O que fazer em Santos: 10 pontos turísticos para conhecer

Está com viagem marcada e precisa saber o que fazer em Santos? Saiba que a cidade é linda e possui diversos locais turísticos.

São belas praias, museus, um centro histórico repleto de prédios do período colonial, além de muita badalação, passeios, jogos de futebol e parques aquáticos.

O que fazer em Santos: principais atrações e praias

Atrações em Santos não faltam. Na hora de definir o seu roteiro praiano, conheça a Praia das Astúrias, muito famosa, principalmente entre os praticantes de stand up padle

Passe dias de sol também na Praia da Enseada, que possui mais de 5 quilômetros de extensão e uma bela vista do mar. Não deixe de conhecer um pouco sobre uma das cidades mais antigas do estado. 

Conheça o centro histórico, que abriga monumentos e edifícios muito antigos, como a Biblioteca Municipal, o Palácio José Bonifácio, o Monumento a Brás Cubas, o Museu do Café, entre outros.

Com uma forte influência do mar, a cidade oferece ainda outras atrações, como passeios de escuna pela baía e o Aquário de Santos

É possível conhecer ainda a Vila Belmiro, a Feirart, além de fazer uma refeição no restaurante Ao Chopp do Gonzaga.

Quando ir a Santos?

O que fazer em Santos: quando ir
Fonte: Pexels

Na hora de escolher os pontos turísticos em Santos é sempre bom saber qual é a melhor época para visitar a cidade.

Dependendo de quando pretende viajar para o destino, nem sempre dá para pegar praia, por exemplo. 

Se quer conhecer tudo que o destino tem para oferecer, o período mais recomendado é entre setembro, quando começa a primavera, passando pelo verão até o começo do outono, em abril, quando as temperaturas ainda estão ligeiramente altas.

No verão, por exemplo, as temperaturas podem ficar acima de 35 °C. Ou seja, perfeito para dias de praia e sol. Nesta época, há possibilidade de pancadas de chuva em qualquer hora do dia.

Na primavera, as temperaturas ficam também estão agradáveis, ficando em média de 25 °C. Já no outono, elas ficam em torno de 21°C.

Como chegar a Santos?

Se quer conhecer a cidade, saiba que fazer turismo em Santos é bem tranquilo. 

Para chegar ao litoral, você pode desembarcar nos dois aeroportos da capital paulista, sendo o Aeroporto de Congonhas e o de Guarulhos, que ficam a menos de 80 quilômetros da baixada santista.

Depois, basta alugar um carro ou fazer o trajeto de ônibus pela linda Serra do Mar. O tour é muito confortável e há várias empresas que fazem o trecho.

O que fazer em um dia em Santos?

O que fazer em Santos em um dia?
Fonte: Pixabay

Em Santos, o que fazer não falta mesmo que a sua passagem pela cidade seja apenas de um dia. 

Nesta pequena estrada, uma dica, claro, é conhecer rapidamente as Praias das Astúrias e a Enseada. Não deixe de fazer um belo mergulho no mar!

Dá para fazer também um rápido passeio pelo centro histórico e, depois, conhecer o Aquário de Santos, que é muito legal. Se der, pare no restaurante Ao Chopp do Gonzaga e faça uma bela refeição.

O que fazer em Santos: em um dia de chuva?

Não pense que você não terá o que fazer em Santos com chuva. A cidade oferece muitas opções em dias chuvosos e carrancudos.

Nesses dias, faça um passeio pelo Aquário de Santos, que abriga muitos animais marinhos, como lobos marinhos, tubarões, raias e pinguins.

Conhecer o Museu Pelé é uma bela pedida, uma vez que você conhecerá toda a carreira do rei do futebol.

Conheça ainda o Museu do Café que, claro, aborda toda a história da bebida tanto no Brasil quanto no mundo.

Mesmo que você não seja santista, vale uma visita à famosa Vila Belmiro, a casa do Santos. Você vai conferir um memorial, que conta a trajetória deste clube, que é símbolo da cidade. 

Se der sorte, não deixe de assistir um jogo no campo da vila.

Passagens aéreas para São Paulo

Na hora de fazer uma viagem, sempre buscamos por economia. Se você é um desses, saiba que temos uma ótima dica para te dar! 

Para encontrar passagens aéreas, concentre as suas buscas no Passagens Promo.

O nosso buscador faz pesquisas para você nas principais companhias aéreas do Brasil com o objetivo de garantir os menores preços e as melhores opções de horário dentro da sua necessidade.

Garanta sua passagem aérea para São Paulo com o melhor preço!

