Nazaré Paulista: onde fica, o que fazer, cachoeiras e curiosidades
Está procurando o que fazer em Tiradentes? Então, agora irá descobrir! Reunimos tudo o que você precisa saber sobre essa simpática e histórica cidade, encravada no meio das montanhas de Minas Gerais!
Destino que convida os visitantes ao descanso e relaxamento, Tiradentes parece uma vila cenográfica, com casarões coloniais, jardins e ruelas de pedras colorindo a paisagem no sopé da Serra de São José.
Assim como as vizinhas Ouro Preto, Mariana e São João del-Rei, a cidade tem uma história rica e bem preservada, em um ritmo próprio que permite que o visitante caminhe sem pressa, contemplando o cenário.
No Passagens Promo você encontra as melhores ofertas de passagens aéreas com até 35% de desconto. Não perca tempo!
Índice
O que fazer em Tiradentes: guia para aproveitar o melhor do turismo
Escolher o que fazer em Tiradentes, MG, não é uma tarefa complicada: a cidade tem várias opções de atrativos turísticos, culturais e gastronômicos, de museus a ateliês, passando por restaurantes de fama mundial.
Lar de importantes festivais de cinema e gastronomia, essa pacata cidade mineira concentra boa parte de suas atrações no compacto centro histórico, o que permite ao visitante desfrutar da estadia sem pressa.
Seja caminhando pelo notável Largo das Forras, conhecendo a Igreja Matriz de Santo Antônio ou se refrescando em uma das cachoeiras da região, Tiradentes pode ser o destino que você precisa para recarregar as energias.
Onde fica Tiradentes?
A cidade de Tiradentes, MG, está rodeada pela Serra de São José, na região de Campo das Vertentes, no coração da Trilha do Inconfidentes, a cerca de 196 km de distância de Belo Horizonte.
Esse importante destino turístico mineiro fica em uma localização privilegiada, não muito distante de outras relevantes cidades brasileiras, como Rio de Janeiro (333 km) e São Paulo (482 km).
Como chegar em Tiradentes?
O viajante tem três opções para chegar até Tiradentes: avião (com destino a Belo Horizonte), ônibus ou carro.
De carro, a partir da capital mineira, o trajeto pode ser feito pela BR-040 até Congonhas. Em seguida, continue pela BR-383 até a cidade de São João del-Rei, e depois a BR-265, que leva até Tiradentes.
Se você está viajando a partir de São Paulo, deve pegar a Rodovia Fernão Dias até Lavras, e então a BR-265 até Tiradentes. A partir do Rio de Janeiro, o trajeto é pela BR-040 até Barbacena e, então, a BR-265 até o destino final.
Também é possível fazer o percurso de ônibus: Viação Sandra (para quem sai de Belo Horizonte), Viação Útil (São Paulo) e Paraibuna Transportes (Rio de Janeiro).
Qual é o aeroporto mais próximo de Tiradentes?
Sua viagem para Tiradentes, MG, provavelmente começará em Belo Horizonte: o principal aeroporto de acesso à cidade histórica é o Aeroporto de Confins, na região metropolitana de BH, a cerca de 230 km de distância.
A partir do aeroporto você poderá pegar um ônibus (Conexão Aeroporto) ou Uber rumo à rodoviária, onde deverá embarcar rumo a São João del-Rei/Tiradentes, ou pode alugar um carro para fazer o trajeto com mais autonomia.
Para encontrar as passagens aéreas mais baratas para Belo Horizonte, visite nosso site buscador, o Passagens Promo, que encontra as melhores promoções de passagens aéreas para o trecho que você precisa.
O viajante pode até criar alertas para receber notificações quando o trecho desejado sofrer alguma alteração de preço ou entrar em promoção!
Mapa turístico de Tiradentes, MG
Para facilitar o seu planejamento de viagem, confira o mapa turístico de Tiradentes, MG, com os principais atrativos dessa pacata cidade histórica!
Quando viajar para Tiradentes?
