Onde fica Barretos: dicas de hospedagem e o que fazer na cidade!

Entender onde fica Barretos vai te ajudar a definir as melhores rotas para chegar até a capital do rodeio no Brasil, que recebe milhares de turistas para a maior festa de peão do país.

Para te ajudar a elaborar o seu roteiro, neste artigo, você encontra o mapa da região, como chegar em Barretos, dicas de viagem, detalhes sobre a festa de peão e as melhores atrações da cidade. Vem com a gente!

Confira aqui passagens aéreas nacionais com até 35% de desconto neste link!

Onde fica Barretos: conheça a cidade da maior festa de peão do Brasil

Barretos ganhou notoriedade nacional por sediar a maior festa de peão do Brasil, que acontece em agosto e movimenta o turismo de toda a região.

Além da festa de rodeio, a cidade também tem muitas outras atrações, a maioria delas, claro, relacionada ao evento, mas há muitos pontos turísticos interessantes, como construções históricas, parques aquáticos, igrejas, museus e muito mais.

Aliás, a culinária típica da cidade também é uma das grandes atrações e, claro, você deve incluir no seu guia Barretos um tour gastronômico pelos seus restaurantes.

Onde fica Barretos: como chegar à cidade?

Onde fica Barretos: como chegar à cidade?
Fonte: Pexels

A capital do rodeio no Brasil fica a cerca de 420 km de São Paulo, capital. Uma das opções para chegar em Barretos é desembarcar na capital paulista e, depois, seguir viagem de ônibus ou de carro alugado até o destino.

A viagem entre as cidades tem duração de cerca de 3 horas, podendo variar para mais ou para menos, dependendo do tipo de transporte que escolher. 

Se você quer evitar uma viagem longa, uma boa opção é pegar um voo até o Aeroporto de Ribeirão Preto, a menos de 130 km de distância ou descer no Aeroporto Internacional de Viracopos, que fica em Campinas, a 300 km.

Onde fica Barretos no mapa?

Não importa qual será o local do seu desembarque, antes de iniciar o seu planejamento de viagem, é importante que entenda onde fica Barretos no mapa para, assim, definir as melhores rotas e passeios.

A capital do rodeio está localizada na região norte do estado de São Paulo, na Mesorregião de Ribeirão Preto, fazendo divisa com cidades, como Colômbia, Guaíra, Morro Agudo, Jaborandi, Colina, Olímpia e Guaraci.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Encontre passagens aéreas nacionais com menor preço

    Conhecer a cidade de Barretos e a festa de peão mais famosa do Brasil é uma ótima alternativa de passeio e viajar com economia deixa tudo ainda melhor, não é mesmo?

    Para encontrar passagens aéreas com os menores preços do mercado, seu lugar é no nosso site de buscas, Passagens Promo, que reúne as melhores promoções de voos para destinos nacionais e internacionais. 

    Passagens aéreas incríveis para São Paulo!
    Passagens aéreas saindo de

    E o melhor é que é muito fácil fazer as cotações no nosso site: basta inserir as cidades de origem e destino, além das datas da viagem nos campos indicados, que aparecerá uma lista de voos com as melhores ofertas.

    Para não perder nada e garantir aquela economia que você precisa, uma dica é fazer o cadastro do seu e-mail no nosso site para ser avisado sempre que surgirem ofertas no trecho de viagem escolhido.

    Além de entender onde fica a cidade de Barretos, acompanhe também as redes sociais para ficar por dentro das novidades e das melhores promoções em viagens dentro e fora do Brasil.

    O que fazer na cidade de Barretos?

    Barretos não é um destino para ser visitado apenas durante o período da festa de peão; ao longo do ano há muito o que fazer em Barretos à noite e também durante o dia.

    Que tal dar uma olhadinha nas principais atrações para conhecer durante os dias de festas e também “fora de época”. Confira as nossas dicas de pontos turísticos!

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Centro histórico/Marco histórico

    O centro histórico de Barretos tem aquele clima típico das cidades interioranas com construções, praças e igrejas antigas.

    Um dos lugares que vale a pena conhecer é a Catedral do Divino Espírito, datada de 1893, quando sua construção foi iniciada. 

    Em razão de problemas financeiros, as obras da catedral ficaram paralisadas por cerca de 30 anos. Em 1920, o templo foi aberto ao público, mas com decoração simples.

    Somente em 1934, ela ganhou elementos decorativos, novas esculturas pinturas e vitrais, além de outros elementos. 

    No seu guia Barretos, dê uma passadinha também no Museu Municipal, Artístico e Cultural Ruy, inaugurado em 1974, que reúne peças e artigos que contam um pouco da história da cidade.

    O grande destaque no centro histórico é o monumento Marco Histórico, conhecido popularmente como marco zero, que é o ponto inicial e também geográfico da cidade, onde todas as distâncias são medidas a partir deste local.

