500 espectadores. É possível fazer uma visita guiada e conhecer todas as dependências do lugar.

    Museu do Café Francisco Schmidt

    Sem dúvida, o Museu do Café Francisco Schmidt é parada obrigatória. O local conta com um grande acervo de objetos que fazem referência à cultura cafeeira.

    Inaugurado em 1957, o museu fica em um belo prédio que preserva características do Brasil colonial.

    Ao visitar o local, você poderá conferir muitos objetos que eram utilizados no dia a dia dos escravos, barões de café e também dos imigrantes. 

    O acervo é composto por documentos como jornais, fotos, revistas, livros e muitos mapas da época.

    Catedral Metropolitana

    Ela já foi uma pequena capela, mas hoje é um importante templo católico da cidade.

    A história da Catedral Metropolitana começou no século 19, quando fazendeiros fizeram uma doação das terras em adoração ao São Sebastião.

    Ao longo dos anos, a igreja foi ampliada, depois demolida em uma reestruturação urbana e, posteriormente, reconstruída novamente no século XX com uma arquitetura neogótica.

    Lindíssima e rica em detalhes, não deixe de conhecer o interior da igreja. 

    Parque Doutor Luis Carlos Raya

    Parque Doutor Luis Carlos Raya
    Fonte: Wikimedia Commons

    Inaugurado em 2004, o parque Doutor Luis Carlos Raya foi construído em um espaço de mais de 40 mil metros quadrados, que antes era utilizado para a prática da mineração.

    Fazer um passeio pelo local é uma ótima opção para quem quer aproveitar a estadia na cidade e praticar atividade física.

    O lugar possui pistas de caminhada, um amplo gramado, palcos cobertos, lagos artificiais e espaços para recreação e bem estar, com parquinho para as crianças e aparelhos na academia popular.

    Santuário das Sete Capelas

    Ao ir para Ribeirão Preto, faça uma visita ao charmoso Santuário das Sete Capelas. Construído por monges beneditinos, a região conta com uma atmosfera agradável e tranquila.

    Os sete templos estão dispostos em um formato de semicírculo, sendo cada um deles dedicado a um santo católico e todos voltados para um enorme largo. No local, também há uma lojinha de artigos religiosos.

    Sem dúvida, o lugar é considerado um espaço de fé e oração muito importante. E é bastante procurado por turistas e pelos moradores da cidade.

    Museu Casa de Portinari

    Uma casinha charmosa que se transformou em museu. A Casa de Portinari ficou famosa por ter sido lar de um dos maiores artistas plásticos brasileiros, Cândido Portinari e da sua família durante o século 20.

    Ao visitar o museu, você poderá conferir murais, documentos, ilustrações, poesias e pertences que foram do pintor. Imperdível! 

    Jardim Japonês

    Jardim Japonês
    Fonte: Needpix

    Este é um dos mais encantadores pontos turísticos em Ribeirão Preto. Localizado no Bosque Municipal Fábio Barreto, o Jardim Japonês é muito querido na cidade.

    O paisagismo, desenvolvido por Mitsutery Naganune, é belíssimo e encanta aos visitantes. O jardim também possui lagos, pontes, quiosques e monumentos que remetem à cultura oriental nipônica. 

    Você também poderá ver um bonsai com cerca de 25 anos, que foi doado por Shozo Mishima, um artista plástico japonês.

    O ambiente foi doado pela colônia japonesa radicada na cidade e se tornou um lugar querido pela população local e pelos turistas. 

    Parque Curupira

    Na verdade o nome real do parque é Prefeito Luiz Roberto Jábali, mas foi carinhosamente apelidado pelos cidadãos como Curupira. 

    O lugar é um dos mais visitados da cidade para praticar atividades físicas. Também é considerado um dos maiores parques em Ribeirão Preto.

    São mais de 150 mil metros quadrados divididos em diversas áreas. O parque possui quedas d´águas, lagos, trilhas e áreas para caminhadas e pedaladas. 

    Sua infraestrutura também conta com parquinhos para crianças, academia popular, lanchonetes e um palco para apresentações musicais e de teatro. 

    O que fazer em Ribeirão Preto: conhecer a gastronomia

    Além das belezas naturais e da cultura, a cidade conta com vários bares e restaurantes e uma vida noturna agitada.

    Por isso, durante a noite, aproveite para conhecer a Colorado Cervejarium e a Choperia Pinguim. Os lugares possuem bebidas deliciosas e são bem famosos na cidade. 

    A Choperia Pinguim, por exemplo, é muito elogiada pelos clientes. Na hora da badalação, escolha as casas noturnas Chess Pub Ribeirão Preto e a Vila Dionísio, conhecidas pela boa música e ótimos drinks. 

    A Cantina italiana La Cucina Di Tullio Santini também merece ser visitada. O local é muito famoso por servir pratos italianos tradicionais e deliciosos, além de contar com uma decoração que é puro charme. 

    Após o jantar, que tal apreciar um dos sorvetes mais saborosos de Ribeirão Preto? Se gosta da sobremesa, faça uma parada na Sorveteria do Geraldo com mais de 50 anos de tradição. Você vai amar!

