O que fazer no parque Ibirapuera:veja as melhores atrações e curiosidades

Decidir o que fazer no Parque Ibirapuera não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é recompensador.

O parque público mais visitado da América Latina não economiza em atrações para conquistar os mais de 15 milhões de visitantes por ano!

São museus, bosques, jardins, áreas para prática de esportes, centros culturais e muitas outras atrações espalhadas por mais de 158 hectares em pleno coração da cidade de São Paulo!

Por essas e outras, o visitante não pode se descuidar na hora de planejar a sua visita: quanto melhor for a sua organização, mais produtivo e inesquecível será o seu passeio!

Para te ajudar nessa empreitada, criamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o parque, incluindo as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro e dicas para aproveitar ao máximo a sua visita. Veja só!

Compre passagens aéreas para São Paulo com o menor preço neste link!

O que fazer no Parque Ibirapuera: informações e dicas!

Quem está procurando o que fazer em São Paulo de graça ou ao ar livre não pode deixar de incluir o Ibirapuera em seu roteiro pela capital paulista.

As atrações no Parque Ibirapuera são tantas que podem render dias de passeio, incluindo bons museus, planetário e muitos espaços cercados por verde, com excelente infraestrutura.

Cenários como o Museu de Arte Moderna, o Museu de Arte Contemporânea, o viveiro Manequinho Lopes e os pavilhões Japonês e da Bienal são apenas alguns dos pontos turísticos espalhados por mais de 1,5 milhão de m² de área.

Os visitantes ainda encontram espaços destinados à prática de atividades físicas, quadras poliesportivas, trilhas, ciclovia e playground.

O parque ainda é pet friendly e tem as portas abertas para que você possa curtir as áreas verdes ao lado do seu animal de estimação.

Tudo isso com fácil acesso via ônibus, metrô e carro, internet wi-fi em todas as áreas!

Parque do Ibirapuera: história

Parque do Ibirapuera: história
Fonte: Unsplash

Um dos mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, o Parque do Ibirapuera, cujo nome significa “árvore apodrecida” no idioma tupi-guarani, foi fundado em 1954 para celebrar os 400 anos da capital paulista.

Sua história, porém, começa muito antes da inauguração oficial, em meados da década de 1920, quando o então prefeito José Pires do Rio oficializou o projeto de um parque nos moldes dos europeus e norte-americanos para a maior cidade do Brasil.

Foi ainda na década de 1920 que começaram as ações de plantio de eucaliptos australianos na região: espécie importada para absorver o excesso de umidade do solo outrora pantanoso em que hoje fica o parque.

Já nos anos 1950, grandes nomes do urbanismo brasileiro, como Oscar Niemeyer, Burle Mar e Joaquim Cardoso se uniram para criar o projeto final do Ibirapuera, hoje consolidado como o parque mais visitado da América Latina.

Onde fica o Parque Ibirapuera?

A localização estratégica é uma atração à parte do Ibirapuera: a avenida Pedro Álvares Cabral, na Zona Sul de São Paulo!

O parque fica “espremido” entre os bairros Vila Nova Conceição, Itaim Bibi, Jardim Paulista e Paraíso, cercado por várias estações de metrô e linhas de ônibus.

Como chegar ao Parque Ibirapuera?

Como chegar ao Parque Ibirapuera?
Fonte: Unsplash

Tão importante quanto descobrir o que fazer no Parque Ibirapuera é escolher a maneira mais prática para chegar ao parque. 

A boa notícia é que o viajante terá diversas opções de transporte para visitar a atração!

Várias linhas de ônibus passam em frente ou nas proximidades do parque, como a 175T-10, 477U-10, 509M-10 e 5154-10.

Se você preferir, pode fazer o trajeto de metrô, pela estação AACD – Servidor. Depois de desembarcar, será necessário encarar 1 km de caminhada até a portaria 5 do parque, percurso que pode ser feito em cerca de 15 minutos.

Você também pode desembarcar em algumas estações mais distantes, se não se importar com a caminhada, incluindo Brigadeiro e Paraíso, entre outras.

Caso você esteja visitando o parque de carro, é só deixar o seu veículo no estacionamento do local. Neste caso, é necessário pagar a tarifa da Zona Azul.

Qual o melhor portão para entrar no Parque Ibirapuera?

O melhor portão para visitar o parque vai depender do que fazer no Parque Ibirapuera.

Você terá fácil acesso aos museus pelos portões 1, 2, 3 e 4. Se quiser visitar a Praça Burle Marx e o Viveiro Manequinho Lopes, entre pelos portões 6, 7 ou 8. O planetário e os pavilhões, por sua vez, ficam próximos aos portões 10 e 9.

Os portões 2, 3, 4, 6, 7A e 10 são abertos para pedestres, enquanto apenas dois portões dão acesso ao estacionamento: 3 e 7A, nas avenidas Pedro Álvares Cabral e República do Líbano, respectivamente.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

Qual é o horário de funcionamento do Parque Ibirapuera?

O horário de funcionamento do Parque Ibirapuera varia conforme o portão, mas não se preocupem, pois todas as portarias funcionam diariamente.

Quem entra pelos portões 2, 3, 5 e 10 pode acessar o parque das 5h às 23h. Se você está entrando pelo portão 6, 8 ou 9, o horário é uma hora menor, das 5h às 22h. O acesso via portão 9A ocorre das 6h às 20h30.

O horário de funcionamento pode sofrer alterações, então sempre confira no site oficial da Prefeitura de São Paulo antes de programar a sua visita.

Quanto custa para entrar no Parque Ibirapuera?

Apesar da estrutura de ponta, tão impressionante quanto a encontrada no Central Park, de Nova York (EUA) e no Hyde Park, em Londres (Inglaterra), a entrada no Parque do Ibirapuera é gratuita!

Até mesmo as exposições temporárias, os viveiros e jardins do parque têm entrada franca.

A exceção fica por conta do estacionamento, que segue as regras de rotatividade da Zona Azul, com tempo de permanência que varia entre 2 e 4 horas, a depender do tipo de cartão utilizado.

Você pode comprar o cartão do Zona Azul em estandes espalhados por todo o parque, incluindo nas proximidades do Museu de Arte Moderna e no portão 7.

De qualquer forma, se você estiver visitando o parque de carro, programe sua visita com cuidado. 

O estacionamento tem capacidade para, apenas, 1.000 veículos e você pode acabar sem vaga nas proximidades.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para São Paulo

    Antes de descobrir o que fazer no Parque Ibirapuera, planeje-se adequadamente para garantir suas passagens aéreas para São Paulo mais baratas!

    Em nosso site buscador, Passagens Promo, você acessa as melhores ofertas das principais companhias aéreas para todos os aeroportos da capital paulista em poucos cliques.

    Basta digitar a cidade de origem e o aeroporto no qual deseja desembarcar, Congonhas ou Guarulhos, digitar as datas de ida e volta, e pronto: é só escolher a opção que mais atende à sua necessidade!

    Não se esqueça de ligar o alerta de preços para receber notificações sempre que o destino que você procura entrar em promoção!

    Visite o Parque Ibirapuera com as melhores passagens aéreas para SP!
    Passagens aéreas saindo de

    Mapa do Parque Ibirapuera

    O gigantesco Ibirapuera é um parque que requer planejamento por parte de seu visitante: são muitas atrações espalhadas por 158 hectares! 

    Muitas vezes, é preciso voltar ao local por vários dias para conhecer todas as suas belezas.

    Confira o mapa do Parque Ibirapuera para escolher o portão mais adequado para sua entrada e conferir a localização dos atrativos que você não quer perder.

    O que tem para fazer no Parque do Ibirapuera?

    Prepare um sapato confortável, pois você vai “bater muita perna” para conhecer tudo o que o parque tem a oferecer: museus, pavilhões, auditórios, viveiros, jardins, banheiros, restaurantes e uma megaestrutura esperam pelo visitante!

    Confira o que fazer no Parque Ibirapuera!

    Museu de Arte Moderna (MAM) 

    Museu de Arte Moderna (MAM)
    Fonte: Dornicke / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O Museu de Arte Moderna de São Paulo não é apenas um bom museu especializado na arte moderna: é o primeiro da América do Sul, inaugurado em 1948, e abriga um dos maiores acervos do mundo sobre o tema, com mais de 5.000 peças!

    Além de conhecer as exposições permanentes e temporárias, você poderá fazer cursos e workshops de arte, usufruir de cinema, biblioteca, auditório e opções gastronômicas, como restaurante e lanchonete, além de lojinha de souvenires.

    Os ingressos custam R$ 20, com meia-entrada a R$ 10, com funcionamento de terça a domingo, das 10h às 18h. Aos domingos, a entrada é gratuita e condicionada à reserva de ingressos.

    Museu de Arte Contemporânea (MAC) 

    No topo de qualquer lista com o que fazer no Parque Ibirapuera deve constar um passeio pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC), cujo acervo reúne mais de 10 mil peças.

    Entre os nomes expostos no MAC estão Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti e até Pablo Picasso, ícone do cubismo e do surrealismo.

    Os visitantes também podem usufruir de biblioteca, loja de souvenires e visita guiada.

    A entrada é gratuita, mediante agendamento, com acesso pelo portão 3, e o horário de funcionamento é de terça a quinta, das 11h às 19h, e de sexta a domingo, incluindo feriados, entre 11h e 21h.

    OCA 

    Um dos principais espaços que recebem exposições temporárias no Ibirapuera, o Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, carinhosamente conhecido como OCA, ocupa mais de 10 mil m² com uma arquitetura modernista bastante curiosa.

    O espaço chegou a abrigar o Museu da Aeronáutica e o Museu do Folclore, tendo sido projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, um dos maiores nomes da arquitetura brasileira.

    Museu Afro Brasil 

    Museu Afro Brasil
    Fonte: Nicolas De Camaret / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    O Museu Afro Brasil é um museu do Ibirapuera dedicado à preservação da história e da memória afro-brasileira e suas culturas sob o ponto de vista do negro.

    O acervo inclui nada menos que 3.000 peças, como fotografias, quadros, gravuras, esculturas e materiais audiovisuais sobre o tema.

    O ingresso custa R$ 15, com meia-entrada a R$ 7,50. Às quartas-feiras, a entrada é franca. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 17h.

    Planetário 

    Se você procura o que fazer no Parque Ibirapuera com crianças, vale a pena considerar um passeio até o Planetário Professor Aristóteles Orsini.

    O primeiro planetário do Brasil, inaugurado em 1957, opera como um centro cultural e educacional, tombado como patrimônio histórico e científico da cidade de São Paulo. A entrada é gratuita!

    Escola de Astrofísica 

    Depois de conhecer o interessante Planetário, estenda o seu passeio até a Escola de Astrofísica, que oferece aos visitantes uma biblioteca especializada em ciência.

    O espaço também sedia exposições temáticas, observações guiadas em telescópios potentes e até cursos semestrais sobre astrofísica!

    Fundação Bienal 

    Museu Afro Brasil
    Fonte: Nicolas De Camaret / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    O edifício da Fundação Bienal, também conhecido como Pavilhão da Bienal, é considerado um verdadeiro símbolo da arquitetura paulistana, também projetado por Niemeyer.

    No local, os visitantes podem conhecer o Café Bienal, que certamente não é um dos mais econômicos da cidade, mas tem um charme irresistível!

    Pavilhão Japonês 

    Na dúvida sobre o que fazer no Parque Ibirapuera, nada melhor do que um passeio introspectivo pelo terapêutico Pavilhão Japonês, inspirado na cultura japonesa, como o próprio nome indica.

    O espaço, idealizado por Sutemi Horiguchi, da Universidade de Meiji, abriga um belíssimo jardim, com direito a lago de carpas e até mesmo uma copa que organiza a tradicional Cerimônia do Chá.

    Auditório Ibirapuera 

    Apesar de ter sido projetado ainda na década de 1950, pelo arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer, o Auditório Ibirapuera só saiu do papel em 2005. 

    De qualquer forma, a espera valeu a pena, pois o edifício é hoje um dos maiores símbolos arquitetônicos da capital de São Paulo!

    O edifício tem capacidade para 800 espectadores, incluindo um moderno palco reversível utilizado para apresentações ao ar livre, e é dedicado a atividades de cunho cultural.

    O preço do ingresso varia de acordo com a atração em cartaz. Você pode conferir as opções no site oficial da atração.

    Outras atrações no Parque Ibirapuera

    Fundação Bienal
    Fonte: Rodrigo Soldon / Flickr / CC BY 2.0

    Quem procura o que fazer no Parque Ibirapuera não precisa se limitar às atrações listadas acima! Existem muitos outros atrativos à espera do viajante no maior parque de São Paulo!

    Você pode conhecer, por exemplo, o Viveiro Manequinho Lopes, dedicado ao plantio de mudas de espécies botânicas que serão plantadas em diferentes pontos da cidade e tem entrada gratuita.

    Os visitantes podem, ainda, percorrer o circuito arquitetônico Oscar Niemeyer, passando por edifícios projetados pelo famoso arquiteto, como o OCA, o Auditório, a Fundação Bienal, o Museu Afro Brasil, o MAC e o MAM.

    Não deixe de visitar o Obelisco, que representa a Revolução de 1932, o gigantesco Monumento às Bandeiras, com mais de 70 metros de altura, e os monumentos A Caçadora e Pedro Álvares Cabral.

    Que tal, então, relaxar no Bosque da Leitura ou percorrer quilômetros de trilhas e ciclovias pelo parque?

    Não faltam atrações esperando por você, então capriche no planejamento do seu roteiro para não deixar nada de fora do seu passeio!

    O que fazer no Parque Ibirapuera à noite?

    O viajante pode dedicar o dia a conhecer outras atrações de São Paulo e deixar para conhecer o parque mais visitado da América Latina no período noturno.

    Afinal, não falta o que fazer no Parque Ibirapuera à noite, quando as áreas ao ar livre ficam com acesso liberado, incluindo quadras e ciclovias. 

    O maior atrativo é o espetáculo de luzes da Fonte do Ibirapuera, aos sábados e domingos, de 20h30 às 21h e das 21h às 21h30, com entrada franca.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    O que fazer próximo ao Parque Ibirapuera?

    O que você acha de aproveitar o seu passeio pela região para conhecer outros lugares imperdíveis nas proximidades do maior parque paulistano?

    Não é difícil encontrar o que fazer próximo ao Parque Ibirapuera, já que o espaço fica bem na Zona Sul de São Paulo, em uma região repleta de opções turísticas.

    A histórica Cinemateca Brasileira fica pertinho do parque, embora esteja fechada para visitação após um incêndio de grandes proporções ocorrido no final de julho de 2021. 

    Mesmo assim, apenas a arquitetura rebuscada da fachada do edifício já vale a visita!

    Aproveite para conhecer a Praça Ayrton Senna, o Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães e o Parque das Bicicletas nas redondezas!

    Cotação de passagens aéreas para São Paulo

    Depois de descobrir o que fazer no Parque Ibirapuera, o que você está esperando para adquirir suas passagens aéreas para São Paulo a preços incríveis?

    Visite agora mesmo o buscador, Passagens Promo, para encontrar as melhores ofertas e viajar muito sem comprometer o seu bolso.

    Não deixe de ligar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para São Paulo ou qualquer outro destino que você procurar! 

    Quer conhecer a capital paulista com economia? De Promo você pode!

    Visite o Parque Ibirapuera com as melhores passagens aéreas para SP!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 28 Abr 02 Mai R$ 270 Latam Brasil CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 18 Fev 21 Fev R$ 272 Gol CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 06 Mai 08 Mai R$ 272 Latam Brasil CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 18 Fev 20 Fev R$ 272 Azul CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 18 Fev 21 Fev R$ 272 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Parque Nacional do Itatiaia: informações e atrações principais

    Parque Nacional do Itatiaia: informações e atrações principais

    SeaWorld, Orlando: parques, roteiro e lista de atrações imperdíveis

    SeaWorld, Orlando: parques, roteiro e lista de atrações imperdíveis

    Parques Universal Orlando: Principais atrações e dicas incríveis!

    Parques Universal Orlando: Principais atrações e dicas incríveis!

    Parques de diversão: melhores opções nacionais e internacionais

    Parques de diversão: melhores opções nacionais e internacionais