Pontos turísticos de Santos: 15 lugares imperdíveis para visitar

Já deu para perceber que tem pontos turísticos em Santos para dar e vender, não é mesmo? É bem possível que você fique perdido na hora de montar o seu roteiro.

Se quer uma ajudinha para selecionar as melhores atrações, inclua o centro histórico, com muitos prédios datados do período colonial. 

Se curte futebol, a vila Belmiro precisa fazer parte do seu tour, assim como a Feirart, uma ampla feira que vende os mais diversos produtos. 

Ah, aproveite seus dias na cidade e faça um passeio de escuna pela Baía de Santos e tome um banho de mar na linda Ponta da Praia.

Mapa de Santos

Para se localizar e não perder nenhuma atração, preparamos um mapa para você com os principais pontos turísticos da cidade.

1. Centro Histórico

Por lá, pontos turísticos de Santos são carregados de história e muita cultura. Exemplo disso é o centro histórico da cidade que conta com inúmeros edifícios antigos e museus. 

Ao visitar a região, não deixe de caminhar pelas ruas e admirar cada detalhe de uma época muito importante para todo o país. Muitos trechos preservam ruas de paralelepípedo. 

Além de conhecer prédios, como o Museu do Café, que relata a incrível história deste grão apreciado mundialmente, faça também uma visita ao Tasca do Porto, um antigo casarão datado do século 20. 

Ah, na região, não deixe de fazer um passeio de bondinho, que é um dos cartões-postais de Santos. 

O passeio tem um trajeto de cinco quilômetros por diversos locais, como o Monte Serrat e o Palácio Saturnino de Brito.

Se preferir, você pode fazer um passeio pelo Bonde do Café em um percurso de 25 minutos. 

A diferença deste passeio é que o trem possui ar-condicionado, televisão, mesas, cadeiras, além de frigobar e máquina de café. Um luxo, não é mesmo? Conheça ainda os espetaculares teatros Coliseu e Guarany. 

2. Museu Pelé

Museu Pelé
Fonte: Wikimedia Commons

Claro que a casa do rei Pelé é uma das atrações em Santos que não pode faltar em seu roteiro! Um local todo dedicado a esse craque, que só deu alegria para os brasileiros. 

Instalado nos Casarões do Valongo, você poderá apreciar itens expostos, como bolas, troféus, chuteiras, camisas, documentos, condecorações, entre outros. 

Na visita ao museu, é possível conferir áudios, textos, fotos e filmes que retratam toda a trajetória do rei. 

3. Vila Belmiro

Ainda neste clima futebolístico, que tal conhecer a Vila Belmiro? Além de conhecer todo o estádio, é possível visitar o Memorial das Conquistas “Milton Teixeira”.

Conhecido como “Visite a Vila”, o tour pela casa do Santos proporciona uma visita completa ao museu, que abriga troféus, quadros, camisetas antigas e muitos outros documentos e peças. Vale a pena conhecer!

4. Ponta da Praia

Ponta da Praia
Fonte: Pixabay

Muitas atrações em Santos envolvem praia e mar. Então, na sua estada pelo litoral santista, a Ponta da Praia precisa estar no seu tour.

Além de conferir a linda paisagem da região, é possível fazer uma parada no Aquário Municipal para conhecer os animais marinhos. 

Desta localidade, é possível ver muitos transatlânticos, que ficam atracados na cidade. Se for viajar com as crianças, esta é uma ótima opção para deixá-las à vontade. 

5. Passeio de escuna na Baía de Santos

Falando em praia, um passeio que você não pode perder é pela Baía de Santos, a bordo de uma escuna. Você vai conhecer a orla e admirar a cidade por um ângulo totalmente diferente. 

Os passeios têm uma hora de duração e variam de acordo com o período do ano. No verão, por exemplo, os tours acontecem diariamente e na baixa temporada, sempre aos finais de semana. 

6. Feirart

Artes e artesanato
Fonte: Pixabay

Toda viagem merece muitas comprinhas, não é mesmo? Então, no seu roteiro sobre o que fazer em Santos, conheça a Feirarte (Feira de Produtos Artísticos e Artesanais).

Por lá, você ficará perdido entre os cerca de 170 expositores distribuídos em várias barracas, que vendem roupas, sapatos, artesanato, presentes, artigos esotéricos e bolsas. Aproveite e faça uma refeição nos diversos restaurantes existentes pela feira. 

7. Museu do Café

Já falamos dele aqui, mas no seu roteiro de turismo em Santos, o Museu do Café precisa ter lugar garantido. 

