Passeios em Manaus: 13 passeios incríveis na capital amazonense

Está de malas prontas para a capital do Amazonas? Então, saiba que os passeios em Manaus são incríveis, cheios de aventura e belezas naturais.

Não é à toa que a cidade está na rota do turismo quando o assunto é a Floresta Amazônica e muita natureza.

A capital é dona do título de melhor destino verde em toda a América Latina. Consegue imaginar o que encontrará por lá? Confira!

Confira as melhores passagens aéreas para Manaus em promoção!

Passeios em Manaus: história, cultura e natureza

Passeios em Manaus: história, cultura e natureza
Fonte: Pixabay

Manaus é uma importante cidade no desenvolvimento do Brasi. Toda a sua história é vista em seu centro histórico cheio de mansões, igrejas e edifícios muito antigos. 

A cultura amazonense esbarra também nas tradições do povo indígena, que foram os primeiros habitantes da cidade.

Inclusive, na capital do Amazonas há ainda muitas tribos que mantêm vivas suas culturas e tradições. Claro que além de toda a sua história, o ponto alto da sua viagem serão as incríveis paisagens.

Florestas, rios, lagos, animais selvagens fazem de Manaus um dos destinos mais exóticos e incríveis do Brasil.

Clima em Manaus

Na hora de montar um roteiro sobre o que conhecer em Manaus, nada melhor do que saber o clima da capital amazonense. Afinal, queremos curtir cada cantinho deste destino, não é mesmo?

Durante todo o ano, a temperatura na cidade é sempre alta ficando entre 24 °C a 33 °C. 

O verão é ainda mais quente, sendo que o inverno é um período predominantemente seco, o que faz com que os rios fiquem com níveis bem baixos.

As temperaturas nesta época variam entre 24°C e 32°C. Ou seja, nada de frio!

Qual a melhor época para os passeios em Manaus?

Qual a melhor época para os Passeios em Manaus
Fonte: Pixabay

Escolher a melhor época para visitar Manaus garantirá que você aproveite tudo que a cidade tem para oferecer. O clima influenciará diretamente nas atrações que você pretende conhecer.

As estações são basicamente divididas em chuvosas e não chuvosas, sendo que o calor faz companhia durante todo o ano.

Por isso, ao planejar a sua viagem pela capital amazonense, se quer fugir da chuva, viaje entre os meses de setembro e fevereiro, quando o clima seco prevalece.

Neste período, os rios ficam baixos e as praias naturais se formam em toda sua extensão, fazendo a alegria dos turistas que querem se refrescar.

Se quiser ficar longe do clima seco, conheça a cidade entre março e agosto, que vive um período de muita chuva. 

Nesta época, o nível dos rios fica bem alto, formando igarapés e igapós em suas extensões. A experiência também será incrível!

Dicas de viagem para fazer passeios em Manaus

Ao viajar para a capital amazonense, é bom levar roupas leves, pois, independente do período que vai para lá, o calor é bem forte. Além disso, o protetor solar é item obrigatório na sua mala! 

Para curtir o tour pela cidade, não se esqueça dos calçados confortáveis!

Passagens aéreas em promoção para os melhores passeios em Manaus

Lugares para passear em Manaus não vão faltar em sua programação. Por isso, é bom viajar com muita disposição. Mas antes de fazer as malas, que tal encontrar passagens aéreas em promoção?

Se está procurando economia e ótimos preços, concentre as suas buscas em nossa plataforma Passagens Promo, que oferece opções com os melhores custos-benefícios do mercado.

Passagens aéreas em promoção para Manaus!
Passagens aéreas saindo de

No nosso site você encontrará os preços mais baixos, além de descontos e muitas promoções. Não perca tempo e nem dinheiro. Utilize o Passagens Promo! 

Passeios em Manaus: melhores lugares para conhecer

Os pontos turísticos em Manaus são os mais variados e, por isso, é importante que você monte um roteiro com os lugares que pretende conhecer.

Durante o seu passeio pela cidade, não deixe de visitar a parte histórica, o Teatro Amazonas e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, que vendem os mais diversos produtos e itens regionais.

Conheça ainda o Museu da Amazônia (MUSA), o Shopping Manauara e a Feira do Parque 10, onde é possível apreciar pratos típicos da região. Claro que o Parque Ecológico do Lago Janauari não pode ficar de fora.

Um passeio para observar o encontro das águas dos rios Negro e Solimões é obrigatório.

Mapa de Manaus

Para saber exatamente o que fazer Manaus, é bom utilizar um mapa dos principais pontos turísticos da cidade. Para te ajudar, olha o que montamos para você.

1. Centro Histórico

Manaus não vive apenas de belas paisagens. A capital tem muita história a oferecer! 

Por isso, não deixe de conhecer o Centro Histórico e embarcar na cultura e nas tradições amazonenses. 

Por lá, mansões, igrejas, monumentos muito antigos tornam a região uma das mais visitadas pelos turistas.

O local tem ainda o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, o Relógio Municipal e o Teatro Amazonas.

