Passagens aéreas baratas para viajar em setembro
O trajeto de Palmas para Jalapão é o mais tradicional para quem vai ao parque ecológico.
Uma visita a região do Jalapão é a oportunidade de conhecer uma variedade de cores: terra vermelha, areia alaranjada, areia branca, águas azuladas ou cor de esmeralda. O destino é muito frequentado pelo fãs de ecoturismo, apesar de ainda não ser uma rota de férias muito famosa.
Suas belezas naturais, cenotes, cachoeiras e rios fazem com que o Jalapão seja frequentemente comparado a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Por estar localizado no interior do estado, o acesso mais fácil é saindo de Palmas, capital do Tocantins. E ao longo de todo o caminho muitas aventuras lhe aguardam!
Então junte suas malas e prepare-se para uma bela viagem de Palmas para Jalapão!
Cote sua passagem aérea no Passagens Promo e garanta descontos exclusivos de até 35%. Aproveite!
Índice
Onde fica o Jalapão?
Jalapão, ao contrário do que muitos pensam, não é uma cidade. Esse é o nome dado a um grupo de áreas de proteção ambiental que formam um parque central: o Parque Estadual de Jalapão.
O parque ambiental fica no estado do Tocantins, próximo à inserção com Maranhão e Piauí. Atualmente é um dos principais destinos para viajar no Brasil, figurando entre os mais bonitos e mais bem preservados.
A área total abrange parte do território de várias cidades, como Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, mas principalmente nos municípios de São Félix do Tocantins e Mateiros.
Palmas para Jalapão: Mapa
A distância de Palmas para Jalapão é curta, menos de 200 km, o que faz com que seja uma viagem rápida.
Porém, por passar por estradas de chão de terra e com alguns obstáculos, o ideal é que seja feita com um veículo 4X4, que pode ser alugado no aeroporto. Ou você pode optar por contratar um transfer que te leva direto para o atrativo.
O mapa abaixo auxilia a entender melhor a localização da reserva ecológica em relação a capital.
Quando ir ao Jalapão?
Não existe uma época ideal, pois no Jalapão faz calor o ano todo. A sensação térmica pode variar na presença das cachoeiras e fervedouros, mas, longe deles, a expectativa é de calor e baixa umidade!
A temperatura não varia tanto, ficando normalmente entre 20 e 30ºC. Mesmo durante o período de chuvas, a partir de outubro e até abril.
Para o turismo, a maior diferença na movimentação está entre épocas de férias, quando o lugar é mais frequentado, especialmente no período de seca.
Ainda assim, sendo uma área de preservação ambiental, a expectativa é de encontrar os lugares mais reservados e livres.
Passagens aéreas para Palmas
A capital mais próxima do Jalapão é Palmas, logo, se você quer ir de avião pode ficar tranquilo que o aeroporto local recebe voos de todo o Brasil.
E você já pode garantir suas passagens aéreas com desconto! Usando o buscador Passagens Promo você encontra os menores preços.
Coloque a data da sua viagem e em questão de segundos uma lista com as opções das principais companhias aéreas será disponibilizada. Depois é só escolher qual a opção se encaixa em sua viagem.
Aproveite para deixar o seu email cadastrado no alerta de preços e sempre que tiver uma promoção você será notificado.
Como ir para o Jalapão?
A viagem de Palmas para Jalapão já começa sendo uma aventura. Muitas estradas não são asfaltadas, então se for viajar por conta própria, é recomendado ter um veículo 4×4.
O solo é arenoso e pode apresentar condições difíceis, especialmente pra quem não está acostumado a transitar nesse tipo de terreno.
Outra boa opção é contratar agências de turismo e serviços de transporte que fazem esse trabalho e ainda fornecem boas dicas e curiosidades sobre a região!
Para quem mora mais longe, o recomendado é um voo até a capital, Palmas. De lá, é possível alugar um carro ou fazer contato com as agências que oferecem passeios guiados.
Voos até Palmas
O Aeroporto de Palmas – Brigadeiro Lysias Rodrigues, é o quarto maior em movimentação da região Norte.
É o aeroporto mais próximo de Jalapão e recebe voos de diversas localidades no Brasil!
De lá pode-ser começar o trajeto até Jalapão. O trajeto é curto e no próprio aeroporto você pode ter informações sobre alugar um carro ou uma van fretada.
