Onde fica Maringá e o que fazer? Nós te contamos tudo!

Quer descobrir onde fica Maringá e quais os principais atrativos da cidade? Você chegou ao lugar certo! Neste post, vamos te contar todas as informações essenciais para começar a planejar a sua viagem.

Sinônimo de qualidade de vida, Maringá é a cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, onde o viajante encontra ruas planejadas e bem arborizadas, amplas áreas verdes e pontos turísticos incríveis.

Como se isso já não fosse o suficiente para conquistar os visitantes, o município reúne diferentes roteiros: gastronômico, histórico, lazer e muito mais. Veja só!

Compre passagens aéreas para múltiplos destinos com excelentes preços neste link!

Onde fica Maringá: pontos turísticos, mapa e o que fazer na cidade!

O território onde fica Maringá é um dos mais populosos de todo o Sul do Brasil — mas isso não quer dizer que a cidade é caótica, como a maioria dos centros urbanos do país.

Pelo contrário: Maringá é uma cidade que parece ter sido planejada nos mínimos detalhes para garantir a ocupação saudável de seu solo.

Em grande parte, o mérito das ruas milimetricamente distribuídas pode ser creditado ao urbanista Jorge Macedo Vieira, cujo projeto inicial visava criar uma cidade modernista, no final do século XIX.

Pode-se dizer que a intenção inicial do arquiteto foi ultrapassada: hoje, além de escapar de problemas comuns a cidades com mais de 400 mil habitantes, como engarrafamentos constantes e enchentes, Maringá ostenta o título de Cidade Verde.

As ruas são altamente arborizadas e floridas, enquanto a Mata Atlântica rodeia os limites do município. Não por acaso, a cidade está entre as mais verdes do planeta, com um habitante para cada 26,65 m² de área verde.

A região também recebeu grandes levas de imigrantes de diversas partes do mundo, como Japão, Alemanha, Itália, Portugal, Polônia, Espanha, Ucrânia e muito mais, o que garante uma multiculturalidade rara de se ver no Brasil.

Essa pluralidade se reflete na gastronomia, na arquitetura e nos principais atrativos da cidade, um dos destinos mais interessantes do Sul brasileiro!

Onde fica a cidade de Maringá?

Onde fica a cidade de Maringá
Fonte: Pexels

O norte do Paraná, onde fica Maringá, é uma região de grande beleza natural, com reservas de Mata Atlântica e paisagens incríveis.

Sétima maior cidade do Sul do Brasil em número de habitantes, a cidade fica a 426 km de Curitiba e está próxima a outros destinos turísticos paranaenses, como Londrina (98 km), Cascavel (267 km) e Foz do Iguaçu (405 km).

Maringá, Paraná: mapa

Maringá é cortada pelo Trópico de Capricórnio, uma linha imaginária paralela à Linha do Equador, que divide o Hemisfério Sul do planeta. Confira a cidade no mapa!

Como chegar?

Visitar a área onde fica Maringá é mais fácil do que parece: o município tem seu próprio aeroporto regional, que recebe voos domésticos dos principais destinos brasileiros.

Se você preferir, também é possível voar até Londrina ou Presidente Prudente (em São Paulo, a 148 km de distância), e finalizar o trajeto por terra.

A partir da capital paranaense, Curitiba, o trajeto pode ser feito em 5h30 pela BR-376.

    Está gostando do conteúdo?

    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!

    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas com menores preços no Passagens Promo

    A maneira mais fácil de chegar à região onde fica Maringá é pelos ares: o Aeroporto Regional de Maringá recebe voos diários das principais companhias aéreas que operam no país, como Gol, Azul e Latam.

    Para encontrar a passagem aérea mais barata, recomendamos que o viajante faça a compra com antecedência e depois de muita pesquisa.

    Em nosso site buscador, Passagens Promo, você pode comparar valores e garantir suas passagens aéreas pelo menor preço do mercado, para viajar muito sem comprometer o seu orçamento.

    Acione o alerta para ficar por dentro das principais ofertas. Lembre-se de seguir o Passagens Promo nas redes sociais para não perder as melhores novidades de viagens!

    Onde fica Maringá: o que fazer na cidade?

    Quer conhecer as cachoeiras de Maringá, os melhores parques ecológicos, os atrativos históricos e muito mais? Vamos te ajudar a montar o melhor roteiro de viagem — confira as principais atrações da cidade paranaense!

    Leia também sobre as principais praias do Paraná!

    Parque do Ingá

    Parque Maringá
    Fonte: Unsplash

    O território onde fica Maringá é dividido em diversos parques ecológicos, que reúnem atrativos diversos para qualquer perfil de visitante, como áreas de lazer, playground, quadras para a prática de exercícios e lagos, entre outros.

    O mais famoso parque maringaense é o Parque do Ingá, inaugurado na década de 1970 bem no coração da cidade, para proteger a mata nativa e o Córrego das Lavadeiras.

    Em uma área de mais de 474 km², estão espalhados um lago artificial com píer de pedalinhos, quadras, 3 km de pista de caminhada, ciclovia, academias ao ar livre e até uma lanchonete.

