Conhecer o País de Gales pode causar uma estranha sensação de ter voltado no tempo e se ver perdido em meio a alguma história medieval.
O charme desse pequeno país europeu está nos seus belos cenários, dominados por vales e montanhas, um litoral selvagem e muitos, mas muitos castelos mesmo!
Não pense que só os apaixonados por história vão se encantar pelo destino — por lá, existem atrações para qualquer gosto. Venha ver o guia que preparamos com tudo sobre Gales para planejar um passeio incrível!
Passagens aéreas com os ótimos preços para múltiplos destinos neste link!
Índice
País de Gales: onde fica, o que fazer e curiosidades
Com pouco mais de 20 mil km², Gales (ou Wales, na língua inglesa) fica ali encostadinho na Inglaterra, e acaba passando despercebido na rota dos turistas — entre eles, os brasileiros.
Azar de muita gente que ainda não descobriu as paisagens maravilhosas que o país abriga.
Só de castelos são mais de 600, muitos deles abertos para visitas. O território galês é cheio de belezas naturais, e nas cidades, mesmo as mais modernas, a cultura milenar do país segue preservada.
Das praias aos parques, prepare-se para explorar um lugar cinematográfico fazendo uma viagem inesquecível!
Onde fica o País de Gales?
Quem sabe tudo sobre o Reino Unido não vai ter dificuldades de saber onde fica Gales.
O país é uma das quatro nações que o integram, junto de Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte.
No mapa, está na ilha da Grã-Bretanha, fazendo fronteira com o território inglês a leste, e banhada pelo Canal de Bristol e pelo Mar da Irlanda.
Mapa
O mapa do País de Gales apresenta um relevo bem acidentado, com regiões montanhosas, vales, colinas, rochedos no litoral e florestas.
Tem também cidades e atrações ideais para fazer turismo. Aproveite e veja onde estão alguns desses lugares para decidir o melhor roteiro durante a sua viagem!
Voos para Europa com desconto é no Passagens Promo!
O Aeroporto Internacional de Cardiff não recebe voos diretos do Brasil, mas está conectado às principais capitais europeias.
Viajando para Londres, os turistas brasileiros podem também visitar a capital inglesa e seguir viagem para Gales por meios mais econômicos, como trem ou ônibus.
Independente do local escolhido para a escala, o importante é economizar na viagem. Nisso, o Passagens Promo te ajuda. Use o nosso buscador e encontre passagens aéreas para a Europa com descontos especiais, com rumo a vários destinos.
E para não perder nenhuma oferta, ative o nosso alerta de preços. Assim, nós avisaremos por e-mail sempre que o valor dos voos mudar, e você poderá poupar ainda mais na compra!
País de Gales: curiosidades
Gales é um país bastante interessante para quem gosta de curiosidades. Que tal conhecer algumas delas para já entrar no clima da viagem?
Lá é considerado o país do rugby. Para eles, este esporte representa o mesmo que o futebol para os brasileiros. Se você não sabe como é o rugby, vale a pena assistir um jogo no estádio.
Ao viajar para Gales, pode ser interessante passar pela cidade com o nome mais comprido do Reino Unido: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.
É isso que você leu, ou tentou. São 58 letras de um nome quase impronunciável, e para facilitar, os galeses abreviaram para Llanfairpwllgwyngyll. Agora sim ficou fácil, né?
O nome é tão inusitado para nós, brasileiros, quanto descobrir que existe mais ovelha do que gente em Gales. A população desses animais chega a ser 3 vezes maior do que a de seres humanos no país.
São tantos fatos curiosos que separamos alguns outros que irão te auxiliar a conhecer mais detalhes sobre este interessante destino.
Capital
A capital do País de Gales é Cardiff, também a maior cidade galesa. Um lugar de facetas tão múltiplas que é impossível não agradar os turistas de alguma forma.
Ela consegue ser ao mesmo tempo histórica e cosmopolita, de vibe cultural intensa e astral jovial, com direito a vida noturna agitada. Seus mais de 300 parques e jardins a fazem ser reconhecida como uma das cidades mais “verdes” da Europa.
