Onde fica Joanesburgo: mapa, pontos turísticos e dicas de viagem!

Se você quer saber onde fica Joanesburgo, você chegou ao lugar certo. Criamos um guia turístico completo sobre a maior cidade da África do Sul e vamos te ajudar a montar um roteiro de viagem inesquecível!

Carinhosamente chamada de Joburg ou Jozi por seus admiradores, a cidade é cosmopolita e vibrante, recortada por imensas avenidas, edifícios modernos e uma paisagem natural encantadora.

Uma das maiores metrópoles da África, o destino é lar de um povo animado e hospitaleiro, além de dividir várias similaridades com o Brasil, como uma rica mistura de sabores, aromas, crenças, culturas e etnias em um só lugar. Confira!

Passagens aéreas para a África do Sul com os melhores preços neste link!

Onde fica Joanesburgo? Descubra aqui!

Antes de embarcar para essa jornada incrível é recomendado caprichar no planejamento de viagem. Afinal, compreender onde fica Joanesburgo e como a cidade funciona é essencial para desfrutar o máximo possível de sua estadia. 

Johannesburg é uma cidade imensa, com várias atrações espalhadas por todas as regiões, um transporte público pouco eficiente e grandes distâncias a serem percorridas.

Quem se informa antes de viajar e consegue formular um roteiro de viagem eficiente pode desfrutar de uma estadia mais agradável e satisfatória, sem deixar de fora nada que você queira incluir em seu roteiro.

Neste artigo, você vai descobrir tudo que precisa saber sobre Joburg: onde fica, o que fazer, onde se hospedar, qual a melhor época para viajar e outras informações importantes. Veja só!

Em que país fica a cidade de Joanesburgo?

Em que país fica a cidade de Joanesburgo?
Fonte: Wirestock / Freepik

Estamos falando de uma das principais cidades da África do Sul, um dos países mais desenvolvidos do continente africano.

A região onde fica Joanesburgo nasceu e floresceu da corrida pelo ouro entre os séculos XVIII e XIX: desde então, a cidade se firmou como um dos mais importantes centros urbanos sul-africanos.

A história local não foi sempre bela: por mais de 50 anos a cidade e o país viveram a triste realidade do Apartheid, um regime de segregação racial que hoje é considerado motivo de vergonha para a África do Sul.

Os tempos de lutas e conflitos ficaram para trás e a cidade se transformou no lar de milhões de pessoas, além de ter se tornado um dos grandes símbolos de resistência contra o racismo e a discriminação racial.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Mapa

    A maior cidade sul-africana é uma metrópole de superlativos: considerando-se a região metropolitana, mais de 8 milhões de pessoas vivem por ali. 

    Para efeito de comparação, no Brasil, apenas São Paulo é mais populosa que Jozi.

    Confira onde fica Joanesburgo no mapa!

    Onde fica Joanesburgo: curiosidades

    Você sabia que Joanesburgo é o principal destino da África do Sul para quem deseja aprender inglês? 

    O custo de vida mais barato em comparação a destinos na América do Norte ou na Europa, o clima agradável e a rica cultura incentivam milhares de estudantes a escolherem Jozi para seu intercâmbio.

    Confira outras curiosidades sobre a maior cidade da África do Sul!

    Qual a língua oficial de Joanesburgo?

    Qual a língua oficial de Joanesburgo?
    Fonte: Pixabay

    A África do Sul tem nada menos que 11 idiomas oficiais, como africâner, zulu, suázi, tsonga e muitas outras. Mas você não precisa correr para estudar línguas novas para visitar a “Nova York africana”.

    Em Joanesburgo, o principal idioma falado é o inglês (muitas vezes, com forte sotaque, parecido com o inglês britânico): mesmo quem tem apenas o conhecimento básico do idioma consegue se virar bem na cidade. 

    Qual é a moeda de Joanesburgo?

    Diferentemente da maioria dos destinos internacionais, na região onde fica Joanesburgo você não conseguirá usar dólares nas redes de comércio, serviços e gastronomia.

    Ou seja, na hora de pagar suas contas na cidade é melhor ter em mãos a (valorizada) moeda oficial da África do Sul, o rand (em abril/2021, 1 rand = US$ 0,70).

    Passagens aéreas para Joanesburgo com desconto

    Descobrir onde fica Joanesburgo é só o primeiro passo para curtir uma viagem inesquecível. O segundo passo é encontrar passagens aéreas com desconto para a África do Sul!

    Nessa tarefa, você pode contar com nosso site de buscas, Passagens Promo, que te ajuda a economizar enquanto viaja por lugares incríveis!

    Passagens aéreas para Joanesburgo!
    Passagens aéreas saindo de

    Basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e escolher a melhor oferta para o seu bolso e a sua necessidade.

