Jardim Botânico de Curitiba: principais pontos turísticos da cidade
Planejando sua próxima viagem? Que tal um passeio turístico em Curitiba?
Veja nossa lista com os melhores passeios turísticos em Curitiba e comece a organizar sua viagem para a capital paranaense!
Curitiba é um destino muito conhecido no Brasil pela infraestrutura que oferece aos seus visitantes. Não é para menos, a cidade está entre uma das melhores para se viver no Brasil.
O planejamento urbano, o sistema de transporte público e as inúmeras áreas verdes da cidade fazem sucesso pelo mundo, mas o destaque fica por conta da hospitalidade com que os piás e gurias recebem os turistas!
Quer ver tudo isso de pertinho? Então leia este post e saiba tudo sobre os melhores pontos turísticos para conhecer em Curitiba!
Índice
Quando ir a Curitiba
Quando ir a Curitiba é a principal dúvida dos turistas na hora de planejar uma viagem para a capital paranaense.
Isso porque prever o clima da cidade é uma tarefa muito difícil e, em um único dia, você pode passar por todas as estações do ano!
A cidade é conhecida por ter muitos dias de chuva e ser uma das capitais mais frias do Brasil! Então, na hora de arrumar a mala, nada de esquecer os casacos e o guarda-chuva, hein?
Durante o verão, quando as temperaturas estão mais altas, a chuva é uma possibilidade e pode atrapalhar quem gosta de fazer passeios ao ar livre (nada bom para uma das cidades brasileiras com mais parques a céu aberto, né?!)
Para quem quer fugir da chuva, os meses de julho e agosto, durante o inverno, são os melhores para viajar.
Apesar de ser o auge da estação fria, é a época mais seca de Curitiba e a melhor para curtir tudo o que a cidade tem para oferecer.
Passeio turístico em Curitiba: pontos turísticos mais visitados
Fazer um passeio turístico em Curitiba é mais fácil do que você imagina! Cada cantinho reserva uma surpresa e, no final, você vai precisar de alguns dias para conhecer os grandes cartões-postais da cidade.
Como se não bastassem esses atrativos, se locomover pela cidade é moleza com o transporte público super eficiente da capital. Veja quais são os pontos turísticos mais visitados e monte seu roteiro!
Jardim Botânico de Curitiba
O Jardim Botânico é a atração turística mais famosa da capital paranaense. Se você está programando um passeio turístico em Curitiba, o passeio não pode ficar de fora da lista.
São cerca de 17,8 hectares para conhecer e se encantar. Além das flores e paisagens naturais, você pode se aventurar pelo Jardim das Sensações e percorrer uma trilha vendado!
O Jardim também abriga lagos, jardins, um bosque e, claro, a famosa estufa de vidro, símbolo de Curitiba. Garantimos, apenas algumas horas não serão suficientes para a visita!
Ópera de Arame
É a arquitetura diferente da Ópera de Arame que coloca o lugar na posição de imperdível passeio turístico em Curitiba!
Lá você pode assistir espetáculos de teatro, concertos e shows, mas o que chama a atenção dos turistas é a estrutura de aço e vidro que fica bem no meio de uma grande área verde.
Se você quer incluir a atração ao seu roteiro, verifique como anda a agenda de eventos do lugar. Nem sempre ele está aberto à visitação. Mas é só confirmar para não perder a viagem e aproveitar o espaço.
E nada de deixar o Ópera Arte de fora do passeio, hein? O bistrô que fica no subsolo da ópera serve pratos típicos por um preço super acessível!
Museu Oscar Niemeyer
Para os amantes da arte, o Museu Oscar Niemeyer é parada quase obrigatória! Conhecido como Museu do Olho, devido ao seu formato inusitado, o museu é um dos cartões postais de Curitiba.
O espaço é repleto de obras de grandes artistas, inclusive do Oscar Niemeyer, arquiteto que planejou o local.
Torre Mercês (Torre Panorâmica de Curitiba)
Já para a turma que adora vistas espetaculares, nada melhor do que fechar o dia na Torre Mercês, a Torre Panorâmica de Curitiba com vista de 360° da cidade! Esse, com toda certeza, vai ser o ponto alto da sua viagem.
O ponto turístico é a única torre telefônica no Brasil com deck observatório aberto para visitação. Atualmente, o ingresso custa R$5 e fica aberto de terça a domingo, de 10h às 19h.
Centro Histórico de Curitiba
É no Centro Histórico de Curitiba que o viajante pode conhecer a cultura e história da capital paranaense. Por lá, você vai ver muitos prédios antigos que marcaram a história da cidade.
Para quem aproveita as viagens para fazer tours gastronômicos, o centro de Curitiba oferece muitas opções de restaurantes e bares com comidas típicas de várias regiões brasileiras. Vale a pena conferir!
