Parque Nacional de Ubajara: conheça as maravilhas naturais do Ceará!

O verdejante Parque Nacional de Ubajara parece prova viva de que tamanho não é documento: apesar de ser o segundo menor parque nacional brasileiro, Ubajara é gigante em atrações e preservação da natureza.

Essa joia do interior cearense fica em uma região em que a caatinga se encontra com a mata de transição. 

Graças às chuvas constantes na região ao longo de todo o ano, o cenário está sempre verde e cheio de vida.

A combinação de belezas naturais e atrações de ecoturismo resulta em um parque como poucos outros no Brasil: destino simplesmente imperdível para quem gosta de contato com a natureza!

Você só não pode se esquecer de montar um bom planejamento de viagem, pois não é difícil se perder em meio às belezas de Ubajara. Veja só!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Parque Nacional de Ubajara: conheça belezas naturais intocadas!

Se você acha que as paisagens cearenses se limitam às belas praias, você está muito enganado. O estado nordestino é lar de muitas atrações turísticas a centenas de quilômetros do litoral.

Um bom exemplo disso é a pacata cidade de Ubajara, um pequeno município onde pouco mais de 35 mil pessoas vivem cercadas pela natureza exuberante, como um oásis em pleno sertão nordestino.

É ali que fica um dos principais destinos para quem está procurando onde ir no Ceará longe das praias: o Parque Nacional de Ubajara, uma importante unidade de conservação ambiental na divisa entre as cidades de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha.

O cenário cinematográfico parece desafiar os sentidos do viajante. 

A árida caatinga se mistura ao verde típico das regiões serranas, onde o ar é úmido e as chuvas são mais frequentes do que se pode imaginar.

Em meio a um verdadeiro labirinto de trilhas e rios, o viajante pode desfrutar de contato próximo com a natureza e a rica vida animal na região.

O principal motivo que atrai visitantes do Brasil inteiro à cidade é a Gruta de Ubajara, com seus oito salões bem-iluminados e cortados por estalagmites e estalactites que desafiam a gravidade, mas não é o único.

Os visitantes podem explorar belas trilhas, como a de Ubajara-Araticum, Ibiapaba, Circuito Gavião e muitas outras, explorando a natureza em suas diversas formas e cores.

Depois, você pode curtir a experiência inesquecível de cruzar os céus no Bondinho de Ubajara ou desfrutar de um mergulho refrescante nas cachoeiras do Cafundó, do Boi Morto e do Frade.

Neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa saber sobre o Parque Nacional de Ubajara e dicas para tornar a sua viagem ainda mais fantástica. Confira!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Onde fica o Parque Nacional de Ubajara?

    Onde fica o Parque Nacional de Ubajara?
    Fonte: Pixabay

    O Parque Nacional de Ubajara fica na cidade de Ubajara, no Ceará, uma das cidades da Serra da Ibiapaba.

    Apenas 430 km separam o destino da capital cearense, Fortaleza, onde fica o aeroporto mais próximo.

    Depois de desembarcar, é só seguir de carro pela rodovia CE-085 ou pegar um ônibus da Viação Expresso Guanabara na Rodoviária de Fortaleza, com passagens a partir de R$ 82,50 (preço em outubro/2021).

    Ubajara: mapa

    Não embarque antes de conhecer onde ficam as principais atrações do parque e da cidade. Confira onde fica Ubajara, CE, no mapa!

    Passagens aéreas para Ubajara, Ceará!

    Que tal conhecer as belezas da cidade de Ubajara e do interior do Ceará sem comprometer suas economias? 

    É só comprar suas passagens aéreas promocionais no buscador mais confiável do Brasil, o Passagens Promo!

    O viajante consegue fazer suas cotações de passagens aéreas em poucos minutos: basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

    Para potencializar a sua busca, você ainda pode utilizar o recurso de economia em dias próximos, que te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar com base na data que você escolheu para embarcar.

    Não se esqueça de cadastrar seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

    Passagens aéreas para ir para Ubajara, Ceará!
    Passagens aéreas saindo de

    Quando foi criado o Parque Nacional de Ubajara?

    O Parque Nacional de Ubajara foi oficialmente criado em 1959 para preservação da Gruta do Ubajara e da Gruta do Urso, onde foi encontrado o fóssil de um urso pré-histórico.

    A unidade de conservação acabou ampliada em 1973 e novamente em 2002, quando finalmente chegou ao formato original, estendendo-se entre as cidades de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha.

    Quantos hectares tem o Parque Nacional de Ubajara?

    Quantos hectares tem o Parque Nacional de Ubajara?
    Fonte: Pixabay

    Inicialmente contido em 4.000 hectares, o Parque Nacional de Ubajara ocupa hoje uma área de 6.269 hectares, ou 62,69 km².

    Mesmo com as expansões que recebeu desde sua fundação, o parque é considerado o segundo menor do Brasil, atrás apenas do Parque Nacional da Tijuca, que tem 39,51 km² de área.

