
Um dos lugares mais charmosos e turísticos de Portugal. Sintra é o destino perfeito para quem quer unir beleza arquitetônica com paisagens naturais exuberantes. São várias atrações que estão disponíveis para os seus visitantes!
Índice
Onde fica Sintra?
Um dos países europeus que tem um número vasto de cidades belíssimas é Portugal, na sua capital Lisboa, têm um distrito em sua área metropolitana que é Patrimônio Mundial pela UNESCO a tão famosa Sintra.
Já que é um lugar com grandes aspectos medievais em sua arquitetura e em seus castelos, além de vários museus que mostram toda a sua história e beleza portuguesa.
Como chegar a Sintra?
O primeiro passo é pegar um voo internacional até Lisboa, a capital de Portugal , já que é a cidade mais próxima do distrito.
A maioria dos voos com desembarque em Lisboa, acontecem no Aeroporto Humberto Delgado, que é o principal da cidade. Dele a Sintra são aproximadamente 25 km de distância, você pode chegar de trem ou ônibus. Como é popular esse trajeto, não terá nenhum problema de encontrar um transporte disponível para lá.
Qual a melhor época para visitar Sintra?
A melhor época para conhecer esse charmoso distrito é no outono (setembro a novembro), por causa de dois fatores importantes: o primeiro é que a temperatura está agradável, sem calor e nem frio intenso e o outro é que a água está propícia para banho e nessa época sua praia não fica tão lotada como no verão. Se você quer aproveitar uma viagem mais tranquila, escolha a época do outono.
Outra época adequada para ir e aproveitar de uma temperatura amena é na primavera (março a junho), o fluxo de turistas ainda não está tão alto e você pode apreciar o distrito com calma e com um clima agradável.
Vale a pena ir a Sintra no inverno?
Muitas pessoas gostam do inverno e podem aproveitar essa deliciosa estação em Sintra, que permite aos seus visitantes uma experiência magnífica.
Nesta época sua paisagem fica belíssima, com todo o encanto que o inverno oferece à natureza. Além disso, é um bom período para realizar atividades em lugares fechados, como castelos, museus e galerias.
Como o inverno em Sintra é no final do ano, você pode desfrutar do clima natalino e toda sua magia, durante sua passagem em suas ruas históricas decoradas e nos seus mercados cheios de produtos artesanais.
O que fazer em Sintra: principais atrações
Sintra é uma típica vila cheia de romantismo e com ruas aconchegantes. Conhecer esse pedacinho de Portugal é mergulhar em sua história e cultura, rodeada de uma beleza natural sem igual.
Além de seus palácios com uma arquitetura única e exuberante da época medieval que encanta a todos que os conhecem. Conheça algumas atrações para conhecer este adorável distrito português.
Palácio Nacional de Sintra

É o principal palácio de Sintra, e o único que foi projetado pelos monarcas portugueses durante a idade média e se mantém intacto com a sua arquitetura gótica e manuelina. Era casa de verão da família real portuguesa e no seu interior é perceptível a influência muçulmana em sua decoração.
No seu interior você vai mergulhar mais na história portuguesa e ver de perto os cômodos que estão mobiliados e permanecem preservados.
Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!
Nada de ficar em dúvida de onde comprar suas passagens aéreas para Sintra, na Passagens Promo , você encontra todos os melhores benefícios para sua compra.
Temos um buscador de pesquisa que te mostra os melhores preços e vantagens, além de que você pode ter desconto de até 35%.
Você escolhe como vai efetuar o pagamento, se é por meio de pix, transferência bancária, pagamento em lotérica ou cartão de crédito.
Palácio da Pena

O Palácio da Pena é sem dúvidas um dos mais visitados em Sintra, com a sua arquitetura romântica é um dos símbolos do distrito.
Está em um dos pontos mais altos e sua construção foi para servir como um mosteiro, após o rei D. Fernando III adquiriu e transformou em um palácio com salas, aposentos e terraços.
São 85 hectares fascinantes de parques, com fontes e algumas construções, como o Chalet da Condessa d’Edla. A cor vibrante do palácio traz um contraste surpreendente com o verde da passagem no seu entorno, é um dos passeios mais recomendados de Sintra.
Palácio Monserrate