    Pertinho do lago, no ponto em que as lavadeiras se concentravam no passado, fica uma gruta, onde foi instalada uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

    Dentro do Parque do Ingá ainda fica o Museu Biológico, com amplo acervo de vegetais, formações rochosas, insetos, entre outros: um programa imperdível para quem está viajando em família.

    Parque do Japão

    Maringá foi uma das cidades brasileiras que recebeu maior número de imigrantes japoneses entre os séculos XIX e XX: para homenagear esses imigrantes e seus descendentes, foi criado o charmoso Parque do Japão.

    O parque é recente, tendo sido inaugurado apenas em 2014, e fica instalado em uma área de proteção ambiental com mais de 100 km² para celebrar a imigração japonesa no país.

    Tal qual o Parque do Ingá, o Parque do Japão reúne diversas atrações, como um ginásio poliesportivo, um teatro com intensa programação cultural, jardim imperial, lago de carpas e até um business center.

    Não deixe de visitar o Jardim Japonês, o maior jardim no estilo fora do Japão, além do Museu da Imigração, a Casa de Chá e o Bosque das Cerejeiras.

    Horto Florestal

    Horto Florestal
    Fonte: Wikimedia commons, foto de Rafael Borges Mundim

    A região onde fica Maringá é imperdível para quem gosta de áreas verdes e passeios ao ar livre. O, criado pela Companhia Norte do Paraná (que fundou a cidade), foi o pioneiro dessa tendência.

    O espaço foi inaugurado na década de 1950 para abrigar a sede do Instituto Científico de Estudos de Botânica Regional, mas logo se transformou em um dos mais populares parques da cidade.

    Foi dali que partiram as plantas que deram origem ao título de “Cidade Verde”, que Maringá ostenta.

    O parque preserva trechos de mata nativa e até a nascente do Córrego Borba Gato, mas está fechado para visitação desde 2004. Hoje, existe uma forte pressão da sociedade e entidades do turismo para reabertura do Horto Florestal.

    Templo Budista Jodoshu Nippakuji

    Maringá recebeu uma grande quantidade de imigrantes japoneses, e até hoje, é lar de uma expressiva parcela da população nipo-brasileira: a colônia japonesa na cidade reúne mais de 30 mil pessoas.

    Por isso, não é de se surpreender que a cidade tenha um templo dedicado à principal religião praticada pela comunidade nipo-brasileira maringaense, o Templo Budista Jodoshu Nippakuji.

    O edifício foi construído com uma técnica tradicional japonesa baseada no encaixe, garantindo a sustentação da obra sem o uso de nenhum parafuso ou prego.

    Construído em peroba, o templo está dividido em dois pavimentos e ocupa uma área total de 688 metros.

    É possível visitar o interior do edifício, onde estão um sino de 900 kg trazido do Japão e uma imagem de Buda (também chamado de “Buda da Luz e Vida Infinitas”), além de um ossário de cinzas.

    Catedral de Maringá

    A Catedral de Maringá se destaca no horizonte como uma imagem digna de outro planeta! A semelhança com o espaço não é coincidência: a inspiração para a construção da igreja foi o satélite russo Sputnik.

    O templo tem o formato cônico que aponta para o céu — uma analogia a um foguete que avança pelo espaço, ou ao fiel, que se estende em direção a Deus.

    É possível ver a catedral de longe: a torre tem mais de 124 metros de altura e 50 metros de diâmetro. Considerando a cruz de 10 metros que fica no topo do cone, a obra é o monumento religioso mais alto da América do Sul.

    Vale a pena visitar a catedral por dentro, onde vitrais projetados pelo artista plástico Lorenz Heilmair colorem as superfícies de acordo com o movimento do sol.

    Se você tiver fôlego, não deixe de subir os 463 degraus da torre para chegar ao mirante, que dá vista de toda a cidade.

    Mesquita Sheik Mohamed Ben Nasser Al Ubudi

    Mesquita de Maringá
    Fonte: Wikimedia commons, foto de Mesquitademaringa

    Nem só da influência japonesa se faz a cultura maringaense. A cidade também tem seu templo árabe, mais especificamente a Mesquita Sheik Mohamed Ben Nasser Al Ubudi.

    O edifício foi inaugurado em 1989, seguindo a tradição islâmica, com direito a minarete e balcões que anunciam o momento das orações.

    É possível entrar na mesquita (sem sapatos, em sinal de respeito) para conhecer o altar e a mirraba, que está sempre voltada para a cidade sagrada dos muçulmanos, a Meca.

    Museu Bacia do Paraná

    O charmoso Museu Bacia do Paraná funciona em uma das casas mais antigas da cidade, construída na época de fundação da cidade.

    O museu ocupa uma área de 250 m² e apresenta um rico acervo com fotografias, documentos, utensílios antigos e aparelhos inusitados que contam um pouco mais da história maringaense.

    Teatro Calil Haddad

    Com capacidade para 800 espectadores, o Teatro Calil Haddad é um dos principais centros culturais de Maringá, palco de importantes apresentações teatrais e musicais.