E, se você ainda estiver em viagem aos domingos, pode aproveitar a Feira do Largo da Ordem que toma as ruas do centro para comprar lembrancinhas e artesanatos.
Praça do Japão
Um passeio turístico em Curitiba não pode deixar a Praça do Japão de fora!
Inspirada nos clássicos jardins japoneses, a atração de Curitiba tem até uma réplica do Templo Dourado de Kyoto, que serve de plano de fundo para belas fotografias.
Que tal fazer o passeio e conhecer a cultura japonesa sem sair do Brasil? Além de curtir a praça, você pode aproveitar para conhecer a biblioteca Hideo Handa e o Memorial da Imigração Japonesa.
Teatro Paiol
Não há quem inclua o Teatro Paiol, outro marco histórico, em seu roteiro e não fique impressionado com a arquitetura do antigo armazém!
Batizado por Vinicius de Moraes, o Teatro Paiol é um dos grandes marcos da cultura de Curitiba e até hoje recebe artistas para apresentações, peças teatrais, concertos e muito mais.
Bairro Italiano Santa Felicidade
Para quem quer fazer um passeio turístico em Curitiba, mas se sentir no exterior, o bairro Santa Felicidade é o lugar certo.
O bairro é inteiramente dedicado às tradições italianas, com destaque para a culinária, que é quase uma atração à parte. Por lá, você pode encontrar cantinas, vinícolas e até lojas de artesanato italianas.
Além disso, você pode aproveitar para conhecer as manifestações culturais da Itália, como a Festa da Polenta e do Frango, que acontecem todos os anos no bairro.
Passeio turístico em Curitiba: principais parques
Curitiba é a cidade brasileira modelo em sustentabilidade. Eleita como “Cidade Verde”, a capital paranaense é a única do Brasil a dividir o título com outros destinos internacionais!
As áreas verdes por lá fazem sucesso entre os moradores e visitantes com os parques e bosques. Quer saber quais deles visitar em sua viagem? Então confira!
Parque Tanguá
O parque Tanguá é um dos principais pontos turísticos da cidade! Ideal para passeios em dias de sol, os curitibanos logo correm para curtir o passeio ao ar livre.
O complexo conta com lagos e túneis artificiais, que podem ser visitados a pé ou de barco.
Além de ter uma ciclovia e pista de cooper para quem gosta de atividade física, o local também conta com lanchonete e estacionamento.
Na área superior fica o Jardim Poty Lazzarotto, o ponto alto da visita ao parque. Lá estão duas torres onde os visitantes podem ver toda a área e apreciar a vista!
Bosque do Alemão
Quem está planejando um passeio turístico em Curitiba com a criançada, não pode deixar de passar pelo Bosque Alemão.
Além de ser um ótimo lugar para ver a cidade do alto, o bosque, criado para homenagear a cultura alemã e os imigrantes que vieram para Curitiba, tem entrada gratuita.
O lugar tem um toque de “magia” que encanta os pequenos. No meio do bosque, há uma trilha que conta a história de João e Maria, conto infantil dos irmãos Grimm, e tem até uma Casa Encantada!
Passeio Público
Outra opção para fazer passeios ao ar livre é o Passeio Público, o primeiro parque de Curitiba que ainda hoje faz muito sucesso entre os visitantes e moradores.
O parque conta com três lagos, em que os visitantes podem passear de pedalinho, pista de patinação, caminhadas, ciclovias e bicicletários. E é ideal para quem quer curtir um dia tranquilo em meio a natureza.
Parque Barigui
Assim como todos os outros parques, no Barigui você encontra lugares para a prática de esportes, espaço para fazer piqueniques e muito mais. Mas a estrela do local é o Museu do Automóvel, um museu com mais de 150 carros antigos.
Lá também é possível encontrar um heliponto e, os visitantes que estão com o orçamento maior, podem alugar um helicóptero para fazer um passeio turístico em Curitiba nas alturas!
Bosque do Papa
Um lugar que celebra outra cultura de grande influência em Curitiba é o Bosque do Papa, local que conta a história polonesa na capital paranaense.
No bosque fechado e ao ar livre, os visitantes podem ver objetos e artefatos da cultura polonesa nas sete casas encontradas no entorno de Curitiba e pertenciam aos imigrantes.
Além disso, o bosque conta com pista de cooper e ciclovia para quem deseja se exercitar, alguns animais livres na área e trilhas ecológicas para aproveitar o dia com caminhadas tranquilas.
Parque Passaúna
O mar dos curitibanos fica no Parque Passaúna! Logo na entrada, a primeira parada é o mirante, a 12m de altura, para ver a represa Passaúna e os arredores. A vista é linda e faz sucesso entre os moradores e visitantes.
Para os amantes da atividade aquática, notícia boa, dá para praticar muitas atividades aquáticas como caiaque e stand up paddle na represa (só não pode nadar!) e tem até faixa de areia e playground para a criançada se divertir.
