Hotéis em São Paulo: valores, locais e mais!
Osasco, SP, é uma opção de passeio diferente para quem está fazendo turismo por São Paulo.
Aliás, a capital paulista e a cidade da região metropolitana possuem ligação histórica, uma vez que a “Cidade Trabalho” surgiu como um bairro de Sampa, lá pelo fim do século XIX.
Que tal dar uma esticadinha até lá e incluir um novo destino no seu mapa de viagens?
Venha descobrir quais são os principais pontos turísticos de Osasco e as dicas que não podem faltar para ela fazer parte do seu roteiro.
Viaje para São Paulo e muitos outros destinos com os melhores preços neste link!
Índice
Osasco, SP: principais informações da cidade na Grande São Paulo
Coladinha em São Paulo, capital, a cidade de Osasco é um dos lugares mais importantes entre todos os municípios que fazem parte da Grande SP.
Em número de habitantes, ela aparece como o oitavo município mais populoso, com quase 700 mil pessoas, à frente de outros polos estaduais, como Sorocaba e São José do Rio Preto.
É conhecida como Cidade Trabalho pela importância dos setores da indústria e do comércio na economia local. A cidade tem o segundo maior PIB do estado, atrás apenas da capital.
Quem passa por lá, seja para negócios ou por lazer, pode conhecer um pouco dos atrativos locais.
Osasco tem parques cercados pela natureza, museus que contam parte da sua história e o seu calçadão é ponto de parada obrigatória para fazer compras no estado paulista.
Onde fica Osasco, SP?
Osasco é uma cidade que integra a Região Metropolitana de São Paulo, a capital do estado paulista, um dos mais importantes do sudeste brasileiro.
Cortada pelo Rio Tietê, ela faz divisa com São Paulo, Carapicuíba e Taboão da Serra.
Qual é a zona de Osasco?
Uma maneira bastante comum de se localizar em São Paulo é através de suas regiões: Zona Norte ou Zona Leste são nomenclaturas que não soam estranhas para quem acompanha notícias com mais frequência.
Será que você sabe ou consegue imaginar qual é a região de Osasco?
A área urbana do município (64,954 km²) faz parte da Zona Oeste, onde os bairros mais periféricos neste lado da capital paulista se unem aos bairros da cidade.
Como chegar em Osasco?
O acesso a Osasco para quem já está na capital paulista é bastante facilitado.
O transporte público de São Paulo, incluindo metrô, trens e ônibus, é a maneira mais barata de chegar até a cidade. O percurso pode levar algumas horas, dependendo do ponto de partida e do trânsito na capital.
Quem prefere comodidade e rapidez, pode ir de carro próprio ou alugado, táxi ou aplicativos de transporte. A rota pela Marginal Tietê costuma ser mais eficiente, apesar do trânsito.
Já para quem viaja de outros estados e regiões do país, os aeroportos de São Paulo são os melhores pontos de chegada para Osasco. Depois, é só escolher a maneira preferida entre as anteriores para se deslocar até lá.
Mapa de Osasco, SP
Como a região metropolitana de São Paulo é enorme, consultar um mapa pode facilitar ainda mais o seu planejamento.
Por isso, não deixe de dar uma olhada no que preparamos para você: um mapa das ruas de Osasco e com as principais atrações sinalizadas para elaborar o seu roteiro sem “quebrar a cabeça”.
Qual é o aeroporto mais próximo de Osasco?
Na prática, qualquer um dos dois aeroportos da capital de São Paulo estão próximos e são excelentes opções para viajantes de outras regiões do Brasil.
Mas se o fator aeroporto perto de Osasco, SP, é insuficiente e você quer escolher pelo mais próximo, programe o seu desembarque para o Aeroporto de Congonhas, que está distante, aproximadamente, 25 km.
A distância entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos é um pouquinho maior, quase 43 km.
E já que estamos falando em aeroportos, que tal aproveitar para garantir suas passagens aéreas pelo menor preço para São Paulo?
Para isso, basta acessar o Passagens Promo, o nosso buscador de voos para destinos no Brasil e no mundo!
É fácil de navegar, você encontra diferentes opções de rotas e os melhores descontos do mercado.
Aproveita para se cadastrar no site e ser notificado sempre que o valor do trecho da sua escolha sofrer alteração. Assim, você não perde nenhuma promoção para viajar pagando menos!
História de Osasco
O bairro de Quitaúna está profundamente ligado à origem da cidade de Osasco.
