Paranapiacaba: história, informações, mapa e dicas de viagem

O distrito de Paranapiacaba é um “pedacinho da Europa”, localizado na cidade de Santo André, bem pertinho da capital paulista. 

Para quem está em busca de um destino tranquilo com ótima gastronomia, atrações culturais e belas paisagens, esse local é o que você procura.

Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre esse charmoso lugar, sua história, pontos turísticos e dicas de viagem.

Verifique e compare as passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Paranapiacaba: curiosidades, lendas e belezas naturais!

Construída pelos ingleses, a vila de Paranapiacaba é um destino perfeito para os turistas que gostam de conhecer lugares cercados pela natureza e com rica história. 

Ao visitar a região, você entenderá o porquê o local é uma parte europeia no estado de São Paulo.

Com construções antigas e museus, o distrito, sabe como ninguém, “transportar” os seus visitantes para uma viagem ao tempo, no período em que o vilarejo foi fundado por imigrantes vindos da Inglaterra

Além de história, a região possui também belezas naturais de tirar o fôlego, já que está encravada na Serra do Mar. 

Com belas cachoeiras, parques naturais e uma rica fauna, que tal curtir a natureza em dias de sol e calor? 

Entre um passeio e outro, não deixe de apreciar também a culinária local, que é deliciosa e possui restaurantes, bares e cafeterias com as mais variadas propostas gastronômicas. 

História de Paranapiacaba

História de Paranapiacaba
Fonte: Unsplash

A história de Paranapiacaba tem início em 1867 quando a vila foi criada para receber imigrantes vindos da Inglaterra, contratados para trabalhar na construção da primeira ferrovia paulista, a linha Santos – Jundiaí que, na época, foi um importante avanço para o sistema ferroviário do Brasil.

Para acomodar os novos moradores, o lugar recebeu várias construções, como prédios, ruas, pontes e casas, locais que foram preservados e mantêm vivos a memória de um dos períodos de maior desenvolvimento da ferrovia no país

Depois de longos anos de obras, em 1946, a empresa inglesa São Paulo Railway Co. deixou de ter a concessão para a construção e exploração da linha. 

Dessa forma, o vilarejo foi incorporado ao Patrimônio do Governo Federal, sendo adquirido pela Prefeitura de Santo André, em 2002, tornando-se uma das mais importantes atrações turísticas para a cidade. 

Onde fica Paranapiacaba?

Se ainda tem dúvida sobre onde fica Paranapiacaba, saiba que o vilarejo com ares europeus fica no município de Santo André, na região Metropolitana de São Paulo, a pouco mais de 20 km de distância da capital paulista.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Como faço para ir para Paranapiacaba?

    Para visitar o destino, o percurso é bem simples, já que o vilarejo fica perto da cidade de São Paulo, que abriga dois importantes aeroportos para o país, sendo o Aeroporto de Guarulhos e o Congonhas.

    Ao desembarcar na capital, é possível fazer o trajeto até a cidade de ônibus, táxi, uber ou de carro alugado, sendo essa última ótima opção uma ótima escolha para os turistas que prezam por mais autonomia e praticidade.

    Mas antes de definir o meio de transporte ideal para a sua viagem até a cidade de Paranapiacaba, lembre-se que as passagens aéreas devem ser compradas com bastante antecedência, se você quer garantir economia.

    Não se esqueça que quanto antes iniciar as suas buscas, mais chances você tem de encontrar preços baixos e as melhores ofertas e descontos, pois os voos costumam ficar mais caros em datas mais próximas do embarque. 

    Na hora de fazer as suas pesquisas, conte com o nosso site buscador, Passagens Promo, que reúne os voos mais baratos do mercado e as promoções mais vantajosas para os turistas que querem economizar. 

    Aeroporto de Guarulhos, SP
    Passagens aéreas saindo de

    Para não perder nenhuma novidade ou oferta, não deixe de acionar o alerta de preços na plataforma para ser avisado sempre que surgirem promoções para o trecho selecionado

    Expresso Turístico

    Mas se você quer fazer dessa viagem ainda mais interessante e “mergulhar” na história local, uma ótima opção é fazer o percurso até o vilarejo com o Expresso Turístico, um passeio de trem, que parte da cidade de São Paulo em direção à Paranapiacaba.

    O mais legal é que você faz a viagem a bordo de uma locomotiva dos anos 1950, que mantém as suas características originais. 

    O passeio é feito apenas aos domingos com partidas da Estação da Luz, que fica na região central de São Paulo.

    Prepare-se para fazer uma verdadeira “viagem ao tempo” em um percurso que dura pouco mais de uma hora. 

    Sem dúvida, é uma atração que vale a pena considerar no seu planejamento. Você vai adorar!

    Quanto custa passeio de trem para Paranapiacaba?