O clima é bastante agradável neste destino turístico durante o ano inteiro, mas isso não quer dizer que você não deva ficar de olho no calendário antes de planejar a sua viagem.
Tiradentes fica abarrotada de turistas em fins de semana, feriados e datas especiais, como a Mostra de Cinema e o Festival de Cultura e Gastronomia.
Entre os meses de outubro e março, as temperaturas ficam mais elevadas e o volume de chuva aumenta: as ruas de pedra podem ficar mais escorregadias nesse período, então é preciso redobrar a atenção durante os passeios ao ar livre.
Se você está montando um roteiro com o que fazer em Tiradentes em junho, é melhor fazer as suas reservas de hospedagem com antecedência: durante este mês, a cidade recebe dois festivais importantes, o Tiradentes Vinho e Jazz e o Bikefest.
A mesma dica se aplica à época da Mostra de Cinema (em janeiro), do Tiradentes em Cena (no mês de maio) e do mais importante evento da cidade, o Festival de Cultura e Gastronomia (em agosto).
O que fazer em Tiradentes com chuva?
Quer saber o que fazer em Tiradentes em janeiro? Então, é melhor já ir separando o guarda-chuva! O primeiro mês do ano marca o auge da temporada chuvosa na cidade.
Mas, afinal, o que fazer em Tiradentes com chuva? Não se preocupe, pois opções de lazer e cultura em ambientes fechados não faltarão para o seu roteiro!
A cidade é pequena e você conseguirá caminhar entre os principais pontos turísticos sem dificuldades, mesmo com chuva. Isso quer dizer que você poderá conhecer museus, igrejas, galerias de arte e restaurantes sem se preocupar com o clima.
O que fazer em Tiradentes no inverno?
O inverno é um dos períodos mais charmosos do ano em Tiradentes: o céu fica claro e as temperaturas desabam na estação mais gelada, clima ideal para tomar um bom vinho e conhecer as delícias da culinária mineira.
Durante a estação, a cidade recebe seus mais importantes festivais: Tiradentes em Cena, Tiradentes Vinho e Jazz, Bikefest e o badalado Festival de Cultura e Gastronomia.
Isso quer dizer que a cidade está no auge da temporada turística durante o inverno, e é importante fazer as reservas com antecedência para não ficar sem vaga na cidade.
Todos os hotéis e pousadas registram lotação máxima nesse período, e a reserva antecipada pode garantir não apenas um quarto, mas um preço mais favorável para a sua estadia.
Onde passear em Tiradentes?
Estamos falando de uma das cidades históricas mais bem preservadas do Brasil e um das melhores destinos para turismo no estado, o que significa que não faltam lugares para visitar em Tiradentes, MG.
Conheça os casarões coloniais, espalhados por ruelas estreitas com calçamento de pedra, e igrejas barrocas emolduradas pelo verde exuberante da Serra de São José, no coração de Minas Gerais. Confira!
Centro histórico de Tiradentes
Os principais pontos turísticos de Tiradentes, MG, estão no compacto centro histórico da cidade, um dos mais conservados do país.
Enquanto outras cidades históricas cresceram para além de seus centros históricos, Tiradentes seguiu o caminho contrário e passou a girar em torno da região, a mais importante da cidade.
Isso quer dizer que se você quer visitar museus, igrejas, restaurantes, chafarizes, lojas de artesanato, hotéis e pousadas, entre outros pontos de interesse na cidade, o centro histórico é o seu lugar.
Uma boa dica é começar o passeio a partir do Largo das Forras, a principal praça da cidade, para onde as ruas mais importantes de Tiradentes convergem.
Depois de explorar a praça, caminhe pelas ruas Padre Toledo, Direita e Ministro Gabriel Passos: as vias ficam bem próximas umas das outras e são os endereços dos principais pontos turísticos da cidade de Tiradentes.
Como a cidade é bem pequena, quem caminha por esses locais conhece basicamente tudo que há para se visitar no centro histórico: uma boa notícia para quem tem tempo limitado de viagem.
Igrejas em Tiradentes
O circuito religioso de Tiradentes mostra as heranças do período colonial e da prosperidade do ciclo do ouro, entre os séculos XVII e XVIII.
Principal edifício religioso da cidade, a Igreja Matriz de Santo Antônio é considerada uma das maiores obras-primas barrocas em Minas Gerais. É possível avistar a igreja a partir de vários pontos da cidade.
A matriz teve a fachada esculpida por Aleijadinho, com um interior decorado com muito ouro, imensos lustres e pinturas religiosas, tornando a Igreja Matriz de Santo Antônio uma das mais importantes de Minas.
Uma das mais antigas de Tiradentes, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi erguida no século XVIII por escravos e para escravos, em um espaço bastante arborizado.
O circuito religioso continua pela Igreja da Santíssima Trindade, que fica no alto de uma ladeira com vista para toda a cidade.
Os visitantes podem conhecer, ainda, as capelas Bom Jesus da Pobreza, São Francisco de Paula, São João Evangelista e Nossa Senhora das Mercês.
Não deixe de conferir o Show de Luzes e o Concerto do Órgão, na Igreja Matriz de Santo Antônio, para conhecer a igreja por um viés diferente.
Museus
No coração da Trilha dos Inconfidentes, Tiradentes é uma cidade com muitos museus, instalados em edifícios históricos de grande exuberância arquitetônica.
A antiga cadeia pública da cidade, por exemplo, virou sede do Museu de Sant’Ana. O solar colonial, que foi residência do inconfidente Padre Toledo, foi transformado no Museu Casa Padre Toledo.
Único museu totalmente dedicado a acervo religioso na América Latina, como peças litúrgicas e arte sacra, o Museu da Liturgia fica na rua mais antiga de Tiradentes, em um casarão que existe desde o século XVIII.
Os visitantes podem, ainda, visitar o Museu da Moto, Memorial Tancredo Neves, Museu do Automóvel da Estrada Real e muitos outros museus da cidade, a maior parte no centro histórico.
Mazuma Mineira
Já imaginou conhecer um dos mais antigos alambiques de Minas Gerais e degustar a tradicional cachaça mineira sem gastar nenhum centavo? Então, você precisa conhecer a Mazuma Mineira.
A visita é gratuita e ensina o passo a passo da produção de cachaça no alambique. De quebra, o visitante ainda pode experimentar algumas das pingas produzidas por lá.
Fique de olho na programação: dependendo do horário da sua visita, é possível fazer o tour guiado por todas as instalações do alambique.
Aproveite a sua visita para comprar cachaças artesanais, queijos e outras delícias da região de Tiradentes!
Ateliês
A maior parte das pessoas que visitam Tiradentes volta para casa com a mala mais cheia do que quando chegou. É quase irresistível visitar as lojas de artesanato e ateliês do centro histórico e comprar lembrancinhas.
Destaque entre as cerâmicas utilizadas nos principais restaurantes de Tiradentes, o ateliê Nicia Braga Cerâmica traz uma pegada bastante contemporânea às peças clássicas.
Procura moringas tradicionais e cerâmicas cheias de cor? Então, não deixe de visitar o ateliê RM Cerâmica Artística.
O ateliê Romar Resende, por sua vez, vende artesanato produzido em toda a região do Vale do Jequitinhonha, além de miniaturas realistas dos casarões históricos de Tiradentes, produzidas com garrafas pet recicladas.
Na maioria dos ateliês, é possível conversar diretamente com os artistas e conhecer um pouco mais sobre a produção artística no interior de Minas Gerais.
Além de artesanato, vários ateliês de Tiradentes e região são especializados na produção de móveis rústicos e objetos de decoração.
Cachoeiras em Tiradentes
Rodeada pela belíssima Serra de São José, a cidade é um destino imperdível para os amantes de ecoturismo, com várias opções de grutas, mirantes, poços, trilhas e cachoeiras em Tiradentes.