Cardiff é também a mais jovem entre as capitais do Velho Continente. Transformada em cidade só em 1905, ela foi alçada à capital de Gales 50 anos após sua emancipação.
Idioma
Gales adota duas línguas bem diferentes uma da outra como idiomas oficiais.
Uma delas é o inglês, herança dos colonizadores bretões e falado em quase todo lugar, facilitando a comunicação dos turistas.
A outra língua oficial do país é o galês, um idioma originário da língua celta. Não é preciso se preocupar em aprendê-lo: apenas 20% da população fala galês.
A língua é ensinada nas escolas junto do inglês, sendo que os dois idiomas estão presentes em placas e outros informativos, o que não confunde os visitantes estrangeiros.
Como se chama quem nasceu no País de Gales?
Quem nasce em Gales, assim como o idioma, é chamado de galês.
Dos mais de 3 milhões de habitantes do país, a imensa maioria (superior a 70%) é galesa. Muitos ingleses também habitam o país, assim como alguns irlandeses e norte-irlandeses.
E por que País de Gales? Wales deriva do termo welsh, palavra do inglês arcaico que se referia a estrangeiros. Na língua galesa, Gales é Cymru, bem diferente do que estamos acostumados na forma inglesa ou no português.
Qual o sistema de governo do País de Gales?
Embora esteja inserido na monarquia parlamentarista, sistema de governo do Reino Unido, Gales tem autonomia para decidir diversos assuntos que antes cabiam ao Parlamento.
No ano de 1997, a população votou pela criação de um corpo legislativo autônomo.
Dois anos depois, formou-se a primeira Assembleia Nacional do País de Gales, responsável por tomar as decisões de interesse do país.
Turismo no País de Gales: castelos
Fora as cidades galesas, os castelos estão entre as principais atrações turísticas a serem conhecidas pelos visitantes.
Também não podia ser diferente, já que estamos falando do país com a maior quantidade de fortificações por km² no mundo.
No total, Gales possui 641 castelos em seu território. Esse número equivale a um castelo a cada 32 km² — é muita coisa!
Alguns são considerados Patrimônios da Humanidade pela Unesco e boa parte deles está aberta para visitação, quase todos com um visual incrível para se apreciar. Saiba quais castelos não podem faltar no seu roteiro turístico por Gales!
Caerphilly Castle
Nem é preciso ir muito longe de Cardiff para conhecer um dos castelos mais importantes do país.
O Castelo de Caerphilly fica na cidade de mesmo nome, distante 12 km da capital, e é o maior castelo de Gales, o segundo maior do Reino Unido (perde somente para Windsor).
Rodeada por água, a fortaleza foi construída no século XIII por Gilbert de Clare, para ser um eficiente sistema de defesa na época. As enormes muralhas, torres e os próprios lagos eram fundamentais na estratégia de não ser atacada.
No interior do castelo, é possível visitar vários espaços da fortaleza com mais de 800 anos.
O salão principal exibe uma decoração bem ao estilo medieval, com escudos e brasões pelas paredes. Ocasionalmente, acontecem eventos medievais que são um atrativo a mais para o público.
Caernarfon Castle
Atravessando o país rumo ao norte, os turistas vão conhecer um dos mais importantes castelos de Gales, o Caernarfon Castle. De antemão, nós avisamos: a viagem vale a pena.
O Castelo de Caernarfon é uma das fortalezas erguidas pelo rei inglês Eduardo I em sua cruzada para conquistar Gales. Junto de outros castelos atribuídos ao monarca, foi tombado como Patrimônio da Unesco.
Caernarfon Castle foi construído no fim do século XIII, todo de pedra, em um estilo romano. Suas muralhas se misturam com o visual da cidade fortificada de Caernarfon.
Vale a pena conhecer o Royal Welsh Fusiliers Museum, que funciona em duas torres e relata 300 anos de história do exército galês.
Para os fãs de curiosidades, os dois últimos príncipes de Gales foram proclamados na fortaleza: o atual, o Príncipe Charles, filho mais velho da Rainha Elizabeth II.
Beaumaris Castle
Entre os castelos do Rei Eduardo I tombados como Patrimônio da Humanidade (além de Caernarfon, Conwy e Harlech), o Beaumaris Castle foi o último a ser construído.
