Onde fica Istambul: pontos turísticos, passeios e curiosidades!

Entender onde fica Istambul vai te ajudar a planejar um bom roteiro de viagem pela cidade.

Afinal, com a localização em mãos, fica fácil definir quais as melhores rotas para chegar ao destino e as alternativas mais práticas de deslocamentos entre as principais atrações locais. 

Ao desembarcar na cidade, fica fácil entender o interesse de vários viajantes em conhecê-la. Seus palácios, mesquitas, torres, museus e mercados de rua fazem dela um destino único e cheio de preciosidades.

Como se não bastasse, o Estreito de Bósforo também presenteia os visitantes com paisagens belíssimas do Mar Negro e o Mar de Mármara. Vem conhecer!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Onde fica Istambul: tudo sobre a maior cidade turca

Os pontos turísticos da Turquia são incríveis independentemente do seu destino. 

Se pretende fazer um tour pelo país, a antiga Istambul é um daqueles lugares que te deixará de boca aberta, tamanha é a sua riqueza histórica.

Ao olhar para cada esquina, a sensação é de como se você voltasse ao tempo, na época de sultões, reis e rainhas. 

Então prepare a câmera e tenha muita disposição, pois existe muito o que apreciar neste centro histórico a céu aberto.

Em que país se localiza Istambul?

Em que país se localiza Istambul?
Fonte: Tawatchai07 / Freepik

Para você que quer descobrir em que país se localiza Istambul, saiba que ele fica na Turquia

Istambul está situada no noroeste do país, na Região de Mármara, e é considerada, não somente, a maior cidade turca, como a quarta maior do mundo.

Qual a história de Istambul?

Esse território do país já foi chamado de Bizâncio, até o ano 330 d.C, e também de Constantinopla, até 1453. Foi somente em 1930 que ganhou o nome atual.

Para entender melhor sobre a história da cidade, é preciso levar em consideração a sua localização estratégica, que integra os continentes asiático e o europeu.

Por conta dessa vantagem, sempre houve muito interesse por parte dos grandes impérios em dominar a região. 

E também, pela mesma razão, ocorreu um processo intenso de miscigenação, que resultou em uma cidade dinâmica e multicultural.

Curiosidades sobre a Turquia

A língua oficial do país é o turco, mas em regiões turísticas é possível encontrar pessoas falando inglês, espanhol e até alemão. 

Na cidade, a maioria da população é muçulmana, mas existe também uma minoria de judeus e cristãos.

Entre os antigos costumes está o de tirar os sapatos antes de entrar em casa para manter a limpeza e higienização do ambiente.

Além disso, ao chegar na cidade, é muito comum ver pessoas bebendo chá a qualquer hora. Acredite se quiser: os turcos costumam tomar até 10 xícaras de chá por dia.

Onde fica Istambul no mapa?

Como já dissemos, entender onde fica Istambul no mapa te ajudará a compreender melhor como chegar ao destino com mais facilidade.

Istambul se divide entre a Europa e a Ásia, às margens do Estreito do Bósforo, que liga o Mar Negro e o Mar de Mármara. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Viaje com economia nas passagens aéreas

    Já pensou em garantir a economia que precisa na hora de comprar as suas passagens aéreas? Então faça as suas cotações aqui no Passagens Promo

    Nosso site é o preferido dos viajantes por oferecer as alternativas de voos mais baratas do mercado.

    Temos as melhores ofertas e descontos de companhias aéreas nacionais e internacionais, além de proporcionar uma pesquisa rápida e intuitiva.

    Basta inserir as cidades de origem e destino, informar as datas da sua viagem, e aguardar alguns minutos. Logo, uma lista de voos em oferta aparecerão na sua tela. 

    Para não perder as melhores ofertas, cadastre o seu e-mail no nosso site e ative o alerta de preços para receber avisos em primeira mão quando o trecho escolhido entrar em promoção.

    Passagens aéreas imperdíveis para Istambul!
    Passagens aéreas saindo de

    Onde fica Istambul: pontos turísticos

    Agora que te contamos onde fica Istambul na Turquia, ficou muito mais fácil elaborar um roteiro de viagem, não é mesmo? 

    Então só falta definir quais pontos turísticos não podem ficar de fora da sua lista. Se não quer perder as melhores atrações, dá uma olhadinha nos lugares que preparamos para você.

