
Já sabe o que fazer na Turquia? O país que está em dois continentes ao mesmo tempo (no leste da Europa e no oeste da Ásia), reserva várias surpresas para os viajantes.
Marcada por uma miscigenação de culturas, o local conta com cenários que impressionam os turistas. Ficou curioso? Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a Turquia?
Documentação necessária para viajar para a Turquia
Se você está pensando em conhecer o país, então já deve estar preparando a documentação para viagem.
Graças ao acordo bilateral entre Brasil e Turquia, os brasileiros não precisam de visto para visitar o país. Basta levar apenas o passaporte com validade mínima de 6 meses, contando com a data da viagem.
Já para quem deseja entrar no país como estudante, intercambista, estagiário, entre outros, é preciso se dirigir à Embaixada da Turquia para realizar o pedido de visto específico.
Clima na Turquia
Antes de saber o que fazer na Turquia é importante saber qual o clima do lugar. Por ser um país muito vasto e com diferentes latitudes, suas condições climáticas são variadas.
Ao longo da costa do mar mediterrâneo, o tempo é mais seco. No interior do país, a falta de chuvas favorece o clima semi-desértico. Já nas costas do Mar Negro, prepare-se para encarar muita chuva e maior umidade.
Quando ir para a Turquia?
Fonte: Unsplash
Como o país tem praticamente uma estação para cada ano, é melhor pesquisar bastante antes de marcar a data da viagem.
Se quiser visitar Istambul e a costa do Mediterrâneo, a dica é ir entre março e outubro. No entanto, se quiser conhecer a Capadócia, a melhor época é entre abril e junho ou setembro e outubro.
Para quem quer visitar o leste do país, o ideal é viajar no verão. Por isso escolha a data entre junho e setembro. Já se for conhecer a costa do Mar Negro, os melhores meses são abril e setembro.
Quantas horas de voo do Brasil para a Turquia?
Para chegar à Turquia de forma mais rápida você pode optar por um voo direto. Geralmente eles partem de São Paulo e têm duração média de 13 horas. No entanto, costumam ser mais caros que voos com conexões, por isso avalie o custo-benefício.
Já se optar pelas conexões, saiba que o tempo de espera pode variar de 1h até 18h. A dica é levar um livro ou algum passatempo.
Passagens aéreas para Turquia
As passagens aéreas costumam ser o item mais caro da viagem, não é mesmo?
Para economizar, a dica é pesquisar bastante. Por isso, busque em dias e horários alternados e, se possível, escolha suas passagens para dias de semana, pois aos finais de semana e feriados o preço costuma ficar mais alto.
Outra dica é usar um site comparador de passagens, que te mostra os menores preços das melhores companhias. Além disso, você pode cadastrar um alerta de preços e sempre que um trecho sofrer alteração no valor será avisado. Viu como é simples?
Seguro viagem para Turquia
Melhor do que viajar é viajar em segurança, não é mesmo?
Apesar do país não exigir a contratação do seguro viagem internacional, o serviço te deixa tranquilo contra vários imprevistos como atraso e extravio de bagagem, cancelamento e atrasos de voos, assistência médica e hospitalar, entre outros.
E para escolher o melhor seguro e ainda economizar, que tal usar um comparador de seguros viagem? No Seguros Promos você encontra as melhores opções com o menor preço. Simples e prático!
O que fazer na Turquia: cidades turísticas
Agora que você já sabe quando ir e quais os documentos necessários para visitar o país, chegou a hora de descobrir o que fazer na Turquia.
Cada cidade reserva lugares fascinantes e surpresas incríveis para os turistas. Separamos 7 locais que não podem ficar de fora do seu roteiro. Vamos conhecer?
1. Istambul
Fonte: Unsplash
Está procurando o que fazer na Turquia? Então nada melhor do que começar conhecendo uma das cidades mais famosas do país, não é mesmo?
A dica é começar o passeio logo cedo, visitando a Mesquita Azul, o Obelisco Egípcio e a Coluna Serpentina. Depois, visite a mesquita bizantina Santa Sofia, uma das mais bonitas e imponentes da região.
Outro ponto turístico que não pode ficar de fora é a Cisterna de Yerebatan, um local muito antigo construído com colunas saqueadas de templos gregos e egípcios. Não deixe de fotografar a enorme cabeça de Medusa que serve de sustentação à uma das colunas. Incrível!
Quer garantir as comprinhas da viagem? Então não deixe de dar um passeio pelo Grand Bazar. Lá você vai encontrar todo tipo de comércio e a dica é negociar bastante com os turcos.
2. Capadócia
Fonte: Unsplash
A Capadócia é uma das cidades mais famosas da Turquia, foi até cenário de novela! O local atrai turistas que desejam conhecer o exotismo e peculiaridade da região.
Ao contrário do que muitos pensam, a Capadócia não é uma cidade, mas uma região cheia de pequenas cidades e vilarejos.
Uma curiosidade é que a região possui diversas cidades subterrâneas, construídas há muito tempo atrás com o objetivo de proteger os cristãos da invasão dos inimigos.
E se você já pesquisou sobre o que fazer na Turquia, com certeza já ouviu falar sobre as viagens de balões na Capadócia, não é mesmo?
Os passeios custam aproximadamente 220 euros e têm duração de 1h30. Se você preferir pode fazer tours mais curtos de 50 a 60 minutos por 150 euros.
3. Ancara
Muita gente pensa que a capital da Turquia é Istambul ou Capadócia, no entanto esse título é de Ancara, uma cidade rica em belezas históricas.
Estando na cidade não deixe de visitar o Mausoléu de Ataturk, em homenagem a Mustafa Kemal, o “pai dos turcos” e primeiro presidente do país, a Mesquita de Kocatepe e o Museu das Civilizações da Anatólia.
Ah, não deixe de visitar também a Torre Ataluke, que tem 125 metros de altura e pode ser avistada de diversas partes da cidade. No terraço do local você vai poder saborear o melhor da comida turca em um restaurante com vista panorâmica.
E se você quiser garantir as comprinhas da viagem, pode passear no shopping que fica do ladinho da torre e tem várias lojas interessantes.
4. Alanya
Fonte: Unsplash
Se você está procurando o que fazer na Turquia, que tal conhecer Alanya? A cidade é um dos destinos mais famosos da costa sul do país.
O local que já foi uma fortaleza de piratas no período antes de Cristo, hoje reserva várias pontos turísticos incríveis.
Para começar o passeio, que tal conhecer a fortaleza da cidade? Sua arquitetura antiga de tijolinhos chama atenção dos visitantes.
Dentro do local há inúmeros edifícios e monumentos, como por exemplo, a Torre Vermelha (Kızıl kule), com 33 metros de altura e 12,5 metros de largura é símbolo da cidade e foi construída em 1226.
E se você gosta de mar, fique tranquilo: o local tem várias praias maravilhosas de areia branca e fina. Entre elas estão Incekum Beach, Ulas Beach, Keykubat Beach, Cleópatra e Damlatas Beach, entre outras. Não deixe de visitar!
5. Bodrum
Nosso próximo destino é Bodrum, uma das cidades mais bonitas do país.
Para aproveitar ao máximo a cidade, a dica é conhecer o Castelo de St. Peter, onde funciona o Museu de Arqueologia Submersa, o Bodrum Amphitheatre, onde acontecem shows de música popular turca no mês de agosto, e o Mausoleum de Halicarnassus.
Se você quiser conhecer as lojinhas da cidade, faça uma visitinha ao centro. O local é um típico mercadinho turco, com ruas estreitas e lojas vendendo todos os tipos de produtos. À noite, é o local ideal para curtir os bares e restaurantes de Bodrum.
E se você quiser mais informações sobre como se locomover, como chegar e onde ficar na cidade, fique de olho neste post do 360meridianos, nosso parceiro. Lá tem tudo bem explicadinho para você não ficar nenhuma dúvida.
6.Pamukkale (Denizli)
Localizado a 600 quilômetros de Istambul, Pamukkale é um dos destinos mais famosos da Turquia.
O local é um complexo que une um conjunto de piscinas termais de origem calcária, localizados em uma montanha com mais de 200 metros de altura.
O contraste das águas azuis com o depósito de calcário torna o cenário deslumbrante e confere ao local o título de “Castelo de Algodão”, que é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Para visitar, é necessário entrar pela parte debaixo do morro e caminhar, geralmente descalço, o resto do trajeto. Apesar do solo ser firme, tome cuidado para não escorregar, ok? O ingresso custa aproximadamente 25 reais.
Ah, e se você deseja se hospedar em uma cidade próxima para aproveitar mais o passeio, a dica é ficar em Denizli, que fica a 17 minutos de carro do local.
7. Éfeso
Fonte: Unsplash
O último, mas não menos importante destino do nosso roteiro sobre o que fazer na Turquia é Éfeso, lugar que reúne ruínas incríveis.
O local já foi um grande centro da antiguidade, e era a segunda cidade mais importante do mundo antigo. Não à toa, a cidade reúne uma das maiores coleções de ruínas romanas do mundo.
A cidade é famosa pelo Monte Rouxinol (Bülbül Dagi, em turco) onde, segundo a lenda, teria sido a última casa de Maria de Nazaré. A famosa construção é uma casa simples de pedra cercada por muito verde.
Entre os pontos turísticos, não deixe de conhecer o Teatro Odeon, usado para reuniões do Senado e performações artísticas na época antiga, a Rua dos Curetes, uma das principais da cidade e o Templo de Adriano, construído em 138 d.C, em homenagem ao imperador romano de mesmo nome.
Dicas de turismo na Turquia: cuidados, religião e aspectos culturais
Já sabe o que fazer na Turquia, não é mesmo? Então, que tal conhecer algumas peculiaridades desse país tão fascinante? Reunimos alguns fatos curiosos que merecem atenção na sua pesquisa. Veja só:
- Quase todas as cidades da Turquia têm castelos, eles foram criados pelos exércitos da época para proteger as cidades dos invasores na época do Império Bizantino e Otomano.
- O idioma oficial é o turco, o 8º mais falado do mundo.
- No país não existe religião oficial e os moradores podem seguir a de sua preferência, no entanto aproximadamente 97% da população segue o islamismo.
- O lobo é o animal que representa o país, já a cidade de Istambul é conhecida como a “terra dos gatos”.
- A Turquia disputou apenas duas Copas do Mundo, uma em 1954 e outra em 2002. O futebol turco tem forte relação com o alemão, com uma intensa troca de jogadores.
- É possível ir da Europa à Ásia pela linha de metrô Marmaray, que fica 55 metros abaixo do nível do mar e tem 13,6 km.
- O famoso Cavalo de Troia existe! Na verdade, uma réplica dele e fica em um sítio arqueológico na cidade de Çanakkale.
- A flor tulipa é da Turquia. Apesar de serem muito famosas na Holanda, elas começaram a ser cultivadas originalmente durante o período do império Otomano na Turquia. Desde 2006, entre os meses de abril e maio acontecem festivais de tulipas em Istambul. Então se estiver por lá na época, não deixe de visitar.
Passagens aéreas para Turquia
Agora que você já sabe o que fazer na Turquia, chegou a hora de fazer as malas e curtir um dos melhores países do mundo.
E para economizar nas passagens aéreas internacionais conte sempre com o Passagens Promo, o melhor site comparador. Aqui você encontra o menor preço nas melhores companhias aéreas.
Ah, não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Lá você encontra as várias dicas dos destinos mais incríveis.
Quer voar gastando pouco? #dePromovocepode!