O que fazer em Veneza: 7 pontos turísticos imperdíveis da cidade

Decidir o que fazer em Veneza pode ser uma tarefa bastante complicada. Afinal de contas, trata-se de uma cidade rica em cultura e história, com inúmeros monumentos, museus e espaços esperando pela sua visita!

Para te ajudar a montar o roteiro de viagem ideal, montamos um guia completo para você desvendar a cidade dos canais mais famosos do mundo, no coração da Itália!

Descubra a melhor época para visitar, os melhores pontos turísticos e as dicas imperdíveis para aproveitar o máximo possível de sua viagem!

Não deixe de acessar o site Passagens Promo e conferir nossas promoções em passagens aéreas. Acesse!

O que fazer em Veneza: o melhor na cidade das gôndolas

Veneza é cidade única em todo o mundo, um daqueles lugares capazes de te levar em uma viagem no tempo.

Tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade das gôndolas e dos canais é uma das mais visitadas por turistas do mundo inteiro, e é fácil entender os motivos por trás de toda essa fama.

A cidade fica em um grupo de pequenas ilhas, afastadas por mais de 150 canais e 400 pontes. A principal “avenida” de Veneza é o Grande Canal, por onde embarcações típicas da região, as gôndolas, se deslocam.

Os turistas têm à disposição inúmeros atrativos para visitar, como o Palácio Ducal, a Praça e a Basílica de São Marcos e a romântica Ponte dos Suspiros.

Diante dessa abundância de atrações turísticas, a melhor alternativa é montar um bom roteiro para desbravar a cidade e economizar tempo nos deslocamentos. Confira as nossas dicas!

Qual a melhor época para conhecer Veneza?

O que fazer em Veneza Melhor época
Fonte: Pixabay

Afinal, qual é a melhor época para conhecer Veneza?

Estamos falando de uma daquelas cidades que você pode conhecer durante o ano inteiro, independentemente da estação. Por conta disso, também se trata de uma cidade que não conhece o termo “baixa temporada”.

É isso mesmo que você leu: a cidade das gôndolas sempre tem um impressionante fluxo de turistas, durante 365 dias por ano.

No entanto, é inegável que cada estação tenha suas vantagens e desvantagens.

Se você for viajar entre os meses de janeiro e março, prepare-se para o frio: as temperaturas despencam e você poderá testemunhar bem de perto a maré alta na cidade.

É nesse período que acontece a mais famosa festa de Veneza, o Carnaval, um grande evento que, assim como no Brasil, dura vários dias. 

Se você quiser mais sossego para conhecer cada cantinho da cidade, é bom evitar essa semana de festividades, quando os canais ficam abarrotados de turistas.

Entre abril e maio, o clima começa a esquentar: durante a primavera, o movimento de turistas em busca de temperaturas mais amenas começa a crescer. 

A estação das flores é considerada o período mais agradável para conhecer a cidade.

A altíssima temporada acontece no verão, entre junho e setembro. O calor é forte, mesmo para os padrões brasileiros, e atrai milhares de turistas de todo o mundo. 

Lembre-se de usar bastante filtro solar e dê preferência para roupas leves e ventiladas. Além disso, não se esqueça de levar uma dose extra de paciência na mala. 

Se decidir viajar nessa época, vale a pena comprar os ingressos para as atrações que você quer visitar com antecedência. Essa medida pode te economizar muito tempo em filas.

Quantos dias ficar em Veneza?

As atrações turísticas de Veneza são inúmeras, o que significa que você pode montar roteiros para viagens rápidas, de apenas um dia, ou com mais tempo disponível.

É isso mesmo: com bastante organização, até um dia pode ser suficiente para se ter um “gostinho” veneziano. Se esse for o caso da sua viagem, chegue bem cedo e estenda a sua visita até a noite.

No começo e no fim do dia, você terá as melhores luzes para encher seu álbum de fotos. Além disso, encontrará pontos turísticos mais vazios.

Se você quiser aproveitar bem a cidade, recomenda-se que passe ao menos três dias

Dessa forma, você conseguirá conhecer os bairros e desbravar o labirinto de canais, bem como visitar um museu e conhecer uma das ilhas vizinhas.

Como chegar em Veneza?

O que fazer em Veneza como chegar
Fonte: Pixabay

Existem basicamente quatro meios de transporte pelos quais é possível chegar a Veneza: cruzeiro, trem, carro ou avião.

Todos os dias, centenas de navios de cruzeiro chegam à região pelo Mar Adriático, e parte deles faz uma parada estratégica por lá. 

Por terra, a melhor alternativa é o trem: uma passagem entre Milão e Veneza custa apenas 20 euros, e a viagem ganha todo um charme especial.