    O que tem no Parque Nacional de Ubajara?

    O pequeno território do parque abriga uma quantidade impressionante de atrações turísticas, especialmente trilhas e cachoeiras.

    A entrada no parque é gratuita, mas você precisará pagar pelos serviços que utilizar, como guia turístico (obrigatório para quem deseja percorrer trilhas ou visitar a Gruta de Ubajara).

    Para te ajudar a organizar o seu roteiro de viagem, destacamos o que você não pode deixar de conhecer no Parque Nacional de Ubajara! Confira!

    Gruta Ubajara

    A primeira parada da sua visita deve ser a grande protagonista do Parque Nacional de Ubajara: Gruta de Ubajara.

    Localizada em uma depressão, a 75 metros de profundidade, a gruta fica dividida em oito salões, totalizando 1.200 metros de extensão.

    Do tamanho total, porém, apenas 450 metros podem ser visitados, levando o visitante a enfrentar um desnível de 35 metros de profundidade durante o passeio.

    E não se preocupe com a escuridão para tirar fotos incríveis: todo o interior da gruta dispõe de iluminação especial com refletores estrategicamente posicionados.

    Para chegar até a Gruta Ubajara, você vai precisar encarar uma trilha ou subir no Teleférico, que percorre 550 metros em apenas 3 minutos e oferece vista panorâmica do parque.

    Bondinho

    Bondinho
    Fonte: Pixabay

    Sob responsabilidade do Governo do Estado Ceará, o Teleférico, também conhecido como Bondinho de Ubajara, é uma das atrações mais imperdíveis do parque.

    O equipamento, que atualmente está fechado para revitalização, oferece um ponto de vista privilegiado para quem deseja contemplar a caatinga do alto, além de levar até a famosa Gruta de Ubajara.

    O preço do bondinho até o fechamento para reformas era de R$ 8 (preço em outubro/2021).

    Trilha Ubajara-Araticum

    Uma das principais trilhas Parque Nacional de Ubajara, a centenária trilha Ubajara-Araticum leva o visitante até a mais famosa gruta do parque por um caminho desafiador, percorrendo 7 km sobre terreno íngreme e pedregoso.

    No decorrer das 6 horas de caminhada, você visitará cachoeiras, avistará animais que vivem na região e poderá contemplar a exuberante natureza local.

    Trilha da Ibiapaba

    Recomendada para iniciantes em trilha ou pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e pessoas com deficiência, a trilha da Ibiapaba tem apenas 300 metros de extensão, mas não deixe seu tamanho compacto lhe enganar: o cenário deslumbrante 

    A trilha se estende a partir do Portão Neblina, a portaria principal do parque, e segue paralela à estrada asfaltada que dá acesso ao estacionamento do parque.

    Embora curto, o trajeto oferece vista do Mirante do Pendurado e da fotogênica Casa da Árvore.

    Trilha da Samambaia

    Considerada uma das trilhas mais completas do parque, a trilha da Samambaia leva até o Mirante Gameleira, de onde você poderá avistar a reserva ecológica em 360 graus.

    Anexa ao mirante existe boa estrutura de lazer, incluindo circuito de arvorismo e um miradouro com vista do Olho d’água da Pedreira.

    Durante a trilha, que tem cerca de 3 km de extensão, você passará por algumas das mais belas cachoeiras do Parque Nacional de Ubajara, como a Cachoeira do Cafundó.

    Cachoeira do Cafundó

    Cachoeira do Cafundó
    Fonte: Sombriks / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Uma trilha com 3 km de extensão, considerando-se ida e volta, leva até a Cachoeira do Cafundó, a mais famosa queda d’água de todo o parque.

    O trajeto tem nível médio de dificuldade e culmina em uma queda com cerca de 15 metros de altura, onde você poderá tomar um banho refrescante.

    Só tome cuidado na hora de encarar as pedras para chegar à água, pois o terreno é bastante escorregadio.

    Trilha Circuito Gavião

    Uma das trilhas mais agradáveis do Circuito das Cachoeiras é a trilha Circuito Gavião, um percurso de 4 km que passa por penhascos e cascatas de água cristalina, perfeitas para banho.

    No caminho, aproveite para ir parando nos mirantes naturais para contemplar a exuberante natureza do Parque Nacional de Ubajara!

    O que tem para fazer em Ubajara?

    O que tem para fazer em Ubajara?
    Fonte: Otávio Nogueira / Flickr / CC BY 2.0

    Por mais que seja a grande atração ubajarense, o Parque Nacional de Ubajara não é a única da cidade!

    Os visitantes podem curtir pontos de turismo de aventura, turismo rural e ecoturismo no Sítio do Bosco Park, se banhar nas águas refrescantes da Bica Ipú ou conhecer as paradisíacas cachoeiras do Boi Morto e do Frade.

    Confira o que fazer em Ubajara!