Este palácio foi do inglês Francis Cook que o transformou em um dos palácios mais belos de Portugal.
Seus jardins representam os cinco continentes, com ruínas, lagos e cascatas. O ponto mais incrível e turístico do castelo é o seu exterior, já que no interior não há muito para contemplar, só a sua arquitetura no estilo romântico.
Palácio de Queluz

O Palácio de Queluz está localizado entre Sintra e Lisboa e foi casa de verão da família de D. Pedro III, sua arquitetura rococó é bem vista em cada cômodo do palácio. Nele, você pode conferir:
- sala do trono: com o seu enorme trono e que foi palco de grandes celebrações;
- jardins de malta: tem várias esculturas e fontes;
- sala da música: sua decoração com afrescos, oferecendo um grande espetáculo artístico.
Além de tudo isso, você pode conhecer os apartamentos luxuosos da família real e conhecer mais da sua intimidade.
Quinta Regaleira

Foi construída entre 1904 e 1910, quando a monarquia portuguesa já estava prestes a sair. A Quinta Regaleira, consiste em uma área verde, com poços, passagens secretas, mirantes, terraços e vários lagos.
Ele é um verdadeiro cenário de filme e carrega toda uma simbologia do seu período. Para quem gosta desse estilo medieval, é um passeio que deve ser realizado, não tem como ficar frustrado com essa construção.
Por isso, dedique metade de uma tarde para realizar o passeio com calma e desfrutar de cada pedacinho, além de fazer uma viagem ao tempo.
Castelo dos Mouros

Um dos mais conhecidos cartões postais de Sintra é o Castelo dos Mouros, que foi construído durante a ocupação Moura. Sua fortificação em pedra traz uma imponência no alto de Sintra, que fica próximo do Palácio de Pena.
O mais incrível é o cenário que essa fortificação garante, no alto você pode deslumbrar o Palácio de Pena, o Nacional e a Quinta da Regaleira, um lugar fascinante e cheio de história.
Centro Histórico
O Centro Histórico de Sintra abriga várias construções importantes, como o Palácio Nacional e a Quinta Regaleira, além de outras, como:
- igreja de São Martinho: com sua estrutura gótica e suas tábuas portuguesas;
- centro cultural Olga Cadaval: onde acontece muitas exposições e eventos;
- ruas das padarias: com suas ruas com lojas e café, traz um clima charmoso e belo.
Não faltam lugares para conhecer no Centro Histórico de Sintra, sua arquitetura e cultura são possíveis de serem vistas em cada rua e beco.
Cabo da Roca
Um dos lugares que mais recebem turistas em Portugal, é o ponto histórico que faz parte do Parque Natural de Sintra-Cascais. É responsável por promover uma vista panorâmica, além de ser considerado o ponto mais ocidental da Europa Continental. Lá, você pode fazer algumas atividades como:
- conhecer o farol: oferece um vista belíssima do oceano e das paisagens ao seu redor;
- ir até o miradouro: também é o responsável de garantir uma vista panorâmica do Atlântico;
- realizar trilhas: nas falésias são realizadas muitas trilhas e é um momento ideal para se conectar à natureza.
Além disso, há no Cabo da Roca um monumento que é uma placa mostrando sua localização e afirmando ser o ponto mais ocidental do continente europeu.
Praia das Maçãs em Sintra

