O que fazer em Salvador: principais atrações e melhores praias

Saber o que fazer em Salvador durante sua viagem à capital baiana é um dos desafios mais gostosos que você poderá ter. Afinal, conhecer Salvador é conhecer também grande parte da cultura brasileira.

Tão logo você desembarque no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães já irá perceber o jeito simpático e alegre dos soteropolitanos.

Muitos transitam por lá, seja trabalhando, passeando, recebendo turistas e amigos ou despedindo-se deles.

A cidade oferece um misto de festejos, como o carnaval e o axé, com mais de 370 igrejas católicas que, embora sejam muitas, não tiram o espaço dos terreiros do candomblé.

Passear pelas avenidas que têm os sinos como principal som ao mesmo tempo em que os atabaques também ressoam é um dos roteiros para você definir o que fazer em Salvador. 

A alegria, as músicas, as festas, as rodas de capoeira, o Olodum, o axé e o carnaval estão presentes praticamente o ano todo na capital baiana.

Faça as malas e confirme seu destino para um dos roteiros mais amados pelos turistas: Salvador – Bahia.

Quer saber coisas para fazer em Salvador e todas as suas atrações turísticas e históricas, além das praias e muita festa? É só acompanhar este artigo que nós preparamos especialmente para você. Vamos juntos em mais esta viagem deliciosa?

O que fazer em Salvador – Bahia

Pôr do sol no elevador Lacerda em Salvador, Bahia
Fonte: Pxhere

Se sua preferência for pelo turismo religioso, a capital baiana tem uma riqueza histórica e religiosa de causar inveja em qualquer outro lugar que tenha cenários semelhantes a ela.

Completando 471 anos em 2020, a Bahia reforça o título de Patrimônio Cultural da Humanidade e atrai turistas do mundo todo, que querem contemplar de perto a beleza natural de suas praias e a arquitetura histórica que ainda mantém.

Assim que você chegar às terras baianas, um dos principais convites vem da culinária local, que é tão exótica quanto rica! Saborear os pratos apimentados da Bahia é uma das tarefas que todo turista quer cumprir.

As praias de Ondina, a Lagoa do Abaeté, o famoso Farol da Barra e o Pelourinho são alguns dos pontos turísticos mais famosos que completam o cenário magnífico de Salvador.

Saber o que fazer em Salvador diante de tantas opções e lugares fantásticos para conhecer ou rever é mesmo difícil! Ainda mais que o carnaval se aproxima e a presença de trios elétricos é certa.

E a Festa do Senhor do Bonfim? Ah, que maravilha! Pense numa mistura de religiões e banhos de folhas, orações e batucadas juntas numa tradição pré-carnavalesca que atrai milhares de pessoas num só lugar!

Salvador é, de fato, um dos mais belos, alegres e receptivos roteiros turísticos para serem curtidos.

Passagem aérea para Salvador – Bahia

O que fazer em Salvador - Passagem aérea
Fonte: Freeimages

Se você ainda está em dúvida sobre viajar ou não para Salvador, saiba que não ir conhecer esse lugar tão rico em belezas naturais e turismo histórico irá te causar um profundo arrependimento.

Portanto, pense bem, e comece já a comparar os preços das passagens aéreas pelo Passagens Promo! Como se trata de um comparador, você verá os preços de cada uma das maiores companhias aéreas!

Inclusive, pesquise em dias e horários diferenciados. Evite pagar mais caro pelas passagens aéreas para Salvador durante os fins de semana, feriados e pré-carnaval.

Nestas épocas, pesquise ainda mais e compare os preços com muita atenção! 

O que conhecer em Salvador: pontos turísticos e melhores praias

Prepare-se para saber agora as principais dicas sobre o que fazer em Salvador, quais lugares visitar e em qual praia ir em Salvador.

Nesta lista, traremos lugares, praias e pontos turísticos que são a cara de Salvador. Se não for a um destes locais durante sua viagem a Salvador, sentimos informar: mas você não esteve na capital baiana.

Então preste atenção e, se preferir, pode até anotar os lugares para visitar em Salvador:

1. Pelourinho

Foto do Pelourinho em Salvador
Fonte: Freeimages

Imagine um lugar que reúna cultura, história e noites bem agitadas. Esse lugar tem nome: Pelourinho. O ponto turístico mais famoso de Salvador.

Declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, o Pelourinho tem vários bares e restaurantes, diversos teatros e museus e, claro, lojas, muitas lojas!

O Pelô – como é popularmente conhecido – está localizado no Centro Histórico de Salvador e ostenta sua linda e imensa ladeira mundialmente famosa.

Ainda no Pelourinho o turista vai encontrar um dos maiores pontos turísticos de Salvador daquelas redondezas: a Fundação Casa de Jorge Amado, que foi um dos mais importantes e renomados escritores do Brasil e do mundo.

2. Mercado Modelo de Salvador

Sabe aquele artesanato local para levar de lembrança aos amigos e familiares? É neste lugar que você vai encontrá-lo. E tem de tudo!

Desde ímãs de geladeira, canecas e tapetes até abadás, roupas, especiarias e redes. São mais de 260 boxes distribuídos em dois andares do Mercado Modelo de Salvador.

Além disso, o local é imenso! São mais de 8 mil m² para serem percorridos. Vale a pena ir ao 2º andar do Mercado Modelo.

Os turistas que se limitam ao 1º andar, perdem a oportunidade de ver os artesanatos e uma paisagem incrível da cidade de Salvador.

O Mercado Modelo de Salvador funciona todos os dias, inclusive aos feriados, sempre a partir das 9h00. E ainda há muito o que fazer em Salvador!

3. Elevador Lacerda

Foto do Elevador Lacerda em Salvador
Fonte: Pixabay

Apesar de ter sido construído há séculos, ele já passou por várias reformas e, por isso, é moderno e bem conservado.

O Elevador Lacerda liga a cidade alta e a cidade baixa. No topo dele está o Pelourinho, e aos seus pés, fica o Mercado Modelo.

Para utilizar o Elevador Lacerda é cobrado um valor muito acessível e dentro dele tem-se a maravilhosa vista da Baía de Todos os Santos.

Inaugurado em dezembro de 1873, o Elevador Lacerda tem quatro cabines e a capacidade total para 128 pessoas. Em aproximadamente 22 segundos você sai da cidade alta e chega à cidade baixa ou vice-versa.

4. Farol da Barra

Com uma torre de 22 metros de altura, o Farol da Barra atrai turistas que se encantam com o museu náutico que há no local.

E o mar?! Ah, os tons de azuis que tomam conta das águas são de uma beleza de tirar o fôlego de quem os contempla no Farol da Barra!

A presença dos surfistas é constante, porque na maré alta as ondas são perfeitas para a prática deste esporte e os turistas aproveitam para apreciar cada manobra feita sobre as águas.

Mas se você for ao Farol da Barra na companhia de crianças ou gosta de apreciar os peixinhos nadando, a nossa dica é: espere a maré baixar.

Quando isso acontece, formam-se verdadeiras piscinas de águas transparentes e quentinhas próprias para as crianças se deliciarem.

Quer aplaudir o mais espetacular pôr do sol que possa ser visto? Basta aguardar atrás do Farol da Barra para se emocionar com esse show da natureza!

É justamente no Farol da Barra que se tem muito o que fazer em Salvador. Nele tem início a maior festa do Planeta: o carnaval. No circuito Barra-Ondina passam os principais e melhores trios elétricos e cantores de bandas de axé e músicos de carnaval.

5. Praia da Barra

Praia da Barra em Salvador
Fonte: Wikimedia commons

Em 2007 ela foi considerada a 3ª melhor praia do mundo pelo site do jornal europeu “The Guardian”.

Os banhos de mar na Praia da Barra são sempre tranquilos. Suas águas são calmas e límpidas. Em dias de calor intenso que sempre predominam em Salvador a melhor pedida é um mergulho nessa praia.

O acesso a ela é fácil. A Praia da Barra fica entre os Forte de São Diogo e o Forte de Santa Maria.

A faixa de areia é de apenas 600 metros, aproximadamente. Ou seja, é curtinha, mas cheia de banhistas que se deliciam com o sol, muita água de coco e tranquilidade.

A prática de stand up paddle  por lá é bastante vista e é importante prestar atenção na maré: ela sobe muito rápido, sem que a gente perceba!