    Quanto custa passeio de trem para Paranapiacaba?
    Fonte: Ana Paula Silva Santos / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Outro ponto bem vantajoso dessa atração é que os valores dos ingressos são bem acessíveis, atendendo aos mais diferentes orçamentos. 

    O valor do ingresso individual custa R$ 50, mas se você estiver acompanhado, sai por R$ 82, ida e volta para duas pessoas (preços de abril/2021).

    Infelizmente, não é possível adquirir os ingressos pela internet, sendo que será necessário comprá-los diretamente na bilheteria da Estação da Luz, em São Paulo.

    Paranapiacaba: mapa

    Para curtir as melhores atrações de Paranapiacaba, SP, e entender onde fica esse charmoso vilarejo, confira esse mapa que montamos para facilitar o seu planejamento de viagem.

    O que tem para fazer em Paranapiacaba?

    Depois de entender onde o distrito fica no mapa, como chegar e onde comprar as passagens aéreas mais baratas do mercado, confira essa lista com tudo o que tem para fazer em Paranapiacaba. 

    Dá uma olhadinha e já comece a programar a sua próxima viagem de férias!

    Casa Fox

    Para “mergulhar” na história local, comece o seu roteiro pela Casa Fox que, na verdade, não é uma apenas uma residência, mas sim um conjunto composto por duas casas geminadas, que passaram por um processo de recuperação e instalação de mobílias típicas da época.

    A proposta é que os visitantes possam ver como eram as moradias das famílias inglesas que viviam na vila, na década de 1930

    No local, é possível observar os móveis da época, utensílios e fotos que criam uma atmosfera do século passado.

    Museu Ferroviário

    Museu Ferroviário de Paranapiacaba
    Fonte: Mike Peel / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Museu Ferroviário

    Na hora de escolher o que fazer em Paranapiacaba, o Museu Ferroviário não pode ficar de fora da sua lista de atrações.

    No local, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco da história do vilarejo, entender como era o funcionamento dos vagões e locomotivas, já que o local tem exemplares fidedignos. 

    Além disso, o antigo prédio de tijolinho é também um charme e merece fazer parte do seu álbum de fotos.

    Para recepcionar os turistas e tornar as visitas ainda mais interessantes, os monitores se vestem com trajes da época.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Museu Castelinho

    Outro local bem interessante para conhecer no distrito é o Museu Castelinho que, no passado, foi a residência do engenheiro-chefe da estação ferroviária.

    Cercada pela vegetação e localizada no alto de Paranapiacaba, SP, a residência foi erguida neste local para que o morador pudesse ter uma visão completa dos veículos que chegavam e partiam da propriedade.

    Feita de madeira, a residência que, hoje, é um museu, preserva móveis e utensílios da época, além de guardar um importante acervo com artigos do período da construção da ferrovia.

    Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba

    Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba
    Fonte: Unsplash

    A Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba também oferece aos seus turistas uma “viagem ao tempo”. 

    Construída por volta no ano de 1880, ela fica ao lado do cemitério do vilarejo, sendo um dos lugares mais visitados pelos turistas.

    Ao chegar ao local, você vai avistar um prédio simples tanto em sua parte interna quanto do lado de fora. 

    Com bancos de madeira, as paredes da antiga igreja possuem um tom amarelado, algumas imagens de santos católicos e um altar modesto. 

    Por mais simples que seja, a Igreja Bom Jesus é um passeio em Paranapiacaba bem interessante e vale uma visita. 

    Festival de Inverno

    Se estiver na região no mês de julho, não deixe de conhecer o Festival de Inverno de Paranapiacaba, conhecido como FIP. 

    Realizado no vilarejo há 21 anos, sempre nesse período, o distrito promove um evento regado a muita cultura.

    Nessa época, você pode curtir uma programação com shows, oficinas, intervenções de artes cênicas, feiras de artesanato, mostra de audiovisual e antiguidades, além de apresentações de dança, circo e muito mais.

    Parque Natural Municipal Nascentes

    Parque Natural Municipal Nascentes
    Fonte: Rafael Cristo Watanabe / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O Parque Natural Municipal Nascentes é uma boa opção para quem gosta de estar em contato com a natureza. Com uma área de 400 hectares, o local é um importante remanescente da Mata Atlântica.

    Localizado nas proximidades da Serra do Mar, o local oferece trilhas em meio à mata fechada, lagos e cachoeiras para os turistas se refrescarem em dias quentes e ensolarados.

    Ao todo, o espaço conta com cinco trilhas abertas ao público e também dois Núcleos de Interpretação Ambiental.

    Paranapiacaba: trilhas

    Encravada na Serra do Mar, a vila de Paranapiacaba é dona de belas paisagens e oferece muitas atividades de ecoturismo aos seus visitantes. 

    Para os turistas que adoram conta com a natureza, uma boa opção é fazer as trilhas que ficam no Parque Natural Municipal Nascentes.

    Para fazer esses passeios, os visitantes contam com o auxílio de monitores especializados e que conhecem a região. 

    Os roteiros dentro do parque podem variar, desde trilhas mais fáceis e curtas até aquelas que exigem um maior preparo físico.

    Entre as trilhas mais populares do vilarejo estão a Trilha da Pontinha, Trilha Cachoeirinha Escondida e Água Fria, que levam seus visitantes para riachos e cachoeiras belíssimas.

    Paranapiacaba: cachoeiras

    E por falar nelas, as cachoeiras são as grandes atrações do vilarejo depois das suas construções antigas. 

    Para acessar a maioria das quedas d’água, você precisará percorrer algumas das trilhas, que já citamos no tópico anterior.

    A Cachoeirinha Escondida é uma das mais famosas e possui uma modesta queda d’água e uma pequena piscina natural, perfeita para um banho refrescante.

    A Cachoeira dos Ventos recebe também muitos turistas por conta do seu poço que é um pouco maior, permitindo que os turistas desfrutem de momentos mais confortáveis. 

    Embora tenha uma queda d’água única, ela é uma delícia para relaxar e recarregar as energias.

    Não deixe de visitar ainda as cachoeiras da Fumaça, Tartaruga e o Lago Cristal, que nem precisamos dizer que suas águas são transparentes. Vale a pena reservar o dia para percorrer essas cachoeiras.

    Onde comer em Paranapiacaba?

    Onde comer em Paranapiacaba?
    Fonte: Valeria_Aksakova / Freepik

    Vai viajar para Paranapiacaba? Onde comer pode te deixar bem confuso, pois o que não faltam por lá são bons restaurantes e cafés com gastronomia de primeira.

    O Estação do Sabor é um dos restaurantes mais cobiçados do vilarejo por oferecer um cardápio de comida caseira e um ambiente aconchegante e acolhedor, além de pratos típicos, o local serve também opções veganas.

    Que tal experimentar um chopp artesanal e um hambúrguer gourmet? O Railway Beer é uma boa opção. 

    Com uma decoração temática encantadora, o local é muito visitado por ter um preço convidativo e um som de primeira qualidade.

    Para quem deseja conhecer um lugar charmoso e aconchegante, não deixe de visitar o Café Infinito Olhar, que tem uma proposta diferenciada: unir arte, um bom café e fotografia, sendo uma boa opção para lanche da tarde ou café da manhã. 

    Se você é aquele tipo de turista que gosta de conhecer os lugares mais populares entre os moradores, o Bar da Zilda não pode faltar no seu roteiro na vila Paranapiacaba. 

    Com quase meio século de existência, ele é um bar no mais tradicional estilo boteco com cadeiras de plástico na calçada. 

    Não deixe de experimentar as porções e o contrafilé à cubana, com arroz à grega, feijão, batata frita, abacaxi e banana à milanesa. Uma delícia!

    Promoção de passagem para Paranapiacaba!

    Já deu para perceber que Paranapiacaba é um destino carregado de boas histórias e belezas naturais singulares, não é mesmo? 

    Então não se esqueça de comprar suas passagens aéreas com bastante antecedência, para garantir os voos mais baratos.

    Faça as suas cotações na nossa plataforma, Passagens Promo e não deixe de ativar o nosso alerta de preços para que possamos te avisar quando os valores do trecho escolhido sofrerem redução.

    Aeroporto de Congonhas, SP
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil CNF Belo Horizonte CGH São Paulo 20 Out 27 Out R$ 261 Latam Brasil RAO Ribeirao Preto CGH São Paulo 22 Jun 27 Jun R$ 274 Latam Brasil CNF Belo Horizonte CGH São Paulo 31 Out 01 Nov R$ 285 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro CGH São Paulo 29 Out 01 Nov R$ 300 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro CGH São Paulo 28 Out 01 Nov R$ 300 Ver mais ofertas

    Quer viajar para esse vilarejo com ares europeus com economia e as melhores vantagens? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Gruta dos Anjos, Socorro: faça um passeio pela cidade e veja o que fazer na gruta!

    Gruta dos Anjos, Socorro: faça um passeio pela cidade e veja o que fazer na gruta!

    Ilha do Cardoso: conheça onde fica, como ir visitar e o que fazer nessa cidade paulista

    Ilha do Cardoso: conheça onde fica, como ir visitar e o que fazer nessa cidade paulista

    Indaiatuba, SP: confira onde fica e quais os principais pontos turísticos!

    Indaiatuba, SP: confira onde fica e quais os principais pontos turísticos!

    Comidas típicas de São Paulo: confira a gastronomia da capital paulista!

    Comidas típicas de São Paulo: confira a gastronomia da capital paulista!

    Analândia: onde fica, quando ir, mapa e dicas de viagem

    Analândia: onde fica, quando ir, mapa e dicas de viagem

    Onde fica Barretos: dicas de hospedagem e o que fazer na cidade!

    Onde fica Barretos: dicas de hospedagem e o que fazer na cidade!