De Palmas para Jalapão
Dentre os municípios mais próximos para se começar a jornada estão Ponte Alta do Tocantins e Novo Acordo.
De lá mesmo, já é possível encontrar algumas atrações, como a Pedra Furada e o Morro do Gorgulho.
Mas se quiser continuar até a região do Parque Estadual do Jalapão, o caminho continua até São Félix do Tocantins e Mateiros.
Qual a distância de Palmas para Jalapão?
São cerca de 50 quilômetros para adentrar na área considerada como Jalapão, passando por Santa Tereza do Tocantins.
Para chegar ao Parque Estadual do Jalapão, são cerca de 190 quilômetros, na região mais ao leste.
Alguns trajetos tomam são realizados em torno de toda a área de Jalapão, nas rodovias que o cercam, fazendo paradas pelas atrações.
Outros trajetos personalizados também podem variar na distância percorrida, dependendo de quais destinos visitar!
Atrativos turísticos no Jalapão
Os atrativos se voltam especialmente para o ecoturismo e o turismo de aventura, com cachoeiras, trilhas e possibilidades de prática de escalada!
Há regiões maravilhosas para um bom relaxamento, mas costumam ser precedidas por trilhas ou pelo terreno arenoso das vias.
Por serem regiões de proteção ambiental, há pouca interferência humana e pouca ou nenhuma urbanização.
Isso torna Jalapão um destino incrível para camping e viagens com muito contato com a natureza. Se desconectar da cidade por alguns dias!
Pedra furada
Dentre os pontos turísticos famosos mais próximos de Palmas está a Pedra Furada, uma formação de arenito moldada pelo vento e o tempo.
Como o nome indica, há buracos no meio da pedra por onde os raios de sol passam, formando uma cena especialmente deslumbrante durante o pôr do sol!
Há uma pequena trilha para chegar até lá, sem muito esforço. Ainda assim, é indicado ter a companhia de um guia, para um passeio mais tranquilo!
Fica localizada, junto do Canyon Sussuapara, na Ponte Alta do Tocantins, cidade que ganhou esse nome devido a uma grande árvore que era usada como ponte!
Canyon Sussuapara
Próximo da Pedra Furada, ainda em Ponte Alta do Tocantins, se encontra o Canyon Sussuapara.
Ao contrário do que se pode imaginar para um Canyon, seco, arenoso e desértico, Sussuapara é arborizado, ameno e atravessado por um riacho em seu fundo.
Muitos visitam com o objetivo de tomar um banho de cachoeira ou visitar as grutas água brotando das paredes de pedra.
A linda paisagem das fendas naturais certamente fazem valer a pena uma visita!
Mirante da Serra do Espírito Santo
Já chegando em Mateiros, a próxima parada é a Serra do Espírito Santo, com uma subida de cerca de 500 metros que guarda espetáculos no topo.
De lá, as dunas do Parque de Jalapão já são visíveis, com suas areias alaranjadas e perpassadas por riachos.
O mirante no topo é mais um dos lugares com uma vista privilegiada para um pôr do sol inesquecível.
É recomendado evitar os horários de sol mais forte e levar muita água e protetor solar, aproveitando as paradas no meio da subida para descansar e curtir a paisagem!
Dunas do Parque Estadual do Jalapão
Se fosse possível congelar o tempo em um certo horário, a escolha para o Parque Estadual de Jalapão com certeza seria o pôr do sol.
A temperatura já não é tão quente quanto das duas às quatro da tarde e o efeito da luz sobre as areias e as águas é até difícil de capturar em fotos.
As Dunas são a marca mais famosa de Jalapão, formada pelos depósitos arenosos que caem das serras e morros dos arredores, formando uma paisagem digna de ser um cartão postal.
A visitação é aberta, dentro do horário de 6 da manhã até às 18h30m. Fique atento às instruções e regulamentações dadas no local!
Fervedouro do Rio Sono
Se você nunca ouviu falar de um fervedouro, ouvirá bastante em Jalapão! O primeiro, mais próximo da Serra do Espírito Santo, é o Fervedouro do Rio Sono.
O que acontece quando uma nascente cercada por árvores cria uma piscina natural, com uma corrente constante de água partindo do solo?
O resultado são águas encantadoramente cristalinas e que não deixam ninguém afundar com facilidade.
Isso mesmo! Com mais potência ainda que o fenômeno das águas salinas do Mar Morto, é possível boiar com muita facilidade, propiciando uma experiência única, divertida e relaxante!