6. Igreja do Bonfim

O que fazer em Salvador: igreja do Bonfim
Fonte: Wikimedia commons

Deslumbrante e dona de uma arquitetura neoclássica! Assim é a Igreja do Senhor do Bonfim. Com lindos afrescos e azulejaria, ela atrai milhares de devotos durante todo ao ano.

Você já deve ter visto e até ganhado de lembrança aquelas tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim. Elas são confeccionadas na medida do comprimento do braço direito da estátua de Jesus Cristo, Senhor do Bonfim. 

E a lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim? Um momento de fé e união entre as religiões e todas as crenças, ela é considerada a maior festa religiosa que há na Bahia.

Não sabe o que fazer em Salvador? Conheça o cortejo das baianas que dá início à caminhada até o alto do Bonfim.

Ele sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. O percurso total é de oito quilômetros e termina com a passagem de vários trios elétricos.

A Festa do Senhor do Bonfim é celebrada no dia 8 de janeiro.

7. Praia de Itapuã

Vinícius de Moraes já cantava: “Falar de amor em Itapuã…” e quem conhece a Praia de Itapuã irá concordar com o poeta.

Portanto, não há como conhecer esse mar de azul esverdeado, lindo e encantador, sem pensar no amor e na paz que esse local traz.

Piscinas naturais, pedras, areias claras, coqueiros e um “mar que não tem tamanho” formam um dos cenários mais lindos de todos os cartões postais de Salvador.

8. Igreja e Convento de São Francisco

Interior da Igreja de São Francisco em Salvador
Fonte: Unsplash

Totalmente recoberta de ouro, essa igreja é de uma beleza peculiar e traz histórias culturais ricas em detalhes.

Majestosa e imponente, a Igreja e Convento de São Francisco tem em seu interior o relato de histórias contado a partir de sua decoração.

Passagens da vida de Cristo são relatadas por meio de ilustrações feitas no teto da igreja. Azulejos portugueses pintados à mão ajudam a embelezar a decoração majestosa que há na igreja e no convento.

9. Palácio Rio Branco

O que tem em Salvador? Uma das verdadeiras obras de arte é o Palácio Rio Branco. Do segundo andar, então, a vista é de tirar o fôlego de tão linda!

Quer mergulhar na história do Brasil? Visitar este Palácio irá te proporcionar esse conhecimento. A decoração é tão rica em detalhes e preciosas obras de arte que fica fácil envolver-se e aprender sobre os fatos históricos do nosso país.

Ah! O Palácio Rio Branco já foi sede do Governo Geral quando a Bahia foi a capital do Brasil.

10. Solar do Unhão

Museu de Arte Moderna em Salvador, Bahia
Fonte: Wikimedia Commons

Nele está abrigado o MAM (Museu de Arte Moderna) da Bahia, que reúne mais de 2 mil obras de pintores, como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Portinari.

No século 17, o Solar do Unhão foi construído com o objetivo de ser a residência do Desembargador Pedro Unhão Castelo Branco, mas acabou sendo adaptado para abrigar a casa-grande, capela, senzalas e armazéns.

11. Praia do Flamengo

Se a pergunta for sobre qual praia ir em Salvador, a resposta poderá ser, sem dúvida, a do Flamengo.

Uma areia fofa, fininha e branca. Quem pisa na Praia do Flamengo sente estas características da areia e ainda consegue avistar facilmente vários corais.

Na Praia do Flamengo você também encontra a Barraca do Lôro, muita agitação com surfistas e estruturas de massagens e restaurantes ao longo da praia. Já conseguiu imaginar qual o lugar mais bonito de Salvador? 

12. Outras praias para curtir em Salvador

Praia de Jaguaribe: Nela o mar é bastante agitado por conta da foz do Rio Jaguaribe. Suas ondas são fortes e dão pouca trégua. Condição ideal e que atrai dezenas de surfistas na Praia de Jaguaribe.

Mas tem uma parte mais central dessa praia que permite o banho de mar mais tranquilo e pensar no próximo ponto turístico para saber o que fazer em Salvador?

Praia de Stella Maris: Quer mais privacidade? Então, esta é a sua praia em Salvador. Localizada num bairro requintado é cercada por resorts e muitas casas de veraneio.

Ela é mais distante do centro de Salvador. A Praia de Stella Maris fica a 26 km, por isso, vale a pena passar o dia todo nela.

