
Hotéis em Jericoacoara: valores, locais e mais!
Escolher o que fazer no Rio Grande do Norte pode não ser uma tarefa simples. Afinal, o destino é um verdadeiro santuário natural com praias paradisíacas, falésias, sítios arqueológicos, rica vegetação e atrações de todos os tipos.
Como se não bastasse tanta beleza, a simpatia e a cultura potiguar também chamam a atenção dos turistas, que se apaixonam à primeira vista pelas belezas do Rio Grande do Norte.
Índice
O estado é um dos mais procurados por turistas de todo o mundo. De norte a sul, os lugares paradisíacos no RN possuem paisagens de tirar o fôlego.
O destino é dono de praias belíssimas, com extensas faixas de areia branca, quilômetros de dunas, orlas com coqueirais e falésias em tom dourado, que tornam os cenários verdadeiras pinturas.
Para os turistas que prezam pelo contato com a natureza, saiba que em todo o estado há muitas áreas preservadas, Mata Atlântica e também sítios arqueológicos com relíquias de mais de 5 mil anos.
Os passeios turísticos são o ponto alto dos roteiros. Por lá, dá para percorrer as dunas e praias em buggys, mergulhar em piscinas naturais repletas de corais e praticar esportes, como surfe, kitesurf e windsurf.
Não deixe também de conhecer os pequenos vilarejos, percorrer as cidadezinhas históricas, e claro, apreciar a gastronomia local, que é uma delícia.
Fazer turismo no Rio Grande Norte provavelmente será uma das experiências mais incríveis que você terá na vida. Do interior ao litoral, paisagens naturais serão companhias durante toda a sua trip.
Praias, dunas, florestas tropicais e mar azul serão o pano de fundo para os seus registros fotográficos.
Mas não é só isso: a história do povo nordestino também é contada por meio das suas construções e monumentos históricos espalhados por todo o estado.
Na hora de montar o seu roteiro turístico, algumas cidades não podem ficar de fora, como Maracajaú, São Miguel do Gostoso, Tourinhos e Galinhos.
Entre os lugares para visitar no RN, inclua também regiões como Areia Branca, Pipa e Barra do Cunhaú, que oferecem atrações e passeios imperdíveis.
Além de conhecer as praias de Natal, visite ainda a Baía Formosa, o Rio do Fogo, Genipabu e o Lajedo Soledade.
Para conhecer os destinos mais bonitos do estado, você precisará de um guia turístico — principalmente se pretende alugar um carro para percorrer as cidades.
Independentemente do estilo da sua trip, elaboramos aqui um mapa onde indicamos as atrações mais interessantes e que devem fazer parte da sua lista.
Prepare-se para dias de calor, sol e muita diversão. Não é à toa que o estado faz parte dos principais roteiros turísticos de quem está em busca de contato com a natureza, belas praias e atividades ao ar livre em cenários deslumbrantes.
Para conhecer tudo que o destino tem de melhor, listamos aqui os mais incríveis lugares para visitar no RN.
Os parrachos de Maracajaú é um dos destinos mais procurados do Rio Grande do Norte. Bem pertinho de Natal, a cerca de 60 quilômetros de distância, o destino é dono de belezas naturais surpreendentes.
Piscinas de águas rasas e cristalinas ganham destaque entre os turistas que desejam praticar mergulho, seja de snorkeling ou de cilindro.
Por lá, você ficará encantado com os arrecifes de corais, que surgem perto das praias com a mudança da maré.
Durante a maré baixa, você verá um imenso cordão de corais, com mais de 10 quilômetros quadrados. É um espetáculo!
Entre os melhores destinos de Natal, RN, São Miguel do Gostoso é aquele lugar apaixonante. A cerca de 120 quilômetros da capital, a cidade é famosa pelos seus ventos, que são bem intensos por lá.
Além de praias com faixas de areia bem extensas e enormes falésias em tom dourado, o grande destaque de São Miguel são as práticas de windsurfe e kitesurf.
Devido às condições climáticas, a região é considerada um dos melhores pontos para a prática do esporte — principalmente na temporada entre setembro e março, quando os ventos são fortes e constantes, favorecendo as atividades.
Por lá, você pode ainda praticar outros esportes aquáticos, como stand up paddle. Não deixe de fazer passeios de buggy e a cavalo na orla das praias.
Também em São Miguel do Gostoso, a Praia de Tourinhos reserva as paisagens mais espetaculares da cidade.
Durante a sua viagem para Rio Grande do Norte, aproveite para visitar essa região e ficar até o final da tarde para curtir o pôr do sol, que é um dos mais bonitos de todo o estado.
Em Tourinhos, você encontrará um mar de águas calmas, dunas petrificadas e douradas. Ao redor das praias, plantações de coqueiros tornam o cenário ainda mais surpreendente.
Localizado a 170 quilômetros da cidade de Natal, a Península de Galinhos fica na parte centro-oeste do estado, às margens do Oceano Atlântico.
O destino é dono de paisagens repletas de manguezais, dunas, praias e salinas, e ainda conta com a beleza do Rio Aratuá.
Além de pegar um bronze e curtir as praias, os passeios de buggy pelas dunas e mergulhos nas lagoas não podem faltar no seu roteiro.
Ao decidir o que fazer em Rio Grande Norte, faça um tour também pela vila de pescadores e conheça um pouco do cotidiano do povo potiguar.
Areia Branca fica um pouco mais distante de Natal, a cerca de 340 quilômetros. A região abriga praias com águas transparentes e areia branca, além de falésias e dunas, que são um convite para passeios de buggy e caminhadas pela areia no final da tarde.
Entre as praias mais famosas da cidade, conheça as Praias de São Cristóvão, Redonda, Upanema e Praia de Ponta do Mel, que oferece uma excelente rede hoteleira.