Fervedouro do Ceiça
Mais ao norte do Fervedouro do Rio Sono se encontram os Fervedouros do Ceiça e Buritis, bem próximos um do outro.
Uma das marcas do Ceiça são as bananeiras que o cercam. A intensidade da água é especialmente alta.
Assim como os outros, este fervedouro possui uma limitação de pessoas simultâneas, então é bom escolher os horários mais vazios pra poder aproveitar melhor!
No Ceiça, esse limite é de dez pessoas. E atenção para seguir as instruções locais, inclusive com relação ao uso de repelentes e protetores solares!
Fervedouro Buritis
Enquanto não há trilha para se chegar no Ceiça, há uma curta e simples trilha que deve ser percorrida para chegar ao Fervedouro Buritis.
Ele recebe esse nome por uma boa quantidade das árvores buritis nos entornos da água!
Logo antes do fervedouro há uma cabana que vende algumas comidas e bebidas, além de ser usado de abrigo contra o sol.
A cor das águas cristalinas varia entre azul e verde, dependendo da forma como o sol estiver incidindo.
Fervedouro Bela Vista
Já saindo de Mateiros e entrando em São Félix do Tocantins se encontra o Fervedouro Bela Vista.
O Bela Vista, com a areia branca compondo um lindo visual, é o maior dentre os oito fervedouros disponíveis para visitação em Jalapão.
Outro diferencial deste fervedouro é a possibilidade de fazer um mergulho noturno, para uma experiência única e diferenciada!
Sendo a de maior infraestrutura, na área há até mesmo uma área de camping, um restaurante e uma hospedaria.
Cachoeira do Formiga
Originada da nascente do Rio Formiga, a queda d’água não é tão alta, chegando a cerca de dois metros de altura.
O que não a torna menos impressionante! Apesar das águas agitadas, a água é tão clara que é possível ver o fundo com facilidade.
Se localiza em São Félix do Tocantins, assim como a Cachoeira das Araras, que fica mais para oeste.
Nas cachoeiras não ocorre o curioso fenômeno de flutuação que acontece nos fervedouros. Mas dá pra ter mais liberdade, como para pular na água, algo que não é permitido nos fervedouros.
Ainda assim, não se esqueça que se trata de uma área de preservação do ambiente! Siga as instruções e não deixe lixo algum para trás!
Cachoeira das Araras
Seguindo em direção a Palmas, uma cachoeira de águas amenas se encontra, próxima a um restaurante, a Cachoeira das Araras.
A queda d’água é bem maior do que a da Cachoeira do Formiga, chegando a cerca de cinco metros de altura.
Mas ainda é possível tomar um ótimo banho sob a cachoeira, pois a queda d’água não chega a ser violenta. Como uma hidromassagem natural!
No fundo das águas cristalinas há alguns troncos de árvores caídas, que podem servir como apoio para os nadadores.
Cachoeira da Velha
A Cachoeira Vila Velha fica em Mateiros, mas mais próxima da Cachoeira das Araras.
Essa é a maior cachoeira do Parque do Jalapão e o nado não é permitido nas proximidades da queda d’água, por causa da intensidade da correnteza.
Ainda assim, é um ambiente refrescante e muito bonito de se observar, tanto da passarela quanto do mirante que foram construídos nas proximidades.
São duas quedas d’água com cerca de quinze metros de altura ao longo de sua extensão.
Morro Vermelho (Gorgulho)
Seguindo a estrada de volta a Palmas, ou partindo de lá para chegar aos outros destinos, vale fazer uma parada no Morro Vermelho, em Novo Acordo!
Estando mais elevado que as regiões ao redor, o Morro do Gorgulho possui uma vista privilegiada do pôr do sol no horizonte.
Os raios alaranjados realçam a vermelhidão do morro, que também é conhecido como Morro Vermelho.
A melhor forma de chegar ao topo é pela Trilha do Morro Vermelho, uma aventura através de subidas com cordas e buracos esculpidos nas paredes de pedra!
Palmas para Jalapão: Como montar o roteiro
A região é considerada como uma das mais bonitas do Brasil, por isso montar um roteiro para o Jalapão não consiste apenas em conhecer os atrativos do parque.
Com uma área total de 34 mil km tem muito o que visitar, principalmente nas cidades vizinhas que fazem parte da reserva ecológica.
