Países da Europa: saiba as melhores dicas e curiosidades sobre este incrível continente!

Visitar os países da Europa faz parte dos sonhos de muitas pessoas por todo o mundo. 

Afinal, o Velho Continente é considerado o berço da civilização ocidental e do modo de vida que conhecemos hoje.

Ficam nesse pedaço do globo terrestre alguns dos destinos mais badalados do mundo, além de outros países ainda pouco conhecidos entre turistas internacionais.

A lista inclui praias famosas, sítios arqueológicos, montanhas incríveis, geleiras, florestas, cidades milenares e muitas outras belezas.

Já está morrendo de curiosidade de conhecer as atrações europeias? Então confira as dicas que reunimos para te ajudar a planejar a sua viagem!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Países da Europa: tudo o que você precisa saber!

Ao longo da história, o continente europeu ocupou um espaço de protagonismo no cenário mundial. 

Foi dali que saíram as grandes navegações que chegaram a pontos até então isolados do mundo, como a América e a Oceania, e também foi ali que surgiram civilizações que deixaram sua marca na história, como Roma e Grécia.

Com o decorrer do tempo, a importância europeia não decaiu: o continente continua até hoje a influenciar a gastronomia, a cultura e a história do mundo inteiro, o que acaba inevitavelmente cativando a curiosidade de turistas de todos os cantos.

Quem nunca sonhou em conhecer a Torre Eiffel, na França, o Coliseu, na Itália, ou o Palácio de Buckingham, na Inglaterra? Ou, ainda, visitar os campos de flores da Holanda, as cervejarias da Alemanha e as cidades históricas da Espanha?

Não é uma coincidência que 12 dos 20 destinos turísticos mais procurados do mundo fiquem na Europa! 

Se você está pensando em colocar o Velho Continente em seus planos de viagem, é melhor caprichar no planejamento. 

As regras para turismo podem variar de país para país, além de ser necessário calcular bem suas rotas de deslocamento e escolher os meios de transporte mais adequados conforme seus objetivos e, é claro, o seu bolso!

Por isso, criamos um pequeno guia com tudo que você precisa saber sobre a Europa, veja só!

Onde fica a Europa?

Onde fica a Europa?
Fonte: Wirestock / Freepik

Antes de qualquer coisa, é importante saber onde a Europa se localiza para decidir como chegar até lá.

O continente faz fronteira com Ásia ao leste e está ao norte da África, com o Oceano Atlântico banhando sua costa oeste.

O Mar Mediterrâneo, por sua vez, banha os países ao sul, enquanto o Mar do Norte e o Oceano Báltico marcam as costas europeias a norte.

Com uma localização tão estratégica, a maioria dos países europeus acaba tendo fácil acesso a partir de outras partes do globo, inclusive do Brasil.

Várias cidades do continente, como Lisboa, Amsterdã, Madri, Milão, Zurique, Istambul e Roma, recebem voos diretos a partir do Brasil

Muitos outros destinos europeus, por sua vez, recebem voos com conexões saídos de aeroportos brasileiros.

Em outras palavras, você não terá dificuldades para encontrar o voo que procura para o país que deseja visitar na Europa!

Mapa da Europa

À primeira vista, o mapa da Europa parece um verdadeiro mosaico de países e territórios menores que muitos estados brasileiros.

Isso não é uma simples coincidência. O Brasil, com 8.516.000 km² de área, é pouco menor que a Europa, que tem 10.180.000 km²! Confira no mapa!

Como é a Europa?

Antes de descobrir quais são os países que compõem a Europa, é importante compreender como está dividido o continente. 

Com um território tão grande e fragmentado, foi necessário dividir o continente em sub-regiões de acordo com diversos critérios, como características culturais, aspectos geográficos e até mesmo organização política.

A Europa Ocidental, por exemplo, é formada por países com a economia desenvolvida, como Alemanha, França, Países Baixos e Reino Unido.

Os países nórdicos e bálticos, por sua vez, ficam na Europa Setentrional, onde o clima é sempre frio e o desenvolvimento econômico é elevado, como Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia.

Se você está pensando em conhecer a Europa Centro-Oriental, vai se deparar com países do Leste Europeu, como Bulgária, Eslováquia, Hungria, Polônia e República Tcheca.

Já a Europa Meridional, ao sul, abriga os principais destinos turísticos do continente, como Espanha, Itália, Grécia, Portugal e Turquia.

Quantos países fazem parte da Europa?

Quantos países fazem parte da Europa?
Fonte: Pixabay

A Europa é o terceiro maior continente do mundo em quantidade de países: são 50 nações e mais alguns territórios dependentes, como Vaticano, Mônaco e San Marino.

Mesmo que você não saiba exatamente quais são os 50 países da Europa, é provável que conheça boa parte deles, como Portugal, França, Espanha, Itália, Alemanha, Holanda e muitos outros.

Além disso, você sabia que países europeus possuem território na Europa e na Ásia? 

É isso mesmo que você leu: nenhum lugar do mundo abriga tantos países transcontinentais quanto o continente europeu!

Rússia, Turquia, Cazaquistão, Azerbaijão e Geórgia estão localizados bem na divisa dos dois continentes, em uma região conhecida como Eurásia.

Conheça os países da Europa pagando pouco!

Você pode realizar o sonho de conhecer os países da Europa sem gastar rios de dinheiro. 

Para isso, basta adquirir suas passagens aéreas em nosso buscador, Passagens Promo, referência em viagens com economia!

Encontrar passagens aéreas a preços imperdíveis fica fácil em nossa plataforma: o primeiro passo é digitar as cidades de origem e destino; depois, é só incluir as datas de ida e volta; por fim, é só clicar em “pesquisar” e escolher a melhor oferta!

Para aumentar suas chances de encontrar passagens promocionais para o destino que você procura, não deixe de cadastrar seu e-mail em nosso alerta de preços!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Quais são os principais países do continente europeu?

Se você ainda não se decidiu sobre quais países da Europa vai incluir em seu roteiro de viagem ou mochilão pelo continente, não se preocupe, pois vamos te ajudar a escolher.

Abaixo, você encontra uma lista com os principais destinos de cada sub-região do continente, com dicas de lugares para visitar em cada país. Veja só!

Quais países da Europa Ocidental conhecer?

Quais países da Europa Ocidental conhecer?
Fonte: Unsplash

Localizados mais ao leste do continente, os países da Europa Ocidental não estão apenas entre os mais ricos do mundo: também são destinos turísticos cobiçados por sua história, suas atrações culturais e belezas naturais.

Conforme a Unesco, a região inclui destinos visitados por milhões de pessoas todos os anos, como Alemanha, Áustria, Espanha, França, Irlanda, Portugal e Reino Unido. Confira!

França

A França é, sem dúvidas, um dos principais países da Europa para turismo. 

Afinal, nenhum outro país do mundo inteiro recebe tantos visitantes quanto a terra da Torre Eiffel, da Riviera Francesa e da melhor gastronomia do mundo: são quase 90 milhões de turistas todos os anos!

Isso acontece especialmente porque a lista de lugares da França para visitar é tão extensa quanto diversa.

Quem visita a França pode conhecer as atrações de inverno dos Alpes, como Chamonix-Mont-Blanc e Grenoble, ou as praias paradisíacas da Riviera, como Nice, Saint-Tropez e Cannes.

Que tal, então, explorar as riquezas da Provença, como Marselha, Avignon e Gorges Du Verdon, ou as belezas próximas à capital, Paris, na região de Île-de-France, como Versalhes, Évry e Pontoise?

Irlanda

A verdejante Irlanda é um destino bastante procurado na Europa por brasileiros, especialmente intercambistas ou pessoas que desejam viver no continente.

Ali, o custo de vida mais baixo em comparação a outros destinos europeus e as oportunidades de trabalho parecem sereias a atrair os visitantes com seu doce canto.

As belas paisagens da chamada “Ilha Esmeralda” são a cereja no bolo, como o Glenveagh National Park, o imponente complexo de Cliffs of Moher, as curiosas formações rochosas de Giant’s Causeway e a paradisíaca praia de Malin Beg.

