Onde fica Dublin: conheça a capital da Irlanda e suas maiores curiosidades!

Quer descobrir onde fica Dublin e tudo que a agitada capital da Irlanda tem a oferecer? Você chegou ao artigo certo!

Montamos um guia completo, com tudo que você precisa para planejar a sua viagem e aproveitar ao máximo a sua experiência em um dos principais países europeus

Neste artigo, você vai aprender em que país fica Dublin, quais as principais atrações da cidade, a melhor época para visitá-la e muito mais, veja só!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Onde fica Dublin: o que conhecer na capital do país?

A região onde fica Dublin é ocupada há mais de mil anos, o que a coloca entre as capitais mais antigas da Europa, possivelmente fundada por vikings que exploravam o Mar do Norte e o Mar Celta.

Ao longo dessa história milenar, a cidade sobreviveu a guerras e crises, culminando em um período de quatro séculos de domínio britânico, quando Dublin chegou ao posto de segunda maior cidade do Reino Unido.

Tanta prosperidade se converteu em uma arquitetura rica e uma história impressionante, que mistura heranças romanas, escandinavas, celtas e anglo-saxãs, hoje contada em cada ruela, ponte ou construção antiga.

A St. Patrick’s Cathedral, dedicada ao padroeiro irlandês, é um de seus maiores cartões-postais, seguida de perto pela Christ Church, cujas origens remontam aos vikings oriundos da Noruega.

Você também poderá testemunhar essa impressionante história no icônico Dublin Castle, na antiga prisão de Kilmainham Gaol e na antiga Trinity College, uma das universidades mais tradicionais e longevas do mundo!

Gosta de museus e galerias? Inclua o Museu Irlandês de Arte Moderna, a Galeria Nacional da Irlanda e o Museu Nacional da Irlanda em seu roteiro de viagem!

Mas não pense que só você só encontrará museus e edifícios históricos pelas ruas de Dublin! 

A cidade se orgulha de ser uma das mais boêmias de toda a Europa, com pubs, casas noturnas e bares espalhados pelos quatro cantos, especialmente nos arredores do Temple Bar.

Sem falar nos parques públicos que fervilham durante o verão, sediando importantes festivais e eventos culturais que atraem visitantes do país inteiro!

Qual o país que fica Dublin?

Qual o país que fica Dublin?
Fonte: Pexels

Mas, afinal de contas, onde fica localizada a cidade de Dublin? 

A capital da Irlanda é um dos principais destinos da Europa, localizada em uma ilha dividida com a Irlanda do Norte, pertinho da costa da Inglaterra e do País de Gales.

O país fica cercado pelo Mar Celta, um dos mais gelados braços do Atlântico Norte.

Onde fica Dublin no mapa?

Ainda está se perguntando onde fica Dublin no mapa da Irlanda? A cidade fica na Costa Leste do país, às margens do Mar da Irlanda e no lado oposto do mapa em relação à cidade de Galway.

A capital irlandesa está a 165 km de Belfast, na Irlanda do Norte, a 596 km de Londres, na Inglaterra e a 395 km de Glasgow, na Escócia.

Qual a melhor época para conhecer Dublin?

A cidade de Dublin, na Irlanda, não tem clima quente, mas, mesmo assim, pode ser visitada em qualquer época do ano.

De janeiro a dezembro, as condições climáticas variam relativamente pouco, com termômetros entre 3ºC e 20ºC ao longo dos 12 meses.

Como a cidade tem clima temperado oceânico, sob influência direta das correntes do Golfo, o tempo fica úmido e nublado em boa parte do ano, com maior volume de chuvas concentrado no inverno.

Se você quer evitar chuvas e encontrar temperaturas mais agradáveis para passeios ao ar livre, viaje nos meses mais quentes do ano, de maio a setembro

A alta temporada acontece de junho e agosto, então evite programar sua viagem neste período se quiser economizar em hospedagem e passagens aéreas.

Caso você queira viajar na época mais barata possível, sua melhor opção é o inverno, de novembro a março.

Com as roupas adequadas e um bom guarda-chuva, as temperaturas de 2ºC a 8ºC não vão atrapalhar a sua viagem e você ainda terá boas chances de encontrar diárias mais baratas!

Passagens aéreas para Dublin, Irlanda

Não importa a época escolhida para a sua viagem a Dublin, capital da Irlanda, você pode encontrar promoções incríveis de passagens aéreas. Basta saber onde procurar.

Por essas e outras, recomendamos que você não compre suas passagens antes de fazer uma pesquisa no melhor buscador do Brasil, o Passagens Promo!

Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

Para potencializar a sua pesquisa, você pode utilizar a ferramenta de economia em dias próximos e o serviço de alerta de preços: assim, você não vai perder nenhuma promoção para o destino que procura!

Onde fica Dublin: o que fazer na cidade?

Depois de descobrir onde fica Dublin, só falta conhecer as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem!

Confira a nossa seleção de pontos turísticos e comece já a preparar o seu tour pela Europa!

St. Patrick’s Cathedral 

St. Patricks Cathedral
Fonte: Pixabay

Um dos edifícios mais importantes da capital da Irlanda, a St. Patrick’s Cathedral foi construída na segunda metade do século XIV para homenagear o padroeiro do país, São Patrício.

A construção medieval incorpora elementos de diferentes períodos e, por isso, reflete os momentos mais importantes da história irlandesa!

Em outras palavras, uma parada obrigatória em qualquer roteiro pela cidade de Dublin!

Trinity College 

Inaugurada em 1592 por ordem da rainha britânica Elizabeth I, a Trinity College é hoje uma das universidades mais tradicionais da Europa e tem boa parte de suas instalações aberta ao público.

Ali estudaram grandes nomes da literatura como Oscar Wilde e Samuel Beckett, o filósofo Edmund Burke e o físico William Rowan Hamilton.

A biblioteca da universidade, conhecida como Old Library, abriga o maior acervo de livros e manuscritos irlandeses, como o Book Of Kells, do século IX, além da harpa mais antiga do país.

Há quem diga até que a Old Library inspirou J.K. Rowling a escrever alguns cenários da saga Harry Potter!

Kilmainham Gaol 

Kilmainham Gaol
Fonte: Velvet / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Erguida por volta de 1796, a Kilmainham Gaol foi construída para servir de cadeia para rebeldes e personagens políticos de grande importância, tendo sido palco de rebeliões, conflitos e torturas em seus primeiros séculos.

Hoje uma das maiores prisões desativadas da Europa, a Kilmainham Gaol se transformou em um imenso museu e oferece tours guiados a seus cenários mais icônicos, como a capela, as celas e o pátio em que os prisioneiros eram executados.

Christ Church 

Um dos edifícios mais antigos da cidade Dublin, a Christ Church Cathedral, ou Catedral da Santíssima Trindade, foi construída por vikings entre os séculos XI e XII, o que a lista entre as mais antigas igrejas protestantes de toda a Irlanda.

O templo tem nada menos que 19 sinos, adicionados ao longo dos anos, e mantém em operação um sino com mais de 1.000 anos de história!

Depois de conhecer a Christ Church, você só precisa cruzar uma pequena ponte do século XIX para chegar ao Museu Dublinia, que conta tudo sobre a herança viking deixada na capital irlandesa.

Temple Bar 

Temple Bar
Fonte: Pixabay

Destino de universitários e intercambistas do mundo inteiro, Dublin é uma cidade efervescente, com uma agenda cultural intensa e muitas opções para a vida noturna.

A maior parte das atrações de entretenimento de Dublin está concentrada no bairro de Temple Bar, um dos mais antigos da cidade: uma excelente região para explorar durante a noite local!

Entre tantos bares, pubs, boates e restaurantes destaca-se o tradicional The Temple Bar, um dos pubs mais famosos da Irlanda, onde o visitante pode desfrutar de uma grande variedade de cervejas e uísques: são mais de 500 rótulos no menu!

O melhor de tudo é que o The Temple Bar abre diariamente e funciona até 1h ou 2h da manhã, a depender do dia da semana!

Dublin Castle 

Bem no coração de Dublin, Irlanda, fica o magnífico castelo da cidade, que já serviu de assentamento de hordas vikings, forte militar e Tribunal de Justiça e Administração Inglesa.

A construção tem mais de oito séculos de história e abriga em seu interior dois museus, cafés, centro de conferências, jardins e órgãos públicos: faça uma visita guiada para aprender mais sobre a rica história do país!

Grafton Street 

A Grafton Street é o maior calçadão de compras da cidade de Dublin, onde o visitante encontra lojas das principais grifes do mundo, lojas de departamento, shoppings e galerias comerciais.

Em outras palavras, é o lugar perfeito para quem deseja ir às compras durante sua estadia na capital irlandesa!

A região é bastante glamourosa e merece a sua visita mesmo que você não pretenda comprar nada durante a sua viagem: estamos falando do metro quadrado mais caro de toda a cidade!

Se você estiver visitando a região durante o dia, aproveite para curtir as apresentações de artistas e músicos de rua a cada esquina!

Guinness Storehouse 

Guinness Storehouse
Fonte: Unsplash

Os amantes de cerveja não podem deixar a Guinness Storehouse de fora do seu roteiro por Dublin.

Excelente opção de passeio, seja nos meses mais quentes ou mais frios, o estabelecimento conta, com detalhes, a história da mais tradicional cerveja irlandesa, a Guinness, e o processo de produção da cerveja Porter, maior símbolo irlandês.

São sete andares dedicados ao tema, com direito a uma saborosa degustação ao final do passeio!

Phoenix Park 

Está visitando Dublin durante o verão? Então não deixe de visitar o Phoenix Park, um dos maiores parques públicos de toda a Europa, com mais de 7,07 km² de área verde, a apenas 3 km do centro da cidade.

Ponto de encontro entre nativos e viajantes, o parque é uma espécie de santuário da vida animal e oferece inúmeros espaços para a prática de atividades esportivas, como pistas, quadras, campos e muito mais.

Que tal aproveitar o passeio para fazer um piquenique em um dos lugares mais agradáveis da Ilha Esmeralda, como a Irlanda é conhecida?

Intercâmbio em Dublin

Já imaginou aperfeiçoar ou aprender um novo idioma, explorar paisagens incríveis e mergulhar a fundo em uma cultura diferente? 

Não é à toa que muitos brasileiros sonham em fazer intercâmbio em Dublin!

Além de ser um destino bastante seguro para quem viaja sozinho, a Irlanda permite que seus intercambistas trabalhem e estudem, surgindo como uma boa oportunidade para os viajantes que querem juntar alguns euros durante o intercâmbio!

O custo de vida acessível, especialmente quando comparado a destinos da vizinha Inglaterra, é um dos motivos que torna Dublin um dos principais destinos de intercambistas brasileiros.

A cidade abriga diversas escolas de idiomas que oferecem cursos intensivos, de férias ou mais extensos, com alternativas para todos os bolsos, bem como inúmeras opções de lazer para os períodos em que o intercambista não estiver estudando.

Como se isso tudo não bastasse para te motivar a fazer as malas e conhecer a capital da Ilha Esmeralda, a região onde fica Dublin ainda tem fácil acesso aos principais destinos da Europa!

Assim, basta pegar um voo low-cost ou embarcar num trem para chegar a cidades como Londres, Paris, Glasgow, Edimburgo, Bruxelas e muitas outras.

Onde fica Dublin: curiosidades

Onde fica Dublin: curiosidades
Fonte: Pexels

Dublin é uma cidade cosmopolita, que sabe bem como receber de braços abertos visitantes do mundo inteiro, inclusive brasileiros, sejam intercambistas ou turistas.

Para te ajudar a planejar a sua viagem, além de apontar onde fica Dublin, destacamos algumas informações que podem te ajudar a montar o seu roteiro, confira!

Qual a língua que se fala em Dublin?

Embora a Irlanda hoje seja uma nação independente, a região onde fica Dublin fez parte do Reino Unido até 1922. 

Por isso, o idioma falado na capital irlandesa e em todo o país é o inglês. Você também encontrará uma minoria de falantes de gaélico, o idioma tradicional da Irlanda.

Quantos habitantes tem em Dublin?

Maior cidade e capital da Irlanda, Dublin abriga cerca de 550 mil habitantes, chegando a mais de 1,6 milhão de pessoas na região metropolitana.

Desse total, mais de 8.000 são brasileiros vivendo na cidade a trabalho ou estudo.

Quer descobrir quantos habitantes tem na Irlanda, a título de comparação? São quase 5 milhões de habitantes, e desses, 15.000 são brasileiros!

Dublin: moeda

A Irlanda faz parte da União Europeia, o que significa que a moeda oficial do país e, consequentemente, de sua capital é o euro.

Em 3 de setembro de 2021, a moeda do bloco europeu tinha cotação de 1 € a R$ 6,16

Cotação de passagens aéreas para Dublin

Agora que você já sabe onde fica Dublin, não perca tempo e adquira suas passagens aéreas para a Irlanda com antecedência. 

Desse modo, você aumenta suas chances de encontrar passagens a preços promocionais.

Para potencializar a sua pesquisa de preços, recomendamos uma visita a sites de busca, como o Passagens Promo, que te ajuda a comparar ofertas e a pesquisar entre as melhores companhias aéreas em poucos cliques!

Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor opção para o seu bolso.

O viajante pode, ainda, utilizar a ferramenta de economia em dias próximos e o serviço de alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que procura! 

Quer conhecer a capital da Irlanda enquanto economiza? De Promo você pode!