O que fazer em Tulum: dicas sobre o paraíso mexicano!

O que fazer em Tulum é sempre uma dúvida entre os turistas que viajam para a costa caribenha, afinal, o destino guarda verdadeiras preciosidades do Império Maia, que deixou ruínas impressionantes, que embelezam ainda mais os cenários.  

Além de muita história, Tulum é um destino repleto de paisagens belíssimas, praias paradisíacas, lagoas e cenotes que deixam seus visitantes apaixonados. 

Que tal incluir esse paraíso mexicano na lista de destinos a serem considerados nas suas próximas viagens de férias? Vem com a gente e encanta-se com essa cidade belíssima e repleta de atrações!

Passagens aéreas para os melhores destinos e com os preços mais baixos neste link!

O que fazer em Tulum: roteiro para dias incríveis!

Além de Cancun, Tulum, México, é um destino sempre presente nos roteiros de quem viaja para essa região caribenha.

E é claro que essa preferência se justifica. Além de belas praias de mar azul-esmeralda e areias cintilantes, as ruínas maias de Tulum estão entre as 7 maravilhas do mundo moderno, atraindo milhares de visitantes o ano inteiro.

Como se não bastasse, a região também é repleta de parques com natureza rara, lagoas de águas cristalinas e cenotes de tirar o fôlego.  Na sua viagem de turismo para o México, Tulum não pode faltar. 

Onde fica Tulum?

Onde fica Tulum?
Fonte: Pexels

Com pouco mais de 30 mil habitantes, Tulum está localizada no estado de Quintana Roo, em uma região chamada de Riviera Maya.

O destino está sempre presente nos roteiros turísticos de quem viaja para a costa caribenha, pois ele fica bem pertinho de destinos famosos, como Cancun, a cerca de 10 quilômetros de distância. Uma coisa é certa: há muito o que fazer em Tulum com chuva, sol, de noite e de dia. Você vai se surpreender!

Como chegar em Tulum?

Normalmente, as pessoas que decidem conhecer Tulum estão hospedadas em cidades turísticas como Cancun, por exemplo. Essa cidade é a principal porta de entrada para essa região da costa do Caribe.

Dessa forma, o jeito mais fácil de chegar ao destino é desembarcar no aeroporto da cidade, que fica a pouco mais de 100 quilômetros. 

A vantagem é que essa área de embarque e desembarque recebe voos das principais cidades do México e também de destinos internacionais.

A partir de Cancun, você pode fazer o trajeto de ônibus até Tulum, Quintana Roo, já que a muitas empresas que fazem o percurso, mas se preferir, é possível contratar empresas que fazem traslado até a cidade.

Ao planejar uma viagem para essa região, o que fazer no México não vai faltar. Separe alguns dias para explorar as melhores atrações da costa do Caribe. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagem para Tulum

    A costa do Mar do Caribe abriga destinos surpreendentes de belezas naturais únicas e também muita história. Mas para curtir tudo que a cidade tem de melhor, que tal economizar em um dos itens mais caros de uma viagem: as passagens aéreas?

    Para garantir os preços mais vantajosos do mercado, faça uma simulação em nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, que apresenta as opções mais baratas para ajudar os viajantes a encontrar os voos com os custos mais baixos do mercado. 

    Viaje de Cancun para Tulum!
    Passagens aéreas saindo de

    Aliás, se você encontrar garantir a passagem para Tulum com o melhor custo-benefício, saiba que navegar pela nossa plataforma é muito fácil. 

    Basta digitar a cidade de origem, o destino e a data da viagem para comparar os preços das principais empresas aéreas do mercado. Para não perder nada, ative o alerta de preços para receber avisos quando o trecho escolhido entrar em promoção.

    O que fazer em Tulum em 4 dias?

    Pretende passar mais tempo na cidade e, por isso, quer entender tudo o que fazer em Tulum 4 dias, separamos aqui aquelas atrações que todo turista deve conhecer ao viajar para essa região caribenha.

    Ruínas Maias de Tulum

    Ruínas Maias de Tulum
    Fonte: Pixabay

    As ruínas maias da cidade de Tulum são paradas obrigatórias, sendo uma das atrações mais cobiçadas pelos turistas. Esse famoso sítio arqueológico, datado do século 6, fica localizado no alto de um penhasco em frente ao Mar do Caribe,

    As ruínas carregam a história do Império Maia, um povo muito antigo que construiu uma ampla cidade nessa região com pedras gigantescas, que datam de 1.500 anos.

    No local, é possível observar mais de 50 construções, entre edifícios governamentais, residenciais e religiosos, que permanecem bem preservados mesmo depois de serem abandonadas, no século 16, com a chegada dos espanhóis.

    Chichén Itzá

    Ao escolher o que fazer em Tulum, no México, saiba que o sítio arqueológico de Chichén Itzá é a estrutura mais famosa da cidade e, claro, não pode ficar de fora da sua lista.

    Considerado um dos centros urbanos mais importantes da civilização maia, a sua estrutura mais famosa é a El Castillo, uma enorme pirâmide com degraus, que impressiona seus visitantes, tamanha a sua grandiosidade. 

    Mas além dessa construção, o sítio arqueológico, que viveu o seu apogeu entre os anos de 600 d.C. e o século XIII, tem ainda muitos outros locais que merecem uma parada. 

    É possível esculturas gráficas de pedra, como um campo de jogo de bola, a Parede das Caveiras e o Templo dos Guerreiros, que te levam para uma viagem ao tempo.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Reserva Sian Ka`na

    Reserva Sian Ka`an
    Fonte: Pixabay

    Entre as coisas para fazer em Tulum, a Reserva Sian Ka’an também é uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro, principalmente se você gosta de contato com a natureza.

    Com ruínas, florestas, mar, cenotes e vida selvagem, o local reserva para os seus visitantes uma experiência deliciosa pela mata e passeios de barco por uma laguna de água cristalina.

    Neste local, é possível observar a fauna e flora e conhecer diferentes espécies de árvores.  

    Além de percorrer os canais cercados por muito verde, você também pode se refrescar nas águas claras do mar caribenho, que fica em suas dependências. 

    Laguna Bacalar

    Para quem se pergunta o que tem para fazer em Tulum além das ruínas e praias, saiba que as lagoas também são belíssimas e oferecem momentos deliciosos em meio a uma natureza singular e cenários paradisíacos.

    A Laguna Bacalar é exemplo de toda essa paisagem estonteante da região caribenha. Trata-se de uma imensa lagoa de diferentes tons de azul, que mais se parece com o mar caribe, mas com águas são doces, deixando seus visitantes de boca aberta.

    Chamada de Lagoa das 7 Cores e com 50 quilômetros de extensão e dois quilômetros de largura, é possível fazer passeios de barco por suas águas cristalinas ou descansar em bangalôs instalados dentro da lagoa.

    Não deixe de fazer um mergulho e relaxar em uma das lagoas mais bonitas do mundo.

    O que fazer em Tulum: praias

    O que fazer em Tulum: praias
    Fonte: Pexels

    Sinônimo de belezas naturais de tirar o fôlego, há sítios arqueológicos riquíssimos, cenotes e lagoas espetaculares. Mas as principais atrações da cidade, sem dúvida, são as suas praias.

    Para te ajudar a conhecer as melhores, fizemos uma lista das mais bonitas para que você possa incluí-las no seu roteiro sobre o que fazer em Tulum, México. Confira!

    Santa Fé

    A Praia de Santa Fé é considerada pública e totalmente democrática, já que é acessível para todas as pessoas.

    Ao pisar na areia, é fácil observar que ela também é dona daquelas paisagens típicas do Mar do Caribe: águas em tons azul turquesa, areia branca e um céu sempre azul, que coroa o cenário.

    A vantagem é que essa praia pode ser uma parada ao conhecer as ruínas de Tulum, já que ela fica bem pertinho.

    O local possui uma ótima infraestrutura com bares, quiosques e restaurantes, onde é possível alugar espreguiçadeiras para descansar e, de quebra, apreciar um dos cenários mais bonitos da região de Tulum, México.

    Playa Pescadores

    E por falar em beleza, a Playa Pescadores é considerada por muitos como uma das praias mais espetaculares de toda a cidade. 

    Com um mar de diferentes tons de azul, ela possui poucas ondas, o que permite momentos de descanso e também um delicioso mergulho em suas águas calmas e refrescantes.

    Estenda a canga em suas areias brancas e fofas e curta o cenário com um bom drink nas mãos, já que você não vai querer ir embora tão cedo tamanha a sua beleza.

    Além de tomar um banho de sol, é possível fazer passeios de barco pelo Mar do Caribe, que nessa região é uma verdadeira pintura.

    Paraíso

    Paraíso Tulum
    Fonte: Pixabay

    Ao escolher o que fazer em Tulum 4 dias, saiba que a Playa Paraiso é um dos lugares que não podem faltar no seu roteiro de praias, pois a região é espetacular. Até pode parecer repetitivo, mas as belezas naturais da costa caribenha são apaixonantes e a Playa Paraiso não foge à regra.

    No local, as águas cristalinas têm diferentes tons azuis, areia branquinha, uma excelente estrutura e bem menos movimentada do que suas vizinhas, perfeita para quem quer fugir do agito.