Você ainda poderá conhecer castelos e cidades incríveis como a capital, Dublin, e medievais, cuja história carrega toda a tradição celta, como nas regiões de Galway, Kilkenny e Cork!

Países da Europa Setentrional para visitar

Países da Europa Setentrional para visitar
Fonte: Unsplash

Se você sempre sonhou em conhecer a região em que os vikings viviam, o céu é colorido pelas luzes incríveis da aurora boreal e pode ocorrer o fenômeno do sol da meia-noite, a Europa Setentrional é o destino certo para você.

Neste ponto ao norte da Europa, o frio é uma constante: nem mesmo no verão os termômetros ficam acima de 20ºC, enquanto os invernos são congelantes, com temperaturas até -40ºC!

Confira os principais destinos na região!

Noruega

Terra dos fiordes, das montanhas e da aurora boreal, a Noruega está entre os países da Europa mais procurados por turistas na Europa Setentrional.

O país nórdico abriga uma impressionante quantidade de cidades medievais, como Bergen, Haugesund, Tonsberg e Hamar, além de grandes balneários cheios de opções para o verão, como Kristiansand, ou inverno, como Lillehammer.

A capital, Oslo, combina o melhor da modernidade e da história, reunindo em suas ruas construções com séculos de história, museus modernos e excelentes hotéis.

Se a sua intenção é conhecer a aurora boreal, não deixe de incluir Tromso e o arquipélago de Lofoten em seu roteiro de viagem!

Dinamarca

Um dos países mais desenvolvidos do mundo, a Dinamarca pode ser um destino de viagem apaixonante para todas as idades!

Você pode, por exemplo, conhecer a capital Copenhague, uma antiga aldeia viking que se transformou em uma metrópole cosmopolita e moderna, ou as medievais Ribe e Odense, repletas de museus e castelos.

Caso a sua viagem aconteça durante o verão, vale a pena visitar a encantadora Skagen, principal destino de praia do país.

Turismo nos países da Europa Centro-oriental

Turismo nos países da Europa Centro-oriental
Fonte: Pexels

Também conhecido como Leste Europeu, a Europa Centro-oriental é o endereço de países bem diferentes do restante do continente, onde a tradição agrícola ainda é bastante forte e o passado relacionado à antiga União Soviética ainda segue vivo.

Ficam nessa região países que já caíram nas graças de turistas do mundo inteiro, como Rússia, Croácia, República Tcheca e Polônia, e outros ainda desconhecidos de boa parte dos viajantes, incluindo Eslováquia, Bulgária e Romênia. Confira!

Hungria

Quem deseja combinar castelos, fortalezas e ruínas históricas a belas paisagens naturais em uma única viagem não vai se arrepender de conhecer a Hungria.

Esse pequeno país da Europa Centro-oriental tem fácil acesso a partir de diversos destinos europeus, como Alemanha, Itália e República Tcheca, o que o torna fácil de “caber” em qualquer roteiro pelo continente.

Ali, você encontrará a belíssima capital, Budapeste, cortada pelo icônico rio Danúbio, bem como a charmosa Eger, produtora de alguns dos melhores vinhos do Leste Europeu. 

A pequena Esztergom mais parece saída de um livro de contos de fadas, repleta de construções históricas muito bem-preservadas, enquanto Miskolc é o melhor lugar para conhecer a natureza do país!

Croácia

Nos últimos anos, a Croácia se firmou entre os países da Europa mais procurados para turismo, especialmente durante o verão europeu.

Essa nova fama se deve, em muito, às incríveis praias espalhadas pela costa do Mediterrâneo, como nas cidades medievais de Split, Dubrovnik e Hvar.

Se você gosta mesmo é de cachoeira, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice não pode ficar de fora do seu roteiro: o complexo inclui 16 lagos rodeados por cachoeiras de água esmeralda, como jacuzzis naturais em meio à floresta.

Melhores países da Europa Meridional para visitar

Melhores países da Europa Meridional para visitar
Fonte: Pexels

Os destinos da Europa Meridional, no ponto mais a oeste do continente, estão entre os mais populares para viajantes brasileiros.