Ironicamente, ele é conhecido como o “maior castelo nunca construído” do mundo, pois suas obras não foram concluídas. Mesmo assim, Beaumaris é considerada a obra-prima inacabada do arquiteto do rei, James of St. George.
As muralhas, fossos e torres levantadas de 1295 a 1320 eram consideradas simetricamente perfeitas do ponto de vista arquitetônico. Quase um castelo dos sonhos, que não saiu completamente do papel.
O Beaumaris Castle fica na litorânea Beaumaris, uma pequena cidade no norte de Gales, próximo de Caernarfon.
Cidades para conhecer no País de Gales
As maiores cidades galesas são cheias de atrativos que não dá para ficar sem conhecer ao visitar um dos destinos mais charmosos do Reino Unido.
Descubra onde ir no País de Gales e os pontos turísticos principais para incluir no roteiro!
Cardiff
Já explicamos qual a importância que Cardiff tem para o País de Gales. Capital galesa, ela costuma ser a primeira parada de boa parte dos turistas.
E o que ver em Cardiff? Um pouco de tudo, dá para dizer. O Castelo de Cardiff é mais uma das centenas de fortalezas do país. Em estilo gótico, é quase uma atração obrigatória na cidade.
O St. Fagans National Museum of History é um museu a céu aberto com exposições sobre a vida dos galeses no passado — inclusive, apresenta igrejas e casas medievais.
Se for fã de esportes, visite o Millennium Stadium, cartão-postal da cidade e casa de jogos de rugby e futebol.
No fim de tarde, caminhe pela Baía de Cardiff para se encantar com o visual e parar nas lojas, restaurantes e atrações do local.
Newport
Terceira maior cidade de Gales, Newport está a menos de 20 km de Cardiff e é um destino ideal para fazer um bate e volta saindo da capital.
Newport tem uma vibrante veia artística e histórica, que atrai boa parte dos seus visitantes.
A Tredegar House é uma atração que não pode faltar no itinerário. A grande mansão datada do século XVII pertenceu à família Morgan, que teve importante influência no desenvolvimento local.
As ruínas de Caerleon, antiga cidade romana, o Museu de Newport, com suas exposições de arte, e o Belle Vue Park também estão entre os pontos turísticos mais visitados.
Tenby e Caldey Island
Tudo bem que o tempo em Gales não ajuda muito quem gosta de praia, pelo menos na maior parte do ano. Mas se você não quer voltar para casa sem pisar em areias internacionais, conheça Tenby.
A pequena cidade litorânea tem muralhas do século XIII voltadas para o mar, excelente pedida para uma caminhada com visual deslumbrante.
Só que o passeio mais desejado sai da praia. Pegue um barco e navegue por 20 minutos até Caldey Island, uma ilha surpreendente, com praia de águas transparentes e areia fina.
Explore a ilha e descubra outras atrações, como um mosteiro habitado por monges até hoje e o farol de Caldey Island.
St David’s
Assim como Tenby, St David’s está localizada na região de Pembrokeshire, e é famosa por ser a menor cidade do Reino Unido.
O que ela não tem de tamanho (são menos de 2 mil habitantes), compensa em beleza. São casas de fachadas coloridas, cafés e restaurantes charmosos e parques onde o verde ganha o colorido das flores.
A principal atração é a Catedral de St David’s, em homenagem ao santo padroeiro do país, nascido na cidade.
Além do tour pelo local, com direito a ver os tesouros sacros, é curioso perceber que ela foi construída um nível abaixo da rua, para ficar fora do campo de visão dos vikings que saqueavam a região.
Compre suas passagens aéreas online
Pronto, um novo destino para onde viajar onde não falte o que fazer! País de Gales não tem a atenção que merece, mas quem visita o país não se arrepende.
Agora é hora de preparar a bagagem e montar um passeio inesquecível. E garantimos que vai ser melhor ainda comprando o seu voo com Passagens Promo, onde você garante as passagens aéreas mais baratas para as suas férias.
Visite Gales com conforto e pagando menos na viagem. De Promo você pode!
Leia também: