Conhecer Oslo, capital da Noruega, é o sonho de muitos brasileiros encantados pelos países nórdicos.
A cidade é moderna, apesar de ter sido fundada há centenas de anos, e os turistas poderão ver muitas paisagens deslumbrantes e monumentos antigos durante a sua visita.
Os museus também são incríveis, principalmente para quem se interessa pelas antigas civilizações da região, como os vikings.
Eram chamados de “bárbaros” na época das grandes invasões na Europa, sobretudo na Inglaterra e França.
A história desse país é simplesmente fascinante, por isso, neste texto, vamos falar tudo sobre Oslo, Noruega, e dar dicas para você fazer uma viagem bem proveitosa. Boa leitura!
Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!
Índice
O que significa a palavra Oslo?
O significado do nome Oslo tem uma simbologia forte, a sua origem é nórdica e significa “a colina dos deuses”. Hoje em dia, também é conhecida como “a cidade dos tigres” por causa do clima frio rigoroso.
O seu significado combina perfeitamente com a beleza das suas paisagens e suas imponentes montanhas cobertas de neve.
Oslo, Noruega: melhores atrações e dicas de viagem!
É perfeitamente compreensível a admiração que muitas pessoas têm pela Noruega.
O país tem paisagens impressionantes que parecem verdadeiras pinturas, lagos de degelo com águas profundamente azuis, montanhas majestosas e um enorme litoral, cheio de ilhas.
Os brasileiros, em especial, também são grandes admiradores das políticas públicas norueguesas, que garantem um incrível nível de organização social, com transporte público de ótima qualidade, excelente infraestrutura e altíssimo nível educacional.
A dica principal para visitar Oslo, Noruega, é fazer uma boa reserva monetária, pois os preços são altos!
A outra dica é aproveitar bem o seu tempo para provar a culinária local, com variedades de salmão, bacalhau, arenque, badejo e cavala.
Qual é o país que tem a capital Oslo?
O país que tem como capital a cidade de Oslo, é a Noruega, que faz divisa com a Finlândia e Suécia e encontra-se bem próxima da Dinamarca, ao sul.
São os famosos países escandinavos, destinos que devem ser incluídos em um tour pela Europa.
A Noruega é conhecida por seu litoral montanhoso, repleto de fiordes profundos e geleiras.
A cidade de Oslo, em especial, tem um povo gentil e, embora não sejam calorosos como os brasileiros, são solícitos em prestar qualquer favor ou informação.
Mapa de Oslo
Quer aprender a circular por Oslo? Mapa, então, será fundamental!
Você vai adorar conhecer o centro cultural, político e econômico de um dos países mais importantes da Europa.
Lembre-se que a cidade é grande e você vai precisar encontrar o seu hotel, o aeroporto, os restaurantes e os principais pontos turísticos para calcular suas rotas.
Por isso, preparamos um guia com Oslo no mapa, para você não se perder. Confira a seguir!
Como ir do Brasil para Noruega?
A Noruega é um destino turístico muito atrativo, e oferece a vantagem de que não é exigido o visto para brasileiros, apenas o passaporte, que deve ter validade mínima de 6 meses.
Além disso, o país integra o território compreendido pelo Tratado de Schengen, por isso o seguro viagem com cobertura do tempo total da estadia é obrigatório.
Você pode encontrar seguro viagem em promoção no site do Melhor Seguro, que permite que o viajante faça a cotação de até 4 planos simultaneamente, aumentando as chances de conseguir o melhor custo-benefício!
O Brasil não tem voos diretos para a Noruega, por isso é necessário fazer uma ou mais escalas nas principais capitais européias.
As linhas aéreas que operam nesse trecho são: Swiss, Lufthansa, KLM, British Airways, Iberia, TAP, Air France, dentre outras.
Quando ir para Oslo?
O inverno no país pode chegar a temperaturas de até -40°C, já imaginou?
Por isso, evite os meses entre dezembro e março, em que os dias são curtos, e o frio impede grande parte dos passeios ao ar livre.
Em um país tão bonito quanto a Noruega, não poder ver os seus atrativos naturais seria um pecado, concorda?
Em Oslo, Noruega, clima não é um problema como no norte do país onde as temperaturas são extremas.
A temperatura média é de 25°C e o auge do verão norueguês é durante os meses de julho e agosto.
Faça já a sua cotação de passagem para Oslo, Noruega!
A Noruega é um país caro de se visitar, mas vale muito a pena.
A melhor forma de economizar e tornar a viagem possível, sem prejudicar o seu orçamento, é pesquisando pelas passagens aéreas com o Passagens Promo.
Com nosso site buscador, o usuário tem descontos exclusivos e consegue poupar uma boa grana, principalmente se fizer a pesquisa com antecedência, fica a dica!
O site compara os preços das passagens de diversas companhias aéreas, oferecendo praticidade aos clientes, além dos descontos mais incríveis da internet.
Você também pode contar com o alerta de preços para enviar notificações sempre que o trecho selecionado entrar em oferta. É só cadastrar o seu e-mail!
E não se esqueça de seguir o Passagens Promo nas redes sociais para não perder nenhuma novidade ou promoção!
9 pontos turísticos em Oslo, Noruega
Chegou a hora de falar dos pontos turísticos em Oslo, Noruega, e alguns outros detalhes legais sobre o país, que é considerado um dos mais desenvolvidos do mundo.
Você vai se surpreender com as exposições dos museus, a arquitetura imponente dos edifícios oficiais, a organização da cidade e principalmente com natureza preservada!
1. Ópera de Oslo
Localizada em frente ao fiorde, a Ópera de Oslo é o principal ambiente dedicado às artes cênicas da Noruega.
O prédio foi projetado pelo escritório de arquitetura Snøhetta, que também assinou obras como a embaixada norueguesa, em Berlim, e a Biblioteca de Alexandria, em Alexandria, no Egito.
A casa de espetáculos foi erguida em 2008 para o grupo Norwegian Opera and Ballet se apresentar, mas também recebe diversos tipos de performances cênicas como óperas, musicais, peças de teatro e dança.
É possível conhecer a ópera por dentro e por fora sem precisar assistir a nenhum espetáculo, apenas será necessário contratar uma visita guiada.
2. Parque Vigeland
O Parque Vigeland fica lotado de pessoas aproveitando os dias de sol do verão nos gramados. Fica a 3 km do centro de Oslo, Noruega, e tem uma área de aproximadamente 320.000 m².
O conjunto paisagístico do parque é muito bonito, mas o mais impressionante são as 212 esculturas de granito e bronze do artista norueguês Gustav Vigeland, que dá nome ao parque.
O tema trabalhado pelo escultor foram as inerências da vida humana, coisas a que todos nós estamos sujeitos como o trabalho, a maternidade, a fraternidade e o sexo.
A entrada principal é formada por 4 portões, e logo à frente existe um imenso obelisco. Também há uma área recreativa para as crianças.
3. Galeria Nacional da Noruega
Fundada em 1842, a Galeria Nacional da Noruega é o principal centro de exposições de artes visuais do país.
Inicialmente, funcionou no Palácio Real, mas ganhou seu próprio prédio em 1882, que fica no centro, a poucos quarteirões do antigo endereço.
Se a pergunta é “o que ver em Oslo”, a Galeria Nacional, não pode faltar na lista de pontos turísticos!
Você terá a honra de ver o famoso quadro “O Grito” (1893) do pintor norueguês Edvard Munch, além de obras de artistas renomados como El Greco, Artemisia Gentileschi, uma das maiores do barroco italiano, e Pablo Picasso, o espanhol precursor do cubismo.
4. Palácio Real da Noruega
Para chegar ao grande Palácio Real, a residência oficial da família real norueguesa, o turista precisa ir até o fim da rua Karl Johans Gate, pertinho do centro de Oslo, Noruega.
A nobreza do país sempre foi discreta, e o exterior do prédio remete à simplicidade.
A estátua postada bem à frente é do rei Carlos II João, o monarca sueco responsável pela construção do edifício.
Foi nessa época que a Suécia e a Dinamarca se separaram. A partir daí, o rei Haakon VII o utilizou como residência até o fim de sua vida e reinado.
As visitas públicas ao interior do palácio foram autorizadas em 2002 para ajudar nos altos custos de manutenção e justificar a obra de restauração.
5. Fortaleza de Akershus
A Fortaleza de Akershus desempenhou um papel fundamental na defesa da cidade de Oslo.
Construída na era medieval, junto ao mar, sua posição estratégica possibilitava o avistamento de embarcações.
Quem dominasse a fortaleza, dominaria a cidade! Sua construção se deu no ano de 1299 sob o comando do rei Haakon V, da Noruega, por causa de um ataque que Oslo sofreu.
O conde Alv Erlingsson de Sarpsborg promoveu o ataque após a morte de seu pai e de ter assumido o cargo como governador.
A fortaleza resistiu a vários conflitos, principalmente com os suecos, e também passou por reformas.
No começo do século XII, o rei Cristiano IV promoveu profundas modernizações, adaptando a estrutura para um estilo renascentista.
Funcionou como uma prisão e esteve ativa em plena Segunda Guerra Mundial, inclusive, com a execução de alguns prisioneiros.
O local ainda é uma área militar, mas pode ser visitado por turistas, além de ser utilizado para cerimônias e outros tipos de eventos oficiais.
É um dos pontos turísticos de Oslo, Noruega, mais legais, e você não vai se arrepender de visitá-lo!
6. Karl Johans Gate
Trata-se da rua principal da cidade! É muito segura, como qualquer lugar em Oslo, Noruega, diga-se de passagem.
Margeada por edifícios antigos, foi batizada em homenagem ao rei, e tem cerca de 1.020 metros, além de alguns atrativos turísticos interessantes como os antigos edifícios da universidade, a Estação Central, um mercado, praças e comércio.
7. Museu dos Barcos Vikings (Vikingskipshuset)
Uma das maiores curiosidades dos turistas sobre os países escandinavos, é a civilização viking.
O Museu dos Barcos Vikings, um dos mais icônicos pontos turísticos de Oslo, Noruega, expõe um importante achado arqueológico sobre o passado naval desse povo.
Três embarcações vikings, do século I, foram achadas ao redor do fiorde de Oslo e agora se encontram no museu: aberto para visitação, que costuma durar um pouco mais de uma hora.
Além dos barcos, o museu também tem uma lojinha para os turistas comprarem lembranças com a temática viking.
8. Nobel Peace Center
Além de ser o palco da cerimônia de premiação do Nobel da Paz, o Nobel Peace Center também recebe eventos diplomáticos, como reuniões para a resolução de conflitos, debates sobre segurança e outros temas que envolvam a paz entre as nações.
9. Catedral de Oslo
A data final de construção da Catedral de Oslo é 1897, mas antes disso, outras edificações ocupavam o lugar, como uma imensa igreja barroca, equipada com cinco sinos, um dos prédios mais importantes de Oslo.
A Catedral também não foi feita para chamar a atenção, mas a pintura da abóbada interior é muito bonita, assim como o altar e o órgão, objetos antigos que estão muito bem preservados.
10. Norsk Folkemuseum
O Norsk Folkemuseum é o maior museu da Europa a céu aberto, fica localizado em Bygdøy, Oslo.
Um ótimo passeio para quem gosta de vivenciar e aprender mais sobre os costumes dos países. Lá, estão expostas 150 casas em madeiras que tem como finalidade retratar como é o dia-a-dia do povo Norueguês.
Tem um fator que raramente encontra em outros museus, é a presença de figurantes que estão realizando determinadas atividades, como:
- tecer;
- confeccionando o pão.
Além disso, muitos interagem com os visitantes, uma boa oportunidade de aprender mais da cultura. No museu há lugares para comer ou comprar presentes, um passeio completo e atrações imperdíveis.
11. Holmenkollen
É uma pista de ski e foi cenário da primeira copa de ski no mundo e atualmente a pista não funciona mais.
Agora é possível ir até lá para ver o pôr-do-sol e também tem um museu, chamado de Museu do Ski que expõe 400 anos de história desse esporte.
Tem uma torre que possibilita ter uma vista de 360° da cidade para contemplar a beleza das montanhas cobertas de neve e a vida urbana.
12. Vigeland Park
Sem dúvidas o Vigeland Park é um dos pontos turísticos históricos com um grande valor para a humanidade.
Nele, tem várias esculturas que são em tamanho real espalhadas nos 300 mil metros de parque. A intenção delas é contar a narrativa da história da humanidade.
Ele foi projetado por Gustav Vigeland que passou a sua vida trabalhando para que hoje o parque tivesse tanto reconhecimento internacional.
13. Sol da meia-noite
Para quem gosta de fenômenos da natureza precisa ir a Oslo para apreciar o Sol da meia-noite.Ele acontece na época do verão nas áreas ao sul do Círculo Polar e ao norte do Círculo Polar Ártico.
Dessa forma, o sol vai se pôr no horizonte e mesmo assim o céu não escurece e o que fica é um brilho em tom rosado e em sequência amanhece de novo.
É um daqueles passeios que proporciona uma experiência única!
14. Aurora Boreal
Mais um fenômeno luminoso emocionante que acontece na Noruega. A aurora boreal é basicamente uma fluorescência colorida no céu que promove uma “verdadeira dança de luzes e cores”. Não tem como não se emocionar.
Esse fato acontece principalmente no outono e no final de setembro e os meses com mais chances de ocorrer é em novembro e março.
São vários turistas que buscam a aurora boreal e se aventuram para encontrar este fenômeno belíssimo.
Como é viver em Oslo?
Se você é brasileiro e quer saber como é viver em Oslo, vale ressaltar que o inverno nos países escandinavos é rigoroso, mas fora isso, trata-se de uma cidade perfeita para morar.
A educação pública é uma das melhores do mundo e a infraestrutura da cidade é incrível. O IDH norueguês sempre figura entre os primeiros colocados do ranking mundial.
Quanto custa morar em Oslo?
A Noruega é um país desenvolvido que oferece uma boa qualidade de vida. O custo de vida em Oslo é um dos melhores do país.
O custo de vida nesse país não é um dos mais baratos, mas oferece vários benefícios, como:
- atendimento hospitalar grátis;
- uma das melhores educações do mundo;
- segurança.
Uma curiosidade do país é que o cartão é um dos meios de pagamento mais usado e é raro encontrar lugares que aceitam dinheiro em papel.
Se você está buscando uma vida com mais qualidade, a Noruega é um dos países que pode oferecer uma educação, saúde e segurança adequadas.
Além disso, Oslo é uma cidade extremamente organizada com belas paisagens e com boas oportunidades de crescimento.
Quanto é o salário mínimo na Noruega?
A moeda utilizada na Noruega, como uma nação soberana e independente, é a coroa norueguesa (NOK). Atualmente, uma coroa norueguesa equivale a cerca de 61 centavos de real.
Não existe um salário mínimo fixado pelo governo da Noruega, mas a média salarial é de 29.618,39 kr, o equivalente a mais de 18 mil reais (valores de novembro de 2021).
Qual a língua que se fala na Noruega?
A Noruega tem duas línguas oficiais, o norueguês e o sami. Além disso, dois dialetos, o bokmål e nynorsk, sendo o primeiro deles mais falado pela população em geral.
Entretanto, você não precisa se preocupar! Fazer turismo em Oslo, Noruega, é muito tranquilo, pois grande parte dos habitantes é fluente em inglês.
Sendo assim, caso seja necessário, você não terá qualquer problema para conseguir informações.
Onde ficar em Oslo?
Saber a região onde ficará durante a sua viagem é crucial para ter acesso mais facilitado aos lugares que deseja ir.
Para quem busca vivenciar mais a arquitetura e esculturas que estão ao ar livre é recomendável ficar no Sentrum.
Se você quer estar rodeado de belas paisagens e hotéis sofisticados, o lugar perfeito para você é em Aker Brygge, são as principais regiões de Oslo.
Infelizmente, muitas pessoas cometem o erro de não escolher uma região que esteja perto dos lugares que desejam ir na viagem.
Dessa forma, sempre acabam gastando muito mais com transporte, avaliar esta questão te ajudará encontrar uma hospedagem que seja próxima dos principais pontos turísticos que vai visitar.
Qual é o tempo ideal para ficar em Oslo?
É possível realizar uma viagem completa e conhecer os principais pontos turísticos em Oslo em 4 dias.
Você consegue elaborar um roteiro agradável e cheio de boas atrações durante essa quantidade de tempo.
Se você tem a oportunidade de ficar um pouco mais, é possível aproveitar ao máximo a viagem em uma semana e conhecer mais da cidade e sua cultura.
O que e onde comer em Oslo?
Um dos pontos mais desejados por quem viaja é conhecer mais da gastronomia do país.
O alimento mais consumido na cidade de Oslo são os animais de caça e os peixes, são diversos pratos feitos com base neles.
É comum encontrar salmão defumado nos restaurantes, por ser um dos pratos mais consumidos lá, outros pratos tradicionais, são:
- brunost;
- smalahove;
- rakfisk;
- lefse.
A zona com mais restaurantes e que possibilita diversas degustações da culinária desse país é Aker Brygge. Além disso, tem a oportunidade de apreciar a famosa cerveja norueguesa.
Onde se hospedar em Oslo?
Nada melhor que realizar uma viagem e se hospedar em hotéis de qualidade que proporcionem vários benefícios. Conheça um dos melhores em Oslo:
- thon hotel rosenkrantz Oslo: é um dos hotéis de luxo da cidade, tem quartos charmosos, além de academia, café da manhã e chá no hotel e fica bem pertinho de algumas atrações;
- grand hotel: um clássico em Oslo, foi inaugurado em 1874 que oferece aos seus hóspedes um belo jardim e uma vista única para os principais pontos da cidade;
- thon hotel cecil: seu quartos são extremamentes aconchegantes e ainda oferece bebidas quentes gratuitas;
- karl johan hotel: tem uma estrutura moderna e fica pertinho dos transportes públicos, um ótimo facilitador.
Antes de viajar é necessário avaliar diversos pontos antes de escolher qual a região e hotel que vai ficar na viagem. Assim, vai escolher um de acordo com o que você vai fazer e quer viver na sua viagem.
Promoção de passagem aérea para Oslo, Noruega!
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a cidade de Oslo, Noruega, e quer viajar para lá?
Então é melhor pesquisar por suas passagens aéreas no Passagens Promo para conseguir economizar!
Não deixe para última hora! Comece a sua pesquisa o quanto antes e garanta descontos incríveis!
É muito fácil pesquisar no nosso site: basta inserir as cidades de origem e destino, o período da sua viagem e o número de passageiros.
Depois disso, é só escolher a cotação mais barata ou a companhia aérea de sua confiança! Simples, não é?
Não se esqueça de cadastrar o seu e-mail e ativar o alerta de preços! Assim, será notificado sempre que o trecho selecionado entrar em promoção.
E nos siga nas redes sociais para ficar por dentro das novidades e dicas sobre o mundo das viagens!
Quer viajar pelo mundo enquanto economiza nas passagens aéreas? De Promo você pode!
Veja também:
- Como aproveitar ao máximo a estadia em Berlim, capital da Alemanha
- Morar na França: guia completo com dicas e custos e mais!
- Veja os segredos e as delícias de morar em Braga, Portugal
- Hamburgo: veja as atrações mais indicadas para visita no mapa da cidade!
- Estocolmo: descubra tudo de incrível nesta cidade da Suécia!
- Países da Europa: saiba as melhores dicas e curiosidades sobre este incrível continente!