
Reconhecido mundo afora, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um daqueles destinos que qualquer pessoa deveria ter o privilégio de conhecer na vida.
Somente pela imensidão das dunas se perdendo no horizonte do litoral do Maranhão já valeria a visita. Mas a natureza presenteou este lugar com lagoas espalhadas entre os montes de areia branca e fina, tornando o cenário ainda mais espetacular.
E o melhor de tudo é que essa beleza inteirinha é 100% brasileira!
Venha descobrir, então, o que são os Lençóis Maranhenses e o que fazer em um dos melhores destinos do ecoturismo nacional.
Cote sua passagem aérea para o Maranhão no Passagens Promo e ganhe até 35% de desconto em sua tarifa. Aproveite!
Índice
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: história, turismo e hospedagem
Areia a se perder de vista, tal qual um deserto em território brasileiro. E não pense que as lagoas que se espalham entre as dunas, formadas pela água da chuva, são mera miragem.
Seja bem vindo aos Lençóis Maranhenses, uma das paisagens mais impressionantes não só do Nordeste, mas de todo o Brasil.
Não há turista que resista ao visual único que se pode ter no maior parque de dunas brasileiro. Duvida? Depois de apreciar o entardecer, qualquer relutância será superada.
Desde 1981, toda a área passou a ser considerada unidade de conservação, preservando importantes ecossistemas, como manguezais e restingas.
Apesar do parque ser aberto a todo turista, a circulação de veículos tracionados é restrita, de modo a manter a preservação da fauna e flora locais.
Tudo o que você precisa saber sobre os Lençóis Maranhenses estará aqui, como um guia para tornar o seu passeio por este oásis uma das mais incríveis experiências já vividas.
O que são os Lençóis Maranhenses?
Coladinha no litoral, a região dos Lençóis Maranhenses é composta pelas dunas do Maranhão, com mangues, vegetação nativa, rios e lagoas interdunares.
É isso mesmo: entre os morros de areia que podem atingir até 35 metros de altura, as lagoas de água doce se perdem de vista e deixam o cenário ainda mais encantador.
Mas você pode estar se perguntando: de onde vem a água dos Lençóis Maranhenses?
Simples, das chuvas! As lagoas são formadas pelas precipitações que caem na região e não escoam. Logo, visitar o destino após o período de chuvas é ter a chance de desfrutar da região em seu estado máximo de contemplação.
História do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi instituído em 2 de junho de 1981 como unidade de preservação da região na costa oriental do Maranhão.
Seu território ocupa uma área com um pouco mais de 155 mil metros quadrados.
Sob a administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a região se tornou um dos principais destinos ecoturísticos e para prática do turismo de aventura, sem explorar de maneira nociva o ambiente ao redor.
Onde se localizam os Lençóis Maranhenses?
Que os Lençóis ficam no estado do Maranhão é uma dedução bem provável e que está correta.
Mas se você quer saber com precisão onde ficam os Lençóis Maranhenses, a gente explica. Eles estão localizados na região litorânea, a 250 km da capital, São Luís.
Ou seja, para aqueles que consideram fazer turismo no Maranhão, incluir o passeio no roteiro é obrigatório, já que estamos falando do principal atrativo turístico do estado.
Qual a cidade mais próxima dos Lençóis Maranhenses?
Algumas cidades se encontram bem próximas ao parque nacional, porém nenhuma delas está tão colada quanto Santo Amaro do Maranhão.
Distante apenas 2 km, o município é um dos utilizados pelos turistas como base para os passeios às dunas maranhenses.
Igualmente, Barreirinhas é a outra cidade por onde viajantes do mundo todo chegam ao local. Ela fica um pouquinho mais distante, a 11 km dos limites dos Lençóis.
Como ir para os Lençóis Maranhenses?

