Pelourinho: leia aqui sobre a história, informações e curiosidades deste ponto turístico!

Bairro mais antigo de Salvador, o Pelourinho conta, em suas ladeiras e construções, a história dos primeiros anos do Brasil e da construção da identidade brasileira.

Pelas ruas é possível encontrar edifícios com séculos de história, igrejas que ajudaram a formar a religiosidade do povo brasileiro e alguns dos melhores restaurantes de toda a Bahia!

Se você prefere aprender mais sobre a cultura baiana, nada melhor que assistir a um ensaio do Olodum ou de algum dos outros blocos que enchem as ladeiras de som ou, ainda, saborear os quitutes das baianas vestidas à caráter.

Como você deve ter notado, o que não falta é atração esperando por você no centro histórico soteropolitano, e isso significa que um bom planejamento de viagem pode fazer a diferença na sua experiência.

Por essas e outras, montamos um guia completo, com tudo que você deve saber sobre a região mais antiga e apaixonante da capital da Bahia! Vamos lá!

Compre passagens aéreas para Salvador com o menor preço neste link!

Pelourinho: história, atrações e dicas

Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a região do Pelourinho, em Salvador, é uma parada obrigatória para quem visita a capital baiana.

Por ali estão distribuídas construções do século XVI, que remetem aos primeiros anos de ocupação portuguesa no Brasil e ajudam a contar a história do nosso país com riqueza de detalhes.

Entre as atrações imperdíveis estão a Igreja e o Convento de São Francisco, a Igreja do Rosário dos Pretos, o Elevador Lacerda e inúmeros museus com acervos riquíssimos.

Como ignorar, ainda, os largos Terreiro de Jesus e Tereza Batista, as atrações da Praça Tomé de Sousa ou toda a riqueza contida na Fundação Casa de Jorge Amado, onde viveu um dos maiores autores do Brasil?

A lista de atrativos do Pelô não acaba por aí: você terá a oportunidade de assistir a um ensaio de um dos maiores blocos de rua do país, o Olodum, e muito mais!

Para te ajudar a escolher as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro, fizemos uma seleção com os pontos turísticos mais imperdíveis do centro histórico de Salvador e dicas para curtir ainda mais a sua visita.

O que era o Pelourinho

O que era o Pelourinho
Fonte: Unsplash

A região onde ficava o Pelourinho em Salvador é hoje o centro histórico da cidade, mas nem sempre foi assim.

Antes de dar nome a uma região, o espaço era dedicado à punição de negros escravizados que cometiam algum delito. 

Mais especificamente, o pelourinho era uma coluna de madeira ou pedra em um local público na qual os negros eram acorrentados e castigados.

Qual é a história do Pelourinho?

Apesar de ser considerado um ponto turístico, o Pelourinho antigamente era marcado pela violência contra as pessoas escravizadas.

A peça foi inicialmente instalada onde hoje é a Praça Thomé de Sousa, no século XVI, e posteriormente movida para o Largo Terreiro de Jesus.

Ali ficou até 1807, quando acabou reposicionada no chamado Largo do Pelourinho, onde foi mantida até a proibição desse tipo de punição, três décadas depois.

Tradicionalmente, os arredores da peça abrigavam uma feira, em que os escravizados atuavam como vendedores a mando de seus senhores de engenho. 

Por isso, até hoje a palavra pelourinho é sinônimo de “mercado” em Cabo Verde, outra antiga colônia portuguesa.

Era comum, porém, que os escravos que trabalhavam nessa feira aumentassem por conta própria os preços dos produtos ofertados conforme a demanda, a fim de montar uma espécie de “caixa 2” para financiar eventuais fugas.

Quando os fiscais flagravam esses escravos cometendo delitos, os negros eram levados para uma peça de pedra e ferro, localizada a poucos metros da feira, onde poderiam ser castigados por seus crimes.