    Dividido em três andares, o edifício também é sede do Museu de História e Artes Hélenton Borba Cortes e da Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.

    Mercadão de Maringá

    Mercadão Maringá
    Fonte: Pxhere

    Na hora de matar a fome e conhecer os aromas e sabores da cidade, não deixe de visitar o Mercadão de Maringá. Apesar de ter sido inaugurado apenas em 2009, o edifício é histórico, tendo sido o endereço do primeiro armazém da cidade.

    Hoje, o local abriga mais de 30 lojas que vendem variados produtos regionais, como bebidas, doces, vegetais, temperos, queijos, carnes, entre outros.

    Feira do Produtor

    A Feira do Produtor é uma parada obrigatória para quem gosta de economia ou simplesmente quer experimentar a culinária tradicional da cidade.

    Assim como o Mercadão de Maringá, a Feira do Produtor reúne feirantes que vendem produtos frescos e orgânicos às segundas, quartas e sábados.

    Lugares para ver o pôr do sol em Maringá, Paraná

    Onde ver o por do sol em Maringá
    Fonte: Unsplash

    A região onde fica Maringá é atravessada pelo Trópico de Capricórnio, uma linha imaginária que divide o Hemisfério Sul do mundo e corre paralelamente a outra linha imaginária mais famosa, a Linha do Equador.

    Na prática, isso quer dizer que a cidade é dividida em dois climas, o tropical e o subtropical, e o movimento do sol acompanha essa linha, gerando espetáculos belíssimos durante o poente.

    Se você está procurando um lugar para admirar o pôr do sol em Maringá, vale a pena incluir o Parque Alfredo Werner Nyffeler, uma área verde com lagos, espaços para prática de esportes, chafarizes e alamedas bem no centro da cidade.

    O Bosque das Grevíleas também tem localização privilegiada para curtir o poente: você pode aproveitar a visita para percorrer trilhas ecológicas ou passear de bicicleta.

    No meio do caminho entre Londrina e Maringá fica, ainda, o Parque Pôr do Sol, onde o viajante encontra cachoeiras, piscinas e duchas, além de boa infraestrutura, com banheiros, restaurante e área de lazer.

    O que fazer em Maringá a noite?

    A lista do que fazer em Maringá à noite é extensa e reúne opções para os mais diferentes perfis: baladas, casas noturnas, restaurantes, bares, pubs e espetáculos culturais, entre outros.

    O MPB Bar é um barzinho requintado que oferece apresentações de música ao vivo de MPB, jazz, blues e outros gêneros musicais. Se você prefere samba, pode ser que você goste da Casa de Bamba.

    Os amantes de cervejas artesanais podem curtir o Eden Beer, que tem um ambiente aconchegante e playground infantil.

    Se o seu negócio é balada, a Wood’s Maringá e o Haus Club podem garantir a animação que você precisa.

    Quem gosta de atrações culturais não pode deixar o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) fora do roteiro: toda quarta-feira, o espaço fica aberto para visitação entre as 19h30 e as 22h.

    Quais são as cidades mais próximas de Maringá?

    Cidades próximas de Maringá
    Fonte: Unsplash

    A região onde fica Maringá é rodeada por municípios pacatos cheios de charme, por onde se espalham cachoeiras e riachos, como Iguaraçu (29 km), Floresta (30 km), Sarandi (7 km) e Paiçandu (15 km).

    Se você estiver disposto a dirigir um pouco mais, vale a pena estender a viagem até Paranavaí (74 km), Londrina (98 km) ou Apucarana (62 km).

    Compre agora passagens para Maringá

    Agora que você já sabe onde fica Maringá, o que está esperando para garantir suas passagens aéreas baratas? Uma das principais Cidades Verdes do mundo, o município paranaense recebe voos de várias partes do Brasil.

    Faça a sua cotação em nosso site de buscas, Passagens Promo: você pode pesquisar por diversas datas, horários e até rotas de viagem para definir qual será o momento mais econômico para viajar.

    Não se esqueça de acionar o alerta para receber avisos toda vez que o trecho desejado sofrer alterações de valores. Siga as redes sociais do Passagens Promo para ficar por dentro das novidades!

    Conhecer as belezas paranaenses com economia? De Promo você pode!


    Recomendado para você
    Jardim Botânico de Curitiba: principais pontos turísticos da cidade

    Jardim Botânico de Curitiba: principais pontos turísticos da cidade

    Bares em Curitiba: diversidade, gastronomia e cultura

    Bares em Curitiba: diversidade, gastronomia e cultura

    Destinos baratos no Brasil para viajar com família e amigos

    Destinos baratos no Brasil para viajar com família e amigos

    Turismo em Curitiba: dicas para aproveitar a capital paranaense

    Turismo em Curitiba: dicas para aproveitar a capital paranaense

    O que fazer em Curitiba: quando ir e melhores lugares para conhecer

    O que fazer em Curitiba: quando ir e melhores lugares para conhecer

    Parques em Curitiba: Top 14 melhores parques e bosques

    Parques em Curitiba: Top 14 melhores parques e bosques