Para ver os Lençóis Maranhenses, o jeito mais rápido e eficiente é voando até São Luís e seguindo o restante do percurso pela estrada.
O Aeroporto Internacional de São Luiz recebe voos diretos de todas as regiões do Brasil diariamente, portanto, é a melhor opção para chegar ao estado.
De lá, é possível seguir viagem alugando um carro, de ônibus ou transfer. Aqui, cabe uma dica capaz de influenciar na base escolhida: da capital maranhense, as opções de transporte para Barreirinhas é maior do que para Santo Amaro.
Voos mais baratos para as cidades do Maranhão
E que tal economizar na compra das passagens aéreas para o Maranhão? A gente sabe que este item é, geralmente, um dos mais caros em qualquer planejamento de viagem.
Mas se você quiser poupar, comece a sua busca pelo Passagens Promo. Além de encontrar várias opções de voo para o seu destino, temos descontos incríveis e as melhores ofertas do mercado.
Cadastre o seu e-mail e ative o nosso alerta para ser notificado sempre que os preços sofrerem alguma alteração, assim você encontrará as menores tarifas e poderá gastar menos.
Qual a melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses?
Ao longo do ano, o cenário dos Lençóis Maranhenses se transforma em função do volume de chuvas, que são as responsáveis pela formação das lagoas entre as dunas.
Elas são mais frequentes entre fevereiro e maio, quando acontece o período chuvoso. É justamente nesta época que os Lençóis vão ganhar a “cara” que conquista o mundo todo.
Depois, a partir de junho até janeiro, vem o período de seca, que é a melhor época para ir nos Lençóis Maranhenses.
Quanto mais próximo do fim da estação chuvosa, melhor será para observar as lagoas cheias e se refrescar em suas águas.
A partir de setembro, o nível cai um pouco, mas ainda é possível aproveitar um cenário muito bonito. Os Lençóis Maranhenses em dezembro já se encontram à espera da nova estação de chuvas.
Passeios nos Lençóis Maranhenses
Para conhecer os pontos turísticos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a melhor maneira é fazer algum dos passeios oferecidos nas cidades-base para a atração. São roteiros de um dia ou meio dia, que percorrem as melhores lagoas do parque.
Uma outra dica é aproveitar a viagem e conhecer os outros destinos que, junto dos Lençóis, fazem parte da Rota das Emoções: Jericoacoara e a Área de Proteção do Delta do Parnaíba.
1. Lagoa Azul

O circuito mais famoso partindo da cidade de Barreirinhas tem como principal atrativo a Lagoa Azul, uma das mais esperadas a se conhecer no parque.
Nem precisa dizer que a incrível tonalidade azul conquista qualquer visitante, que luta por uma foto “exclusiva” dentro da água. Aqui é comum o encontro de vários grupos pela fama do lugar.
Para fazer o passeio, são 12 km de restinga percorridos no veículo e mais 2 km de caminhadas pelas dunas, encontrando outras porções de água igualmente lindas.
Também fazem parte do circuito Lagoa Azul a Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda e a Lagoa do Peixe, uma das raras lagoas a se manter com água durante o ano todo.
2. Lagoa Bonita
Deseja um pouquinho mais de emoção? Então o circuito Lagoa Bonita, tão famoso quanto o anterior, promete doses certas de aventura no passeio.
Ao longo do percurso, os visitantes devem subir uma duna de 30 metros — por isso encontra-se, inclusive, uma corda para auxiliar no trajeto.
Mas o esforço não é em vão. A vista que se tem sobre o monte de areia é extraordinária, tanto que é considerado um dos lugares mais bonitos do Brasil.
A recomendação é fazer o passeio pela tarde, para contemplar o pôr do sol dali.
Fora a Lagoa Bonita, este percurso inclui a Lagoa do Maçarico e a do Clone (nome dado em função das gravações da novela global), além de outros pequenos lagos sem nome.
3. Lagoa da Esperança
Também saindo de Barreirinhas, o caminho pelas dunas do Maranhão é mais longo até a Lagoa da Esperança. Entretanto, ela premia os visitantes por um diferencial.
Esta lagoa foi formada pelo encontro de dunas que interromperam o curso do Rio Negro.
Por isso, ela é uma das poucas lagoas perenes, onde há água em qualquer época do ano. Um desafogo para o turismo local nos períodos de seca.
4. Canto dos Lençóis

Alguns dos passeios oferecidos pelos Lençóis Maranhenses são privilegiados por margear as dunas, passando pelo litoral.
Um deles é o Canto dos Lençóis, conhecido também por Canto de Atins. A principal atração é a praia ao lado do povoado de Atins, uma vila de pescadores no litoral leste do parque.
Pela perspectiva oferecida, os turistas podem admirar as dunas tomando o interior e se espalhando por muitos quilômetros de distância. Aproveite para saborear uma deliciosa comida típica nos pequenos restaurantes do povoado.
5. Foz do Rio Negro e Lagoa Verde
Consegue se imaginar tomando um banho de cachoeira em plenas dunas dos Lençóis?
Não é uma miragem: essa é uma das atrações diferenciais do passeio pela Foz do Rio Negro, o último da nossa lista saindo de Barreirinhas.
O percurso é feito inteiramente pela praia a partir de Atins, e no encontro do Rio Negro com o mar, pequenas cachoeiras se formam, proporcionando algo inusitado à beira mar.
Mas lembre-se de se informar antes se o nível de água do rio é suficiente para fazer o passeio.
Também faz parte do circuito algumas lagoas interdunares, sendo a principal delas a Lagoa Verde.
6. Lagoa da Gaivota
Começamos os passeios que saem de Santo Amaro com o circuito Lagoa da Gaivota, um dos mais populares e de fácil acesso pela cidade.
De tão próximo, ele pode ser feito inteiramente durante uma caminhada pelos morros de areia.
A Lagoa da Gaivota está em uma região onde essas aves fazem seus ninhos, por isso o nome. Outra atração deste passeio é a Lagoa do Maçarico, propícia para a prática do kitesurf.
7. Lagoa da Betânia

As dunas maranhenses dão um espetáculo de formas diferentes ao longo do percurso pela Lagoa da Betânia.
Tal qual a Lagoa da Esperança, em Barreirinhas, esta também foi formada a partir da interrupção do curso de um rio pelo campo de dunas.
Por ali, fica o pequeno povoado de Betânia. Durante o circuito, uma ótima pedida é fazer uma parada para almoço e descansar no redário sob as árvores antes de seguir explorando as porções de água sem nome formadas na região.
8. Lagoa das Emendadas
Fazer o circuito Lagoa das Emendadas dá a real dimensão da grandeza e da beleza que se encontra no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Talvez este seja o local mais paradisíaco, onde várias lagoas interdunares se conectam e formam uma grande extensão de água entre os montes de areia.
Aliás, por aqui as dunas também formam um lindo espetáculo, tanto pela grandiosidade como pelas formações incríveis que apresentam, complementando um dos cenários mais belos em todo o território dos Lençóis.
9. Praia da Travosa

Quer descobrir um passeio com baixa procura pelos turistas? É o da Praia da Travosa, outra opção para se apreciar a região visto pelo litoral.
Assim como o Canto dos Lençóis está próximo a um povoado (Atins), a praia faz parte do povoado de Travosa e chama atenção pelo seu tamanho.
Por ali, as ondas são intensas, tanto que o local é pico para surfistas e recebe um campeonato da modalidade, geralmente em abril.
10. Queimada dos Britos e Baixa Grande
Para mostrar como são encantadores os aspectos naturais do Maranhão, no meio da vastidão de dunas e lagoas, pequenos oásis de vegetação sobrevivem e formam algumas das mais incríveis paisagens do parque.
As regiões isoladas de Queimada dos Britos e Baixa Grande são consideradas zonas primitivas, em que o acesso só pode ser feito via caminhada.
Ao explorar o lugar, deve-se respeitar o mínimo de impacto ao local, por isso também os passeios são bem limitados.
Para quem busca destinos para ecoturismo no Brasil, este roteiro tem grande valor.
A região é uma ótima parada para os que se aventuram a cruzar o parque, podendo utilizar o local para descanso durante a noite, fora a possibilidade de descobrir lagoas praticamente intocadas e um contato mais próximo com a vegetação nativa.
Hotéis perto do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Na hora de escolher onde ficar para conhecer os Lençóis Maranhenses, o turista deve levar em consideração, principalmente, quais passeios pretende fazer dentro do parque.
Isso vai influenciar na escolha da cidade e, consequentemente, do hotel ou pousada. E vale destacar que Barreirinhas e Santo Amaro são municípios diferentes entre si.
Barreirinhas, por exemplo, oferece melhor infraestrutura para os visitantes, tanto em hospedagem como em restaurantes e demais serviços. A melhor opção é escolher por hotéis e pousadas próximos ao centro.
Já em Santo Amaro, o ambiente é mais pacato, tanto que as ruas ainda não possuem asfalto. As pousadas terão um padrão ainda mais simples que de Barreirinhas, mas o lugar será muito aconchegante para quem deseja viver uma experiência mais “roots”.
Passagens aéreas imperdíveis para o Maranhão e Nordeste
Se você ainda não conhece o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, ou apenas viu por fotos, sabe que é um dos lugares mais incríveis e imperdíveis a se visitar.
Gostou do nosso guia? Então, chega de esperar e comece já a planejar esta aventura!
E você já sabe que os menores preços de voos para o Nordeste estão no Passagens Promo. Não perca a chance de economizar em uma viagem inesquecível.
Aprecie cada minuto nos Lençóis Maranhenses voando barato. De Promo você pode!
Leia também: