O que fazer na Turquia: dicas, cidades turísticas e cuidados especiais

Já sabe o que fazer na Turquia? O país que está em dois continentes ao mesmo tempo (no leste da Europa e no oeste da Ásia), reserva várias surpresas para os viajantes.

Marcada por uma miscigenação de culturas, o local conta com cenários que impressionam os turistas. Ficou curioso? Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a Turquia?

Documentação necessária para viajar para a Turquia

Documentação necessária para viajar para a Turquia

Se você está pensando em conhecer o país, então já deve estar preparando a documentação para viagem.

Graças ao acordo bilateral entre Brasil e Turquia, os brasileiros não precisam de visto para visitar o país. Basta levar apenas o passaporte com validade mínima de 6 meses, contando com a data da viagem.

Já para quem deseja entrar no país como estudante, intercambista, estagiário, entre outros, é preciso se dirigir à Embaixada da Turquia para realizar o pedido de visto específico.

Clima na Turquia

Antes de saber o que fazer na Turquia é importante saber qual o clima do lugar. Por ser um país muito vasto e com diferentes latitudes, suas condições climáticas são variadas.

Ao longo da costa do mar mediterrâneo, o tempo é mais seco. No interior do país, a falta de chuvas favorece o clima semi-desértico. Já nas costas do Mar Negro, prepare-se para encarar muita chuva e maior umidade.

Quando ir para a Turquia?

quando ir para Turquia

Fonte: Unsplash

Como o país tem praticamente uma estação para cada ano, é melhor pesquisar bastante antes de marcar a data da viagem.

Se quiser visitar Istambul e a costa do Mediterrâneo, a dica é ir entre março e outubro. No entanto, se quiser conhecer a Capadócia, a melhor época é entre abril e junho ou setembro e outubro.

Para quem quer visitar o leste do país, o ideal é viajar no verão. Por isso escolha a data entre junho e setembro. Já se for conhecer a costa do Mar Negro, os melhores meses são abril e setembro.

Quantas horas de voo do Brasil para a Turquia?

Para chegar à Turquia de forma mais rápida você pode optar por um voo direto. Geralmente eles partem de São Paulo e têm duração média de 13 horas. No entanto, costumam ser mais caros que voos com conexões, por isso avalie o custo-benefício.

Já se optar pelas conexões, saiba que o tempo de espera pode variar de 1h até 18h. A dica é levar um livro ou algum passatempo.

Passagens aéreas para Turquia

As passagens aéreas costumam ser o item mais caro da viagem, não é mesmo?

Para economizar, a dica é pesquisar bastante. Por isso, busque em dias e horários alternados e, se possível, escolha suas passagens para dias de semana, pois aos finais de semana e feriados o preço costuma ficar mais alto.

Outra dica é usar um site comparador de passagens, que te mostra os menores preços das melhores companhias. Além disso, você pode cadastrar um alerta de preços e sempre que um trecho sofrer alteração no valor será avisado. Viu como é simples?

Seguro viagem para Turquia

Melhor do que viajar é viajar em segurança, não é mesmo?

Apesar do país não exigir a contratação do seguro viagem internacional, o serviço te deixa tranquilo contra vários imprevistos como atraso e extravio de bagagem, cancelamento e atrasos de voos, assistência médica e hospitalar, entre outros.

E para escolher o melhor seguro e ainda economizar, que tal usar um comparador de seguros viagem? No Seguros Promos você encontra as melhores opções com o menor preço. Simples e prático!

O que fazer na Turquia: cidades turísticas

Agora que você já sabe quando ir e quais os documentos necessários para visitar o país, chegou a hora de descobrir o que fazer na Turquia.

Cada cidade reserva lugares fascinantes e surpresas incríveis para os turistas. Separamos 7 locais que não podem ficar de fora do seu roteiro. Vamos conhecer?

1. Istambul

o que fazer em Istambul

Fonte: Unsplash

Está procurando o que fazer na Turquia? Então nada melhor do que começar conhecendo uma das cidades mais famosas do país, não é mesmo?

A dica é começar o passeio logo cedo, visitando a Mesquita Azul, o Obelisco Egípcio e a Coluna Serpentina. Depois, visite a mesquita bizantina Santa Sofia, uma das mais bonitas e imponentes da região.

Outro ponto turístico que não pode ficar de fora é a Cisterna de Yerebatan, um local muito antigo construído com colunas saqueadas de templos gregos e egípcios. Não deixe de fotografar a enorme cabeça de Medusa que serve de sustentação à uma das colunas. Incrível!

Quer garantir as comprinhas da viagem? Então não deixe de dar um passeio pelo Grand Bazar. Lá você vai encontrar todo tipo de comércio e a dica é negociar bastante com os turcos.

2. Capadócia

o que fazer na Capadócia

Fonte: Unsplash

A Capadócia é uma das cidades mais famosas da Turquia, foi até cenário de novela! O local atrai turistas que desejam conhecer o exotismo e peculiaridade da região.

Ao contrário do que muitos pensam, a Capadócia não é uma cidade, mas uma região cheia de pequenas cidades e vilarejos.

Uma curiosidade é que a região possui diversas cidades subterrâneas, construídas há muito tempo atrás com o objetivo de proteger os cristãos da invasão dos inimigos.

E se você já pesquisou sobre o que fazer na Turquia, com certeza já ouviu falar sobre as viagens de balões na Capadócia, não é mesmo?

