Onde comer em Lisboa: dicas de restaurantes e pratos típicos

Com uma gastronomia tão rica, onde comer em Lisboa é sempre uma das principais dúvidas dos turistas que estão de malas prontas para o continente europeu.

Mas, claro que não é por menos. É normal ter esta dúvida, afinal a capital de Portugal tem uma das culinárias mais admiradas e gostosas do mundo!

Não dá para fazer um tour pela cidade, sem provar da cozinha portuguesa, que é sempre deliciosa e farta.

Aliás, um ponto alto desta trip gastronômica é que comer em Lisboa é bem barato, por toda cidade há restaurantes típicos, dos mais modestos ao mais requintados, sempre com muita qualidade.

Então, prepara-se para ganhar alguns quilinhos na sua viagem para Portugal. Mas, quem se importa com o aumento dos números da balança, não é mesmo? Na volta, dá para perder tudo! 

Antes de embarcar, que tal fazer um tour pela culinária portuguesa e conhecer os restaurantes mais bonitos de Lisboa, com a melhor comida? É bom anotar tudinho, tá!?

O que comer em Portugal?

O que comer em Portugal?
Fonte: Unsplash

Além do tradicionalíssimo bacalhau e o pastel de Belém, o que não faltam são opções de pratos típicos para apreciar em Lisboa.

Os restaurantes em Lisboa, de um modo geral, oferecem sempre pratos mais típicos do país.

Por isso, não se preocupe, porque você vai comer de tudo um pouco durante a sua viagem. Então, acessa o bloco de notas do seu celular e pega todas as nossas dicas.

Já falamos dele, mas vale a pena repetir. O bacalhau deve estar no seu roteiro gastronômico. Aliás, você pode comer 365 variações deste peixe maravilhoso.

Continuando nessa direção, prove o tradicional bolinho de bacalhau. Ele é dos deuses. Ah, não se esqueça dos famosos pastéis de Belém. São de comer rezando!

Travesseiro de Sintra, um bolo à base de massa folhada também não pode faltar na sua lista, assim como a queijada, um doce feito com queijo fresco, açúcar e ovos, entre outros ingredientes.

Inclua no tour culinário também o polvo a lagareiro e francesinha, um lanche bem tradicional no país, coma ainda muito peixe e frutos do mar.

Deu para perceber que, o que comer em Portugal, não será um problema para você, né!?

O que os portugueses comem no dia a dia?

Assim como os brasileiros, os portugueses não dispensam refeições fartas. Os pratos mais amados do povo incluem pão, bolo, queijo, frutas e muito café.

Em refeições como almoço ou jantar, batatas, carne, arroz, legumes, peixe e muita salada não faltam. Eles também amam tomar uma sopa nos dias mais frios.

Além do café, o vinho é a bebida mais amada pelos portugueses e, dificilmente falta nas principais refeições do dia.

Onde comer em Lisboa: restaurantes e pratos principais

Praça do Rossio
Fonte: Wikimedia Commons

Se quer comer a versão típica do bacalhau, você precisa incluir na sua lista o Bacalhau à Brás no restaurante A Licorista e o Bacalhoeiro, que fica na Praça do Rossio, na região Baixa.

Claro que o pastel de Belém já está no roteiro, né? Para comer esse prato típico, você precisa ir até a pastelaria do bairro Belém, onde comerá o melhor pastel da cidade.

O bolinho de bacalhau é um dos pratos mais amados pelos turistas. Suculento e muito saboroso, a nossa dica é apreciá-lo na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, que fica na Rua Augusta, no centro de Lisboa.

Não se esqueça das tradicionais tapas. Para degustar esse prato, uma boa opção é o restaurante O Carvoeiro, no bairro Belém e o Restaurante das Flores, na Baixa.

Em Lisboa, restaurantes que servem comidas típicas não faltam. Então, é só bater perna e encontrar as melhores opções.

Quais as comidas de origem portuguesa?

Ele volta novamente nas nossas listas de comidas típicas e muito apreciadas por lá: o bolinho de bacalhau tem origem totalmente portuguesa e é um prato que pode ser apreciado com um bom chopp.

A alheira também é um prato originalmente português. Trata-se de uma linguiça defumada com carne de caça, porco ou aves. É uma delícia!

Um dos pratos mais apreciados em Portugal, a francesinha foi criada no Porto. Feita com pão, linguiça, ovo, presunto, bife, ovo e bacon, ela é servida em um molho com vinho do Porto, pimenta e tomate.

Outros pratos de origem portuguesa são: cozido à portuguesa, arroz de feijão (uma mistura entre os dois, servidos juntos), queijo Serra da Estrela, broa, queijo azeitão, entre outros.

Quanto custa comer em Lisboa? 

Bacalhau sendo praparado em Lisboa
Fonte: PxHere

Em Lisboa, a gastronomia, além de maravilhosa, é muito democrática. Pelas terras de Cabral, há opção para todos os bolsos. Por isso, a alimentação não será um problema para nenhum perfil de viajante.

Dá para comer caro e barato por toda a cidade. Mas, é sempre bom saber quanto custa comer por lá. Então, vai lá uma média para você.