Parque Tingui (Memorial Ucraniano)
O Parque Tingui é um dos favoritos dos curitibanos para curtir os dias em que a chuva dá uma trégua. Entre pista para cooper e ciclovias, os moradores ocupam o lugar para passar um tempo ao ar livre.
Lá também está o Memorial Ucraniano, espaço reservado para celebrar a cultura dos imigrantes que vieram para Curitiba. Por lá, os visitantes encontram casas no maior estilo bizantino. Não dá para perder, né?
Passeio turístico em Curitiba panorâmico: linha turismo
A linha turismo é uma forma fácil e prática de fazer um passeio turístico em Curitiba. Pensada para facilitar o turismo na cidade, o ônibus de dois andares tem um sistema de pagamento diferente e faz 24 paradas.
A linha turismo vale a pena?
Apesar de ser mais prática e confortável, a linha turismo não é necessariamente a opção mais econômica para circular por Curitiba.
Você pode comprar uma cartela com cinco ingressos e escolher em quais das 24 paradas feitas pela linha deseja descer. Mas, se sua intenção é conhecer todos os pontos turísticos, é melhor pensar em outros meios de transporte.
Para passar por todos os pontos turísticos da cidade, você precisará de 5 cartelas.
Se você é usuário do uber, por exemplo, e estiver viajando com alguma companhia, vale a pena conferir o valor do trajeto antes de sair.
O ônibus convencional é outro meio, mas para isso, a dica é estudar as linhas que atendem cada ponto da cidade. Pode ser uma boa opção para economizar, porém, o trajeto pode se tornar mais cansativo e demorado.
Você também pode optar por alugar um carro, caso esteja viajando com mais pessoas, pois o custo será menor. Em viagens em grupo, a linha turismo não vale a pena, já que o valor pago será superior ao gasto com outros meios de transporte.
Desde que você não esteja viajando sozinho, o ideal é avaliar a relação custo x benefício da linha turismo antes de comprar os passes, assim pode ver qual opção melhor te atende financeiramente.
Como funciona o ônibus para passeio turístico em Curitiba
O ônibus da linha turismo é estilo hop-on hop-off, com dois andares e cobertura aberta. Circula de terça a domingo (nas segundas funciona apenas quando é feriado) das 9h às 17h30, sempre com intervalos de 30 minutos.
A cartela custa R$45 e, para quem está viajando com filhos, boa notícia, menores de 5 anos não pagam!
Com uma cartela, o passageiro tem direito a 5 embarques e um ticket é recolhido a cada nova entrada. A cartela não é intransferível, então rola de dividir com alguém se sua intenção não é passar por muitos pontos turísticos.
Uma dica é estudar as paradas da linha turismo! Veja onde fazer paradas estratégicas e quais dos pontos ficam próximos o suficiente para caminhar entre eles, dispensando outro meio meio de transporte.
Como comprar a linha turismo de Curitiba
A cartela da linha turismo de Curitiba pode ser adquirida em qualquer um dos pontos de parada da linha ou na rodoviária (aberta em dias úteis de 8h30 às 17h). A única forma de pagamento aceito é em dinheiro.
Ponto inicial da linha turismo de Curitiba para city tour
A linha turismo parte da Praça Tiradentes e logo no primeiro embarque já é cobrado um ticket. A dica é pesquisar e planejar paradas estratégicas para conseguir ver o máximo da cidade e aproveitar bem a cartela.
As paradas da linha turismo são:
- Praça Tiradentes/Catedral
- Rua das Flores
- Rua 24 horas
- Museu Ferroviário
- Teatro Paiol
- Jardim Botânico
- Mercado Municipal
- Universidade Federal do Paraná/Teatro Guaíra
- Paço da Liberdade
- Passeio Público/Memorial Árabe
- Centro Cívico
- Museu Oscar Niemeyer
- Bosque João Paulo II/Memorial Polonês
- Bosque Alemão
- Bosque Zaninelli
- Parque São Lourenço
- Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski
- Parque Tanguá
- Parque Tingui
- Memorial Ucraniano
- Santa Felicidade
- Parque Barigui
- Torre Panorâmica
- Setor Histórico
Passagens Aéreas para Curitiba
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para começar a planejar uma viagem para conhecer a capital paranaense!
Aqui no Passagens Promo, você encontra passagens aéreas para Curitiba pelo melhor preço! Cadastre-se para receber alerta de preço e nós te avisamos sempre que o trecho escolhido sofrer variações de preço.
Fique de olho em nossas redes sociais e não perca nenhuma promoção relâmpago. De PROMO você pode!
Onde fica Maringá e o que fazer? Nós te contamos tudo!
Bares em Curitiba: diversidade, gastronomia e cultura
Destinos baratos no Brasil para viajar com família e amigos
Turismo em Curitiba: dicas para aproveitar a capital paranaense
O que fazer em Curitiba: quando ir e melhores lugares para conhecer