Oaxaca: informações, mapa, principais atrações e praias

Oaxaca é um dos principais redutos culturais, gastronômicos e turísticos do México, onde o viajante encontra patrimônio histórico, restaurantes excelentes e atrações encantadoras.

A cidade no sul do México é um dos destinos imperdíveis no país dos maias e astecas, sinônimo de cores, aromas e sabores vivos por todos os lados.

Afinal, onde mais você poderia encontrar senhorinhas vestindo trajes indígenas tradicionais pelas ruas, pessoas que falam dialetos oriundos dos povos pré-colombianos e uma das melhores Festa de Los Muertos do mundo?

Para te ajudar a planejar uma viagem inesquecível, criamos um guia completo com todas as informações que você precisa saber, como os principais atrativos, as praias mais paradisíacas, mapa da cidade e muito mais. Vamos lá!

Não perca as passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Oaxaca: cultura, gastronomia e belezas naturais

Oaxaca, México, é uma das paradas quase obrigatórias em roteiros pelo país. Embora ainda esteja fora do radar de muita gente, a cidade é famosa pela culinária revolucionária, pelos eventos culturais e pela alegria de seu povo.

Antes de embarcar nessa viagem, porém, é importante fazer um planejamento caprichado para evitar imprevistos e antecipar rotas, atrações visitadas e restaurantes que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Neste artigo, você encontra os maiores atrativos dessa animada cidade mexicana, dicas de viagem, melhor época para visitar a região, onde comer, como garantir passagens aéreas mais baratas e muito mais.

Por que visitar Oaxaca?

Por que visitar Oaxaca?
Fonte: Pixabay

Que tal caminhar por um charmoso centro histórico que remonta ao período colonial ou visitar ruínas pré-colombianas que guardam segredos dos maias e astecas?

A cidade é tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco por sua importância cultural, artística e gastronômica. Os viajantes ainda encontram mercados animados, museus riquíssimos, bons hotéis e excelentes restaurantes.

Mas não pense que você só encontra paisagens urbanas: as riquezas naturais da região são deslumbrantes, com colinas se perdendo no horizonte, florestas exuberantes e boas praias a uma curta viagem de distância.

Onde fica Oaxaca no México?

A cidade de Oaxaca de Juárez fica na região sul do México, a 462 km da capital, Cidade do México, escondida em meio às montanhas e a 1.550 metros de altitude.

Você pode fazer o trajeto de São Paulo a Oaxaca em voo com uma escala, que pode ser operado por diversas companhias aéreas, como Latam, American Airlines, Aeromexico, Copa e Delta.

Como é o clima em Oaxaca?

Estamos falando de um destino turístico que pode ser visitado o ano inteiro, mas a época escolhida para a viagem pode influenciar diretamente a sua experiência na cidade.

O clima é relativamente parecido com o de várias cidades brasileiras, com verões quentes e invernos amenos, com temperaturas que variam entre 10ºC e 30ºC no decorrer do ano.

Entre os meses de junho e setembro, o calor é intenso e chove bastante na cidade. O tempo firma apenas em outubro, e ocorre uma estiagem que dura até meados de maio.

Se você gosta de curtir um friozinho, vale a pena agendar a sua viagem entre dezembro e fevereiro. Prefere o calor, para curtir as praias da região? Então, é melhor viajar entre março e maio.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para o México

    As passagens aéreas podem ser o maior investimento de qualquer viagem, sobretudo no caso de um destino internacional. Mas isso não significa que é impossível economizar nos bilhetes aéreos!

    Para isso, recomendamos que o viajante faça uma pesquisa de mercado caprichada e compre suas passagens com uma antecedência entre 30 e 60 dias, na baixa temporada, e entre 60 e 120 dias para viagens na alta temporada.

    Você pode utilizar sites comparadores, como o Passagens Promo, para fazer a sua pesquisa na internet com facilidade.

    Melhores passagens aéreas direto para o aeroporto de Oaxaca, no México
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Nossa plataforma permite a comparação das ofertas das melhores companhias aéreas: você pode escolher a melhor rota para a sua viagem e a data mais barata para viajar em poucos cliques.

    Para não ficar de fora de nenhuma oferta, não deixe de acionar o alerta para receber avisos sempre que o trecho desejado sofrer alteração de valor!

    Oaxaca: mapa

    Conhecida como Cidade Verde pelas construções em pedra vulcânica em tons esverdeados, a cidade fica em um estado de mesmo nome, no sul do México, com fácil acesso às belas praias do Pacífico. 

    Confira onde fica Oaxaca no mapa!

    O que fazer em Oaxaca

    Quer saber o que fazer em Oaxaca? Então, prepare o papel e a caneta para colocar os melhores pontos turísticos da cidade em seu roteiro! Veja só!