Conhecido também como o Palácio da Bolsa Oficial do Café, ele fica na esquina da rua XV de Novembro, no Centro, e chama atenção de quem passa pela razão da sua imponente arquitetura em estilo eclético. 

O local é considerado uma das mais importantes obras da cidade. Regularmente, o Museu do Café abriga exposições. 

Quando estiver por lá, não deixe de conhecer as dependências deste lugar incrível no coração de Santos. 

O que fazer em Santos à noite?

O que fazer em Santos à noite?
Fonte: Pixabay

Pensando em te dar esta resposta, fizemos uma listinha com locais que você não pode deixar de conhecer. Confira!

8. Aquário de Santos

Ele também já foi citado neste artigo, mas o local é tão incrível que merece ser mencionado novamente. 

Um dos pontos turísticos de Santos mais visitados, haja vista a quantidade de espécies marinhas existente no local. No total, são 220

O aquário chama a atenção logo na entrada, mas é o seu interior que encanta adultos e crianças. 

Você vai apreciar tubarões, pinguins, lobos marinhos, raias e várias espécies de peixes. Vale a pena conhecer!

9. Ao Chopp do Gonzaga

Depois de tanta andança, é preciso fazer uma deliciosa refeição, não é mesmo? Na hora de escolher o local para comer, anota na sua listinha aí o Ao Chopp do Gonzaga.

Referência na culinária santista, nele você vai apreciar um belo churrasco e, claro, tomar um delicioso chopp. 

Em Santos, o restaurante é muito famoso pelo molho de cebola especial, que jamais você verá outro lugar. 

10. Bar Heinz

Em Santos, turismo gastronômico também tem lugar garantido. No seu tour, conheça o Bar Heinz, fundado há mais de 60 anos. Ele é um local muito tradicional e famoso na cidade santista.

No bar, não deixe de apreciar o chopp servido por lá, além dos pratos típicos alemães e de frutos do mar também. 

Turismo em Santos: dicas para curtir a viagem

Turismo em Santos
Fonte: Pixabay

Saiba que você não precisará se preocupar com acomodação. A cidade conta com muitos hotéis e pousadas de diferentes preços. 

Na hora de escolher a sua hospedagem, opte por hotéis na região da Praia do Boqueirão e da Praia do Gonzaga. 

Se locomover por lá é muito fácil. É possível alugar um carro ou utilizar ônibus, táxis ou Uber. 

Ah, na mala, não deixe de levar roupas bem leves e calçados confortáveis, pois há muitas opções de pontos turísticos para conhecer. 

Passagens aéreas na promoção para São Paulo

Na hora de planejar uma viagem, nada melhor do que encontrar passagens aéreas em promoção, não é verdade?

Então, se quer promoções, os melhores descontos e preços do mercado, você precisa concentrar as buscas no Passagens Promo.

Confira as melhores passagens para São Paulo!
Passagens aéreas saindo de
Latam Brasil SJP São José do Rio Preto GRU São Paulo 19 Fev 23 Fev R$ 190 Latam Brasil CWB Curitiba GRU São Paulo 24 Dez 27 Dez R$ 193 Latam Brasil CWB Curitiba GRU São Paulo 19 Dez 22 Dez R$ 193 Latam Brasil CWB Curitiba GRU São Paulo 15 Dez 15 Dez R$ 193 Latam Brasil JOI Joinville GRU São Paulo 05 Mar 09 Mar R$ 197 Latam Brasil NVT Navegantes CGH São Paulo 14 Mai 16 Mai R$ 203 Ver mais ofertas

O nosso buscador faz as pesquisas para você e te garante ótimas opções de passagens! Quer gastar pouco no seu roteiro sobre o que fazer em Santos? De Promo você pode!

As melhores dicas você encontra aqui, no nosso blog! Confira:

Recomendado para você
São Paulo: a cidade que não dorme

São Paulo: a cidade que não dorme

O que fazer em Ribeirão Preto: 15 pontos turísticos incríveis para conhecer

O que fazer em Ribeirão Preto: 15 pontos turísticos incríveis para conhecer

Praias de São Paulo: 10 praias paradisíacas da região

Praias de São Paulo: 10 praias paradisíacas da região

O que fazer em Campos do Jordão: melhores atrações para conhecer

O que fazer em Campos do Jordão: melhores atrações para conhecer

O que fazer em Brotas: dicas para aproveitar a capital da aventura

O que fazer em Brotas: dicas para aproveitar a capital da aventura

Turismo em SP: dicas de lugares incríveis para conhecer São Paulo

Turismo em SP: dicas de lugares incríveis para conhecer São Paulo