Santarém é uma das regiões do Norte do país que recebem uma boa quantidade de turistas que estão em busca de uma viagem tranquila e com paisagens naturais.
Além disso, para quem gosta de conhecer mais da cultura e história local, Santarém apresenta de forma singela aos seus visitantes toda a beleza do seu valor histórico para o seu Estado.
Índice
Onde fica Santarém?
Na região Norte do Brasil, está o Estado do Pará que tem uma cidade encantadora que fica às margens do Rio Tapajós, conhecida como Santarém.
É um destino que tem uma vasta diversidade cultural, além de paisagens naturais belíssimas a exemplo da admirada praia de Alter do Chão.
A sua localidade é de grande relevância para quem quer chegar até a Amazônia, é como se fosse uma porta de entrada para esse paraíso de biodiversidade e ecossistemas.
Como chegar em Santarém?
Muitas capitais brasileiras não têm voos diretos para Santarém, por isso, é comum encontrar muitas escalas para essa cidade do Pará.
Por exemplo, a maioria das companhias aéreas realizam conexões em Belém, Salvador ou Fortaleza para depois conseguir chegar ao destino final.
O Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca é na cidade e recebe voos domésticos e internacionais, o melhor de tudo é que ele só fica a aproximadamente 9,9 km do centro de Santarém.
Clima em Santarém
O clima equatorial é o que determina as temperaturas da cidade, ou seja, são elevadas e constantemente têm chuvas ao decorrer do ano.
Por causa do tipo do clima, suas estações não conseguem ser distintas, se baseiam em uma estação chuvosa e outra mais seca. Vale mencionar, que devido a tudo isso a umidade é alta em todos os meses.
Qual a melhor época para visitar Santarém?
A época mais agradável para os turistas é durante a estação seca que acontece entre junho a novembro, porque as chuvas não são recorrentes e nem tão intensas.
Dessa forma, você consegue visitar os seus pontos turísticos, realizar atividades ao ar livre e conhecer mais das suas paisagens naturais.
Além disso, na estação seca, o Rio Tapajós fica com as suas águas mais cristalinas e conquista a qualquer um que realiza um passeio de barco e contempla toda a beleza da região.
Pontos turísticos
Santarém é um daqueles lugares que disponibilizam experiências sensacionais que ficarão marcadas para sempre na sua memória.
Sua beleza natural encanta a qualquer um, como também, sua cultura e gastronomia, são várias atrações que os turistas podem visitar em sua viagem e também tem muitas atividades que devem ser feitas durante sua passagem por essa incrível cidade do Pará.
Encontro das águas – Rio Amazonas e Tapajós
A água do Rio Tapajós é bem cristalina, diferente da água barrenta do Rio Amazonas e devido a isso fica visível o encontro dos dois rios, por causa dessa diferença.
Geralmente, é de lei quem visita Santarém, ir ver com seus próprios olhos esse fenômeno, que é muito visto através do mirante que fica próximo a orla ou para aqueles que fazem um passeio de barco para ver o encontro das águas.
Para quem escolhe navegar pelo rio vai sair pelo Terminal Fluvial Turístico e o destino final é a parte onde ocorre o encontro, além de conhecer o fenômeno vai passar pelos canais do Rio Amazonas, são eles: Igarapé dos Padres e o Igarapé Açu.
Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!
Planejar uma viagem requer tempo e muita pesquisa, para te ajudar nessa tarefa, temos um buscador de pesquisa que mostra na mesma hora os melhores preços de passagens aéreas para qualquer lugar do mundo.
O site Passagens Promo quer facilitar sua compra, por isso, é bastante prático desde o encontro das passagens até ao pagamento da compra. Nesse sentido, quem escolhe como paga é você:
- pix;
- transferência bancária;
- pagamento em lotérica
- cartão de crédito.
Para te ajudar mais ainda, pode dividir em até 10X e realizar sua viagem longe do aperto.
Calçadão da orla do Rio Tapajós
Em Santarém um dos pontos mais visitados não só pelos turistas como também pela sua população é o Calçadão da orla do Rio Tapajós.
Tem uma estrutura extensa e garante uma bela visão do rio e muitos vão apreciar o pôr do sol ou curtir a brisa do final da tarde.