    O monumento tem cerca de sete metros de altura e possui imagens de figuras importantes, como a família Barreto, fundadores do município, o Espírito Santo e o Brasão da cidade, todos coloridos e em relevo.

    Parque do Peão de Boiadeiro

    Parque do Peão de Boiadero
    Fonte: Pexels

    Independentemente do período em que deseja conhecer a cidade, o Parque do Peão de Boiadeiro é um clássico dos roteiros turísticos e você não pode deixar de visitá-lo. 

    Isso porque, é neste local que acontece a maior festa de rodeio do país e que atrai cerca de 800 mil pessoas todos os anos, vindas do Brasil e também de outras partes do mundo.

    A estrutura do parque é gigantesca e, além da grandiosa arena e arquibancada, o recinto tem ainda praças de alimentação com réplicas de restaurantes famosos, lojas de produtos variados, parques temáticos e boates.

    A vantagem é que o Parque do Peão de Boiadeiro está aberto para visitação o ano inteiro, sendo uma ótima alternativa para quem não vai viajar para a cidade durante a festa de rodeio.

    Estância Ecológica Canaã

    Além de conhecer tudo sobre a festa do peão de Barretos, onde ficar não será um problema. 

    Se você quer se hospedar perto da natureza e ainda aproveitar atividades de ecoturismo ao longo do dia, a Estância Ecológica Canaã é uma boa opção.

    O local, que abriga um amplo hotel, é também uma atração bem bacana para os turistas que querem ter contato com a natureza

    Cercado de muito verde, a estância possui lagos com peixes, trilhas ecológicas, piscinas, casa da árvore, redário, ofurô e muito mais.

    Essa atração é perfeita para quem viaja com a família, especialmente, com crianças, que podem se divertir em um local tranquilo e repleto de animais.

    Parques aquáticos

    Parques aquáticos
    Fonte: Pixabay

    Onde fica Barretos não é mais novidade, não é verdade? Mas você sabia que a cidade tem um clima quente quase que o ano inteiro?

    Ao longo do ano as temperaturas médias ficam em torno de 25°C, mas no verão, elas podem bater os 32 °C. Então, nada melhor do que se refrescar nesses dias quentes e espantar o calor.

    Um dos lugares mais legais para fugir das altas temperaturas são os parques aquáticos, que existem na cidade. 

    O mais famoso é o Barretos Country Acquapark, um parque muito divertido com uma excelente infraestrutura.

    O espaço conta com várias piscinas, tobogãs gigantescos, além de bares e restaurantes, que oferecem comida típica e ótimas bebidas. 

    Que tal conhecer um bar de gelo? O Parque possui o Ice Bar Saloon, um bar com temperaturas que podem chegar até -20ºC. Uma ótima opção para se refrescar!

    Prove a gastronomia típica de Barretos

    Prove a gastronomia típica de Barretos
    Fonte: Melsj / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Além das atrações, a capital do rodeio também oferece aos seus turistas uma gastronomia típica deliciosa. 

    No seu guia Barretos, não deixe de percorrer os restaurantes da cidade, onde é possível encontrar comida caseira e todo aquele clima rural, típico de muitas cidades do interior de São Paulo.

    Devido a influência dos peões boiadeiros, a cozinha barretense tem clássicos culinários, que você deve experimentar ao visitar, como o arroz carreteiro, feito com carne seca e outros ingredientes, e o feijão tropeiro, com bacon, linguiça e muito mais.

    Para saborear essas delícias, os melhores restaurantes de comida caseira ficam na região central da cidade, que também tem muitas lojas que vendem doces, compotas e ótimos queijos caseiros.

    Se estiver em Barretos durante a festa de peão, não deixe de participar da Festa da Queima do Alho, onde você encontrará essas e outras comidas caseiras.

    Onde fica Barretos: O que fazer à noite?

    Se você viajar para a cidade fora da temporada da festa, saiba que sempre encontrará o que fazer em Barretos à noite, embora ela esteja bem mais calma e sem aquele agito durante o rodeio, uma das festas mais populares no Brasil

    O Bar do Posto é o lugar ideal para quem quer curtir um clima animado e tomar um chopp gelado. O local oferece também um cardápio com porções e petiscos variados, além de música ao vivo.

    Outro bar bem bacana para os turistas que desejam uma noite mais badalada é o Primus Music Bar, um local descontraído e que está sempre lotado aos finais de semana. Cerveja gelada, bons drinks e porções deliciosas não faltam.

    Mas para quem prefere um local mais tranquilo e com boa gastronomia, o Casa Do Cheff Gerí é uma opção acertada. 

    Com um cardápio diversificado, é possível encontrar pratos de peixes, massas, saladas, pizzas e muito mais.