Se você já está ansioso para curtir trilhas ecológicas e passeios em Tiradentes, uma boa dica é contratar agências de turismo especializadas, que vão te levar com segurança a lugares de muita beleza natural.
Existem diversas cachoeiras na região, como a Paulo André e a Bom Despacho, além do Balneário Águas Santas. Se você já tem familiaridade com trilhas, não deixe de fazer a Travessia de São José pela serra que rodeia a cidade.
Espalhados pelos arredores da cidade, os passeios ecológicos têm grau de dificuldade mínimo e podem ser uma boa alternativa para quem vai passar mais de três dias em Tiradentes.
O que fazer em Tiradentes à noite?
As ruelas de pedra ganham um charme todo especial à noite, com a iluminação da cidade e dos edifícios históricos.
Está sem saber o que fazer em Tiradentes à noite? Comece por um dos excelentes restaurantes do centro histórico! Existem diversas opções, com o melhor da culinária mineira e excelentes cartas de vinhos.
Se a sua visita estiver marcada para um fim de semana, inclua em seu roteiro noturno a Igreja Matriz Santo Antônio, onde acontecem o Show de Luzes e o Concerto do Órgão.
Além disso, apenas durante a noite é possível fazer o passeio de jardineira pelos principais pontos turísticos da cidade: o ingresso custa R$ 50 e é preciso fazer reserva antecipadamente.
Dicas de turismo em Tiradentes
Basta seguir algumas dicas de turismo em Tiradentes para curtir a sua viagem ao máximo.
Para conhecer cada história e detalhe da cidade, faça um passeio de charrete pelas ruas do centro histórico. Os passeios partem do Largo das Forras e custam R$ 25, com direito a paradas nos principais pontos turísticos.
Não deixe de experimentar os tradicionais rocamboles da região: você encontrará a iguaria em vários restaurantes, cafés e confeitarias, com os mais diferentes recheios.
Na hora de escolher seu hotel ou pousada, dê preferência a estabelecimentos no centro histórico ou redondezas. Dessa forma, você não vai precisar se importar com o deslocamento entre o hotel e os melhores lugares para turismo.
O que fazer em Tiradentes em 3 dias?
O roteiro Tiradentes não demanda muito tempo dos visitantes, já que a maior parte das atrações está concentrada em um compacto centro histórico.
Isso quer dizer que você conseguirá conhecer a maior parte dos atrativos turísticos em um fim de semana ou feriado, basta se programar e planejar a viagem com carinho.
Mas, afinal, o que fazer em Tiradentes em 3 dias?
Uma boa dica é começar o seu passeio pelo centro histórico, preferencialmente pelo Largo das Forras, o coração da cidade. As principais ruas de Tiradentes chegam até a praça, endereço de lojas, restaurantes e ateliês.
Depois do almoço, visite a Igreja Matriz de Santo Antônio e passe pelos mais famosos casarões coloniais da cidade, como o Museu de Sant’Ana, instalado na antiga cadeia pública. No caminho, contemple o Chafariz de São José.
No segundo dia de viagem, programe-se para conhecer Bichinho, um simpático povoado a menos de 10 km de distância de Tiradentes. A região tem diversas lojas e ateliês que vendem móveis rústicos e artigos de decoração por bons preços.
Na volta de Bichinho, faça uma parada no Museu do Automóvel, com mais de 70 carros antigos no acervo. À noite, já em Tiradentes, faça o passeio de jardineira pelo centro histórico, com duração de duas horas.
O último dia pode ser dedicado a um dos passeios mais tradicionais da cidade: a Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del-Rei. Aproveite para conhecer as belas igrejas barrocas da cidade vizinha.
Atividades culturais de Tiradentes
A cidade de Tiradentes, MG, passou por um processo de revitalização do setor cultural nos últimos anos e se tornou o endereço de badalados festivais culturais distribuídos ao longo do ano.
Os festivais homenageiam os mais diferentes setores, desde a gastronomia até a cultura motociclista, incluindo cinema, teatro e muito mais.
