O que fazer na África do Sul: cidades, passeios e informações úteis

Já sabe o que fazer na África do Sul? O país tem lugares incríveis, várias atrações turísticas e cidades maravilhosas pra você conhecer e se apaixonar.

Mas se você ainda não sabe como montar seu roteiro para visitar este país surpreendente , não tem problema. Neste post vamos te dar todas as dicas para aproveitar ao máximo a viagem.

O que fazer na África do Sul: planejamento e roteiro

Antes de viajar é importante fazer um planejamento, assim você evita imprevistos e consegue aproveitar mais o passeio.

Separe os documentos necessários com antecedência e faça uma programação financeira. Além disso, na hora de montar seu roteiro dê preferência a lugares próximos uns dos outros, assim você economiza tempo e pode aproveitar mais dos destinos.

Informações úteis sobre a África do Sul

Informações úteis sobre a África do Sul

Conhecer um outro país é maravilhoso, não é mesmo? Mas antes de desembarcar no destino é importante saber algumas informações úteis do lugar.

Por isso, separamos algumas dicas para você chegar preparado e curtir bastante!

Passaporte, visto e vacinas

Antes de descobrir o que fazer na África do Sul é preciso se atentar para os documentos necessários para visitar o país.

Brasileiros não precisam de visto se a permanência no país for inferior a 90 dias (para turismo e/ou negócios), basta apresentar o passaporte com validade de até 1 mês até a data de retorno ao Brasil. Ah, o documento deve ter pelo menos uma página em branco, ok?

Além do passaporte, o viajante precisa apresentar o CIV (Certificado Internacional da Vacina) contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.

Se ficar com alguma dúvida, você pode consultar o site da embaixada.

Moeda

A moeda da África do Sul chama-se rands e é bastante desvalorizada em relação ao dólar, o que torna a viagem mais barata.

O ideal é levar uma parte do dinheiro em dólar e a outra parte em moeda local. Você pode trocar em casas de câmbio no país e no aeroporto. A dica é chegar com pelo menos um pouco de rands, pois alguns lugares só aceitam esta moeda.

Aeroporto África do Sul

E já que falamos sobre aeroporto, que tal conhecer um pouco mais sobre os principais do país?

Para quem prefere pegar um voo direto, a opção é viajar de São Paulo a Joanesburgo. Essa rota é feita pela Latam e South African.

Já se você não se importa de pegar conexões, vai encontrar maior variedade de companhias aéreas, e consequentemente, encontrar passagens mais baratas.

Entre os principais aeroportos estão:

Qual a melhor época para ir para África do Sul?

dicas o que fazer na Africa do sul

Fonte: Unsplash

A África do Sul é um país muito diverso. As cidades que mais recebem turistas são Cape Town e Joanesburgo, por isso na hora de escolher a melhor época para viajar é importante levar o destino em consideração.

No país, as estações são iguais às do Brasil: verão entre dezembro e fevereiro e inverno entre junho e agosto. No inverno, além das temperaturas ficarem mais baixas, costuma chover bastante, por isso se você quer curtir a praia evite essa época do ano.

Para quem quer economizar, a dica é viajar entre outubro e novembro, no período de baixa estação. Além das cidades ficarem mais vazias, a primavera deixa as árvores floridas. Lindo de ver!

Passagens aéreas para a África do Sul

As passagens aéreas costumam ser o item mais caro da viagem, não é mesmo?

Para economizar, a dica é pesquisar bastante. Busque em dias e horários alternados e, se possível, escolha suas passagens para dias de semana, pois aos finais de semana e feriados o preço costuma ficar mais alto.

Outra dica é usar um site comparador de passagens, que te mostra os menores preços das melhores companhias. Além disso, você pode cadastrar um alerta de preços e sempre que um trecho sofrer alteração no valor será avisado. Viu como é simples?

O que fazer na África do Sul: principais cidades

Agora que você já sabe quando ir, quais documentos levar e como encontrar as passagens aéreas mais baratas, chegou a hora de conhecer as cidades mais bonitas do país. Vamos lá?