Não deixe de fazer um passeio pelas belíssimas Dunas do Rosado, que são impressionantes.
O turismo religioso também é muito forte por lá — principalmente em agosto, quando acontece a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos.
Entre os principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, o Castelo Zé dos Montes também desperta a curiosidade dos turistas que viajam para a região.
Localizado na cidade de Sítio Novo, a construção é um verdadeiro cartão-postal na paisagem árida da região.
O castelo foi erguido com pedra e cal por um sargento aposentado do exército, que garante ter recebido uma missão de Nossa Senhora para construí-lo. As visitas ao castelo acontecem somente aos finais de semana.
Pipa é uma das cidades mais visitadas quando o assunto é turismo no RN. Com paisagens naturais exuberantes, ela fica a menos de 100 quilômetros da capital Natal.
Além de suas belas praias de águas tranquilas, área de Mata Atlântica preservada, falésias e piscinas naturais, que se formam na maré baixa, a Praia de Pipa é muito procurada pelos turistas que estão em busca de badalação.
A cidade possui também muitas casas noturnas, e promove várias festas ao longo do ano. Sem contar que as praias oferecem programações especiais.
Não deixe de conhecer as suas praias e percorrer o centro da cidade, com ruas de paralelepípedo e prédios antigos. Pipa é um charme em todos os sentidos!
Ao lado da famosa Pipa, a Barra do Cunhaú é um simpático vilarejo de pescadores, que ainda não é tão popular entre os turistas que fazem um roteiro pelo mapa turístico do Rio Grande do Norte.
Na região, o mar azul se encontra com o rio, e você não consegue saber onde começa um e termina o outro. Um verdadeiro espetáculo!
As praias de areia branca e fina e águas bem calmas são belíssimas, principalmente durante a maré baixa, quando se formam piscinas naturais.
Nesses períodos, é possível ver recifes de corais em toda a costa. Sem dúvida, um destino perfeito para se divertir com toda a família.
A Baía Formosa fica na parte sul do Rio Grande do Norte, fazendo divisa com o estado da Paraíba e bem perto também da capital João Pessoa.
A cidade abriga a maior reserva de Mata Atlântica do estado, com praias belíssimas e pouco exploradas. Para quem quer conhecer lugares no RN menos badalados, inclua a Baía Formosa no seu roteiro.
Por lá, não deixe de percorrer as dunas cobertas de vegetação, fazer passeios de buggy, visitar o farol e também o Cemitério da Tartaruga Marinha, onde poderá conferir ossadas de peixes, baleias, tartarugas e golfinhos.
Para os turistas que buscam tranquilidade, a cidade de Rio do Fogo também é uma ótima opção.
A região possui praias belíssimas, trechos de Mata Atlântica, parrachos e lagos, que tornam as experiências dos visitantes inesquecíveis.
No seu roteiro, conheça a praias de Barra de Punaú, Rio do Fogo, Zumbi e Pititinga. Para quem gosta de ecoturismo, inclua um passeio pelas lagoas, dunas, áreas verdes preservadas e mangues.
A Barra de Punaú é um dos lugares para conhecer no RN mais impressionantes, já que nesse trecho há o encontro do mar com o rio. Fique até o final da tarde para admirar o belíssimo pôr do sol.
Considerada o oásis do Rio Grande do Norte, a praia de Genipabu é uma das famosas do estado.
Além de belíssimas praias cercadas por dunas e plantações de coqueiros, o destino garante paisagens de tirar o fôlego.
A grande atração de Genipabu é o Parque Turístico Ecológico Dunas, que abriga praias, dunas, lagoas e área de proteção do meio ambiente.
No seu roteiro, inclua um passeio de buggy pelas enormes dunas, além de se banhar nas lagoas de água doce que existem na região.
Durante sua viagem de turismo no Rio Grande do Norte, não deixe de fazer passeios de dromedários e de jangadas também, que são experiências incríveis. Essa região ainda possui um ótimo complexo hoteleiro e muitos restaurantes.
Lajedo do Soledade já esteve no fundo do mar há cerca de 90 milhões de anos. Hoje, o local é um sítio arqueológico, que preserva pinturas rupestres de 5 mil anos, além de fósseis de animais que viviam na região na Era Glacial.
A visita guiada pela região dura cerca de 2 horas e você ficará impressionado com a quantidade de pinturas em pedras e também embaixo das pequenas cavernas, que se formaram no terreno.
Já deu para perceber que não faltam lugares paradisíacos no RN, belezas naturais e atrações para todos os bolsos e gostos em todo o estado, não é mesmo?
Com tantos lugares incríveis, fica até difícil escolher a cidade mais bonita! No entanto, Pipa é considerada por muitos o destino mais bonito do estado.
Com praias de águas cristalinas, areia branca e passeios turísticos por dunas e vilarejos, a cidade está sempre no topo dos roteiros de turistas de todo o mundo.
Além de escolher o que fazer no Rio Grande do Norte, não deixe para depois a cotação das suas passagens aéreas!
Para quem quer economizar, reserve o mais rápido possível o seu voo, pois quanto mais tempo esperar, mais chances você tem de encontrar preços bem altos.
Se quer garantir os menores preços e promoções, conte com o nosso buscador, Passagens Promo, que apresenta as opções mais vantajosas do mercado. Quer se divertir e ainda economizar? De Promo você pode!
Leia também:
Hotéis em Jericoacoara: valores, locais e mais!
O que fazer em São Paulo com crianças
Nazaré Paulista: onde fica, o que fazer, cachoeiras e curiosidades
Festas populares: tradição e alegria pelo Brasil!
O que fazer em Tiradentes: roteiro para 3 dias com o melhor da cidade
Península de Maraú: turismo, informações e dicas para o seu roteiro