    Monumentos

    Monumentos Onde fica Istambul
    Fonte: Pexels

    A cidade tem incontáveis monumentos que você precisa conhecer. Um deles é a Mesquita Azul, construída entre 1609 e 1616.

    O edifício é um dos mais bonitos da cidade, com detalhes impressionantes, como uma cúpula central impressionante, além de seis minaretes. No seu interior, há mais de 20 mil azulejos azuis e uma iluminação incrível.

    Em Istambul, o mapa turístico também deve incluir a Cisterna Basílica que, no passado, era uma espécie de depósito para que a cidade tivesse reservas de água durante eventuais ataques.

    A cisterna possui 336 colunas em estilos variados de 9 metros de altura. O passeio pelo local percorre passarelas sobre as águas, construídas no final do século XX. Vale a pena conhecer!

    Visite também uma das torres mais antigas do mundo. A Torre Gálata oferece uma das melhores vistas de Istambul. 

    A construção tem 61 metros de altura, mas o que chama a atenção são os seus diâmetros.

    Sua base tem 8,9 metros no interior e 16,5 metros no exterior, sendo que a largura dos muros vai diminuindo conforme vai subindo até chegar em 20 centímetros no seu ponto mais alto. É incrível!

    Palácios

    No seu mapa de onde fica Istambul e suas atrações turísticas, os palácios espalhados pela cidade não podem ser deixados de lado. 

    Um deles é o Palácio Topkapi, que foi a residência de vários sultões ao longo dos séculos. Hoje em dia, o edifício guarda tesouros luxuosos das famílias que passaram por ali. 

    Ao visitar o local, é possível ver roupas usadas na época, porcelanas japonesas e chinesas, relíquias sagradas e muito mais.

    Faça uma visita também ao Palácio Dolmabahçe, que também foi morada de sultões. 

    Construído às margens do Estreito de Bósforo, ele tem detalhes arquitetônicos que impressionam: são cerca de 40 salões, 285 quartos e um belíssimo jardim.

    Ayasofya

    Ayasofya
    Fonte: Stocksnap / CC0

    Chamada de Santa Sofia, o edifício foi erguido entre os anos de 532 e 537 e é uma das principais obras da arte bizantina. 

    Esse enorme prédio, localizado no alto da cidade, já foi o local de culto de vários Papas, mas foi tomado pelo Império Otomano e transformado em mesquita.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Mercados

    Entendendo onde fica Istambul, na Turquia, é mais fácil escolher as atrações e esses mercados não podem ficar de fora.

    O Grande Bazar de Istambul é considerado um dos maiores e mais antigos mercados do planeta com cerca de 45 mil metros quadrados de área, onde trabalham cerca de 20 mil pessoas.

    O local remonta para a época de Moisés II e mantém toda a tradição e cultura desde a sua fundação. 

    Repleto de corredores coloridos, o mercado vende de tudo um pouco: tecidos, luminárias, especiarias, cerâmicas, roupas e muito mais.

    Se você quer conhecer um pouco da cultura e das tradições dos turcos, visite o Mercado Egípcio, que abriga corredores cheios de cores, aromas e sabores. 

    No local, você encontra as mais diversas especiarias, temperos e outros produtos regionais. 

    Museus

    Museus
    Fonte: Pixabay

    Se você gosta de história, arte e cultura, os museus devem fazer parte da sua lista de atrações pela cidade.

    Inclua no seu roteiro uma visita ao Museu de Antiguidades, com relíquias do Egito, Mesopotâmia, Anatólia e Arábia, com sarcófagos e lápides milenares.

    O Museu Arqueológico tem 1 milhão de peças em seu acervo, que fizeram parte dos diversos momentos vividos pela cidade com esculturas, peças de cerâmica e muito mais. 

    Visite ainda o Museu do Quiosque Esmaltado e o Museu de Antiguidades Orientais, que são um espetáculo e guardam peças que contam um pouco da história do país.

    Estreito de Bósforo

    Agora que você sabe onde fica localizada a cidade de Istambul e a sua divisão entre dois continentes, que tal ver esse local mais de perto?

    O Estreito de Bósforo separa a cidade entre os lados europeu e asiático e, ao mesmo tempo, faz a ligação do Mar Negro com o Mar de Mármara.

    Não deixe de fazer um passeio pelo estreito, que leva os turistas para admirar paisagens belíssimas. Da embarcação, é possível ver as duas partes de Istambul com suas construções antigas.