Mapa turístico África do Sul

1. Cidade do Cabo

O que fazer na Africa do Sul Cidade do CaboCidade do Cabo

Se você está procurando o que fazer na África do Sul, então não pode deixar de conhecer Cape Town, ou Cidade do Cabo, como também é conhecida. Um dos destinos mais bonitos do mundo, sua beleza está na harmonia entre natureza e arquitetura

A cidade tem montanhas, muito verde e um mar lindo (ideal para quem gosta de águas geladas).

Quantos dias na Cidade do Cabo?

Se você estiver com tempo livre, a dica é reservar 7 dias na cidade. As hospedagens não são caras e a cidade tem um astral ótimo.

Se estiver com menos tempo tente ficar pelo menos 5 dias. Esse é o tempo mínimo necessário para conhecer os arredores.

Já se não puder ficar mais de 2 dias, faça um city tour e conheça as principais atrações da cidade.

O que fazer na Cidade do Cabo?

A segunda maior cidade do país tem opções de passeios para todos os gostos.

Se você gosta de aventura e natureza vai se apaixonar pelas belas praias da cidade. Na Boulders Beach é possível dar um mergulho na companhia dos mais de 2 mil pinguins africanos.

Além disso, a Table Mountain, uma das mais famosas de toda África, é um dos principais atrativos dos amantes de natureza. Que tal assistir o pôr do sol lá?

Outros pontos turísticos também merecem destaque como o Robben Island, prisão onde Nelson Mandela esteve por 18 anos e as vinícolas de Constantia, de Stellenbosch e de Franschhoek. Os apaixonados por vinho vão amar!

2. Joanesburgo

O que fazer na Africa do Sul Joanesburgo

Fonte: Unsplash

A capital do país não podia ficar de fora do nosso roteiro sobre o que fazer na África do Sul, não é mesmo?

A cidade é o polo econômico sul-africano e a mais cosmopolita do país, misturando modernidade e várias culturas.

Enquanto Cape Town se parece com nosso Rio de Janeiro, ao misturar natureza exuberante e construções, Joanesburgo tem um ar de São Paulo com milhares de atrações turísticas e vida noturna agitada. Opção é o que não vai faltar, não é mesmo?

Quantos dias em Joanesburgo?

Por ser uma cidade muito agitada e o centro cultural da África do Sul, há muitas coisas para visitar, por isso a dica é ficar pelo menos 5 dias na cidade.

Aproveite e conheça locais próximos, como o complexo Sun City Resort e o Ukutula Lion Park.

O que fazer em Joanesburgo?

Que tal conhecer o Museu do Apartheid e a Casa de Nelson Mandela? Eles contam a trajetória do ex-presidente mais importante do país.

Além disso, você pode conhecer o Soweto, estádio da Copa do Mundo de 2010 e palco de vários embates políticos.

Você também encontra inúmeras opções de museus, bares, restaurantes e shoppings. Explore a cidade e visite o Gold Reef City, Croc City, Katzy’s, entre outros.

3. Durban

O que fazer na Africa do Sul durban

Vibrante, litorânea e moderna, é assim que podemos definir Durban, nosso terceiro destino da lista do que fazer na África do Sul.

Os amantes de esportes radicais vão adorar as orlas das praias, e pra quem gosta . Além disso, a cidade reúne vários bares e cafés. Diversão para todo gosto.

Quantos dias em Durban?

Localizada na costa leste da África do Sul, a cidade que recebe grande influência indiana pode ser visitada em apenas 2 dias.

Claro que se você puder ficar mais, desfrutará melhor cada pedacinho da cidade. O local tem vários pontos turísticos, incluindo atrações gratuitas.

O que fazer em Durban?

Procurando o que fazer na África do Sul? Que tal visitar o Templo Hare Krishna em Durban? O local impressiona pela sua arquitetura e é considerado o maior do Hemisfério Sul.

Além dele, visite também o KwaMuhle Museum, o Estádio Moses Mabhida, o Gugu Dlamini Park, o Golden Mile, entre outros.

4. Port Elizabeth

Port Elizabeth o que fazer na africa do sul

Ao leste da Cidade do Cabo encontramos uma das cidades mais charmosas e acolhedoras, Port Elizabeth.

