Parque das Águas, São Lourenço: informações e principais atrações

Vai viajar pelo sul de Minas Gerais? Então o Parque das Águas, São Lourenço, é um dos lugares que não podem faltar no roteiro pela região.

Para começo de conversa, a cidade em si está entre as grandes atrações do lado mineiro próximo à divisa com o estado de São Paulo. Um dos motivos é justamente sua estância hidrotermal, considerada uma das principais de todo o país.

Neste post, listamos quais são as melhores atrações do parque e separamos as informações mais importantes que qualquer turista deve saber antes de visitá-lo. Venha conferir! 

Veja aqui passagens aéreas com os melhores preços clicando neste link!

Parque das Águas, São Lourenço: belezas naturais e diversão

São Lourenço é um dos principais destinos da região turística conhecida como “Circuito das Águas”, localizada na Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais.

Das estâncias hidrotermais espalhadas pelos 15 municípios da região, o Parque das Águas de São Lourenço, MG, é um dos lugares mais visitados pelos turistas que incluem o circuito em seus roteiros.

Não costumam faltar belas paisagens dentro do parque, localizado na área central da cidade.

Nos mais de 400.000 m² da atração, é possível encontrar áreas verdes, um enorme lago com passeios de pedalinho e barco, jardins bem cuidados e até um jardim japonês.

Mas o que atrai mesmo os visitantes são as fontes de águas minerais da estação, que possuem propriedades terapêuticas e medicinais. É possível beber a água direto da fonte, encher a garrafinha e levar para casa.

Não é à toa que o parque — e a cidade — é queridinho dos turistas, recebendo famílias, jovens e adultos em qualquer época do ano.  

Onde fica São Lourenço?

Onde fica São Lourenço?
Fonte: Marinelson Almeida / Flickr / CC BY 2.0

A cidade de São Lourenço fica em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira, no sul do estado. Tem como municípios vizinhos Carmo de Minas, Pouso Alto, Soledade de Minas e São Sebastião do Rio Verde.

Como dissemos, São Lourenço faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais.

Essa região turística, formada por 15 cidades, se desenvolveu ao redor das estâncias hidrotermais e atrai muitos visitantes curiosos pela beleza do lugar e pelo poder terapêutico das águas.

Como chegar em São Lourenço?

Mesmo sendo um município mineiro, São Lourenço é mais acessível a turistas de outras regiões do Brasil por São Paulo do que pela capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.

De SP até a cidade, a distância é de, aproximadamente, 294 km seguindo pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em um trajeto que leva pouco mais de 4 horas de carro.

Partindo de BH, o percurso tem 100 km a mais e duração aproximada de 5h30, também de carro. A maior parte do caminho é feita pela Rodovia Fernão Dias (BR-381).

Qual a altitude da cidade de São Lourenço MG?

São Lourenço é um dos destinos cobiçados no sul de Minas Gerais durante o inverno. Os termômetros despencam em função de sua altitude e o clima agradável é um convite aos turistas.

A cidade fica situada a 950 metros acima do nível do mar, embora tenha pontos de maior altitude, como o Morro dos Lobos, que está a 1.352 metros de altitude. 

Passagens aéreas para todo o Brasil

Viajar com mais economia é sempre um bom negócio, seja para São Lourenço ou qualquer outro lugar do Brasil. E se você quer poupar nas suas férias, vamos te ajudar!

Comprar passagens aéreas pode representar sempre um peso no orçamento, uma vez que elas estão entre os itens mais caros de qualquer viagem.

Mas quem conhece o Passagens Promo sabe que é possível voar pagando menos. Usando o nosso buscador de passagens aéreas, você encontra voos com preços incríveis para vários destinos nacionais e internacionais.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

E tem mais notícia boa: ativando o nosso alerta de preços, você será avisado sempre que o valor para o trecho escolhido sofrer alguma alteração.

Assim, dá para pagar ainda menos e curtir a viagem dos sonhos sem gastar muito. Escolha Promo e confira!  

História do Parque das Águas de São Lourenço

Descobertas em 1826, as nascentes de água de São Lourenço tiveram um importante papel no desenvolvimento econômico da cidade, principalmente a partir do turismo.

A partir da construção da Companhia das Águas Minerais de São Lourenço, em 1890, a exploração desse aspecto natural ganhou maior atenção. Tanto que foi nesta época que a água mineral que leva o nome da cidade passou a ser engarrafada e comercializada.

A história do Parque das Águas de São Lourenço tem início dois anos depois, com a construção da primeira fonte. 

Uma de suas principais estruturas, o balneário só começou a ser projetado mais de quatro décadas depois, em 1935. De lá para cá, o parque passou a contar com nove fontes de água, mas foi só nas últimas décadas que o turismo ganhou força no município.