2. Teatro Amazonas

Teatro Amazonas
Fonte: Needpix

Falando nele, o Teatro Amazonas deve estar entre os lugares para conhecer em Manaus. Afinal, são mais de 200 anos de existência de pura história e milhares de apresentações.

Dependendo do período que estiver na cidade, se conseguir, assista a um espetáculo no local. Você vai amar!

Mas se não tiver programação, é possível fazer uma visita guiada pelo teatro para conhecer toda sua elegância e história.

3. Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Para os amantes de arquitetura, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa é um prato cheio. 

Conhecido na cidade como mercadão, sua estrutura foi projetada por Gustave Eiffel, o famoso engenheiro francês responsável pelo projeto da Torre Eiffel.

No local, você encontrará os mais variados produtos, como comidas, artesanatos, iguarias e muito mais.

4. Museu da Amazônia (MUSA)

O MUSA não é aquele museu tradicional que estamos acostumados. Ele fica a céu aberto em uma área de cerca de 100 hectares dentro de uma reserva florestal. 

Durante a sua visita, você ficará encantado com a vegetação e com a fauna e flora existentes por lá. No local, é possível fazer trilhas e visitar também o borboletário experimental. 

A atração mais famosa por lá é subir em uma torre com mais de 40 metros de altura, de onde é possível apreciar parte da Floresta Amazônica. 

O passeio é dividido em três paradas: na altura do tronco das árvores, perto das copas das árvores para ver os pássaros e acima delas, para visualizar a floresta. Um espetáculo!

5. Shopping Manauara

Shopping Manauara
Fonte: Naldo Arruda, via Wikimedia Commons

Para dar uma pausa no calor intenso, nada melhor do que fazer passeios e viagens na Amazônia em ambientes com ar-condicionado, não é mesmo?

Então, faça uma parada no Shopping Manauara. Com uma linda decoração, muitas lojas e restaurantes, aproveite para fazer compras!

6. Feira do Parque 10

É um verdadeiro pecado viajar para Manaus e não apreciar a culinária local.

Por isso, não deixe de conhecer a Feira do Parque 10, com dezenas de barracas que vendem os mais variados produtos, como legumes, frutas e carnes.

O local possui ainda muitas barracas que vendem pratos amazonenses tradicionais. 

7. Parque Ecológico do Lago Janauari

Entre os lugares bonitos de Manaus, o Parque Ecológico do Lago Janauari precisa fazer parte da sua lista. 

No local é possível fazer um passeio para conhecer os igapós e observar animais selvagens, como macacos, jacarés e pássaros.

Além da fauna e flora, a vegetação é encantadora e você vai se deparar com árvores gigantescas e lindas vitórias-régias. 

Na região há ainda comunidades ribeirinhas e casas flutuantes construídas sobre toras de madeira.

8. Encontro das Águas

Esse espetáculo da natureza é um dos passeios em Manaus mais procurados pelos turistas. O tour proporciona uma linda visão do encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões. 

É possível fazer o passeio de canoa, barco ou de cruzeiro. Prepare-se para um dos cenários mais incríveis da sua viagem.

O que fazer em Manaus à noite?

Passeios em Manaus à noite
Fonte: Pxhere

Se pensa que há lugares para conhecer em Manaus apenas durante o dia, está enganado. 

A capital amazonense possui uma vida noturna bem agitada. Separamos uma lista com as atrações que precisam fazer parte da sua lista.

9. Bar do Armando

Conhecer a noite amazonense e não para no Bar do Armando é quase um pecado. Ele é um típico Botequim com mesas na calçada, cardápio delicioso de porções e muita descontração.

O Bar do Armando é uma verdadeira relíquia da boemia manauara, sendo considerado inclusive Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas.

No local, a decoração com bandeiras e bonecos pendurados no teto e piso de ladrilho também chamam a atenção dos turistas. 

Experimente porções de bolinho de bacalhau e pastel pirarucu com banana. É de comer rezando!

10. Casa do Pensador

Um passeio em Manaus à noite que não pode faltar é na Casa do Pensador, localizada em uma casarão muito antigo, que foi declarado como patrimônio histórico da cidade.

Ao chegar no local, você vai se deparar com mesas ao ar livre e em volta casinhas coloridas que dão ainda mais charme ao passeio.

Além de servir cerveja gelada e porções bem saborosas, há música ambiente, tornando o local ainda mais descontraído.

11. Tacacá da Gisela

Tacacá
Fonte: Juliane Schultz, via Flickr

A Tacacá da Gisela é uma barraca muito tradicional da capital. Há quem diga que o tacacá servido no local é o mais saboroso de toda a cidade. 

O caldo tradicional de Gisela é feito com goma de mandioca, jambu, tucupi e muitos temperos. Não deixe de experimentar!

12. O Chefão

Na hora de decidir onde ir Manaus durante à noite, escolha também o Chefão, um bar bem descontraído.

O local é bem badalado e conta com uma decoração bem clássica com sofás de couro, móveis antigos em madeira e músicas para todos os gostos. 

Não deixe de apreciar os pratos, porções e cervejas oferecidos por lá.

13. Champanheria Viúva Negra

Para quem gosta de um lugar mais requintado, Champanharia Viúva Negra é o lugar certo. O ambiente oferece um clima bem agradável com boa música, meia luz e um atendimento muito diferenciado.

O cardápio oferece carnes, pizzas, peixes e champanhes variados. Os preços são salgados, mas vale cada centavo.

Outros passeios em Manaus

Outros Passeios em Manaus
Fonte: Pixabay

Um passeio ecológico Manaus que você não pode deixar de fazer é nadar com os botos, onde é possível ter contato com esses dóceis animais e fazer até carinho.

Se puder, faça também um passeio de barco entre as florestas que ficam alagadas durante o período de cheia.

Você ficará encantado com a paisagem e diversidade de animais selvagens, como aves, capivaras e antas, além de observar diferentes espécies de peixes.

Faça ainda um passeio pela extensa ponte Jornalista Phelippe Daou sobre o rio Negro e também pela praia da Ponta Negra, às margens do rio.

O passeio de barco em Manaus pelo Rio Negro

Sem dúvida, um dos passeios na Amazônia que precisa estar no topo da sua lista. A volta pelo Rio Negro tem duração de 7 horas em um percurso de cerca de 100 quilômetros.

Durante o passeio, você poderá observar o encontro das águas com o Rio Solimões, fazer uma parada para conhecer uma tribo indígena, além de ter a oportunidade de interagir com botos e outros animais.

O passeio é feito em uma lancha coberta que comporta grupos de cerca de 25 pessoas. 

Passeio em Manaus em tribo indígena

Passeios em Manaus por tribos indígenas
Fonte: Rick Oliveira, via Wikimedia Commons

Em Manaus, o que fazer deve incluir uma visita a uma tribo indígena. Com certeza, uma das experiências mais enriquecedoras de toda a sua viagem pelo estado do Amazonas.

Prepare-se para mergulhar na cultura indígena e conhecer um pouco da história do povo que deu origem ao Brasil.

O passeio até a tribo é guiado e durante a visita você conhecerá a culinária, os costumes e também o dialeto do povo, além dos instrumentos de guerra e dos artesanatos feitos pelas mulheres da tribo.

O ponto alto do passeio é a apresentação do ritual típico da tribo, onde os visitantes são convidados a participar das danças.

Dica de roteiro: o que fazer em 3 dias em Manaus?

Montar um roteiro bem elaborado com os pontos turísticos de Manaus é essencial para aproveitar ao máximo as atrações.

Para quem ficará na capital apenas 3 dias, a nossa dica é conhecer as atrações na área urbana logo no primeiro dia. 

Visite o centro histórico e todas as suas atrações, como o Teatro Municipal, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, além da Feira do Parque 10.

Feito isso, no segundo dia, faça os passeios para apreciar as belezas naturais da região, como o Parque Ecológico do Lago Janauari, o encontro das águas e o Museu da Amazônia.

No terceiro dia, faça um passeio para conhecer uma tribo indígena e também as florestas alagadas. 

Ao fazer esse roteiro, certamente você terá conhecido as principais atrações da capital do Amazonas.

Passagens aéreas para Manaus

Depois de saber sobre as opções de passeios em Manaus, certamente você ficou ainda mais animado, não é mesmo?

Então, garanta agora mesmo as suas passagens aéreas com os melhores preços do mercado. Em nosso site Passagens Promo você encontra muitas promoções, descontos e passagens com ótimos preços.

Passagens aéreas em promoção para Manaus!
Passagens aéreas saindo de
Azul BEL Belém MAO Manaus 03 Jul 03 Jul R$ 349 Azul STM Santarem MAO Manaus 22 Jun 20 Jul R$ 368 Gol BEL Belém MAO Manaus 02 Set 15 Set R$ 380 Gol GRU São Paulo MAO Manaus 03 Jul 10 Jul R$ 418 Azul SLZ São Luis MAO Manaus 03 Set 30 Set R$ 425 Gol GIG Rio de Janeiro MAO Manaus 08 Jul 05 Ago R$ 432 Gol GIG Rio de Janeiro MAO Manaus 07 Jul 03 Ago R$ 432 Ver mais ofertas

Para não perder nada, cadastre no alerta de preços para ser avisado sempre que os valores baixarem. Quer viajar gastando pouco? De Promo você pode!

Confira as melhores viagens do Brasil!

Recomendado para você
Pontos turísticos de Manaus: 11 atrações incríveis para conhecer

Pontos turísticos de Manaus: 11 atrações incríveis para conhecer

O que fazer em Manaus: principais passeios e pontos turísticos

O que fazer em Manaus: principais passeios e pontos turísticos

Viagem para Amazônia: dicas, passeios e principais atrativos turísticos

Viagem para Amazônia: dicas, passeios e principais atrativos turísticos

Passagens Aéreas para Manaus

Passagens Aéreas para Manaus