    Centro Histórico

    Centro Histórico de Oaxaca
    Fonte: Unsplash

    O centro histórico da cidade é um charme, com uma forte herança colonial na arquitetura, nas praças e nos monumentos a cada esquina.

    Pode ser uma boa ideia começar o passeio pela Praça do Zócalo e deixar-se perder entre as ruas e os mercados da região, sem pressa. Aproveite para visitar a Catedral de Nuestra Señora de La Asunción, do século XVI.

    O contraste das construções coloniais coloridas com as montanhas ao fundo gera um cenário encantador, digno de cartão-postal.

    Mercado Benito Juarez

    O Mercado Benito Juarez fica pertinho da Praça do Zócalo, no centro histórico, e é o melhor lugar para visitar se você quiser conhecer mais da cultura local e dos inconfundíveis sabores, temperos e aromas da gastronomia mexicana.

    Este mercado popular pitoresco é o lugar ideal para comprar artesanato, souvenires e iguarias regionais, como chapulines, pimentas, chocolates, queijos e outras delícias.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Mercado 20 de Noviembre

    Mercado 20 de noviembro
    Fonte: Pixabay

    O Mercado 20 de Noviembre fica bem ao lado do Mercado Benito Juarez e é um dos melhores lugares da cidade para provar a culinária oaxaqueña.

    Vários restaurantes estão instalados no mercado e servem pratos regionais frescos, bebidas geladas e sobremesas típicas do México.

    Andador de Macedonia Alcalá

    O Andador de Macedonia Alcalá é uma espécie de calçadão exclusivo para pedestres que se tornou um dos principais pontos de encontro de moradores e viajantes.

    O movimento na região é intenso tanto de dia quanto de noite, já que por ali estão espalhados bons restaurantes, lojinhas charmosas e bares animados.

    A via se estende desde a Praça do Zócalo até o Templo de Santo Domingo de Guzmán: vale a pena reservar um tempo para caminhar sem pressa pela região.

    Templo de Santo Domingo de Guzmán

    Templo de Santo Domingo de Guzmán
    Fonte: Unsplash

    O Templo de Santo Domingo de Guzmán foi uma das primeiras construções da cidade, erguido entre meados do século XVI e início do século XVII, mas não foi projetado para ser uma igreja.

    Desde sua construção, o espaço já serviu como convento dominicano, estábulo e armazém militar, até ser revitalizado como igreja e se tornar um dos principais edifícios históricos da cidade.

    A igreja fica em um complexo que inclui, ainda, o Jardim Botânico da cidade e o Museo de las Culturas de Oaxaca. Em frente à igreja funciona uma feirinha permanente de artesanato e boas opções gastronômicas, como cafés e restaurantes.

    Museus de Oaxaca

    Estamos falando de uma cidade que tem história milenar e uma cultura riquíssima: visitar o destino e não conhecer seus museus é como visitar Paris e não conhecer a Torre Eiffel.

    Um dos principais destaques é o Museo de Arte Prehispánico de México Rufino Tamayo, cujo acervo apresenta obras incríveis dos povos pré-colombianos que viviam na região antes da chegada dos espanhóis.

    Para conhecer um pouco mais sobre a produção artística contemporânea da cidade, inclua o Museo de los Pintores Oaxaqueños em seu roteiro.

    O Museo Textil, por sua vez, funciona em um charmoso casarão do século XVIII e apresenta a história do vestuário na região, desde a arte têxtil indígena à produção em grande escala da atualidade.

    Basílica de Nuestra Señora de la Soledad

    Basílica de Nuestra Señora de la Soledad
    Fonte: Unsplash

    Construída no século XVII, a Basílica de Nuestra Señora de la Soledad é a mais importante da cidade, dedicada à padroeira local, Nossa Senhora da Solidão.

    A igreja é linda e fica bem ao lado de uma feira de artesanato, onde é possível comprar o melhor da arte local e experimentar pratos típicos.

    Oaxaca: praias

    Você sabia que Oaxaca tem praias? Não a cidade, mas o estado mexicano de mesmo nome, do qual a Cidade Verde é capital.

    Existem boas praias entre 200 km e 300 km de distância, como as paradisíacas Bahias de Huatulco (262 km), Zipolite (259 km), San Agustinillo (265 km) e Mazunte (264 km).

    A topografia da costa da cidade garante praias de todos os tipos: de mar calmo e amplas faixas de areia para relaxamento a pontos ideais para a prática de surfe, com ondas perfeitas.

    Além disso, como a cidade fica pertinho da Linha do Equador, o verão dura o ano inteiro, e você pode aproveitar o mar sem se importar com a época da sua viagem!

    O que fazer pelos arredores de Oaxaca

    O que fazer pelos arredores de Oaxaca?
    Fonte: Unsplash

    Você não precisa se limitar à cidade durante a sua viagem: os arredores da região reúnem atrações muito interessantes, capazes de encher dias de viagem! Confira!

    Monte Albán

    O Monte Albán é nada menos que um dos sítios arqueológicos mais importantes não apenas do México, como de toda a Mesoamérica.

    A região foi capital do império pré-hispânico Zapoteca e fica a menos de 10 minutos do centro histórico: ali o viajante encontra pirâmides de pedra e até mesmo um campo milenar dedicado ao “juego de pelotas”.

    Hierve el Agua

    Hieve el Agua, Oaxaca
    Fonte: Pixabay

    Para afastar o calor, nada melhor do que banhos refrescantes em piscinas naturais em plena montanha, certo? Se esse cenário te animou, você deve colocar Hierve el Agua em seu roteiro.

    Ali fica um conjunto de várias formações rochosas petrificadas e grandes poços de água mineral, formando um dos cenários mais bonitos do país, a apenas 70 km da Cidade Verde.

    Árvore de Tule

    Localizada a menos de 12 km do centro histórico, a cidade de Santa Maria de Tule é pacata e charmosa, mas suas ruas estreitas com clima de interior não são o principal atrativo.

    Quem visita Santa Maria de Tule geralmente só tem uma atração turística em mente: a impressionante Árvore de Tule, a mais grossa do planeta, com 58 metros de circunferência.

    As dimensões são surpreendentes quando colocadas em números: para abraçar a árvore são necessárias pelo menos 30 pessoas!

    A maior parte das agências turísticas que oferecem passeios até Monte Albán e Hierve el Agua incluem a Árvore de Tule em seus roteiros.

    Mitla

    Um dos sítios arqueológicos mais importantes do México, Mitla foi um antigo centro urbano e cemitério de povos pré-hispânicos, como zapotecas, mixtecas e astecas, há mais de um milênio.

    Como tinha papel central na cultura fúnebre de diferentes povos, a região também é conhecida como “Cidade dos Mortos” e é um destino badalado durante o tradicional Festival de Los Muertos, em novembro.

    Onde comer em Oaxaca?

    A Cidade Verde é um dos principais polos gastronômicos do México, lar do mezcal, um destilado de origem ancestral produzido a partir do agave, e de pratos com forte influência indígena, como a tlayuda.

    A cozinha oaxaqueña é tão importante que foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

    Além de pratos à base de milho, vegetais e carnes, a região é famosa pelos pratos exóticos, como os chapulines (gafanhotos fritos) e gusanos (verme de Maguey), bem como os tradicionais temperos mexicanos, como pimentas.

    Se você está procurando onde comer na cidade, pode ser uma boa ideia visitar o Los Danzantes, um restaurante elegante que serve os melhores pratos da gastronomia local por um preço justo, na Macedonio Alcalá.

    O Casa Oaxaca, por sua vez, é o restaurante mais badalado da cidade, com interior aconchegante e vista da cidade, na Calle de La Constitución.

    Quem gosta de comer bem e pagar pouco não pode deixar o generoso Casa Taviche fora do roteiro gastronômico, com pratos saborosos a 100 pesos mexicanos (cerca de US$ 4,84, em fevereiro/2021).

    Os amantes de frutos do mar vão gostar do Marisqueria La Red, enquanto o Cafe Bistrot Epicuro oferece delícias da culinária internacional em um ambiente sofisticado por um bom custo-benefício.

    Cotação de passagens aéreas para o México

    Agora que você já sabe tudo sobre a cidade, está na hora de garantir suas passagens aéreas pela melhor oferta do mercado!

    Em nosso site de buscas, Passagens Promo, você faz a comparação de preços e a reserva das suas passagens em poucos cliques, com total comodidade e economia.

    Melhores passagens aéreas para Oaxaca, no México!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Faça uma simulação para encontrar a rota e a data mais barata para a sua viagem. De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Dia de los Muertos: veja como é comemorada esta importante data!

    Dia de los Muertos: veja como é comemorada esta importante data!

    San Miguel de Allende: confira como ir, onde fica e o que fazer na cidade

    San Miguel de Allende: confira como ir, onde fica e o que fazer na cidade

    Yucatán: conheça onde fica e os pontos de interesse principais dessa península no méxico

    Yucatán: conheça onde fica e os pontos de interesse principais dessa península no méxico

    Los Cabos, México: Conheça as belezas da região

    Los Cabos, México: Conheça as belezas da região

    Guanajuato, México: história, o que fazer e dicas de viagem

    Guanajuato, México: história, o que fazer e dicas de viagem

    O que fazer em Tulum: dicas sobre o paraíso mexicano!

    O que fazer em Tulum: dicas sobre o paraíso mexicano!