    Os passeios podem durar uma hora e meia, em um tour mais curto, ou 5 horas em um mais longo, margeando a cidade para que os turistas possam observar antigas construções, como o Palácio Dolmabahce e a Mesquita Mecidiye.

    Onde ficar em Istambul?

    A cidade não é interessante apenas em razão das suas atrações, mas também por ficar localizada tanto no continente europeu, quanto no asiático. 

    Dessa forma, é possível escolher o lado mais viável e interessante para se hospedar.

    Se você pretende fazer um tour por outros destinos da Europa, ficar no lado europeu pode ser a melhor opção, já que a conexão com outras cidades do Velho Continente é mais facilitada.

    Desse lado, a região de Sultanahmet e Taksim são boas opções, que ficam perto de estações de embarque e desembarque e também abrigam várias atrações turísticas, bares, restaurantes e hotéis com ótimo custo-benefício.

    O lado asiático é uma área perfeita para os turistas que estão em busca de economia. 

    Nessa região, Kadıköy, Moda e Haydarpaşa são boas escolhas, pois possuem hotéis e restaurantes com preços bem convidativos.

    Sempre que precisar fazer reservas de hospedagens pelo mundo, faça as suas buscas na nossa plataforma, ElQuarto, que apresenta as mais variadas opções com os preços mais vantajosos do mercado.

    Reserve seu Hotel no Elquarto.com – use o cupom de desconto ELQUARTO5 que poderá lhe dar um desconto de até R$500,00

    O que fazer em Istambul à noite?

    Em Istambul, um bom roteiro turístico deve incluir a vida noturna da cidade, que é repleta de atrações e ótimos lugares para se divertir e saborear a gastronomia turca.

    As opções são as mais variadas e você pode escolher entre tavernas, uma espécie de bar, casas noturnas de estilos variados e restaurantes com culinária de primeira.

    A Rua Istiklal, na Praça Taksim, abriga locais badalados e muitas casas noturnas sempre animadas, às margens do Bósforo. Prepare o bolso, pois nessa região, os preços são bem salgados.

    O Babylon é uma casa noturna que toca de tudo um pouco: música eletrônica, reggae, rock e música turca. Além da animação, os drinks servidos no local são os grandes destaques.

    A Rua Nevizade, bem no centro de Istambul, está sempre animada, já que, por lá, existem muitos bares dos mais diversos tipos, com mesinhas na calçada e muita música.

    Onde fica Istambul: dicas de viagem

    Onde fica Istambul: dicas de viagem
    Fonte: Tawatchai07 / Freepik

    Além de conhecer as principais atrações e descobrir onde fica Istambul, é importante entender melhor o funcionamento da cidade para que você possa aproveitar ao máximo esse destino incrível.

    Qual a melhor época para conhecer Istambul?

    É importante saber quais as épocas ideais para conhecer o destino, afinal, o clima pode ser determinante para o sucesso da sua viagem.

    A primavera, entre abril e maio, e o outono, entre setembro e outubro, são as melhores épocas para visitar a cidade, já que o clima está mais ameno.

    O verão pode não ser um bom período para a sua viagem, já que as temperaturas podem bater os 30ºC.

    O inverno, de dezembro a março, também pode ser uma boa opção se você não tem problema em andar no frio. Nesse período, os termômetros ficam entre 3°C e 9°C.

    Quantos dias ficar na cidade?

    Não basta apenas conhecer o mapa de onde fica Istambul, é importante que você elabore um roteiro que seja coerente com a quantidade de atrações na cidade.

    Para explorar cada cantinho deste destino por completo, uma estada de 4 a 5 dias é o suficiente, já que é possível turistar sem pressa pelos principais pontos turísticos locais. 

    Malas prontas? Compre suas passagens agora!

    Agora que você já sabe onde fica Istambul, é só preparar a mala para embarcar em uma viagem regada a belas paisagens, histórias, tradições e culturas milenares.

    Mas lembre-se de reservar o seu voo com antecedência para garantir bons preços. Isso porque, os valores das passagens aéreas costumam aumentar em datas próximas às viagens.

    Utilize a nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, que reúne as melhores ofertas das principais companhias aéreas

    Quer conhecer a Turquia e ainda garantir a economia na compra das suas passagens aéreas? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!