Para quem gosta de praia em Sintra há uma belíssima, com areia dourada e banhada pelas águas do Atlântico. Além de uma piscina oceânica, perfeita para curtir com tranquilidade e nadar nas águas salgadas.
Para chegar até a praia você pode usar o trem elétrico que a liga a vila de Sintra. Não precisa se preocupar com a refeição, pois tem restaurantes e cafés à beira mar. Então, você pode passar tranquilamente o dia na Praia das Maçãs, já que tem toda uma estrutura para isso.
Vila Sassetti
A Quinta da Amizade-Vila Sassetti é uma das partes menos exploradas de Sintra e é um dos recantos mais encantadores do distrito. Ela fica na vertente norte da serra, tem uma grande torre circular, em tons terracota e traz uma atmosfera mediterrânica.
É aquele lugar perfeito para realizar uma caminhada, entre suas diversas plantas, tirar belíssimas fotos e ter uma passagem fabulosa. Imagine, assistir um pôr do sol em um lugar tão fascinante.
Museus
Sintra é um lugar que tem bons museus e que valem a visita para conhecer mais da história e da cultura portuguesa. Então, coloque em seu roteiro, alguns dos seus museus, são eles:
- museu Anjos Teixeira: está no Palácio Nacional e abriga uma coleção de arte decorativa, como mobiliário, cerâmica, tapeçarias e etc;
- museu Ferreira de Castro : em homenagem ao escritor Ferreira de Castro o museu exibe a vida e obra do autor, com objetos pessoais e manuscritos;
- museu da história natural de Sintra: está no Parque de Monserrate e tem uma biodiversidade de fauna e flora da região;
- centro de ciência viva de Sintra: exposições interativas de ciências e tecnologias, permite aos visitantes aprender de uma forma educativa e divertida, através da sua participação;
Vale destacar, que é muito importante verificar os horários de cada museu, para que você possa programar o seu roteiro e conseguir conhecer o máximo possível de museus de Sintra.
Como se deslocar em Sintra?
Em Sintra você não terá nenhum problema de locomoção, são várias opções de transportes disponíveis.
Muitas pessoas realizam grande parte do passeio a pé, já que o seu centro histórico tem uma variedade de atrações. Para quem vai para lugares mais afastados, pode ir de táxi.
Normalmente, quem vai conhecer a Praia das Maçãs utiliza o elétrico de Sintra que liga o centro da vila até a praia. E se você estiver em Lisboa e quiser conhecer a vila, pode usar o comboio que é uma das opções mais utilizadas por quem está fazendo um bate volta.
Além disso, se quer ter mais autonomia nos seus horários pode alugar um carro, são várias empresas que oferecem esse tipo de serviço, avalie antes qual é a melhor para você.
Onde comer e o que comer em Sintra?
Toda viagem que garante uma boa experiência gastronômica é marcante, não vão faltar opções de restaurantes e pratos típicos em Sintra. Veja onde comer e o que comer em cada um:
- tascantiga: com pratos típicos de Portugal, experimente o tão famoso bacalhau à brás ou o arroz de pato;
- lawrences hotel restaurant: um lugar elegante e com boas opções gourmet, como o filete de robalo ou o lombo de cordeiro;
- apeadeiro: está na estação de comboio de Sintra, tem ótimos pratos, como cabrito assado ou arroz de pato.
Foram só algumas dicas de restaurantes em Sintra e alguns dos seus principais pratos, mas, cada um deles têm outros pratos que são muito deliciosos e refletem toda a culinária portuguesa .
Onde se hospedar em Sintra?
Uma das questões que devem ser avaliadas antes de embarcar no seu próximo destino é qual será a sua hospedagem. Algumas pessoas gostam de economizar nessa parte, enquanto outras desejam as opções mais luxuosas. Veja cada uma:
Dois hotéis baratos em Sintra:
- moon hill hostel: fica no centro, tem quartos privativos e compartilhados;
- monte da lua: próximo ao centro de Sintra, tem preços acessíveis e oferece uma estadia confortável.
Dois hotéis luxuosos em Sintra:
- lawrence’s hotel: um dos mais antigos de Sintra, tem aposentos luxuosos, com todo o charme da região;
- tivoli palácio de seteais: localizado em um palácio do século XVIII, com quartos elegantes, jardins e uma vista panorâmica fascinante.
Por ser um distrito muito turístico há um grande número de hotéis, pousadas e resorts ao redor de Sintra. Esses foram só alguns dos mais conhecidos, para te ajudar a encontrar um que mais combine com você e sua viagem.
Encontre suas passagens aéreas em poucos minutos!
A Passagens Promo , disponibiliza um buscador de pesquisa excelente, que permite aos seus clientes encontrarem com facilidade suas passagens aéreas em preços promocionais.
Além desse privilégio, você pode ter desconto de até 35%, tudo isso para facilitar a realização do seu sonho de conhecer o mundo.
Quais são os melhores dias para ir a Sintra?
É recomendável ir explorar Sintra, nos dias de semana, ou seja, de segunda-feira a sexta-feira, porque vai encontrar um fluxo menor de pessoas e não vai ter que enfrentar muitas filas e conseguirá tirar suas fotos sem muitas pessoas atrás.
Já que nos finais de semana Sintra é um dos lugares mais escolhidos pelos portugueses para curtir o sábado e o domingo.