Praia de Ondina: Muitas belezas e facilidades tomam conta dessa praia, em Salvador. Com excelente infraestrutura, esta praia tem muitas piscinas naturais, águas claras e mansas.

Embora ela seja uma das principais praias da Bahia, a Praia de Ondina tem uma característica que merece atenção: a maré baixa torna a água turva.

Com isso, a areia afunda rapidamente tão logo você ultrapasse o limite das pedras.

O que fazer em Salvador à noite

Quer curtir o melhor da noite baiana? Mas não sabe o que fazer em Salvador à noite? Trazemos a resposta para você, neste artigo. Bares, restaurantes, baladas, teatros, apresentações culturais e muito mais! 

Enfim, opções é que não irão faltar para você escolher o que quer! A vida noturna em Salvador não para e é muito agitada atendendo todos os estilos e gostos dos locais e visitantes.

Mas se você prefere divertir-se numa noite mais cultural, tranquila e que traga conhecimento histórico, a dica é assistir ao espetáculo “Bahia Noite”.

Ele é encenado no “O Coliseu Restaurante” e irá te conquistar com a riqueza de fatos históricos que vão ampliar seu conhecimento e para completar o passeio o restaurante ainda serve pratos típicos da culinária baiana, de dar água na boca.

Ou seja, saiba que a noite em Salvador é um convite irrecusável para a curtição, distração, bate-papo, dança, música e tudo o que você quiser fazer em Salvador!

Cotação passagens aéreas para Salvador

O que fazer em Salvador: cotação
Fonte: Pxhere

Conhecer Salvador, Bahia, é uma escolha certeira de diversão e alegria! Você irá se apaixonar pela acolhida dos soteropolitanos e por tudo o que a cidade oferece.

A brisa do mar nas praias da Bahia e todo aquele sol que perdura praticamente o ano inteiro são características únicas de Salvador.

Por lá tem sempre um passeio diferente para fazer ou um lugar exótico para conhecer.

Está convencido a ir para a Bahia e experimentar todas essas opções culturais e de festas sobre o que fazer em Salvador?

Então faça as malas pois, sozinho ou acompanhado, esse roteiro será inesquecível! E faça sempre a cotação de preços das passagens aéreas para a capital baiana.

No site Passagens Promo você vai encontrar as melhores e principais cotações para embarcar tranquilo pagando o preço justo pela passagem aérea. Confira:

Passagens aéreas saindo de
Latam Brasil SAO São Paulo RAO Ribeirao Preto 22 Set 23 Set R$ 204 Latam Brasil RAO Ribeirao Preto GRU São Paulo 14 Set 21 Set R$ 204 Latam Brasil RAO Ribeirao Preto SAO São Paulo 28 Nov 03 Dez R$ 205 Latam Brasil CWB Curitiba BSB Brasília 20 Set 23 Set R$ 209 Latam Brasil CNF Belo Horizonte BSB Brasília 06 Nov 13 Nov R$ 212 Latam Brasil FOR Fortaleza REC Recife 01 Jun 08 Jun R$ 216 Ver mais ofertas

Lembre-se de fazer as cotações em períodos diferentes para ter exatamente os melhores valores à sua disposição para escolher.

E com as passagens compradas, as malas feitas, roteiro definido e muita vontade de se divertir e aventurar-se por Salvador, o que resta é aproveitar cada dia da sua viagem e se entregar aos encantos e à alegria da Bahia! De Promo, você pode!

Quer saber mais? Confira outras dicas de viagem incríveis no nosso blog:

Recomendado para você
O que fazer em Trancoso: dicas para aproveitar a vila e seus arredores

O que fazer em Trancoso: dicas para aproveitar a vila e seus arredores

Praias de Porto Seguro: 9 praias incríveis para aproveitar na cidade

Praias de Porto Seguro: 9 praias incríveis para aproveitar na cidade

Turismo na Bahia: 14 destinos incríveis para conhecer

Turismo na Bahia: 14 destinos incríveis para conhecer

Lugares turísticos na Bahia: principais atrações, dicas e praias

Lugares turísticos na Bahia: principais atrações, dicas e praias

Viagem para Bahia: melhores destinos, praias, gastronomia e compras

Viagem para Bahia: melhores destinos, praias, gastronomia e compras

Praias da Bahia: Top 10 melhores praias baianas para visitar

Praias da Bahia: Top 10 melhores praias baianas para visitar