    O que fazer em Ribeirão Preto à noite?

    O que fazer em Ribeirão Preto à noite
    Fonte: Pxhere

    Quando o assunto é vida noturna, a cidade também tem muito para oferecer. Existem muitos restaurantes e barzinhos em Ribeirão Preto. 

    Então para te ajudar a decidir onde ir, separamos os lugares mais bacanas para você conhecer!

    Colorado Cervejarium

    Esse é um dos lugares para sair em Ribeirão Preto que não pode faltar no seu roteiro. O Colorado Cervejarium é uma das cervejarias artesanais mais conhecidas e antigas da cidade. 

    No local, há oito torneiras de chopp para os visitantes apreciarem a bebida. O cardápio também inclui porções e lanches bem gostosos. Não deixe de provar o Frango Garotinho, os hambúrgueres e os pastéis. 

    Uma dica legal é visitar o lugar nas quartas-feiras. Nesse dia, a cervejaria faz um happy hour muito divertido.

    La Cucina Di Tullio Santini

    Ribeirão é surpreendente, além de muitas opções turísticas, a gastronomia não decepciona seus visitantes. 

    Por isso, não deixe de conhecer a Cantina La Cucina Di Tullio Santini. O lugar, especializado em pratos tradicionais da cozinha italiana, é famoso na cidade e atrai muitos turistas. 

    Uma dica é apreciar o La Gôndola Bolognese e a Pasta Lunga. A cartela de vinhos da casa e os queijos também costumam ser muito requisitados pelos clientes. Não deixe de conferir! 

    Choperia Pinguim

    Não dá para falar sobre os pontos turísticos em Ribeirão Preto sem citar a tradicional Choperia Pinguim famosa na cidade e nacionalmente. 

    Inaugurado em 1963, o local é muito conhecido por oferecer o chopp da marca Antarctica mais gelado do Brasil.

    Além de toda a sua tradicionalidade, a choperia está localizada em um belo edifício. Vale muito a pena conhecer!

    Sorveteria do Geraldo

    Sorvete
    Fonte: Pixabay

    Muito famosa e amada na cidade, a Sorveteria do Geraldo é considerada quase um patrimônio de Ribeirão. Afinal, está há cinco décadas no mercado. 

    Não deixe de fazer uma visitinha e saborear o sorvete mais delicioso da cidade. O atendimento também vai te encantar. 

    A Sorveteria do Geraldo vende todos os meses cerca de sete toneladas de sorvete, além do sabor, são fabricados sem conservante e com o doce das frutas. Não deixe de experimentar!

    Novo Mercadão da Cidade

    Uma ótima opção de passeio em Ribeirão Preto! O novo Mercadão da Cidade é um enorme centro comercial que conta com muitos estabelecimentos. 

    Por lá, você encontrará barracas de frios, bebidas, embutidos, além de bares que servem deliciosas porções e bebidas. Não deixe de fazer uma boa refeição no local!

    Chess Pub Ribeirão Preto

    Viajar para o interior de São Paulo e curtir um sertanejo é quase uma regra. Em Ribeirão, um boa pedida é conhecer o Chess Pub. O bar tem uma programação musical com muita música sertaneja. 

    Além de curtir o gênero musical, você vai se encantar com a decoração elegante e glamourosa de todo o espaço. O cardápio variado também é um dos atrativos do local, são muitas opções de bebidas.

    Vila Dionísio

    A agenda cultural de Ribeirão Preto é muito extensa, não é mesmo? E para finalizar a nossa lista, a Vila Dionísio não poderia ficar de fora. 

    A casa noturna é famosa por suas noites animadas, boa seleção de músicas, cardápio variado e apresentações de bandas de diversos gêneros musicais.

    Além de um ambiente muito agradável, a Vila Dionísio oferece mais de 200 tipos de cervejas de quase 20 países. 

    Passagens aéreas na promoção para Ribeirão Preto

    Já montou o seu roteiro sobre o que fazer em Ribeirão Preto? Então, que tal se animar com os preços das passagens aéreas do nosso site? 

    O Passagens Promo oferece as melhores ofertas do país. São várias opções de destinos com os melhores preços. Não deixe de conferir as nossas promoções e fazer a sua cotação!

    Melhores oportunidades de passagens para Ribeirão Preto!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil GIG Rio de Janeiro RAO Ribeirao Preto 25 Jan 29 Jan R$ 295 Azul CNF Belo Horizonte RAO Ribeirao Preto 30 Dez 11 Jan R$ 376 Azul GYN Goiânia RAO Ribeirao Preto 02 Dez 04 Dez R$ 439 Latam Brasil GYN Goiânia RAO Ribeirao Preto 21 Dez 03 Jan R$ 445 Azul POA Porto Alegre RAO Ribeirao Preto 23 Fev 03 Mar R$ 449 Latam Brasil CWB Curitiba RAO Ribeirao Preto 30 Nov 08 Fev R$ 525 Ver mais ofertas

    Quer viajar gastando pouco? De Promo você pode!

    Outros posts interessantes: