O que fazer na Turquia: dicas, cidades turísticas e cuidados especiais

Já sabe o que fazer na Turquia? O país que está em dois continentes ao mesmo tempo (no leste da Europa e no oeste da Ásia), reserva várias surpresas para os viajantes.

Marcada por uma miscigenação de culturas, o local conta com cenários que impressionam os turistas e pode ser considerado como um destino internacional com ótimo custo benefício. Ficou curioso? Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a Turquia?

Documentação necessária para viajar para a Turquia

Documentação necessária para viajar para a Turquia

Se você está pensando em conhecer o país, então já deve estar preparando a documentação para viagem.

Graças ao acordo bilateral entre Brasil e Turquia, os brasileiros não precisam de visto para visitar o país. Basta levar apenas o passaporte com validade mínima de 6 meses, contando com a data da viagem.

Já para quem deseja entrar no país como estudante, intercambista, estagiário, entre outros, é preciso se dirigir à Embaixada da Turquia para realizar o pedido de visto específico.

Clima na Turquia

Antes de saber o que fazer na Turquia é importante saber qual o clima do lugar. Por ser um país muito vasto e com diferentes latitudes, suas condições climáticas são variadas.

Ao longo da costa do mar mediterrâneo, o tempo é mais seco. No interior do país, a falta de chuvas favorece o clima semi-desértico. Já nas costas do Mar Negro, prepare-se para encarar muita chuva e maior umidade.

Quando ir para a Turquia?

quando ir para Turquia

Fonte: Unsplash

Como o país tem praticamente uma estação para cada ano, é melhor pesquisar bastante antes de marcar a data da viagem.

Se quiser visitar Istambul e a costa do Mediterrâneo, a dica é ir entre março e outubro. No entanto, se quiser conhecer a Capadócia, a melhor época é entre abril e junho ou setembro e outubro.

Para quem quer visitar o leste do país, o ideal é viajar no verão. Por isso escolha a data entre junho e setembro. Já se for conhecer a costa do Mar Negro, os melhores meses são abril e setembro.

Quantas horas de voo do Brasil para a Turquia?

Para chegar à Turquia de forma mais rápida você pode optar por um voo direto. Geralmente eles partem de São Paulo e têm duração média de 13 horas. No entanto, costumam ser mais caros que voos com conexões, por isso avalie o custo-benefício.

Já se optar pelas conexões, saiba que o tempo de espera pode variar de 1h até 18h. A dica é levar um livro ou algum passatempo.

Passagens aéreas para Turquia

As passagens aéreas costumam ser o item mais caro da viagem, não é mesmo?

Para economizar, a dica é pesquisar bastante. Por isso, busque em dias e horários alternados e, se possível, escolha suas passagens para dias de semana, pois aos finais de semana e feriados o preço costuma ficar mais alto.

Outra dica é usar um site comparador de passagens, que te mostra os menores preços das melhores companhias. Além disso, você pode cadastrar um alerta de preços e sempre que um trecho sofrer alteração no valor será avisado. Viu como é simples?

Seguro viagem para Turquia

Melhor do que viajar é viajar em segurança, não é mesmo?

Apesar do país não exigir a contratação do seguro viagem internacional, o serviço te deixa tranquilo contra vários imprevistos como atraso e extravio de bagagem, cancelamento e atrasos de voos, assistência médica e hospitalar, entre outros.

E para escolher o melhor seguro e ainda economizar, que tal usar um comparador de seguros viagem? No Seguros Promo você encontra as melhores opções com o menor preço. Simples e prático!

O que fazer na Turquia: cidades turísticas

Agora que você já sabe quando ir e quais os documentos necessários para visitar o país, chegou a hora de descobrir o que fazer na Turquia.

Cada cidade reserva lugares fascinantes e surpresas incríveis para os turistas. Separamos 7 locais que não podem ficar de fora do seu roteiro. Vamos conhecer?

1. Istambul

o que fazer em Istambul

Fonte: Unsplash

Está procurando o que fazer na Turquia? Então nada melhor do que começar conhecendo uma das cidades mais famosas do país, não é mesmo?

A dica é começar o passeio logo cedo, visitando a Mesquita Azul, o Obelisco Egípcio e a Coluna Serpentina. Depois, visite a mesquita bizantina Santa Sofia, uma das mais bonitas e imponentes da região.

Outro ponto turístico que não pode ficar de fora é a Cisterna de Yerebatan, um local muito antigo construído com colunas saqueadas de templos gregos e egípcios. Não deixe de fotografar a enorme cabeça de Medusa que serve de sustentação à uma das colunas. Incrível!

Quer garantir as comprinhas da viagem? Então não deixe de dar um passeio pelo Grand Bazar. Lá você vai encontrar todo tipo de comércio e a dica é negociar bastante com os turcos.

    Está gostando do conteúdo?

    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!

    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    2. Capadócia

    o que fazer na Capadócia

    Fonte: Unsplash

    A Capadócia é uma das cidades mais famosas da Turquia, foi até cenário de novela! O local atrai turistas que desejam conhecer o exotismo e peculiaridade da região.

    Ao contrário do que muitos pensam, a Capadócia não é uma cidade, mas uma região cheia de pequenas cidades e vilarejos.

    Uma curiosidade é que a região possui diversas cidades subterrâneas, construídas há muito tempo atrás com o objetivo de proteger os cristãos da invasão dos inimigos.

    E se você já pesquisou sobre o que fazer na Turquia, com certeza já ouviu falar sobre as viagens de balões na Capadócia, não é mesmo?

    Os passeios custam aproximadamente 220 euros e têm duração de 1h30. Se você preferir pode fazer tours mais curtos de 50 a 60 minutos por 150 euros.