Não coincidentemente, é nesta região que ficam Portugal, país que colonizou o Brasil, a Espanha, responsável pela colonização da maioria dos países vizinhos ao Brasil, e a Itália, um dos países mais visitados do planeta.

Veja o que fazer na região!

Portugal

Portugal é simultaneamente um lugar apaixonante, relativamente barato para turismo e sem barreiras linguísticas para viajantes oriundos do Brasil.

Por essas e outras, é o segundo entre os países da Europa na preferência de brasileiros que visitam a Europa, atrás apenas da França.

As possibilidades de turismo em Portugal são variadas: você pode nadar nas praias do Algarve, conhecer a histórica Coimbra, se perder entre as ladeiras de Lisboa ou saborear os inesquecíveis vinhos do Porto.

Você poderá até esquiar durante o inverno na Serra da Estrela ou conhecer as paradisíacas praias da Madeira e de Açores!

Itália

Nenhum país tem mais Patrimônios da Humanidade do que a Itália, o que justifica em parte o grande interesse dos turistas pelo país em formato de bota. E não se engane: a fama faz jus ao que você encontrará por lá!

Além de conhecer a milenar Roma, a romântica Veneza e as praias da Costa Amalfitana, você poderá visitar vinícolas e experimentar pratos inesquecíveis em alguns dos melhores restaurantes do planeta.

Não deixe de conhecer os museus de Florença, os vilarejos pitorescos de Cinque Terre e o Vaticano, menor país do mundo!

Quais países da Europa exigem seguro viagem?

Quem planeja um roteiro pelos países da Europa não pode se esquecer de contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros antes de embarcar.

A maior parte dos países europeus faz parte do Tratado de Schengen, um acordo que define exigências para garantir a isenção de visto para turistas em viagens com duração máxima de 90 dias, e o seguro viagem está entre esses requisitos.

O Tratado de Schengen é formado por países como: 

Além de atender a uma exigência das autoridades europeias, o seguro viagem garante várias coberturas e serviços importantes, como assistência médica e odontológica, seguro bagagem, seguro por morte ou invalidez, e por aí vai.

Você pode adquirir seu seguro viagem mais barato no buscador Seguros Promo, que te ajuda a comparar detalhadamente ofertas e coberturas

Faça uma cotação gratuita para garantir essa tranquilidade sem pesar no bolso!

[seguros_promo_shortcode tags=”plu,fundo,paises-da-europa” theme=”card-large” coupon=”SPB15″ ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” /]

Passagens aéreas em promoção para todo o mundo!

Comece a planejar sua viagem pelos países da Europa agora mesmo: faça uma cotação gratuita de passagens aéreas mais baratas em nosso buscador, Passagens Promo!

Você pode utilizar filtros para turbinar sua pesquisa e até incluir seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você sempre sonhou em conhecer!

O Passagens Promo te ajuda a comprar passagens multipaíses, para facilitar seu deslocamento pelo continente europeu!

Quer conhecer a Europa com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
ITA GRU São Paulo MAD Madri 25 Nov 08 Dez R$ 3763 ITA GRU São Paulo MAD Madri 22 Nov 11 Dez R$ 3763 ITA GRU São Paulo MAD Madri 20 Nov 04 Dez R$ 3763 ITA GRU São Paulo MAD Madri 31 Out 20 Nov R$ 3763 ITA GRU São Paulo MAD Madri 02 Fev 16 Fev R$ 3763 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Tipos de turismo: confira os principais tipos e identifique o seu!

Tipos de turismo: confira os principais tipos e identifique o seu!

Descubra quais são os melhores destinos para viajar sozinho!

Descubra quais são os melhores destinos para viajar sozinho!

Roteiro Europa 20 dias: 2 roteiros de viagem completos para sua Eurotrip

Roteiro Europa 20 dias: 2 roteiros de viagem completos para sua Eurotrip

Tour pela Europa: 3 Roteiros INCRÍVEIS de 15 dias na Europa

Tour pela Europa: 3 Roteiros INCRÍVEIS de 15 dias na Europa

Pontos turísticos do Brasil: 10 destinos incríveis para o seu roteiro

Pontos turísticos do Brasil: 10 destinos incríveis para o seu roteiro