Caso você esteja em meio a uma road trip e tenha alugado um carro para conhecer a Itália, precisará deixar o veículo em um dos estacionamentos disponíveis nos arredores da cidade. 

Carros são proibidos na cidade e você só poderá se deslocar a pé ou de barco.

A melhor forma de chegar à cidade das gôndolas é, sem dúvidas, pelo ar. O Aeroporto Marco Polo fica a apenas 8 km de Veneza e recebe voos diários.

Passagens aéreas para Veneza

O Brasil ainda não tem voos diretos para Veneza, mas é possível chegar à cidade a partir de escala em Paris, Lisboa ou Amsterdam

A vantagem é que muitas companhias aéreas low cost, como a Ryanair e a Easyjet, voam até a cidade, então você tem boas chances de encontrar ótimos preços para chegar à cidade das gôndolas. 

Para pesquisar entre as ofertas de diferentes companhias aéreas e, assim, maximizar suas chances de conseguir economizar, recomendamos o uso de nossa plataforma comparadora, o Passagens Promo.

Nossa ferramenta permite que você crie alertas de preço, para que seja notificado quando houver alguma alteração no preço da passagem.

Uma boa dica é simular diferentes dias, horários e rotas de viagem: assim será mais fácil descobrir quando ficará mais barato viajar.

Assim, vai ficar fácil encontrar passagens aéreas promocionais para Veneza!

O que fazer em Veneza: pontos turísticos para curtir no inverno e no verão

Veneza é uma das cidades mais bonitas da Itália e do mundo. Ou seja, não faltam cenários deslumbrantes para serem explorados durante a sua viagem.

A cidade das gôndolas e dos canais tem atrações para todo perfil de viajante: dos canais estreitos às imponentes igrejas, bem como seus muitos museus e galerias de arte.

Confira as nossas dicas sobre o que fazer em Veneza no verão e no inverno!

Mapa de Veneza

A cidade é um verdadeiro labirinto de canais e ruas estreitas. No entanto, não se preocupe: você conseguirá se deslocar sem muita dificuldade com o uso de mapas de papel ou pelo GPS.

Para te ajudar a economizar tempo de deslocamento, destacamos os principais pontos turísticos em Veneza. Confira!

O que fazer em Veneza no inverno

No coração do Mar Adriático, Veneza é uma cidade que registra temperaturas baixíssimas durante o inverno. O frio e a paisagem invernal podem ser um toque especial durante a sua estadia na cidade das gôndolas.

Confira alternativas para se entreter (e se manter quentinho) e saber o que fazer no inverno em Veneza!

1. Basilica di San Marco

O que fazer em Veneza Basilica di San Marcos
Fonte: Pixabay

A Basílica de São Marcos é a principal igreja da cidade. Construída em meados do século IX, é ali que descansa o corpo de São Marcos, um dos quatro evangelistas da crença cristã.

A construção é impressionante: a igreja foi decorada com ornamentos bizantinos, reaproveitados após a queda de Constantinopla, no século XV.

Entre os principais tesouros da Basílica de São Marcos estão mosaicos de ouro, relicários do Tesoro della Basilica e o Pala D’Oro, um grande altar feito totalmente de ouro.

2.Torre dell’Orologio

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    A Torre dell’Orologio, ou Torre do Relógio, é uma construção de mais de 500 anos de idade que marca as horas e os signos do zodíaco.

    A famosa estátua de Leão, símbolo de São Marcos, fica no topo da torre, bem como algumas esculturas e um sino.

    A torre é aberta à visitação, mas você precisa agendar o passeio antecipadamente. A entrada custa 12 euros (cerca de R$ 68).

    3. Da Ivo

    O que fazer em Veneza Da Ivo
    Fonte: Pixabay

    Já pensou comer uma refeição no restaurante preferido de estrelas como George Clooney, um dos mais importantes da Itália? Então você precisa conhecer o Ristorante Da Ivo.

    Trata-se de uma simpática cantina, famosa pela qualidade de seu serviço e pelo requinte gastronômico.

    Durante o frio, pode ser uma ótima pedida dar uma passadinha por lá para tomar uma boa taça de vinho italiano e desfrutar de um dos pratos do menu exclusivo.

    Recomendamos, inclusive, que você chegue ao Da Ivo de gôndola. Uma entrada “secreta” direto de um dos canais de Veneza é um toque ainda mais especial desse estabelecimento único!

    O que fazer em Veneza no verão

    Veneza ferve no verão! Além das altas temperaturas (até mesmo para os padrões brasileiros), nessa época a cidade é invadida por milhares de turistas.