Além de ser ideal para realizar caminhadas e praticar algum exercício físico e para quem quer aproveitar e jantar nessa região, saiba que há diversos restaurantes com iguarias locais.
Alter do chão (praias fluviais)
Durante o período vazante do Rio Tapajós que ocorre entre os meses de agosto e janeiro surgi a praia de Alter do Chão que é conhecida como o Caribe da Amazônia e suas águas azul-turquesa e areia branca são um grande espetáculo para o cenário.
E também tem uma parte que é chamada de Ilha do Amor, e quem vai para região não perde a oportunidade de passar o dia nesse lugar de uma paisagem magnífica, por isso, barcos e canoas atravessam os turistas para chegar até o local que tem cabanas cobertas de palha e muitas árvores.
Além disso, é possível fazer uma trilha na Floresta Nacional de Tapajós e explorar mais da fauna e flora amazônica.
O melhor de tudo é que a Praia de Alter do Chão não fica tão distante do centro de Santarém e a estrada é asfaltada e os visitantes conseguem chegar lá de boa sem nenhum problema.
Praia de Ponta de Pedras
A Praia de Ponta de Pedras é um dos lugares mais frequentados da região, suas formações rochosas que ficam no meio da areia branca atrai os olhares e admiração por causa de sua grande beleza natural.
Além de um bom banho de mar em suas águas tranquilas e mornas, pode aproveitar e fazer passeios pelo Lago Preto, Lago do Tapari, Canal do Jari, Lago do Jacaré e a Ilha do Meio.
Não deixe de realizar um passeio de barco para conhecer os pontos mais afastados e contemplar toda a beleza costeira. Não há dúvidas, que esse é o lugar ideal para quem quer descansar da viagem ou ficar de boa apreciando a paisagem.
Floresta Nacional do Tapajós
Ter o privilégio de contemplar toda a beleza da Amazônia e ver de perto é o desejo de muitas pessoas, principalmente daqueles com espírito aventureiro.
Na sua viagem em Santarém, você tem a possibilidade de ir até a Floresta Nacional do Tapajós que é uma área preservada que garante aos seus visitantes ver alguns trechos naturais da floresta Amazônica .
Além das suas gigantes árvores como a Sumaúma e outras diversas da região e também há terras ribeirinhas com seus igapó e lagos que possibilitam a visualização de jacarés e pássaros.
Dessa forma, é comum encontrar pesquisadores ou curiosos observando as aves locais e outros animais nativos. Para quem gosta de se aventurar, realize as trilhas que estão disponíveis para explorar mais o local.
Vale destacar, que existem programas de Educação Ambiental para conscientizar sobre a conservação, está aberto ao público e sem dúvidas é uma forma de ter uma experiência completa e cheia de aprendizados.
Antes da sua viagem para Santarém procure excursões que são realizadas para a Floresta Nacional do Tapajós é melhor ir em grupo do que sozinho.
Feira do Pescado
Para entender mais sobre a região e uma das suas principais práticas não deixe de ir à Feira do Pescado onde tem produtos típicos e frescos da localidade, principalmente peixes.
Além de ser uma boa oportunidade de comprar o tambaqui, pirarucu e tambacu e interagir com os pescadores e saber mais da cultura pesqueira e suas tradições.
Experimente os pratos típicos que estão disponíveis como as caldeiradas e moquecas é um jeito de provar as iguarias locais de uma forma tradicional e com um tempero caseiro.
Na Feira do Pescado também tem barracas de artesanato que são relacionadas à pesca, é a chance perfeita para adquirir suas lembranças da viagem.
Mercadão 2000
Uma boa forma de descobrir a cultura local e observar como são os costumes da cidade é visitar seus mercados.
Em Santarém é o Mercadão 2000 que é o mais conhecido e há uma variedade de produtos locais, como frutas, verduras, legumes e artesanato.
Algumas das coisas que você vai encontrar no Mercadão 2000:
- vários tipos de farinha;
- feijão manteiguinha;
- folha de jambu;
- peixes, etc.
O Centro de Artesanato Chico Rei fica a poucos quilômetros do Mercadão 2000, após o seu passeio pelo mercado, vá conhecer esse pequeno centro que apresenta a cultura tapajoara.
Tem muitas esculturas e artesanatos que foram feitos pelas comunidades da região, assim você tem o privilégio de se aprofundar na história e costumes de Santarém.