Principal evento no calendário da cidade, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes atrai milhares de turistas para curtir pratos requintados feitos por chefs internacionais, acompanhados por uma programação cultural agitada.
Festivais como o Tiradentes em Cena e a Mostra de Cinema levam artistas, celebridades, dramaturgos e cineastas do Brasil e do mundo a invadir a charmosa cidade mineira.
Onde comer em Tiradentes?
Tiradentes é um badalado polo gastronômico, o que significa que o visitante poderá escolher entre inúmeros restaurantes de excelente qualidade (e com preços bem variados) para fazer suas refeições.
Além de pratos tradicionais da culinária mineira, como o tutu de feijão e o pastel de angu, os viajantes podem experimentar releituras de pratos clássicos da região em restaurantes que misturam o tradicional à cozinha contemporânea.
Se você quer experimentar pratos pra lá de diferentes, visite os restaurantes Pacco & Bacco e Tragaluz, na rua Direita e Angatu, na rua da Cadeia.
Prefere curtir a tradicional cozinha mineira? Então conheça o Viradas do Largo, na rua do Moinho, ou o Tempero da Ângela, em Bichinho. Para a velha e boa comida de buteco, não deixe de incluir a Biroska Santo Reis em seu roteiro.
Dicas de hospedagem em Tiradentes, MG
Na hora de escolher onde ficar em Tiradentes, o viajante terá algumas opções: pousadas mais simples ou hotéis luxuosos, no centro histórico ou nas redondezas, entre outras.
Se você não quer depender de carro ou outros meios de transporte durante sua estadia, a melhor pedida é se hospedar no centro histórico ou nas proximidades.
Caso você não se importe com o deslocamento, é possível encontrar opções baratas e aconchegantes fora do centro histórico, com vista privilegiada para a Serra de São José.
De qualquer forma, não se esqueça de planejar as reservas para a sua estadia com mais antecedência. Tiradentes recebe milhares de turistas todos os fins de semana, e você pode ficar sem quarto se deixar para reservar um hotel em cima da hora.
Cidades próximas à Tiradentes
Tiradentes fica no chamado Circuito do Ouro de Minas Gerais, uma região repleta de cidades turísticas, monumentos e paisagens exuberantes, com o clima típico do interior.
Uma boa dica é aproveitar a visita para fazer o trajeto de Tiradentes e São João del Rei a bordo de uma maria-fumaça cheia de história.
Muitos visitantes também aproveitam para conhecer o povoado de Bichinho, a pouco mais de 10 km de distância.
O roteiro Tiradentes fica completo com visitas às históricas cidades de Congonhas, Ouro Preto e Mariana, importantes cenários do ciclo do ouro, com igrejas decoradas pelo metal precioso, casarões coloniais e museus de excelência.
Voos com descontos especiais para Minas Gerais!
Já sabe o que fazer em Tiradentes? Então está na hora de encontrar os voos mais econômicos para Minas Gerais!
Você encontra os melhores preços das melhores companhias aéreas em nosso site buscador, Passagens Promo, com uma plataforma moderna para te ajudar a economizar na hora de viajar!
Utilize o nosso alerta para receber notificações quando o trecho desejado sofrer alguma alteração de preço ou entrar em promoção — assim, você fica sempre por dentro dos melhores descontos!
Conhecer o charme de Tiradentes e do interior de Minas Gerais com economia? De Promo você pode!
Leia também:
- Hotéis em Porto de Galinhas: valores, locais e mais
- Hotéis em Florianópolis: valores, locais e mais!
- Melhores hotéis de luxo no Brasil
- Hotéis em Aracaju: valores, locais e mais!
- Destinos europeus que foram cenários de filme
Península de Maraú: turismo, informações e dicas para o seu roteiro
Serra do Mar: cachoeiras, mirantes, trilhas e ecoturismo
Aeroportos em Santa Catarina: principais rotas e informações
O que fazer em Nova Petrópolis: turismo, gastronomia e compras
Parques Nacionais do Brasil: Conheça os 10 principais e onde estão