A intenção dos fiscais era que aqueles transgressores servissem de exemplo para os demais que trabalhavam na feira e, assim, desincentivar qualquer atitude irregular.

Como é o Pelourinho hoje?

A triste história do Pelourinho ficou para trás e a palavra foi ressignificada para batizar o centro histórico de Salvador, um polo de cultura e boemia que conquista visitantes do mundo inteiro.

Ficam nos arredores da antiga peça de punição algumas das atrações turísticas mais disputadas da capital baiana, como a Igreja do Rosário dos Homens Pretos e a Fundação Casa de Jorge Amado.

Pelas ladeiras da região já passaram grandes nomes da cultura internacional, inclusive os cantores Michael Jackson e Paul Simon!

Passagens aéreas em promoção para Salvador

Você sabia que não precisa sacrificar o seu bolso para conhecer a capital da Bahia? 

Para isso, faça a cotação de passagens aéreas baratas em nosso site de buscas, o Passagens Promo!

Basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas de ida e volta, e pronto. Nossa plataforma te mostra as promoções mais imperdíveis das principais companhias aéreas para o trecho que você procura.

O viajante pode contar, ainda, com o alerta de preços, que envia notificações sempre que surgir promoções imperdíveis para o destino procurado.

Assim vai ficar fácil viajar pelo Brasil e pelo mundo com toda a economia que você merece!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

O que fazer no Pelourinho e arredores?

Durante a sua viagem a Salvador, reserve ao menos um dia para explorar as atrações do Pelourinho: você precisaria de tempo para conhecer cada canto, então monte um roteiro com as atrações que considera mais imperdíveis.

Para te ajudar nessa missão, destacamos os atrativos mais famosos do centro histórico soteropolitano. Veja só!

Largo Terreiro de Jesus 

Largo Terreiro de Jesus
Fonte: Danielodist / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Um dos antigos endereços do Pelô, o Largo Terreiro de Jesus é um ponto de encontro entre moradores e turistas, rodeado por bons bares e restaurantes, além de pontos turísticos icônicos.

Ficam ali, por exemplo, a Catedral Basílica de Salvador, a Igreja de São Domingos, a Igreja de São Pedro dos Clérigos e o riquíssimo Museu Afro, que conta mais sobre as influências da cultura africana na vida soteropolitana e brasileira.

Um dos principais destinos da noite de Salvador, a região do Largo Terreiro de Jesus fica pertinho do Belvedere da Sé, de onde é possível contemplar uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos. 

Largo Tereza Batista

Endereço oficial dos ensaios do Olodum, do bloco Afro Muzenza e outros grupos culturais de Salvador, o Largo Tereza Batista não pode ficar de fora do seu roteiro pela capital baiana!

Esses eventos, em geral, têm entrada gratuita e impressionam até mesmo os espectadores mais exigentes, reunindo milhares de pessoas em datas comemorativas, especialmente no Carnaval.

Vale lembrar que a praça foi batizada em homenagem a uma das personagens mais famosas do escritor Jorge Amado, um dos maiores nomes da literatura brasileira e baiana.

Igreja e Convento de São Francisco 

Dedicada ao santo protetor dos animais, a Igreja e Convento de São Francisco é considerada uma obra-prima do barroco colonial brasileiro, capaz de impressionar com seu interior ricamente ornado com detalhes em ouro.

Reza a lenda que mais de 1 tonelada do mineral precioso foi utilizada na construção do templo, cujo interior narra passagens da vida de São Francisco de Assis com riqueza de detalhes.

A decoração é tão deslumbrante que você não vai se arrepender de pagar os R$ 5 pela taxa de entrada (preço em agosto/2021) para conhecer o claustro!

Fundação Casa de Jorge Amado 

Ao caminhar pelas ladeiras do Pelô, você vai perceber um prédio em estilo barroco pintado em azul celeste que se destaca entre as demais construções: trata-se da sede da Fundação Casa de Jorge Amado!