    Para garantir que você não vai perder nenhuma promoção das principais companhias aéreas do mercado, não se esqueça de ativar o alerta de preços, que te envia notificações sempre que o trecho desejado entra em oferta.

    O que visitar em Joanesburgo?

    Agora que você já sabe onde fica Joanesburgo, está na hora de descobrir o que fazer em uma das cidades mais encantadoras e aproveitar tudo o que o turismo do país tem a oferecer! Veja só!

    Museu Apartheid

    Museu Apartheid
    Fonte: Pxhere / CC0

    O Museu Apartheid é uma parada obrigatória em qualquer roteiro por Joanesburgo. O rico acervo da instituição conta tudo sobre os horrores do período de segregação racial no país, apresentando o impacto do racismo em toda a sociedade.

    Cada detalhe do museu foi criado para mostrar as cicatrizes de um período que não deve ser repetido.

    Os ingressos se dividem em duas categorias, “entrada para brancos” e “entrada para não brancos”, para mostrar como era o cotidiano na cidade até meados dos anos 1990. 

    A intenção é chocar os visitantes, que sentem na pele como funcionava a discriminação no apartheid.

    No interior do edifício, os visitantes podem ver de perto documentos, fotografias, exposições multimídia e outras peças que contam a história de grandes personalidades na luta contra o racismo, como o líder e ex-presidente Nelson Mandela.

    O acervo é grande e você vai precisar de, pelo menos, 2 horas para conhecer todas as salas: vale a pena fazer a visita guiada em inglês (ou contratar um guia que fale português).

    O museu fica fechado às segundas-feiras e a entrada custa 65 rands (preço em abril/2021).

    Constitution Hill

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    A Constitution Hill é uma colina de grande importância para a cidade, pois é onde estão dois dos principais edifícios locais, a Constitutional Court (equivalente ao Supremo Tribunal Federal, no Brasil) e o Complexo Old Fort Prison.

    O antigo presídio abrigou a maior parte dos presos durante o período do Apartheid, inclusive o ex-presidente Nelson Mandela, principal líder na luta contra a segregação racial.

    Os viajantes podem visitar todos os edifícios do complexo e é oferecida uma visita guiada ao interior da Old Fort Prison para aprender como era o cotidiano dos detentos.

    Você pode adquirir seus ingressos antecipadamente, online, pelo site da atração.

    Mandela House Museum

    Mandela House Museum
    Fonte: Moongateclimber / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    A casa em que viveu o principal nome da luta contra o Apartheid, Nelson Mandela, foi transformada em um museu com rico acervo sobre o líder sul-africano, falecido em 2013, aos 95 anos.

    A casa-museu fica no icônico bairro de Soweto, onde Mandela viveu por mais de 15 anos, e é necessário pagar 40 rands pelo ingresso (preço em abril/2021).

    No local, os visitantes podem conhecer todos os cômodos, com boa parte do mobiliário original, além de roupas, utensílios, documentos e fotografias de Madiba, como era carinhosamente chamado.

    Maboneng

    Localizado na região central da cidade, o bairro de Maboneng é o endereço “cool” e descolado de Joanesburgo, onde estão galerias de arte, ateliês, restaurantes e muitas lojas.

    Principal reduto cultural de Jozi, o bairro reúne boas opções econômicas de hospedagem e é uma região bastante agradável para passeios ao ar livre, com vários cafés charmosos, livrarias, boutiques e muita arte urbana pelas ruas.

    Braamfontein

    Braamfontein
    Fonte: Unsplash

    Se Maboneng é o bairro “hipster” de Joanesburgo, Braamfontein é o endereço “fashion” da cidade, onde estão as principais lojas, boutiques e mercados da região.

    Ou seja, não há lugar melhor para se estar em Joburg se você quer ir às compras!

    Vale a pena visitar a região aos sábados, quando o bairro recebe o Neighbourgoods Market, um mercado popular onde é possível comprar de tudo, desde roupas a acessórios e comidinhas baratas!

    Soweto

    Na África do Sul é bastante popular o conceito de “township”, uma espécie de cidade dentro da cidade que também pode ser chamada de “distrito”, “gueto” ou, simplesmente, “favela”.

    A maior de todas as townships do país é Soweto, onde vivem mais de 4 milhões de pessoas, a cerca de 17 km do centro de Joanesburgo.

    A visita é imperdível e pode te apresentar uma cidade bem diferente do que se imagina, com imensos casarões, shoppings, arenas esportivas modernas e até mesmo o maior hospital do mundo, o Hospital Chris Hani Baragwanath.

    Se você não estiver viajando pela África do Sul de carro, é possível chegar até a região em um passeio de ônibus hop-on hop-off. 

    Quem preferir pode, ainda, contratar os serviços de uma agência de turismo para chegar até a região.