Onde fica o Parque das Águas?

Onde fica o Parque das Águas?
Fonte: Letícia Tavares / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Cartão-postal principal de São Lourenço, o Parque das Águas está situado bem na região central da cidade, fazendo do local um atrativo a mais para os turistas.

A entrada do parque fica na Praça João Lage. Por ali há uma grande variedade de hotéis, bares, restaurantes e comércio, prova de como o projeto em torno da estância hidrotermal ajudou no desenvolvimento de São Lourenço.

Parque das Águas São Lourenço: horário de funcionamento

O Parque das Águas São Lourenço funciona todos os dias da semana no mesmo horário: de 8h às 17h20.

Por isso, quando visitar a cidade, programe-se para não chegar muito tarde, principalmente se você estiver fazendo o passeio em apenas um dia, senão vai correr o risco de perder a principal atração do município. 

Quanto custa para entrar no Parque das Águas em São Lourenço?

Para visitar o Parque das Águas, os turistas precisam pagar pela entrada, que custa R$ 12 e dá direito a um regresso ao local no mesmo dia.

O custo para visitar o parque é revertido na conservação do local, muito elogiada entre as estâncias hidrotermais da região.

Além disso, durante a estadia lá dentro, você pode experimentar as águas minerais direto da fonte e voltar para casa com a garrafinha cheia.

Parque das Águas São Lourenço: mapa

Nos mais de 400.00 m² do Parque das Águas, em São Lourenço, os turistas vão encontrar uma grande diversidade de atrações no cartão-postal principal da cidade.

Além das fontes de água e do enorme lago, tem o balneário, quadras, jardins… Com tanto coisa, nada melhor do que um mapa para se orientar pelo parque.

Vendo o mapa, é possível ver também que o local é separado por uma parte nova e outra mais antiga.

Nesta estão as fontes, o balneário e muitos dos jardins. Um túnel conecta as duas partes e do lado novo estão as quadras, o Solarium, uma fonte gasosa e o jardim japonês.

O que fazer no Parque das Águas?

Curioso para saber o que fazer no Parque das Águas, São Lourenço? Listamos aqui as atividades que levam turistas e moradores da cidade à atração.

Confira o que não dá para perder e já vá se programando para aproveitar o lugar ao viajar para um dos principais municípios do Circuito das Águas de Minas Gerais.

Fontes de Água 

Fontes de Água
Fonte: Pixabay

Alguns lugares no Brasil são conhecidos por suas estâncias hidrotermais cuja água é famosa pelas propriedades terapêuticas.

São Lourenço é um deles. No Parque das Águas existem nove fontes de água gasosa, de diferentes composições, gostos e indicações para tratar problemas de saúde.

Mesmo que você não aprecie o gosto da água gasosa, fique certo que valerá a pena visitar o espaço e tomar ao menos um “golinho”.

A água gasosa natural é apontada como a mais saborosa do parque é indicada para tratar intoxicações, distúrbios renais e digestivos. 

Já as fontes de água carbogasosa (que contém lítio em sua composição) auxiliam nos cuidados de alergias, colites e nos tratamentos de depressão e estresse. 

O ferro presente nas fontes de água ferruginosa é um aliado no combate à anemia, astenia e anorexia, mas se o líquido for consumido em excesso pode provocar cólicas. Existem duas desse tipo em todo o Parque das Águas.

A água da fonte alcalina combate úlceras, cálculos renais e alivia no tratamento de hiperclordioria, enquanto a fonte de água magnesiana trata distúrbios hepáticos, na vesícula biliar e em alterações no intestino grosso.

Já a água sulfurosa pode ser considerada um dos melhores remédios do parque. Ela é indicada para quem tem diabetes, sinusite e problemas respiratórios, ajuda a melhorar alergias e doenças de colágeno e combate distúrbios que atingem o intestino grosso.

Está liberado experimentar a água de todas as fontes, até levar para casa. Mas cuidado, pois o consumo em excesso pode fazer mal.

Centro Hidroterápico de São Lourenço

Antigo Balneário, o Centro Hidroterápico foi reformado em 2008 e, atualmente, oferece uma ótima estrutura que funciona como spa para o público dentro do parque.

Os tratamentos realizados no local são variados, assim como os preços (o pagamento é à parte).

Turistas podem optar por simples banhos aromáticos com óleos essenciais e a ducha escocesa, de alta pressão, ou métodos mais requintados como escalda-pés, massagem aromática, banhos de espuma, sauna, ofurô e outros.