Ali, no século XVII, foi fundada a Vila de Quitaúna, povoada por colonizadores portugueses até o século seguinte, quando a população seguiu para Minas Gerais em busca de ouro.
No século XIX, a região no entorno do Rio Tietê abrigava uma aldeia de pescadores e grandes fazendas. Uma delas foi comprada pelo italiano Antônio Agù, personagem vital no desenvolvimento do município.
Como ocorreu o processo de urbanização em Osasco?
Depois de ampliar seu negócio próprio, uma olaria, Agù começou a construir em 1895 uma estação ferroviária e casas próximas, que abrigavam operários a trabalho na obra.
Assim começou, efetivamente, o processo de urbanização da cidade.
A estação foi batizada de Osasco, homenageando a terra natal de Agù. Em 1918, a vila foi elevada à distrito de São Paulo. Mais conhecida, passou a atrair o comércio e indústrias.
Consequentemente, a necessidade de mão-de-obra se tornou grande e a região recebeu imigrantes estrangeiros (japoneses, espanhóis, portugueses) e também migrantes nordestinos.
Devido ao crescimento, um movimento emancipacionista teve início e, após seguidos percalços, Osasco foi elevada à condição de cidade, tendo sua primeira administração municipal formada em fevereiro de 1962.
Temperatura em Osasco
Verões quentes e chuvosos, invernos amenos e secos: em Osasco, SP, clima acompanha as mesmas sensações encontradas em outras cidades da Grande São Paulo.
Conhecendo essas características, os turistas podem se planejar para conhecer o município de acordo com as condições climáticas que mais os agradam.
A temperatura média anual fica próxima dos 19º graus. Para quem não gosta de tempo muito quente nem muito frio, o ideal é viajar nas estações de transição (outono e primavera).
O que fazer em Osasco, SP?
Que tal um day off na sua viagem de turismo em SP para conhecer alguma cidade próxima? Osasco está tão perto que, quando menos notar, você estará em um lugar diferente.
Conheça os parques da cidade, cheios de atividades e rodeados pela natureza. Outra dica é se aprofundar na história local e, para não voltar de mãos vazias, aproveitar para ir às compras no município.
1. Ponte Metálica de Osasco
Maior cartão-postal de Osasco, a Ponte Metálica cruza a Avenida dos Autonomistas, uma das principais da cidade, portanto será impossível que ela passe despercebida.
A estrutura tem cerca de 300 metros de extensão e foi inaugurada em 1992, com direito a show e toda a pompa que um símbolo municipal merece.
O monumento foi batizado como Viaduto Reinaldo de Oliveira, mas, entre os osasquenses, a referência é sempre pela forma como ficou popularizado.
Se tiver a oportunidade, veja a ponte depois do anoitecer, que é quando a iluminação destaca seu design moderno e a deixa ainda mais chamativa.
2. Parque Municipal Chico Mendes
Para quem adora apreciar áreas verdes nas cidades que visita, não dá para deixar de ir ao Parque Municipal Chico Mendes.
Com 114.000 m², o espaço é uma área de preservação ambiental aberta ao público e cheia de atrativos para moradores e turistas.
Não faltam áreas gramadas e quiosques para estender a toalha e fazer um piquenique em família. O local também possui trilhas para caminhadas, quadras esportivas e campo de futebol, além de playground para a criançada brincar.
Em 2006, foi inaugurado no Parque Chico Mendes um Jardim Japonês que se tornou mais uma atração para o público.
O parque municipal fica localizado no bairro City Bussocaba.
3. Jardim das Flores
Ainda para quem busca contato com a natureza, sossego e um ambiente para diversão em família, o Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos é outro oásis escondido no município.
O local é conhecido como Jardim das Flores, pelo bairro onde está localizado, e Parque da Fito, pois fica próximo à Fundação Instituto Tecnológico de Osasco.
Embora tenha pouco mais da metade da área do Parque Chico Mendes (58.200 m²), o Jardim das Flores oferece estrutura parecida: quadra, brinquedos para as crianças, pista para caminhada e extensa área verde.
O parque está integrado com o Núcleo de Educação e, desde 2010, abriga o Ecomuseu, que serve para valorizar e conscientizar sobre a preservação do meio ambiente.
4. Museu de Osasco
Não pode faltar um passeio cultural na sua visita à Osasco, São Paulo? Então inclua no roteiro o Museu Dimitri Sensaud de Lavaud.