    Cenotes de Tulum

    Além de suas belas praias, os Cenotes, Tulum, também fazem o maior sucesso entre os turistas que viajam para essa região.

    Para você entender, os cenotes são poços de água cristalina, que vem de rios subterrâneos onde ocorreu um colapso da estrutura rochosa ao longo dos milhares de anos, formando esses poços de belezas raras.

    É possível encontrar cenotes que são cavernas e outros poços parcialmente encobertos. Conheça os mais famosos de Tulum.

    Cenotes dos ojos

    Os cenotes dos ojos ficam dentro de cavernas, que tornam as experiências dos seus visitantes ainda mais incríveis.

    Ao descer alguns metros, você fica atônito com a cor da água do cenote, que é azul turquesa brilhante, garantindo cenários belíssimos e momentos de relaxamento, visto que o local é bem calmo.

    Ao redor dos cenotes, há uma vegetação belíssima, muitas árvores e até redes para que os visitantes possam relaxar.

    Para aproveitar tudo que essas atrações têm de melhor, faça um mergulho de snorkeling ou de profundidade, atividades oferecidas pelo local. A vantagem é que dá para curtir a atração em dias ensolarados e chuvosos, pois o cenote é coberto.

    Cenote Ik-kil

    Cenote Ik-kil
    Fonte: Vicente Villamón / Flickr / CC BY-SA 2.0

    O Cenote Ik-kil é um dos mais populares de Tulum, Quintana Roo, por ser um dos mais bonitos e também por oferecer uma das melhores estruturas aos seus visitantes. A paisagem do local é peculiar e diferente dos seus vizinhos.

    O Ik-Kil fica em uma dolina, a cerca de 25 metros abaixo do nível da superfície, tendo como acesso degraus esculpidos no meio das pedras.

    Ao descer, os visitantes podem observar a partir de mirantes ao seu redor essa formação deslumbrante. Na estrutura da caverna há muitas plantas penduradas, já que parte do cenote fica ao ar livre, um cenário de filme.

    Gran Cenote

    Outro lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro é o Gran Cenote, um dos mais cobiçados pelos turistas. Com águas azul turquesa, parte do cenote fica em uma caverna e oferece também um cenário belíssimo.

    Claro que você não pode deixar de fazer um mergulho de snorkel, mas vá preparado pois as águas são bem geladas. Prepare a câmera fotográfica para registrar a caverna quando a luz incide diretamente na água do cenote, pois o cenário é surreal. 

    Por ficar bem pertinho da região central da cidade, ele costuma ficar sempre cheio de turistas. Se quer aproveitar o local ao máximo, vá bem cedo para conseguir alugar um equipamento e ter mais espaço para mergulhar.

    Compre suas passagens com descontos exclusivos!

    Depois de conhecer todos esses lugares de pura beleza, certamente, você já está com vontade de fazer as malas assim que possível, não é mesmo? Mas além de escolher o que fazer em Tulum, não deixe para a última hora a compra das suas passagens aéreas.

    Para economizar, visite a nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, para garantir as melhores ofertas e promoções para a sua viagem.

    Parta para Cancun e visite a cidade de Tulum, no México!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil BSB Brasília CUN Cancun 01 Out 10 Out R$ 3072 Latam Brasil GIG Rio de Janeiro CUN Cancun 20 Mai 25 Mai R$ 3233 Latam Brasil BSB Brasília CUN Cancun 02 Jun 22 Jun R$ 3241 Latam Brasil GIG Rio de Janeiro CUN Cancun 18 Out 26 Out R$ 3241 Latam Brasil GIG Rio de Janeiro CUN Cancun 03 Out 08 Out R$ 3277 Ver mais ofertas

    Aproveite e acione o alerta de preços para receber avisos sempre que surgir uma promoção para o trecho desejado. Que tal conhecer Tulum com economia e os preços mais imperdíveis do mercado? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Dia de los Muertos: veja como é comemorada esta importante data!

    Dia de los Muertos: veja como é comemorada esta importante data!

    San Miguel de Allende: confira como ir, onde fica e o que fazer na cidade

    San Miguel de Allende: confira como ir, onde fica e o que fazer na cidade

    Yucatán: conheça onde fica e os pontos de interesse principais dessa península no méxico

    Yucatán: conheça onde fica e os pontos de interesse principais dessa península no méxico

    Los Cabos, México: Conheça as belezas da região

    Los Cabos, México: Conheça as belezas da região

    Guanajuato, México: história, o que fazer e dicas de viagem

    Guanajuato, México: história, o que fazer e dicas de viagem

    Oaxaca: informações, mapa, principais atrações e praias

    Oaxaca: informações, mapa, principais atrações e praias