O horário de funcionamento é independente do parque. Entre terças e sextas-feiras, o local funciona de 10h às 19h, fechando para o almoço entre 12h e 14h30. Nos sábados, vai de 09h30 às 19h30, parando no almoço, e domingos, das 9h às 12h30.

Empresa de Águas São Lourenço

Empresa de Águas São Lourenço
Fonte: Rawpixel / Freepik

Comercializada no Brasil todo, a água mineral São Lourenço é engarrafada dentro do parque, na Empresa de Águas São Lourenço.

Atualmente, o espaço está sob administração da Minalba Brasil, mas no passado, quem tinha o direito de “explorar” as águas da estância hidrotermal era a Nestlé.

Para não ficar uma ideia de que as empresas estão esgotando os recursos naturais da cidade, uma contrapartida importante é que elas ajudam na preservação da estrutura do parque colocada à disposição dos moradores e turistas. 

Catedral de Bambu

Está passando o final de semana em São Lourenço e vai visitar o Parque das Águas?

Então não deixe de passar pela Catedral de Bambu e curtir um pouco de arte em meio à natureza. 

Aos sábados e domingos, o local recebe apresentações musicais e instrumentais de artistas em diferentes horários ao longo do dia, um atrativo a mais para o público que vai ao parque.

Atividades ao ar livre

Se você é daqueles viajantes que gosta de curtir as atividades ao ar livre nos seus destinos, o Parque das Águas será mesmo uma atração imperdível.

É que não faltam opções para aproveitar até um dia inteiro no local com a família, em casal ou até mesmo para conhecer pessoas.

Na área do parque, existem quadras esportivas para a prática de futebol, vôlei, peteca e até boca. Quem gosta de pedalar pode escolher entre algumas voltas de bicicleta ou andar de pedalinho pelo lago, onde também é possível se arriscar no caiaque.

Todo o complexo possui jardins bem cuidados, brinquedos para crianças, academia ao ar livre e também quiosques onde dá para matar a sede e a fome curtindo a natureza ao redor.

Parque das Águas de São Lourenço: dicas

Parque das Águas de São Lourenço: dicas
Fonte: Marcio Sette / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Se você prestou atenção quando falamos do preço do ingresso para o Parque das Águas, já pegou a nossa primeira dica!

Ele dá direito a um retorno ao longo do dia, por isso você pode sair e retornar com o mesmo ingresso, o que pode ser valioso para os turistas.

A outra dica essencial diz respeito à principal atração do lugar: as fontes de água.

Não é recomendado abusar de todas as águas minerais gasosas no mesmo dia. Tudo bem tomar um pouquinho de cada uma para experimentar, mas não abuse.

“Doses” maiores podem provocar diarreia por conta dos minerais presentes na água. Gostou de alguma outra? Encha a garrafinha de água e leve para casa.

Cotação de passagens aéreas em promoção

Ir ao sul de Minas Gerais e não incluir o Parque das Águas São Lourenço no roteiro vai deixar o seu passeio incompleto. 

Mas agora, conhecendo suas atrações, ficou muito mais fácil. E para melhorar, você poderá economizar na compra das passagens aéreas utilizando o Passagens Promo.

Garanta o seu voo barato e aproveite o melhor que as cidades mineiras têm para oferecer.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
LATAM CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 27 Jun 27 Jun R$ 305 LATAM CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 03 Ago 13 Ago R$ 313 LATAM CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 02 Ago 08 Ago R$ 313 Gol CWB Curitiba GRU São Paulo 02 Nov 11 Nov R$ 315 Gol CWB Curitiba GRU São Paulo 13 Dez 15 Dez R$ 315 Ver mais ofertas

Voe com conforto e economia para qualquer lugar do Brasil. De Promo você pode! 


Leia também:

Recomendado para você
Serra da Canastra: veja onde ficam as principais cidades!

Serra da Canastra: veja onde ficam as principais cidades!

Santa Rita de Jacutinga: confira as cachoeiras mais indicadas para visitar!

Santa Rita de Jacutinga: confira as cachoeiras mais indicadas para visitar!

Vai de Promo: veja dicas imperdíveis para quando for visitar Belo Horizonte!

Vai de Promo: veja dicas imperdíveis para quando for visitar Belo Horizonte!

Ibitipoca, MG: saiba como montar seu roteiro pelas cachoeiras da região!

Ibitipoca, MG: saiba como montar seu roteiro pelas cachoeiras da região!

Cidades Sul de Minas: conheça as melhores indicações de visitas!

Cidades Sul de Minas: conheça as melhores indicações de visitas!

Confira os 12 melhores passeios para fazer em Poços de Caldas

Confira os 12 melhores passeios para fazer em Poços de Caldas