    3. Ancara

    o que fazer na Turquia Ancara

    Muita gente pensa que a capital da Turquia é Istambul ou Capadócia, no entanto esse título é de Ancara, uma cidade rica em belezas históricas.

    Estando na cidade não deixe de visitar o Mausoléu de Ataturk, em homenagem a Mustafa Kemal, o “pai dos turcos” e primeiro presidente do país, a Mesquita de Kocatepe e o Museu das Civilizações da Anatólia.

    Ah, não deixe de visitar também a Torre Ataluke, que tem 125 metros de altura e pode ser avistada de diversas partes da cidade. No terraço do local você vai poder saborear o melhor da comida turca em um restaurante com vista panorâmica.

    E se você quiser garantir as comprinhas da viagem, pode passear no shopping que fica do ladinho da torre e tem várias lojas interessantes.

    4. Alanya

    o que fazer na Turquia Alanya

    Fonte: Unsplash

    Se você está procurando o que fazer na Turquia, que tal conhecer Alanya? A cidade é um dos destinos mais famosos da costa sul do país.

    O local que já foi uma fortaleza de piratas no período antes de Cristo, hoje reserva várias pontos turísticos incríveis.

    Para começar o passeio, que tal conhecer a fortaleza da cidade? Sua arquitetura antiga de tijolinhos chama atenção dos visitantes.

    Dentro do local há inúmeros edifícios e monumentos, como por exemplo, a Torre Vermelha (Kızıl kule), com 33 metros de altura e 12,5 metros de largura é símbolo da cidade e foi construída em 1226.

    E se você gosta de mar, fique tranquilo: o local tem várias praias maravilhosas de areia branca e fina. Entre elas estão Incekum Beach, Ulas Beach, Keykubat Beach, Cleópatra e Damlatas Beach, entre outras. Não deixe de visitar!

    5. Bodrum

    Bodrum

    Nosso próximo destino é Bodrum, uma das cidades mais bonitas do país.

    Para aproveitar ao máximo a cidade, a dica é conhecer o Castelo de St. Peter, onde funciona o Museu de Arqueologia Submersa, o Bodrum Amphitheatre, onde acontecem shows de música popular turca no mês de agosto, e o Mausoleum de Halicarnassus.

    Se você quiser conhecer as lojinhas da cidade, faça uma visitinha ao centro. O local é um típico mercadinho turco, com ruas estreitas e lojas vendendo todos os tipos de produtos. À noite, é o local ideal para curtir os bares e restaurantes de Bodrum.

    E se você quiser mais informações sobre como se locomover, como chegar e onde ficar na cidade, fique de olho neste post do 360meridianos, nosso parceiro. Lá tem tudo bem explicadinho para você não ficar nenhuma dúvida.

    6.Pamukkale (Denizli)

    Pamukkale Denizli o que fazer Turquia

    Localizado a 600 quilômetros de Istambul, Pamukkale é um dos destinos mais famosos da Turquia.

    O local é um complexo que une um conjunto de piscinas termais de origem calcária, localizados em uma montanha com mais de 200 metros de altura.

    O contraste das águas azuis com o depósito de calcário torna o cenário deslumbrante e confere ao local o título de “Castelo de Algodão”, que é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

    Para visitar, é necessário entrar pela parte debaixo do morro e caminhar, geralmente descalço, o resto do trajeto. Apesar do solo ser firme, tome cuidado para não escorregar, ok? O ingresso custa aproximadamente 25 reais.

    Ah, e se você deseja se hospedar em uma cidade próxima para aproveitar mais o passeio, a dica é ficar em Denizli, que fica a 17 minutos de carro do local.

    7. Éfeso

    Éfeso

    Fonte: Unsplash

    O último, mas não menos importante destino do nosso roteiro sobre o que fazer na Turquia é Éfeso, lugar que reúne ruínas incríveis.

    O local já foi um grande centro da antiguidade, e era a segunda cidade mais importante do mundo antigo. Não à toa, a cidade reúne uma das maiores coleções de ruínas romanas do mundo.

    A cidade é famosa pelo Monte Rouxinol (Bülbül Dagi, em turco) onde, segundo a lenda, teria sido a última casa de Maria de Nazaré. A famosa construção é uma casa simples de pedra cercada por muito verde.

    Entre os pontos turísticos, não deixe de conhecer o Teatro Odeon, usado para reuniões do Senado e performações artísticas na época antiga, a Rua dos Curetes, uma das principais da cidade e o Templo de Adriano, construído em 138 d.C, em homenagem ao imperador romano de mesmo nome.

    Dicas de turismo na Turquia: cuidados, religião e aspectos culturais

    Já sabe o que fazer na Turquia, não é mesmo? Então, que tal conhecer algumas peculiaridades desse país tão fascinante? Reunimos alguns fatos curiosos que merecem atenção na sua pesquisa. Veja só:

    Passagens aéreas para Turquia

    Agora que você já sabe o que fazer na Turquia, chegou a hora de fazer as malas e curtir um dos melhores países do mundo.

    E para economizar nas passagens aéreas internacionais conte sempre com o Passagens Promo, o melhor site comparador. Aqui você encontra o menor preço nas melhores companhias aéreas.

    Ah, não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Lá você encontra as várias dicas dos destinos mais incríveis.

    Quer voar gastando pouco? De Promo você pode!

    Recomendado para você
    Capadócia: confira onde fica, quanto custa a visita e o que fazer!

    Capadócia: confira onde fica, quanto custa a visita e o que fazer!

    Roteiro Grécia e Turquia: conheça a melhor época e o que fazer nestes dois destinos tão próximos!

    Roteiro Grécia e Turquia: conheça a melhor época e o que fazer nestes dois destinos tão próximos!