Jardim das Vitórias-Régias
Já se tornou cartão postal de Santarém, o Jardim das Vitórias-Régias, que é um jardim flutuante da planta Vitória-Régia, que é aquática e impressiona a todos com suas folhas flutuantes.
Visitar esse lugar é muito mais que contemplar toda a beleza que ele oferece, é ter o privilégio de conhecer mais sobre a flora amazônica e suas curiosidades com foco na principal planta do jardim.
Se você estiver viajando com os seus filhos essa é uma parada obrigatória, eles ficarão encantados com tamanha beleza.
Gastronomia do Norte
A culinária dessa região do país é basicamente composta por plantas, ervas, especiarias, farinha e peixes. Como também, muitas frutas fazem parte de receitas e estão presentes na alimentação nortista.
Não tem como não pensar no Norte do país e esquecer da sua famosa farinha de diversas versões, sabores e texturas, a de Tarauacá é uma das mais populares que é tipo “milito” em flocos e garante uma experiência diferente.
Os povos indígenas têm uma grande participação na culinária do Norte, desde o tempero a preparação, por isso você vai encontrar muitas receitas com pouco sal e com mais pimenta.
Agora, confira alguns dos principais pratos da região de Santarém:
- tacacá: um dos pratos mais conhecidos, é uma sopa quente com tucupi que é caldo de mandioca e é servida com camarões secos e jambu;
- pato no tucupi: a carne do pato é cozida no tucupi e depois é servido com arroz e jambu;
- maniçoba: é um prato que ganhou destaque em outros lugares do Brasil, é feito um ensopado da folha da mandioca brava e tem como acompanhamento a carne de porco;
- moqueca de pirarucu: o peixe pirarucu é feito no molho do açaí de outras iguarias locais;
- bolinhos de piracuí: são bolinhos fritos com piracuí, que é uma farinha de peixe.
Uma fruta muito consumida na região é o Açaí que é roxa e nativa da floresta Amazônica, é feito um creme que pode ser servido gelado ou não, com frutas, tapioca ou como acompanhamento de pratos salgados.
Onde comer em Santarém?
Se você quer ter uma experiência gastronômica da culinária tradicional da cidade é preciso escolher por restaurantes que tenham como especialidade os pratos locais.
Para te ajudar nessa tarefa de encontrar esses lugares ideias para comer, confira alguns dos melhores:
- restaurante piracema;
- restaurante piracaia e eventos;
- restaurante piracatu.
Outra alternativa de se deliciar com as iguarias locais é ir nos seus mercados e também nas suas barracas de rua.
Onde se hospedar em Santarém?
Uma das preocupações de quem vai viajar é encontrar uma hospedagem que seja bem localizada para facilitar os seus passeios e atividades que vai fazer durante a viagem.
Se o seu próximo destino é Santarém no Estado do Pará, escolha algumas dessas regiões para garantir sua estadia:
- orla do Rio Tapajós;
- centro;
- aldeia liberdade;
- Alter do Chão.
Essas são algumas das melhores localidades da cidade, opte pela qual está mais perto dos lugares que você vai visitar e também leve em consideração o quanto está disposto a pagar na hospedagem.
Compre suas passagens aéreas para Santarém
Aqui, no Passagens Promo , suas passagens aéreas para Santarém podem sair por um preço imperdível. Entre no nosso site e use o nosso buscador de pesquisa e já garanta as suas pelos melhores preços do mercado.
O melhor de tudo é que temos parcerias com as melhores companhias aéreas e você terá uma viagem segura, confortável e com muitos benefícios, queremos sempre o melhor para o nosso cliente e que sua experiência seja agradável.
E para quem gosta de desconto, tem a possibilidade de comprar suas passagens aéreas em até 35% off. Só aqui você encontra tanta facilidade!
Quantos dias são necessários para conhecer Santarém?
Em geral, o tempo necessário para conhecer com calma Santarém e os lugares próximos dessa cidade duram 3 á 4 dias. Nesse tempo é possível realizar os seus passeios com calma e concluir as atividades que foram propostas para viagem.
No entanto, se estiver viajando em um período que está acontecendo algum festival, vai precisar de mais 1 dia para conhecer a cidade e ainda ter tempo de participar dos seus eventos.