    Festa do Peão de Barretos

    Não tem como negar: no seu guia Barretos, a Festa do Peão é a atração principal de qualquer roteiro de viagem pela cidade. 

    Se o seu objetivo é conhecer a festa, prepare-se! Ao desembarcar na cidade, você encontrará uma atmosfera animada, muitas pessoas pelas ruas e música até o amanhecer.

    História

    História
    Fonte: Pxhere / CC0

    A festa de peão tem origem no transporte de gado feito por comboios vindos de outros estados, como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, que passavam por Barretos.

    Os peões das comitivas reuniam-se sempre no final da tarde nos campos da cidade para brincar de montar nos cavalos bravos, onde essa prática ganhou destaque na região.

    Mas foi em 1956 que um grupo de rapazes promoveram a primeira Festa do Peão e, de lá para cá, ela cresceu de maneira significativa e ficou conhecida a nível internacional devido a sua grandeza, estrutura e competições de rodeio de alta qualidade.

    Até 1984, o evento era realizado no Recinto Paulo de Lima Correa, mas a partir de 1985, a Festa de Peão ganhou um grandioso complexo de 110 hectares.

    Desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o local tem capacidade para 5 mil pessoas sentadas e 50 mil na arena e arquibancada.

    Quando acontece

    Por ser um dos maiores eventos do Brasil, é muito importante saber quando acontece a Festa do Peão. Afinal, é fundamental se programar para não perder nenhuma atração.

    A verdade é que não há um dia específico para a realização da festa, mas sabe-se que ela acontece sempre no mês de agosto.

    A cada ano, o evento é realizado em dias diferentes, mas são sempre 11 dias de festa. Para quem deseja conhecer a festa, é bom ficar de olho na programação anual divulgada pela organização.

    Shows e atrações

    Durante os 11 dias de festa, o Parque do Peão de Boiadeiro é pura alegria, agito, badalação e gente bonita, tornando-se a casa do rodeio no Brasil. 

    Para garantir a animação da festa são realizados shows com cantores sertanejos famosos, além de competições, montaria com peões internacionais, prova de três tambores e muito mais.

    No recinto da festa, há também muitos bares, lojas, parques no mais tradicional estilo country e sertanejo, garantindo o agito até amanhecer.

    Compre suas passagens aéreas online

    Depois de descobrir onde fica Barretos e as melhores atrações da cidade, que tal iniciar o seu planejamento de viagem?

    Antes de montar o seu roteiro, já garanta as passagens aéreas com os menores preços no nosso site de buscas, Passagens Promo!

    Passagens aéreas incríveis para São Paulo!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil LDB Londrina GRU São Paulo 08 Dez 14 Dez R$ 254 Latam Brasil RAO Ribeirao Preto GRU São Paulo 08 Fev 17 Fev R$ 264 Latam Brasil JJG Jaguaruna CGH São Paulo 08 Dez 09 Dez R$ 269 Latam Brasil RAO Ribeirao Preto GRU São Paulo 08 Fev 17 Fev R$ 274 Latam Brasil LDB Londrina GRU São Paulo 01 Jul 14 Jul R$ 276 Ver mais ofertas

    Nossa plataforma apresenta sempre os voos mais baratos do mercado, além de ofertas e promoções para quem quer economizar.

    Não se esqueça de cadastrar o seu e-mail e ativar o alerta de preços para ser notificado quando o trecho desejado entrar em promoção. 

    E não se esqueça de seguir o Passagens Promo nas outras redes sociais para ficar por dentro de mais dicas e destinos incríveis pelo Brasil e no mundo.

    Quer viajar com economia e as melhores condições do mercado? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Pico do Jaraguá: veja como chegar, o horário de funcionamento e como aproveitar a viagem!

    Pico do Jaraguá: veja como chegar, o horário de funcionamento e como aproveitar a viagem!

    Passagens para São Paulo: descubra por que visitar a cidade!

    Passagens para São Paulo: descubra por que visitar a cidade!

    Águas de São Pedro: confira onde fica essa cidade paulista e dicas do que fazer por lá

    Águas de São Pedro: confira onde fica essa cidade paulista e dicas do que fazer por lá

    Ilha Comprida, SP: onde fica, clima, cidades nas proximidades e outras informações!

    Ilha Comprida, SP: onde fica, clima, cidades nas proximidades e outras informações!

    Santo Antônio do Pinhal: veja o que fazer, onde fica, melhores pontos turísticos e outras dicas interessantes

    Santo Antônio do Pinhal: veja o que fazer, onde fica, melhores pontos turísticos e outras dicas interessantes

    São Bento do Sapucaí: roteiro, o que fazer, mapa e dicas de viagem

    São Bento do Sapucaí: roteiro, o que fazer, mapa e dicas de viagem