No geral, o roteiro parte de Palmas para Jalapão e retorna para Palmas, fazendo um trajeto circular, com início e fim na capital tocantinense.
Os roteiros circulares permitem que o turista conheça mais pontos turísticos e aproveite mais a viagem. Ele é ideal para quem tem pelo menos 5 dias disponíveis.
Mas, independente se você vai fazer um trajeto mais longo ou mais curto para conhecer o Jalapão, existem atrativos que você não pode deixar de aproveitar. Inclusive, são fenômenos naturais!
Nascer do sol na Serra do Espírito Santo
Ver o nascer do sol na Serra do Espírito Santo é algo único e também gratuito. Ela é uma das famosas formações rochosas da região do Jalapão.
Depois de uma trilha de cerca de 1 hora o visitante é presenteado com uma linda vista de toda a região e das dunas ao redor.
Tem que acordar cedo para conseguir ver os primeiros raios solares, mas é uma experiência que vale a pena.
Pôr do sol nas Dunas de Jalapão
Depois de assistir o nascer do Sol na Serra do Espírito Santo, o pôr do sol não pode ser em outro lugar que não seja nas Dunas de Jalapão.
Talvez não seja possível fazer os dois no mesmo dia devido ao desgaste das trilhas. Mas se programar para dias seguidos vale a pena.
As dunas ficam dentro do Parque Estadual do Jalapão e proporcionam uma bela vista da Serra, que parece estar emoldurada.
Enquanto o sol vai se escondendo seus últimos raios solares tocam a areia proporcionando uma mistura de cores sem igual.
Onde se hospedar
Por ter muitas opções no seu entorno, os turistas ficam em dúvida de onde se hospedar no Jalapão.
As cidades que mais recebem os visitantes são, Mateiros, que é a cidade mais próxima da entrada do Parque Estadual e São Félix, a mais próxima dos fervedouros. Mas Ponte Alta e Novo Acordo também possuem boas opções de hospedagem.
Por ser um destino focado em ecoturismo é comum encontrar pousadas e hotéis mais simples, pois a intenção é preservar a área o máximo possível. Apesar de não ter nenhuma hospedagem de luxo, todas as cidades são perfeitamente confortáveis e agradam quem visita o Jalapão.
Para quem quer viver a experiência de estar perto da natureza de maneira ainda mais intensa, se hospedar em áreas de campings é o ideal. Algumas agências possuem áreas privadas à beira de rios, e contam com estrutura completa para que se tenha boas noites de descanso durante a viagem.
Dicas para viagem para Jalapão
Bom, como falamos antes, Jalapão é um destino incrível e bastante aventuresco, com a disponibilidade de várias trilhas, cachoeiras, morros e dunas.
É de se esperar que não tenha uma boa recepção para sinal de telefone e internet. Por isso, não se esqueça de levar dinheiro em espécie, pois pode ser difícil aceitarem pagamentos por vias eletrônicas.
É recomendado viajar com um veículo 4×4 para fazer o deslocamento Palmas para Jalapão de forma mais garantida pelas estradas de terra ou arenosas da região.
É recomendado contratar um guia, tanto para não perder nenhum atrativo e os melhores pontos turísticos, quanto para ouvir em detalhes as histórias sobre a visita na região.
E não se esqueça que Jalapão é uma área de proteção ambiental. É fundamental respeitar as regras e recomendações para preservar a integridade da vida local!
Passagens aéreas para Palmas
Seja para acampar, ou ficar vários dias descansando, enquanto passeia pelos pontos turísticos. Ou mesmo para dar uma passada rápida pra ir conhecer, enquanto for passar um tempo em Palmas, a capital de Tocantins. Jalapão é a garantia de uma aventura inesquecível!
Não perca tempo então, confira os melhores preços para Palmas no Passagens Promo! Já comece a planejar a sua viagem e tenha certeza de economia com suas passagens aéreas.
Se ainda não tem uma data definida, ative o alerta de preços e fique atento a todas as novidades e promoções.
Conheça o encantos e belezas pelo o Brasil. De promo você pode!
Leia também:
- Córdoba: centro cultural e histórico da Espanha
- Dolomitas: montanhas alpinas e belezas naturais
- Viva um Natal Mágico em Zermatt: a encantadora Vila dos Alpes Suíços
- Hotéis em Olímpia: valores, locais e mais
- A escondida Moldávia e seus vinhedos dourados