Em um café da manhã econômico, por exemplo, é possível gastar em torno de 10 euros, já uma opção mais sofisticada pode chegar a 15,50 euros.

Um almoço modesto, você encontra em restaurantes mais econômicos, onde dá para fazer refeições em torno de 14 euros. É possível fazer um almoço mais sofisticado por 19 euros.

As refeições como o jantar, podem variar entre 17  e 24 euros, dependendo da sua opção. Quanto custa comer em Lisboa é muito relativo, pois há opções para todos os perfis e bolsos de turistas.

O que não deixar de comer em Lisboa?

Você jamais pode deixar de experimentar o bacalhau português, independentemente do prato escolhido.

Viajar para Lisboa e não comer um tradicional bacalhau é a mesma coisa do que ir para Itália e não comer uma bela massa.

Experimente também as muitas variedades de queijo de Portugal, que são fabricados com leite de vaca, de cabra e até de ovelha. São deliciosos!

Já ouviu falar do Prego? Não? Então, inclua na sua lista sobre o que não deixar de comer em Lisboa este item. O prego é um lanche português feito de carne de vaca, sendo possível encontrar na maioria dos bares da cidade.

O arroz de pato é outra gostosura para comer rezando na capital portuguesa. Trata-se de um arroz com pato desfiado e fatias de chouriço.

Ah, não se esqueça dos doces. Como já falamos, experimente os pastéis de Belém. É uma marca registrada de Portugal. Por isso, delicie-se!

Existem muitas comidas saborosas na cidade, mas esses devem ser itens obrigatórios no seu tour gastronômico.

Passagens aéreas para Lisboa

Visite Lisboa!
Fonte: Pexels

Sabemos que as passagens aéreas são sempre os custos mais altos. Mas, por outro lado, sabemos que vale cada centavo. 

Dizem por aí que dinheiro bem gasto, é dinheiro gasto com viagem. Também acreditamos nessa máxima, mas se conseguirmos economizar, é muito bom.

Uma dica para comprar passagens aéreas para Lisboa é pesquisar em site comparador, como o Passagens Promo, que ajuda você a encontrar os menores valores e as melhores opções de voos. 

Preços incríveis para viajar para Lisboa
Passagens aéreas saindo de

Cadastre-se no alerta de preços, para que você seja avisado sempre que o trecho que pretende viajar estiver mais barato ou com promoções.

Na hora de pesquisar, faça buscas em dias e horários diferentes e evite viajar durante os finais de semana ou feriados, pois, de uma forma geral, as passagens estão mais caras. Viu como é fácil?

Melhores restaurantes de Lisboa

A cidade é repleta de ótimos restaurantes. Por isso, provavelmente você irá se deparar com  os melhores restaurantes de Lisboa durante a viagem! Pensando em sugestões,  listamos aqui para você apreciar a deliciosa culinária portuguesa.

Minibar

Localizado próximo à Praça Luís de Camões, ele é conhecido pelo excelente serviço e  sofisticação dos pratos. Com um ambiente 

moderno, é perfeito para reuniões com amigos e familiares.

Sea Me Peixaria Moderna

Quer comer um bom peixe? Então, escolha o Sea Me Peixaria Moderna, que serve pratos deliciosos de frutos do mar fresquinhos. Ele é conhecido como o melhor restaurante de peixes e sushi de Portugal.

Mercado da Ribeira

Foto do Mercado da Ribeira
Fonte: Wikimedia Commons

Ele é muito conhecido em Portugal, por ser um verdadeiro centro gastronômico com muitas opções de restaurantes com 4 e 5 estrelas. 

Por lá, você encontra sucursais menores de restaurantes sofisticados, mas com a mesma qualidade. O local está sempre lotado e serve os mais diferentes pratos típicos do país.  

Taberna da Rua das Flores

No bairro do Alto, fica o Taberna da Rua das Flores, que serve deliciosas refeições da cozinha europeia e mediterrânea. Um local charmoso e descolado, que serve desde frutos do mar, como vieiras e camarão até carnes e saladas. Experimente o vinho branco servido por lá.

Saiba mais sobre as Passagens Aéreas para Lisboa neste link!

Onde comer barato em Lisboa: restaurantes até 10 euros

Além dos locais sofisticados, restaurantes mais baratos em Lisboa também são fáceis de encontrar, em locais bacanas. Servem refeições baratas e muito deliciosas gastando até 10 euros. 

Se você vai fazer uma viagem mais modesta, confira com a gente restaurantes em que você poderá comer bem e barato em Lisboeta.

Sé da Guarda

Ele não é um restaurante sofisticado, mas serve pratos caseiros deliciosos, com peixes, frutos do mar, saladas, batata e um bom vinho. Vale a pena fazer uma refeição no Sé da Guarda.

O Trevo

Localizado no Bairro alto, O Trevo é um restaurante que serve pratos no estilo fast-food. No local, você encontra deliciosos lanches, doces, tortas, bolinho de bacalhau, chopp e sobremesas.

Das Flores

Quer comer um bom prato de peixes e frutos do mar?  Então, escolha o restaurante Das Flores. Lá, é possível comer deliciosos pratos pagando bem pouco. Vale muito a pena conhecer o local. Além da deliciosa culinária, o atendimento é excelente.  

A Provinciana

Mais um lugar onde comer bem e barato em Lisboa! Um ambiente muito charmoso e aconchegante. Não tem nada de requinte, deixando a formosura abrilhantar o ambiente. A comida é maravilhosa. 

A Provinciana serve pratos típicos de Portugal. Por lá, você encontra frutos do mar, sardinhas, prato feito com carne e batata frita, além de saladas e sobremesas.

Bacalhau: onde comer em Lisboa

Prato com bacalhau
Fonte: PxHere

O protagonista da culinária portuguesa entra em cena novamente por aqui, mas esse peixinho delicioso merece, não é mesmo?

Para quem pretende apreciar o bom e famoso bacalhau de Portugal, o ideal é comer nos locais que oferecem as mais variadas e deliciosas opções. 

Separamos aqui os restaurantes que servem os melhores pratos de bacalhau de toda Lisboa. Prepare-se para ficar com água na boca! 

A Casa do Bacalhau

Esse restaurante é muito tradicional em Lisboa quando o assunto é bacalhau. Além de um atendimento excelente, o ambiente é agradável e oferece pratos deliciosos. Ah, não esqueça de escolher um bom vinho para acompanhar.

Tasca da Esquina

Ele é conhecido por seus apetitosos pratos com peixes e frutos do mar. Mas o Tasca da Esquina é muito famoso por servir o tradicional bacalhau português com suas mais diversas variações. O ambiente também é muito sofisticado e agradável.

Cantinho do Allivez

Ele é um restaurante muito aconchegante onde você pode apreciar um delicioso bacalhau, além de pratos de frutos do mar. Sem contar que o ótimo atendimento também é um dos seus diferenciais.

Pratos típicos de Portugal

Prato com Sardinha
Fonte: Pixabay

São muitas experiências gastronômicas, não é mesmo? Dá para se perder. Então, vamos reforçar aqui o que não deixar de comer em Lisboa.

Sardinha

Se vai para Portugal, esse prato deve estar na sua lista. A sardinha portuguesa é considerada uma das 7 Maravilhas da Culinária Portuguesa. Afinal, ela é consumida há séculos no país, principalmente durante as festas populares.

Francesinha

Ela é filha do Porto, mas apreciada em todo país. A francesinha é um lanche feito com pão, linguiça, bife bovino, salsicha, queijo e fiambre, regada com um molho picante.

Bolinho de Bacalhau

Bolinhos de Bacalhau
Fonte: Wikimedia Commons

Você encontra em todo lugar e com ótimos preços. O Bolinho de Bacalhau é feito à base de bacalhau e batata. Se você já comeu esse prato aqui no Brasil, saiba que o original é ainda mais gostoso.

Cozido à portuguesa

Como o nome já diz, é um cozido delicioso e considerado uma iguaria em Portugal. Trata-se de uma mistura de carnes e vegetais, que podem ser cozidos com cenoura, nabo, arroz, couve e batata.

Arroz de pato

Quem adora um arroz incrementado, vai amar o arroz de pato de Portugal. Ele fica molhadinho, pois é cozido com o próprio caldo de pato, servido com chouriço e carne do pato desfiada. Delicioso!

Cotação Passagem aérea para Lisboa

Viaje para conhecer a culinária portuguesa!
Fonte: Unsplash

Agora que você já sabe onde comer em Lisboa, pode preparar as malas e olhar suas passagens! Já falamos aqui sobre a melhor forma de encontrar os melhores preços, não é mesmo? 

Pois bem, se quer economizar, pesquise na melhor plataforma de buscas de passagens do Brasil, a Passagens Promo. Em nosso site você encontrará ótimos preços e opções de voos.

Economizando na sua passagem, você poderá viajar ainda mais. Quer viajar e economizar nas passagens aéreas? De Promo você pode!

Ah, não deixe de nos seguir nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram! Faça uma viagem para Portugal com o melhor site comparador de passagens do Brasil, o Passagens Promo

Confira mais destinos no nosso blog!

Recomendado para você
Sul de Portugal: quando ir, cidades, melhores praias e dicas de viagem

Sul de Portugal: quando ir, cidades, melhores praias e dicas de viagem

Portugal com crianças: quando ir, cuidados e dicas de turismo

Portugal com crianças: quando ir, cuidados e dicas de turismo

Porto Portugal: quando ir, pontos turísticos, mapa e dicas

Porto Portugal: quando ir, pontos turísticos, mapa e dicas

Neve em Portugal: destinos para aproveitar o inverno pelo país

Neve em Portugal: destinos para aproveitar o inverno pelo país

Estudar em Portugal: vantagens, informações e dicas de destinos

Estudar em Portugal: vantagens, informações e dicas de destinos

O que conhecer em Portugal: 10 lugares inesquecíveis para visitar

O que conhecer em Portugal: 10 lugares inesquecíveis para visitar