A cidade que muitas vezes serve como ‘ponte’ para outros destinos também tem atrações incríveis que podem conquistar os turistas.

Quantos dias em Port Elizabeth?

Para aproveitar ao máximo cada cantinho da cidade, o ideal é reservar pelo menos 5 dias.

Se puder ficar apenas um final de semana, não deixe de fazer um tour pela cidade, em especial pelo centro histórico.

O que fazer em Port Elizabeth?

Já sabe o que conhecer em Port Elizabeth? A cidade tem vários pontos turísticos, entre eles o Donkin Reserve, parque público onde é possível visitar o antigo farol construído em 1861 e o Nelson Mandela Bay Tourism, centro oficial de informações turísticas da cidade.

Outro parque que merece uma visita é o St.George’s Park. A praia de Sardinia Bay também chama atenção por ser praticamente deserta. Que tal escalar as dunas do local?

Se você gosta de cerveja, vai adorar fazer o Beer Tour, onde poderá conhecer as 3 fábricas de cervejas artesanais da cidade: Doc Side Brewery, Street Bridge Brewery e Richmond Hill Brewing Co. Por apenas USD 27,00 você poderá provar dois litros e meio de cerveja e ainda saborear um hambúrguer no final. Incrível, né?

5. Knysna

O que fazer na Africa do Sul

Fonte: Unsplash

O nosso último, mas não menos importante destino do roteiro sobre o que fazer na África, é Knysna.

Considerada a melhor cidade do interior, é famosa pela combinação de mar e montanhas. Se você gosta de natureza vai amar! Não deixe de curtir o pôr do sol na lagoa, uma das vistas mais bonitas do local.

Quantos dias em Knysna?

Apesar de parecer uma cidade pacata, Knysna tem muitas atrações legais para conhecer, por isso reserve pelo menos um final de semana para curtir o local.

Se puder ficar mais tempo, aproveite para conhecer as atrações ao redor como o Tsitsikamma National Park.

O que fazer em Knysna?

Quem gosta de mar vai amar conhecer as praias de Brenton on Sea, Buffalo Bay e Gerike’s Point. Mesmo se estiver um pouco frio, e não der para entrar na água vale a pena conhecer a região e se deslumbrar com a paisagem.

Outro lugar que vale a pena a visita é o Waterfront, um local cheio de restaurantes de gastronomia variada e lojas para você conhecer. Ah, em alguns restaurantes fala-se português. Não precisa se preocupar com o idioma, ok?

O que fazer na África do Sul: safáris e passeios imperdíveis

Já pensou em fazer um safári pela África? Incrível, né? Mas se você acha que o passeio é um “programa de luxo” está enganado. Atualmente, há programações para todos os gostos e bolsos.

Uma das opções é conhecer o Parque Nacional Kruger, na região da savana africana. O local é do tamanho do estado de Sergipe, e tem regras próprias, horários estabelecidos de entrada e saída e delimitação para os veículos.

Neste tipo de passeio, para ver os animais é necessário que eles estejam na beira da estrada ou cruzando-a.

Ah, o local também tem hospedagens de luxo, para quem quiser uma experiência de maior imersão.

Seja neste parque ou em qualquer outro, é importante estar atento às normas de fiscalização e preservação da vida animal. Certifique-se de que os animais são bem tratados e estão em boas condições de cuidado e sem estresse.

Afinal, o passeio só será incrível se houver respeito à vida animal.

Passagens aéreas África do Sul na promoção

Agora que você já sabe o que fazer na África do Sul, só falta arrumar as malas e viajar, não é mesmo?

Para encontrar o menor preço e economizar a dica é pesquisar bastante. Para isso conte sempre com o Passagens Promo, o melhor site comparador de passagens!

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais, ok? Lá sempre tem novidades com os melhores destinos para sua próxima viagem.

Quer viajar gastando menos? #dePromovocepode

Recomendado para você
Turismo África do Sul: quando ir, cidades turísticas, mapa e praias

Turismo África do Sul: quando ir, cidades turísticas, mapa e praias

5 lugares imperdíveis para conhecer na África do Sul

5 lugares imperdíveis para conhecer na África do Sul