    Soweto nasceu a partir da corrida pelo ouro e se tornou em um “bairro de negros” durante o Apartheid: vale a pena visitar o Mandela House Museum e o Museu Hector Pieterson na região.

    Onde ficar em Joanesburgo?

    Onde ficar em Joanesburgo?
    Fonte: Pxhere / CC0

    Não é tão fácil assim encontrar onde ficar em Joanesburgo: a cidade é imensa e as atrações turísticas estão distribuídas por diversos bairros.

    Em geral, as principais opções de hospedagem estão em bairros como o luxuoso Sandton, o central Rosebank, o polo hoteleiro de Melrose, o pacato Melville e o “cool” Maboneng.

    A boa notícia é que, embora seja difícil escolher onde ficar, os preços das diárias costumam ser bastante camaradas, com opções a partir de R$ 130 (preço em abril/2021, para hotel 3 estrelas).

    O Curiocity Backpackers é bastante popular entre viajantes econômicos e mochileiros, enquanto o Reef Hotel oferece acomodações 4 estrelas por um excelente custo-benefício.

    Quem quer economizar também pode gostar do Hotel Galaxy Tower e do Legacy Gueste Lodge

    Se você procura um estabelecimento mais romântico para uma viagem a dois, vale a pena considerar o Holiday Inn Johannesburg Sunnyside Park.

    Você pode encontrar as melhores opções de hospedagem em Joanesburgo e em qualquer destino do mundo com cancelamento grátis e preços exclusivos em nosso site de buscas parceiro, ElQuarto, que reúne as ofertas mais imperdíveis do mercado.

    Onde fica Joanesburgo: qual o clima?

    A região onde fica Joanesburgo está a mais de 1.700 metros acima do nível do mar, o que torna o clima mais temperado do que muita gente imagina.

    Ou seja, se você for preparado para enfrentar forte calor, é possível que seja pego de surpresa.

    No verão, as temperaturas variam entre 20ºC e 30ºC, mas podem soprar ventos frios à noite e chover a qualquer hora do dia. 

    Se você quer curtir ao máximo os passeios ao ar livre, sem risco de chuva, ou deseja fazer safári, pode ser melhor viajar no inverno: com termômetros entre 12ºC e 10ºC, esta é a melhor época para visualizar os animais.

    Por essas e outras, o inverno é também a alta temporada na cidade, o que significa que o viajante deve fazer suas reservas de hospedagem e passagens aéreas com antecedência, além de se preparar para encontrar preços mais salgados.

    Quem deseja economizar deve viajar na baixa temporada, como o outono (de março a junho), quando o clima está agradável e a cidade não está tão cheia.

    Como ir de Joanesburgo para Cape Town

    O principal aeroporto sul-africano fica em Joburg, o Aeroporto Internacional Oliver Tambo, e recebe voos dos principais destinos internacionais, inclusive do Brasil. 

    Então, é provável que sua viagem pela África do Sul comece a partir da cidade mais populosa do país.

    Mas como fazer para se deslocar de onde fica Joanesburgo até a Cidade do Cabo? Neste caso, o viajante tem algumas opções pela frente: avião, carro, trem e até navio!

    O aeroporto da Cidade do Cabo não recebe voos a partir do Brasil, mas recebe conexões a partir do aeroporto de Joanesburgo: com 2h10 de duração, esta é a maneira mais eficiente de fazer o trajeto. 

    Quem gosta de road trips pode curtir a viagem de carro, mas é preciso fazer um bom planejamento e, sobretudo, estar animado o suficiente para encarar 1.400 km pelas estradas sul-africanas.

    Muitos viajantes optam, ainda, por fazer o trajeto de trem, mas tenha em mente que essa não é uma alternativa rápida. Não existem trens de alta velocidade no país e a viagem pode durar mais de 26 horas.

    Algumas empresas, ainda, oferecem trechos até Cape Town pelo mar, em elegantes navios de cruzeiro que passam por diversas cidades.

    Compre suas passagens agora no Passagens Promo!

    Já sabe onde fica Joanesburgo? Então está na hora de garantir suas passagens aéreas mais baratas para a África do Sul em nosso site de buscas, Passagens Promo!

    Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem, e pronto. Basta escolher a oferta que caiba no seu bolso e atenda a suas necessidades.

    Não se esqueça de acionar o alerta de preços para ser notificado quando o trecho entrar em promoção e siga as redes sociais do Passagens Promo para ficar por dentro das novidades!

    Conhecer a maior cidade da África do Sul com economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    5 lugares imperdíveis para conhecer na África do Sul

    5 lugares imperdíveis para conhecer na África do Sul

    Turismo África do Sul: quando ir, cidades turísticas, mapa e praias

    Turismo África do Sul: quando ir, cidades turísticas, mapa e praias

    O que fazer na África do Sul: cidades, passeios e informações úteis

    O que fazer na África do Sul: cidades, passeios e informações úteis