Um dos moradores mais ilustres de Salvador, o autor doou seu acervo para a fundação a fim de manter sua obra na Bahia, com os baianos, como julgava correto.

O acervo inclui documentos que sobreviveram ao período de perseguição política ao escritor durante o Estado Novo, manuscritos, fotografias e itens que pertenceram a Jorge Amado.

A fundação foi oficialmente fundada em 1987 e funciona em um casarão de 540 m² construído no século XIX e hoje tombado como Patrimônio Histórico pelo Iphan.

Igreja do Rosário dos Pretos 

Igreja do Rosário dos Pretos
Fonte: Paul R. Burley / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Aproveite seu passeio pelo Largo do Pelô para conhecer a Igreja do Rosário dos Pretos, uma das mais importantes de Salvador.

Diferentemente das demais igrejas soteropolitanas, o templo foi fruto de uma movimentação coletiva revolucionária.

A obra foi feita a mando de negros alforriados, que eram devotos da santa protetora dos pretos e juntaram seu capital no que chamaram de Irmandade, uma espécie de ONG para ajudar outros negros financeiramente.

Praça Tomé de Sousa 

Quer tirar uma foto incrível em frente ao letreiro da cidade? Então coloque a Praça Tomé de Sousa em seu roteiro de viagem!

Ali também estão instalados o famoso Elevador Lacerda, a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores.

Recomendamos a visita guiada gratuita pelo imponente Palácio Rio Branco, antiga sede do governo português no Brasil. 

Mesmo se você estiver com o tempo curto e não puder desfrutar da visita guiada, vale a pena visitar o prédio para conhecer um pouco mais sobre a arquitetura colonial e a história do país.

Elevador Lacerda 

O que você acha de conhecer um dos maiores pontos turísticos de Salvador e, de quebra, contemplar uma vista para lá de privilegiada da Baía de Todos os Santos? Nesse caso, você vai se apaixonar pelo Elevador Lacerda!

Em dias de boa visibilidade, é possível até mesmo avistar a Ilha de Itaparica, do outro lado da baía.

Tenha em mente, porém, que o elevador em si não é panorâmico: na verdade, a tecnologia utilizada para construir o equipamento tem mais de 150 anos! 

O antigo elevador mais alto do mundo também serve para transporte, conectando a Cidade Alta à Cidade Baixa, do Pelô ao Mercado Modelo!

Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo

Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo
Fonte: Unsplash

A charmosa Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, ou simplesmente Igreja do Passo, é popularmente conhecida como Igreja do Pagador de Promessas, por ter sido o cenário do filme com o mesmo nome, vencedor da Palma de Ouro em Cannes.

O filme foi tão importante para a história do templo que, até hoje, as câmeras originais utilizadas pelo diretor, Anselmo Andrade, estão expostas em uma sala especial.

Única igreja do centro histórico de Salvador com portas azuis, a Igreja do Passo fica onde o Pelô e o Carmo se encontram, bem no coração da cidade.

Museus no Pelourinho

Estamos falando do centro histórico de uma das capitais mais antigas do Brasil. Por isso, nada mais natural do que inúmeros museus espalhados por toda a região, certo?

Existem opções para todos os gostos: o Museu do Benin e o Museu Afro, que contam mais sobre a história da escravidão, a Casa do Carnaval da Bahia, sobre a maior festa popular do Brasil, e muitos outros!

Festas no Pelourinho

Além de ser um expressivo reduto cultural de Salvador, o Pelô é o endereço oficial das maiores festas do calendário baiano.

No Carnaval, o Circuito Batatinha passa pela região, arrastando milhares de foliões pelas ladeiras do centro histórico.

Em junho, é a vez das sanfonas animadas tocarem o ritmo do São João do Pelô em trios elétricos, shows de bandas famosas e barraquinhas de comidas típicas.

Ensaios do Olodum

Mais que um grupo musical, o Olodum representa muito bem a essência de Salvador e da Bahia, levando as cores e os sons da terra de todos os santos a todos os cantos do mundo.

Aos domingos (e nas terças-feiras de verão), os batuques do grupo enchem as ruas do Largo Tereza Batista de som, atraindo milhares de espectadores.

Depois de curtir o ensaio, visite a loja do Olodum na rua das Laranjeiras para adquirir souvenires do grupo mundialmente famoso, com verba destinada à educação musical de jovens periféricos.

O que fazer no Pelourinho à noite?

O que fazer no Pelourinho à noite?
Fonte: Pixabay

O Largo Terreiro de Jesus é o principal point do Pelourinho à noite, com curtição certa em seus muitos bares e restaurantes.

Escolha um dos barzinhos da Rua Santo Antônio do Carmo para contemplar o pôr do sol sobre a Baía de Todos os Santos e curtir a noite ao som da boa música baiana.

Você também não ficará entediado com as opções culturais nos arredores dos largos Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berros d’Água.

O Pelourinho é perigoso?

A região onde fica o Pelourinho é bastante turística, o que atrai a atenção indesejada de ladrões. Isso não significa, porém, que a área seja particularmente perigosa. 

Basta tomar alguns cuidados para garantir que a sua visita seja a mais segura possível.

Evite circular em ruas fora da região mais turística, especialmente no período noturno. Algumas vielas podem ser bem escuras, favorecendo a ação de criminosos.

Vale a pena evitar circular com joias e itens preciosos à mostra, bem como ostentar o celular sem a devida atenção: antes de utilizar seu aparelho, certifique-se de estar em um lugar seguro e preste atenção ao seu redor.

Em espaços mais movimentados, mantenha seu celular em um bolso protegido e não deixe seu dinheiro em um lugar de fácil acesso. Dê preferência a passeios por áreas mais policiadas.

Se possível, contrate os serviços de um guia certificado: esse profissional saberá evitar os pontos mais críticos da região e poderá garantir um pouco mais de proteção durante seus passeios.

Faça já a sua cotação de passagens para Salvador, BA!

Agora que você já conhece as principais atrações do Pelourinho, só falta montar o seu roteiro de viagem e se preparar para conhecer um dos cenários mais encantadores de Salvador, na Bahia.

Para conhecer as belezas soteropolitanas sem comprometer o seu bolso, faça a cotação das suas passagens aéreas em nosso site de buscas, Passagens Promo, que te ajuda a encontrar as opções mais baratas para a sua viagem em poucos minutos.

Você pode até ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para a capital da Bahia ou qualquer outro destino! 

Quer conhecer o Pelourinho pagando pouco? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Gol REC Recife SSA Salvador 03 Out 08 Out R$ 551 LATAM REC Recife SSA Salvador 03 Out 08 Out R$ 551 Gol REC Recife SSA Salvador 01 Out 05 Out R$ 551 Gol REC Recife SSA Salvador 15 Jan 29 Jan R$ 551 Azul REC Recife SSA Salvador 23 Set 25 Set R$ 551 Ver mais ofertas

Veja também: 

Recomendado para você
Confira as principais praias da Bahia que você precisa conhecer

Confira as principais praias da Bahia que você precisa conhecer

Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

Canavieiras, Bahia: veja onde fica, como é a cidade e quais são as melhores praias!

Canavieiras, Bahia: veja onde fica, como é a cidade e quais são as melhores praias!

Ilha de Itaparica: confira nossas dicas e prepare sua viagem!

Ilha de Itaparica: confira nossas dicas e prepare sua viagem!

Valença, Bahia: conheça as belas praias, hotéis e restaurantes dessa cidade

Valença, Bahia: conheça as belas praias, hotéis e restaurantes dessa cidade

Caravelas, Bahia: o que fazer nas praias e nos melhores pontos turísticos

Caravelas, Bahia: o que fazer nas praias e nos melhores pontos turísticos