    Confira as principais dicas para aproveitar ao máximo a cidade das gôndolas na estação mais quente do ano!

    4. Grande Canal de Veneza

    O que fazer em Veneza grande canal
    Fonte: Pixabay

    O Grande Canal de Veneza é a principal via de toda a cidade, ponto de ligação entre a Praça de São Marcos, a Ponte Rialto e os principais pontos de chegada na ilha.

    No passado, esse era o endereço das famílias mais influentes da região, e isso se reflete na arquitetura dos palácios datados do período renascentista.

    Atualmente, o Grande Canal é a principal via utilizada pelos vaporettos, barcos que transportam dezenas de passageiros de uma só vez.

    5. Piazza San Marco

    A Praça São Marcos é uma das mais famosas de toda a Europa. Trata-se de um impressionante espaço aberto em meio às estreitas ruas de Veneza.

    A praça tem localização privilegiada: ficam ali pertinho a Basílica de São Marcos, o Campanário, a Torre dell’Orologio e o Palácio Ducal.

    Como é um dos pontos mais badalados da cidade, recomenda-se a visita nas primeiras horas da manhã ou à noite, para que você possa desfrutar do cenário com menos turistas.

    6. Cannaregio

    O que fazer em Veneza Cannaregio
    Fonte: Pixabay

    O Cannaregio é o segundo maior bairro da cidade, onde vive a maior parte dos moradores locais.

    Uma visita a esse bairro é a melhor forma de “mergulhar” no estilo de vida veneziano.

    Por lá, você encontra a tradicional paisagem de roupas secando no alto dos prédios, entre os canais, e os gondoleiros fazendo a manutenção em seus barcos.

    A região tem menos fluxo de turistas, mas mesmo assim tem diversas opções de restaurantes e osterias esperando pela sua visita.

    7. Ilha de Murano

    A Ilha de Murano fica a apenas 20 minutos de distância de Veneza e, assim como a ilha principal, trata-se de um aglomerado de pequenas ilhas, separadas por canais e pontes.

    Considerada o centro da indústria de vidros na Europa, desde o século XV, a ilha tem várias lojas especializadas em vidro ao longo de seu principal canal.

    Por lá ficam alguns dos pontos turísticos mais charmosos da região, como o Museu do Vidro e a Basílica dei Santi Maria e Donato.

    Bônus: o que fazer em Veneza de graça?

    O que fazer em Veneza bônus
    Fonte: Pixabay

    Veneza é basicamente um museu a céu aberto, mas pode ser um destino bastante caro para os viajantes mais econômicos. Mesmo assim, não faltam opções de atrações que podem ser curtidas gratuitamente.

    Para visitar a Basílica de São Marcos e conhecer um dos principais exemplos de arquitetura bizantina, por exemplo, você não precisa desembolsar nenhum centavo.

    A gratuidade se estende à Basílica de Santa Maria da Saúde, que fica na Punta della Dogana e foi construída para agradecer pelas vidas venezianas poupadas na peste de 1630.

    Você também não pagará nada para visitar as famosas pontes da cidade. As mais visitadas são a Rialto e a dos Suspiros, cenários charmosos sobre o Grande Canal dignos do seu álbum de fotos!

    Quem gosta de música não pode deixar de visitar o Museo della Musica, que conta a história da música e dos instrumentos, funciona em uma antiga igreja e é sede de uma oficina de luthiers. Tudo isso com entrada gratuita!

    Passagens aéreas em promoção para Veneza

    Agora que você já sabe tudo o que fazer em Veneza em todas as épocas do ano, chegou a hora de começar a planejar a sua viagem!

    Para garantir suas passagens aéreas com o melhor preço, utilize a nossa plataforma comparadora, o Passagens Promo.

    Quer viajar com economia? De Promo você pode!

    Leia também:

    Recomendado para você
    Verão na Europa: Melhores destinos para aproveitar o calor!

    Verão na Europa: Melhores destinos para aproveitar o calor!

    Rennes, França: 14 pontos turísticos na capital da Bretanha

    Rennes, França: 14 pontos turísticos na capital da Bretanha

    Bordeaux, França: 10 motivos para conhecer a capital do vinho!

    Bordeaux, França: 10 motivos para conhecer a capital do vinho!

    Comidas típicas da França: conheça os melhores pratos!

    Comidas típicas da França: conheça os melhores pratos!

    O que fazer em Nápoles: dicas de roteiro para a cidade e arredores!

    O que fazer em Nápoles: dicas de roteiro para a cidade e arredores!

    O que fazer em Campo Grande: dicas de lugares imperdíveis!

    O que fazer em Campo Grande: dicas de lugares imperdíveis!