Os passeios custam aproximadamente 220 euros e têm duração de 1h30. Se você preferir pode fazer tours mais curtos de 50 a 60 minutos por 150 euros.

3. Ancara

o que fazer na Turquia Ancara

Muita gente pensa que a capital da Turquia é Istambul ou Capadócia, no entanto esse título é de Ancara, uma cidade rica em belezas históricas.

Estando na cidade não deixe de visitar o Mausoléu de Ataturk, em homenagem a Mustafa Kemal, o “pai dos turcos” e primeiro presidente do país, a Mesquita de Kocatepe e o Museu das Civilizações da Anatólia.

Ah, não deixe de visitar também a Torre Ataluke, que tem 125 metros de altura e pode ser avistada de diversas partes da cidade. No terraço do local você vai poder saborear o melhor da comida turca em um restaurante com vista panorâmica.

E se você quiser garantir as comprinhas da viagem, pode passear no shopping que fica do ladinho da torre e tem várias lojas interessantes.

4. Alanya

o que fazer na Turquia Alanya

Fonte: Unsplash

Se você está procurando o que fazer na Turquia, que tal conhecer Alanya? A cidade é um dos destinos mais famosos da costa sul do país.

O local que já foi uma fortaleza de piratas no período antes de Cristo, hoje reserva várias pontos turísticos incríveis.

Para começar o passeio, que tal conhecer a fortaleza da cidade? Sua arquitetura antiga de tijolinhos chama atenção dos visitantes.

Dentro do local há inúmeros edifícios e monumentos, como por exemplo, a Torre Vermelha (Kızıl kule), com 33 metros de altura e 12,5 metros de largura é símbolo da cidade e foi construída em 1226.

E se você gosta de mar, fique tranquilo: o local tem várias praias maravilhosas de areia branca e fina. Entre elas estão Incekum Beach, Ulas Beach, Keykubat Beach, Cleópatra e Damlatas Beach, entre outras. Não deixe de visitar!

5. Bodrum

Bodrum

Nosso próximo destino é Bodrum, uma das cidades mais bonitas do país.

Para aproveitar ao máximo a cidade, a dica é conhecer o Castelo de St. Peter, onde funciona o Museu de Arqueologia Submersa, o Bodrum Amphitheatre, onde acontecem shows de música popular turca no mês de agosto, e o Mausoleum de Halicarnassus.

Se você quiser conhecer as lojinhas da cidade, faça uma visitinha ao centro. O local é um típico mercadinho turco, com ruas estreitas e lojas vendendo todos os tipos de produtos. À noite, é o local ideal para curtir os bares e restaurantes de Bodrum.

E se você quiser mais informações sobre como se locomover, como chegar e onde ficar na cidade, fique de olho neste post do 360meridianos, nosso parceiro. Lá tem tudo bem explicadinho para você não ficar nenhuma dúvida.

6.Pamukkale (Denizli)

Pamukkale Denizli o que fazer Turquia

Localizado a 600 quilômetros de Istambul, Pamukkale é um dos destinos mais famosos da Turquia.

O local é um complexo que une um conjunto de piscinas termais de origem calcária, localizados em uma montanha com mais de 200 metros de altura.

O contraste das águas azuis com o depósito de calcário torna o cenário deslumbrante e confere ao local o título de “Castelo de Algodão”, que é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Para visitar, é necessário entrar pela parte debaixo do morro e caminhar, geralmente descalço, o resto do trajeto. Apesar do solo ser firme, tome cuidado para não escorregar, ok? O ingresso custa aproximadamente 25 reais.

Ah, e se você deseja se hospedar em uma cidade próxima para aproveitar mais o passeio, a dica é ficar em Denizli, que fica a 17 minutos de carro do local.

7. Éfeso

Éfeso

Fonte: Unsplash

O último, mas não menos importante destino do nosso roteiro sobre o que fazer na Turquia é Éfeso, lugar que reúne ruínas incríveis.

O local já foi um grande centro da antiguidade, e era a segunda cidade mais importante do mundo antigo. Não à toa, a cidade reúne uma das maiores coleções de ruínas romanas do mundo.

A cidade é famosa pelo Monte Rouxinol (Bülbül Dagi, em turco) onde, segundo a lenda, teria sido a última casa de Maria de Nazaré. A famosa construção é uma casa simples de pedra cercada por muito verde.

Entre os pontos turísticos, não deixe de conhecer o Teatro Odeon, usado para reuniões do Senado e performações artísticas na época antiga, a Rua dos Curetes, uma das principais da cidade e o Templo de Adriano, construído em 138 d.C, em homenagem ao imperador romano de mesmo nome.

Dicas de turismo na Turquia: cuidados, religião e aspectos culturais

Já sabe o que fazer na Turquia, não é mesmo? Então, que tal conhecer algumas peculiaridades desse país tão fascinante? Reunimos alguns fatos curiosos que merecem atenção na sua pesquisa. Veja só:

Passagens aéreas para Turquia

Agora que você já sabe o que fazer na Turquia, chegou a hora de fazer as malas e curtir um dos melhores países do mundo.

E para economizar nas passagens aéreas internacionais conte sempre com o Passagens Promo, o melhor site comparador. Aqui você encontra o menor preço nas melhores companhias aéreas.

Ah, não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Lá você encontra as várias dicas dos destinos mais incríveis.

Quer voar gastando pouco? #dePromovocepode!