Também conhecido como Museu de Osasco, o local já conta histórias através de sua sede, um casarão construído no século XIX. Parte do acervo é dedicado ao passado da cidade, apresentado em documentos e fotografias.
O museu preserva também a memória e o grande feito de Dimitri Sensaud de Lavaud, que construiu ali uma aeronave e fez, em 1910, o primeiro voo na história da América Latina.
5. Borboletário de Osasco
Famílias em viagem com crianças podem incluir um passeio divertido pelo Borboletário Municipal em seus roteiros.
É possível ver 12 espécies diferentes de borboletas nos viveiros onde elas são criadas. O objetivo do lugar é oferecer aprendizado sobre os hábitos e o ciclo de vida desses animais.
O Borboletário está localizado no Parque Ecológico do Jardim Piratininga e é aberto ao público para visitas de terça-feira a sábado, das 10h às 16h.
6. Calçadão
Não vá embora de Osasco sem passar pelo Calçadão da Rua Antônio Agù, considerado um dos maiores polos comerciais do Brasil.
O trecho ocupa quatro quarteirões exclusivos para pedestres, com mais de 1.500 lojas (incluindo as do shopping) nas redondezas, em que não faltam variedades de produtos à venda.
A fama do Calçadão também é atribuída a um motivo curioso: o local tem uma das maiores concentrações de barraquinhas de cachorro-quente do Brasil para matar a fome entre as compras.
Lugares para sair em Osasco à noite
Quem sabe a vida noturna de Osasco não te convença a passar uma noite na cidade…
Depois de visitar os pontos turísticos do município, dê início ao happy hour no Taça Cheia, Altino Deck Bar ou Santa Oca Bar, ótimas opções para tomar uma bebida, pedir um tira-gosto e curtir uma música.
Se você preferir os bares e restaurantes para mais tarde, dá para pegar um cineminha nos shoppings da cidade.
E falando em assistir, fique por dentro da programação cultural do Sesc Osasco, onde acontecem apresentações teatrais, shows e outras atividades.
Tem praia perto de Osasco, SP?
Pode riscar a praia da programação em Osasco, pois a cidade não está na região litorânea de São Paulo.
Agora, se você pretende ficar alguns dias na Grande SP, dá para programar uma descida ao litoral e aproveitar as praias de São Paulo. Santos, Praia Grande e Guarujá, os destinos mais próximos, estão a pouco mais de 90 km e possuem lindos lugares para curtir o mar.
Hotéis em Osasco, SP
Por ser um polo industrial, dá para encontrar variadas opções de hotel em Osasco, SP: barato ou mais caro, bem localizados e mais afastados, confortáveis e mais práticos.
A nossa dica é: utilize o seu buscador de confiança e veja as avaliações de cada lugar.
Em uma busca rápida, o Ibis Osasco, o Hotel The Premium e o VOA San José Palace aparecem entre os melhores avaliados pelos consumidores.
Outras cidades perto de Osasco, SP
A Grande São Paulo é enorme e há outros lugares para conhecer na região.
Não é preciso nem mencionar a capital São Paulo como o destino mais recomendado para turismo.
Nem pense em voltar para casa sem caminhar pela Avenida Paulista, ver o Museu de Artes de SP e descansar no Parque Ibirapuera.
Embu das Artes é outro passeio interessante para se fazer na Região Metropolitana.
Agora, se estiver com tempo, pegue a estrada rumo às cidades do interior de SP e conheça as belezas existentes no estado.
Voe para São Paulo com promoções imperdíveis!
Além de Osasco, SP tem muitos outros lugares incríveis que os turistas podem conhecer em uma única viagem.
Não vá perder mais tempo então! Acesse o Passagens Promo agora para garantir as suas passagens aéreas com preços promocionais para os principais aeroportos paulistanos.
Quer conhecer as cidades mais importantes ao redor de São Paulo com mais economia? De Promo você pode!
Veja também:
- Principais Estados nordestinos para viajar;
- Roteiro de viagens pelo Nordeste brasileiro;
- Férias no Nordeste: os principais destinos;
- Melhores praias nordestinas para conhecer.
O que fazer em Campos do Jordão: turismo, onde ficar, restaurantes e mais!
Pontos turísticos em São Paulo: conheça 15 principais locais para visitar
O que fazer em Brotas: dicas para aproveitar a capital da aventura
Amparo, SP: conheça a história, local e atrativos principais da cidade!
O que fazer em Olímpia, SP: confira a localização e melhores dicas de turismo!