    Sítio Do Bosco Park

    Basta uma viagem de 45 minutos a partir do centro de Ubajara para chegar ao Sítio do Bosco Park, que reúne atrações para todas as idades.

    O sítio é o lugar perfeito para praticar esportes e atividades radicais em meio à natureza

    Os viajantes podem praticar slackline, se aventurar no rapel ou levar a adrenalina às alturas em um emocionante voo de parapente.

    Se você não quer saber de aventura e pretende passar seu tempo em Ubajara relaxando, nada melhor que se hospedar em um dos chalés do sítio, onde você poderá contemplar uma vista panorâmica da mata, se banhar em piscinas naturais e muito mais.

    O Sítio do Bosco Park também dispõe de restaurante próprio, onde o viajante tem a oportunidade de experimentar os melhores sabores da gastronomia cearense!

    Bica de Ipú

    Que tal conhecer uma das maiores quedas d’água do Ceará? A Bica de Ipú fica a apenas 73 km do centro de Ubajara, despontando majestosa a mais de 130 metros de altura.

    A paisagem é tão bonita que inspirou o famoso escritor cearense José de Alencar a escrever algumas de suas obras.

    Depois de se refrescar nas águas límpidas da Bica de Ipú, aproveite para conhecer os restaurantes da região, que servem pratos típicos da gastronomia cearense.

    Cachoeira do Boi Morto

    Cachoeira do Boi Morto
    Fonte: Otávio Nogueira / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    Apesar do nome bastante “curioso”, a Cachoeira do Boi Morto é um dos principais atrativos para famílias em Ubajara.

    Ali formam-se várias quedas d’água e piscinas naturais que se transformam em um grande balneário aos finais de semana. 

    Alguns pontos, por sua vez, são transformados em uma espécie de bar molhado, com mesas e cadeiras em trechos mais rasos do rio.

    Em outras palavras, é o lugar perfeito para aproveitar as suas férias em meio a um cenário rico em belezas naturais!

    Cachoeira do Frade

    Quem curte um pouco de aventura não pode deixar de conhecer a belíssima Cachoeira do Frade, considerada uma das mais bonitas do Ceará.

    A queda d’água com mais de 15 metros de altura fica a cerca de 27 km do centrinho de Ubajara, escorrendo sobre um paredão cercado por verde, ideal para a prática de rapel.

    Passagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre sua passagem aérea com até 35% de desconto, além de pesquisar hotéis e seguro viagem em um só lugar! Clique aqui e confira.

    Faça a sua cotação de passagens aéreas para Ubajara, CE!

    O que você está esperando para começar a planejar uma viagem inesquecível para o Parque Nacional de Ubajara?

    Faça agora mesmo a cotação de passagens aéreas baratas para o Aeroporto Internacional Plínio Martins.

    É só visitar o buscador do Passagens Promo e acessar as ofertas mais imperdíveis para Fortaleza, no Ceará.

    O Passagens Promo oferece gratuitamente uma poderosa ferramenta de pesquisa de preços de passagens aéreas

    O viajante só precisa digitar as cidades de origem e destino, as datas de ida e volta, e pronto.

    Depois, basta escolher a promoção mais adequada para o seu bolso e fazer as malas para curtir dias inesquecíveis em meio à natureza cearense!

    Para potencializar ainda mais a sua busca, recomendamos que você utilize a aba de economia nos próximos dias. Assim, você vai descobrir qual o momento mais barato para embarcar.

    Não se esqueça de cadastrar seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos! 

    Quer conhecer as belezas do Ceará com economia? De Promo você pode!

    Passagens aéreas para ir para Ubajara, Ceará!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil REC Recife FOR Fortaleza 26 Out 30 Out R$ 424 Latam Brasil SLZ São Luis FOR Fortaleza 06 Mar 10 Mar R$ 477 Azul THE Teresina FOR Fortaleza 20 Out 23 Out R$ 494 Azul THE Teresina FOR Fortaleza 21 Out 23 Out R$ 494 Azul THE Teresina FOR Fortaleza 20 Out 21 Out R$ 494 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Icaraí de Amontada: veja as principais praias, onde ficar e onde comer na cidade!

    Icaraí de Amontada: veja as principais praias, onde ficar e onde comer na cidade!

    Camocim, Ceará: veja as melhores praias e destinos turísticos

    Camocim, Ceará: veja as melhores praias e destinos turísticos

    Águas Belas, Ceará: como ir, o que fazer e dicas de viagem

    Águas Belas, Ceará: como ir, o que fazer e dicas de viagem

    Aquiraz, CE: Roteiro pelas praias e atrações da cidade!

    Aquiraz, CE: Roteiro pelas praias e atrações da cidade!

    Praias de Jericoacoara: 7 destinos incríveis para conhecer

    Praias de Jericoacoara: 7 destinos incríveis para conhecer

    Praias do Ceará: Top 10 das praias mais bonitas do Ceará

    Praias do Ceará: Top 10 das praias mais bonitas do Ceará